Entrevista de emprego para menor aprendiz: O que perguntar?

A Lei da Aprendizagem permite a contratação de jovens entre 14 e 24 anos. Entenda sobre o processo seletivo e como ocorre a entrevista.

Estagiário, contratação temporária e contrato por tempo indeterminado são alguns dos tipos de acordo que sua empresa pode fazer com um profissional. Cada um tem suas regras e particularidades, as quais precisam ser levadas em consideração na hora do recrutamento e seleção.

Há ainda um outro tipo de contratação muito adotado, conhecido por menor aprendiz. Optar por ela é dar a oportunidade aos jovens de ingressarem no mercado de trabalho. Para a empresa, é uma maneira de formar um quadro de talentos qualificados.

Mas como estamos falando de uma pessoa sem ou com pouca experiência, na entrevista de emprego para menor aprendiz, muitas vezes fica a dúvida sobre o que perguntar. Para esclarecê-la, convidamos você a acompanhar a leitura deste artigo. 

Baixar a Planilha para Controle de Recrutamento e Seleção

 

O que é ser um aprendiz?

Um aprendiz é aquela pessoa que está estudando e é contratada por uma empresa graças à Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000). Veja o que diz o artigo 428 da CLT sobre esse tipo de contrato:

“Contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14 (quatorze) e menor de 24 (vinte e quatro) anos inscrito em programa de aprendizagem formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar com zelo e diligência as tarefas necessárias a essa formação.” (Redação dada pela Lei nº 11.180, de 2005)”

Portanto, trata-se de um estudante que é contratado por uma empresa em caráter de aprendiz. Por esse motivo, a pessoa precisa estar matriculada em uma instituição de ensino e obrigatoriamente frequentar as aulas. 

Sobre o contrato de trabalho, destacamos que ele é por tempo determinado, com a duração máxima de dois anos. 

👉 Dicas para tornar seu feedback de entrevista mais fácil e rápido

 

Como é feito o processo seletivo de jovem aprendiz?

Antes de sabermos quais são as perguntas de uma entrevista para jovem aprendiz, vale abrir um parêntese para entender como é feito o processo seletivo.

Para começar, lembre-se que estamos tratando de um jovem, portanto, o recrutador precisa levar em consideração a idade e a falta de experiência da pessoa. Logo, é preciso tomar muito cuidado com as exigências da vaga.

Para recrutar um jovem aprendiz, existem dois caminhos. O primeiro é contratando os serviços de entidades do Sistema S (como Sebrae e Senac), CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) e RENAPSI.

Nesse caso, a contratante não se preocupa com o processo seletivo, que fica a cargo da instituição contratada. Contudo, a escolha do candidato é feita pela empresa.

O segundo caminho é fazer o recrutamento por conta própria. Para isso, é preciso que a pessoa esteja matriculada em um Programa de Aprendizagem oferecido pelas instituições citadas.

Vale destacar que cada instituição é focada em áreas específicas de atuação.

Por exemplo, algumas são mais direcionadas para o comércio, bens e serviços, enquanto outras são voltadas para a indústria. 

Seja qual for o interesse da empresa, se decidir seguir o recrutamento por conta própria, não esqueça que estar em conformidade com a legislação é uma obrigação

Para saber mais, recomendamos a Cartilha do Jovem Aprendiz, elaborada e publicada pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Com relação ao processo em si, ele segue como o de qualquer tipo de contratação, com entrevistas e, se for o caso, dinâmicas. Provas escritas podem também ser aplicadas, relacionadas a português, matemática e conhecimentos da atualidade.

👉 Candidate experience: o que é e 6 dicas para melhorar o processo seletivo

 

Quanto tempo dura uma entrevista de emprego jovem aprendiz?

A duração depende de quais perguntas fazem na entrevista de emprego jovem aprendiz.

Lembramos que nesse tipo de entrevista não há perguntas de aprofundamento, as quais costumam ser feitas para o recrutador obter mais informações do candidato. 

Por essa razão, normalmente as conversas duram cerca de 30 minutos.

👉 Como fazer uma entrevista semiestruturada? [Com exemplos]

Ebook sobre Como recrutar e selecionar pessoas diversas

 

O que perguntar em uma entrevista de menor aprendiz

A entrevista de emprego para menor aprendiz costuma ter algumas perguntas em comum para todos os casos. Veja a seguir:

 

Me fale sobre você

Geralmente, o candidato a menor aprendiz inicia a entrevista de emprego tendo que contar um pouco sobre si. A pergunta costuma ser “Me fale sobre você”, mas, claro, podem haver variações como “Quem é você”, “Me conte um pouco a respeito de você” etc.

Nessa questão, o recrutador espera obter informações sobre:

  • O ano que o candidato está cursando;
  • Pontos fortes e características relacionadas ao cargo;
  • Experiências anteriores (se houver);
  • Atividades voluntárias exercidas (se houver);
  • Cursos já realizados;
  • Os objetivos profissionais e/ou motivação do aprendizado com o cargo;
  • Por que o menor quer trabalhar.

 

Qual graduação você deseja fazer?

Essa questão é importante para o recrutador verificar se o candidato deseja fazer uma graduação em algo que tenha relação com a empresa. Isso porque a duração máxima do contrato de menor aprendiz é de 2 anos, como comentamos.

Passado esse tempo, o contrato pode virar por tempo indeterminado, daí o interesse da empresa em saber qual profissão o adolescente ou jovem deseja exercer no futuro.

👉 Período de experiência: como funciona [regras, lei e contrato]

 

O que você sabe sobre essa empresa?

Não é porque se trata de uma entrevista de emprego para menor aprendiz que o candidato não deve se preparar. Pelo contrário, pois a falta de preparo costuma ser um fator desclassificatório.

Ao perguntar o que a pessoa sabe sobre a empresa, o recrutador busca entender o quão interessado o candidato está, pois entende-se que conhecer sobre o que faz a organização é o mínimo que se espera. 

 

Por que você quer trabalhar nesta empresa?

Essa pergunta é uma continuação da anterior. O motivo de fazê-la é para que o entrevistador consiga entender as motivações do candidato e se a empresa e a vaga atendem de um certo modo a elas. 

Normalmente, esse é o momento do menor ou jovem mostrar que é a melhor escolha que a empresa tem. Também ajuda a empresa a ver se há fit cultural

 

Como você se vê em 5 anos?

Em um roteiro de entrevista de emprego para menor aprendiz é normal vermos esse tipo de pergunta. Ela é útil por um motivo principal: dar ao entrevistador uma ideia das ambições do candidato no que se refere ao mercado de trabalho.

Nessa questão é possível também obter informações como: 

  • Se a empresa se encaixa nos planos do candidato;
  • As habilidades que a pessoa deseja desenvolver;
  • Projetos que gostaria de contribuir;
  • Conhecimentos que deseja obter.

Como montar um processo seletivo de cair o queixo

 

Como a Feedz otimiza o processo de R&S?

O processo de recrutamento e seleção requer muita atenção do RH. Afinal, uma contratação errada pode fazer todo mundo perder tempo (empregador e colaborador), além de custar caro para a empresa.

Desde a elaboração da descrição da vaga de emprego até a escolha do profissional que atuará na organização, é fundamental conduzir o processo de modo ágil, eficiente e com redução de gastos. Isso é possível com uma solução tecnológica.

É o caso da solução de Recrutamento e Seleção da Feedz by TOTVS. A ferramenta gerencia todo o processo de contratação, desde a identificação até a avaliação e seleção dos profissionais.

Isso é possível pois a solução da Feedz reúne recursos como:

  • Publicação de vagas em sites de carreira ou página de carreiras;
  • Criação e publicação das vagas;
  • Triagem de currículos e banco de talentos;
  • Relatórios de vagas e indicadores de R&S
  • Experiência amigável de candidatura, entre outros.

 

Em suma, a solução de R&S Feedz by TOTVS oferece as principais funcionalidades para atração, seleção, contratação e retenção de talentos.

Preencha o formulário abaixo e agende uma demonstração gratuita da solução.👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar