Dia do Psicólogo: 9 Mensagens para celebrar o dia 27 de agosto

Conheça a origem do Dia do Psicólogo e da profissão no Brasil, a importância desses profissionais no mercado de trabalho, e mais 9 frases para homenagear esses profissionais. Confira!

O dia 27 de agosto não é somente uma data do calendário do RH, para celebrar a existência da profissão. É também um marco dos profissionais de Psicologia que batalharam para que a profissão fosse reconhecida e regulamentada no país. 

Nos últimos anos, a Psicologia tem deixado de ser um tabu e vem ganhando visibilidade, se tornando cada vez mais importante para garantir a saúde mental da população. 

A seguir, vamos falar mais sobre a origem e a história da Psicologia no Brasil, a importância desses profissionais no mercado de trabalho e mais 9 ideias de mensagens para homenageá-los. Vamos lá?

O Dia do Psicólogo é celebrado no dia 27 de agosto no Brasil e assim como tantas outras atividades no país, a data escolhida tem a ver com a regulamentação da profissão através de lei. 

Essa data celebra o reconhecimento da profissão dos psicólogos, profissionais responsáveis por compreender o comportamento humano, seus processos mentais e emoções. 

 

Origem e história da Psicologia no Brasil 

A Psicologia chegou ao Brasil no início do século XX, trazida por profissionais que estudaram na Europa ou nos Estados Unidos. Com isso, a primeira faculdade de Psicologia no país foi fundada em 1932, na Universidade de São Paulo. 

Entretanto, a profissão só foi regulamentada no país em 27 de agosto de 1962, quando o então presidente João Goulart sancionou a lei 4.119. Por isso, a escolha dessa data para a comemoração do Dia do Psicólogo. 

Essa lei dispõe sobre o profissional que estuda Psicologia para formação em bacharelado, licenciado ou psicólogo. Apesar de aprovada em 1962, a lei só foi regulamentada dois anos depois, em dezembro de 1964.

Desde então, a Psicologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante na sociedade brasileira, contribuindo para as políticas públicas e o avanço da ciência, com pesquisas e práticas em diversas áreas como, psicologia social, clínica, organizacional, educacional, entre outras. 

 

Símbolo da Psicologia

A Psicologia é simbolizada pela 23ª letra do alfabeto grego, o psi (Ψ). Está associada à “psique”, que passou a ter a conotação de ânimo, alma ou espírito. Sendo assim, podemos dizer que a palavra Psicologia é a junção de psi (alma) + logos (estudo de) que significa “estudo da alma”.

 

 

Importância do profissional de Psicologia no mercado de trabalho

Ao contrário do que muita gente imagina, a atuação do psicólogo não é restrita ao atendimento em consultórios. Os profissionais de saúde mental podem atuar em diferentes áreas, como: 

  • Escolar: trabalham com as crianças e os adolescentes que apresentam dificuldade de aprendizagem, problemas de comportamento e problemas sociais. 
  • Jurídica: trabalha com pacientes que estão envolvidos em processos judiciais, como vítimas de violência doméstica, testemunhas e acusados de crimes. 
  • Esporte: trabalham com atletas, treinadores e equipes, prestando atendimento psicológico para melhorar o desempenho esportivo. 
  • Saúde: trabalham em hospitais, clínicas e consultórios, prestando atendimento a pacientes com diversos problemas de saúde mental

 

Além dessas, também podemos citar a Psicologia Organizacional e Psicologia do Trabalho. 

Enquanto a Psicologia Organizacional se concentra em melhorar o clima das organizações, o engajamento, a motivação, a eficiência e produtividade no ambiente de trabalho, a Psicologia do Trabalho se concentra no bem-estar dos trabalhadores. 

Ambas são essenciais para criar ambientes de trabalho mais felizes, positivos e produtivos. 

Dentro de médias e grandes corporações, é comum que a área de RH mantenha ao menos um psicólogo com a função de melhorar a comunicação interna e gerir de maneira mais humanizada todas as equipes. 

Baixar o ebook sobre como mostrar para o seu chefe que o RH é foda

 

4 maneiras de comemorar o Dia do Psicólogo na empresa

O dia do psicólogo é uma data de comemoração, mas também de reflexão sobre a profissão e suas atividades. No dia 27 de agosto, é possível fazer muito mais do que apenas parabenizar os profissionais da área.

Que tal comemorar o dia do psicólogo dentro da empresa, de uma forma leve, mas com a devida seriedade ao mesmo tempo? Veja a seguir 4 maneiras de celebrar a data e deixar o profissional de psicologia mais feliz e satisfeito com seu trabalho. 

 

1. Faça uma pausa no dia 

Sabemos que nem sempre é possível, mas talvez 10 minutos após o almoço seja suficiente para refletir sobre a importância de cada membro da corporação. 

Em 2023, dia 27 de agosto será no domingo, então você pode mover essa celebração para sexta ou segunda-feira. 

Proponha uma pausa espontânea. Pode ser feita no meio do dia, acompanhada de alguns minutos de funcional, ou quem sabe durante uma pausa para o café. Se possível, sugira um happy hour ou uma atividade após o expediente, em que seja possível interagir e falar de assuntos que estão além do trabalho diário. 

 

2. Promova uma dinâmica de agradecimentos

Lembrar da importância destes profissionais no dia do psicólogo, pode ser divertido e muito recompensador para todos.

Crie uma dinâmica em que os funcionários sejam capazes de escrever uma frase ou um momento em que se sentiram acolhidos dentro da empresa. Mostre que o papel do psicólogo foi fundamental em todas essas situações e que sem ele, o grupo poderia não ser tão bem estruturado como é.

 

3. Dê folga aos profissionais

Ainda que não seja um feriado ou ponto facultativo, a data significa muito para os profissionais de psicologia. Uma das formas de apoiar a classe, é demonstrar que sua saúde mental também é importante no ambiente. 

Que tal um dia livre para descansar ou colocar alguns projetos pessoais em dia? Dar um momento de lazer para quem oferece tanto diariamente é um gesto de preocupação e empatia.

 

4. Presenteie incentivando a aprendizagem contínua

Quem não gosta de ganhar presente, não é mesmo? Como muitos RHs contam com profissionais de Psicologia, a empresa pode se organizar para comprar cursos ou ingressos de eventos da área. 

Assim, além de aprender sobre as melhores práticas do mercado, os profissionais terão a oportunidade de fazer networking com outras pessoas, compartilhar experiências e vivências da área, para ampliar o olhar estratégico da gestão de pessoas

Dica: o FeedzDay será no dia 20 de setembro, viu? Então ainda dá tempo de se organizar e garantir o seu ingresso! Te esperamos por lá. 🤩

Garanta seu ingresso para participar do FeedzDay: o evento da comunidade de RH.

 

Normalmente, é o psicólogo que oferece frases de conforto para o dia a dia. Nesta data tão especial, podemos fazer o caminho inverso e proporcionar mensagens de afeto e apoio a quem nos ajuda tanto. 

Para inspirar, separamos algumas frases e citações para você se inspirar e enviar uma mensagem para homenagear os profissionais de Psicologia. Confira! 

  1. “Aos psicólogos organizacionais que moldam ambientes de trabalho saudáveis e produtivos, sua contribuição é inestimável. Feliz Dia do Psicólogo!”
  2. “B.F. Skinner disse uma vez: ‘O comportamento é a chave para a psicologia.’ Neste Dia do Psicólogo, agradecemos por nos ajudar a entender e melhorar nossos comportamentos. Feliz Dia do Psicólogo!”
  3. “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” – Carl Jung
  4. “Aos psicólogos da saúde que trabalham incansavelmente para melhorar a saúde física e mental dos pacientes, sua compaixão e cuidado são verdadeiramente inspiradores. Feliz Dia do Psicólogo!”
  5. “Alfred Adler nos lembrou que ‘A única pessoa normal que conhecemos é aquela que não conhecemos muito bem.’ Agradecemos por nos ajudar a nos conhecer melhor e a aceitar nossas singularidades. Feliz Dia do Psicólogo!”
  6. “A maior descoberta de minha geração é que os seres humanos podem alterar suas vidas mudando suas atitudes mentais.” – William James
  7. “A psicologia não é apenas a ciência da vida consciente, mas também a ciência da vida inconsciente.” – Sigmund Freud
  8. “Como disse Lev Vygotsky, ‘Através dos outros, nos tornamos nós mesmos.’ Agradecemos por nos ajudar a entender a importância das relações em nossas vidas. Feliz Dia do Psicólogo!”
  9. “As pessoas mais bonitas que conhecemos são aquelas que conheceram a derrota, o sofrimento, a luta, a perda e encontraram o caminho de saída das profundezas.” – Elisabeth Kübler-Ross

 

Desejamos um feliz dia do psicólogo para todos os profissionais de Psicologia, sejam da área organizacional ou não. Vocês desempenham um papel vital em nossas vidas e na sociedade!  

Neste dia do psicólogo, queremos que vocês se orgulhem da profissão e sigam trabalhando para o crescimento dela no país. Agradecemos por toda dedicação e compromisso em ajudar as pessoas a viverem de maneira mais saudável e satisfatória. Feliz Dia do Psicólogo!

 

[Download PDF 📥] Planner RH e DP 2024

Se você quiser baixar um calendário 2024 com todas as datas comemorativas para RH e DP, para editar ou imprimir, esse é o material certo!

Organize encargos e obrigatoriedades trabalhistas, eventos da área, dicas de leitura e muito mais. Acesse agora o nosso Planner RH e DP 2024 👇

Acessar a página para baixar o planner RH e DP 2024

____________

Se você gostou desse conteúdo, inscreva-se na newsletter do blog para receber insights exclusivos, mensalmente, na sua caixa de entrada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar