Recrutamento interno e externo: vantagens e desvantagens de cada um

O recrutamento interno e externo possuem vantagens e desvantagens. Confira neste artigo quais os benefícios e como usar cada tipo.

Quando uma empresa procura novas pessoas para preencher uma vaga, é possível optar por processos de recrutamento interno ou externo. 

No entanto, quando se trata de recrutamento e seleção, não existe uma fórmula perfeita. Tanto o recrutamento interno quanto o externo possuem seus pontos fortes, vantagens e desvantagens. 

Da mesma forma, alguns inconvenientes podem surgir, então você deve fazer um equilíbrio entre os dois para ver o que é conveniente em cada caso.

Você quer saber as principais diferenças entre o recrutamento interno e externo? Vamos ver agora!

O que é recrutamento interno e externo?

Recrutamento interno e externo são modalidades diferentes para recrutar colaboradores. O interno é feito a partir da seleção de colaboradores da própria empresa, enquanto o externo é aberto a novos funcionários. 

 

O que é recrutamento interno?

O recrutamento interno é o preenchimento de uma vaga a partir de colaboradores da própria empresa. Ou seja, ele ocorre quando existe uma vaga para um determinado cargo e a empresa tenta preencher realocando funcionários.

Assim, esse tipo de recrutamento é feito com base em dados e informações disponibilizados por diferentes setores da empresa.

Aproveitar o grupo de colaboradores que fielmente apoia a organização no dia a dia aumenta o engajamento e a motivação, pois deixa em aberto a possibilidade de todos os membros da equipe evoluírem com o tempo.

Nesse sentido, os processos de recrutamento dentro da empresa também dão a oportunidade de reter e desenvolver talentos internos antes que outras empresas os descubram. 

 

O que é recrutamento externo? 

O recrutamento externo é a busca da empresa por candidatos que não são seus funcionários. Ou seja, a empresa contrata gente nova, o que significa ampliar pontos de vista e melhorar o funcionamento da organização. 

Dessa forma, com o recrutamento externo, é possível agilizar os processos de descoberta, visto que se entende que a empresa já está em busca de um determinado funcionário. 

Inclusive, essa é uma característica positiva e é algo que tem levado muitas empresas, por exemplo, a tentar cativar os funcionários de outras empresas.

 

O que é recrutamento misto?

O recrutamento misto é a junção do recrutamento interno e o externo, ou seja, aquele que reúne candidatos de dentro da empresa e também os que estão fora dela para concorrer a uma vaga. 

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Vantagens e desvantagens dos processos de recrutamento interno e externo

Então, como saber qual tipo de recrutamento recorrer? Analise as vantagens e desvantagens de cada um.

Vantagens do recrutamento interno

Veja alguns benefícios desta modalidade de recrutamento:

  • O candidato já conhece a empresa e seus processos;
  • O processo de adaptação e integração se torna mais fácil e rápido;
  • Diminuição de custos;
  • Proporciona crescimento profissional dos colaboradores;
  • Ajuda gerentes a desenvolver planos de carreira  para seus funcionários;
  • Motivação. O fato de uma empresa promover seus colaboradores é motivo suficiente para que eles melhorem seu desempenho;
  • Confiança. À medida que os funcionários são promovidos, eles ganham mais confiança em posições mais altas;
  • Competição saudável. Em um ambiente onde você pode crescer profissionalmente, a competição se desenvolve e permite o crescimento de funcionários e empresas. Assim, ao saber que é possível ter uma posição melhor, ganhar mais dinheiro e geralmente crescer, as pessoas podem colocar mais esforço para serem consideradas neste tipo de contratação.

 

Nesse caso, os profissionais de RH podem ajudar os líderes a ver os funcionários não como seus recursos exclusivos, mas como recursos de um todo da empresa. 

Assim, quando os gerentes pensam dessa maneira, eles podem preparar desde cedo os funcionários a desenvolverem seu plano de desenvolvimento profissional, PDI, para ocupar outro cargo. 

Para que isso seja possível, ferramentas como one on one e feedbacks são indispensáveis para os líderes entenderem o desejo e aptidões dos funcionários. 

Então, quando os funcionários sobem na carreira por meio do recrutamento interno todo mundo se beneficia.

 

Desvantagens do recrutamento interno

Agora confira algumas desvantagens do recrutamento interno: 

  • Escassez. Os candidatos são poucos, se comparados às possibilidades oferecidas pelo mercado de trabalho. Por isso, um perfil adequado pode não ser encontrado.
  • Bolha. Muitas vezes a empresa precisa de pessoas de fora que já trabalharam em outras empresas, para oferecer uma visão e ideias diferentes.
  • Conflitos internos. Por um lado, pode gerar rivalidade entre os colaboradores e, por outro, se o processo seletivo for inadequado, será difícil revertê-lo.
  • Posição em aberto. Quando alguém é promovido, ele deixa uma posição desocupada, então em qualquer caso, é preciso considerar trazer outra pessoa. Até mesmo porque o ideal é não sobrecarregar os funcionários atuais com as antigas funções de quem foi promovido.
  • Falta de novos ares. Um aspecto muito importante que é negligenciado na hora de optar por essa alternativa é a falta de funcionários com novas ideias. Mais cedo ou mais tarde tem que haver uma mudança geracional que permita a empresa se adaptar aos tempos e garantir o futuro, mas ao fazer processos internos, essa possibilidade está fechada.

 

Atenção: recorrer ao recrutamento interno quando abre uma vaga devido à rotatividade de pessoal geralmente não é a melhor opção, pois os colaboradores podem ficar insatisfeitos com uma mudança ou aumento de responsabilidades que talvez não estivessem procurando.

 

Vantagens do recrutamento externo

O recrutamento externo geralmente requer um maior investimento de recursos e tempo para encontrar as pessoas certas para uma ou mais vagas. 

Nesse caso, é preciso localizar candidatos que podem estar ativa ou passivamente à procura de trabalho, ou seja, essas pessoas já estão empregadas mas estão dispostas a aceitar outra oportunidade de trabalho.

  • Pessoas novas. Isso leva a novas ideias e visões sobre problemas e soluções dentro da empresa.
  • Resultados imediatos. Embora o processo de recrutamento demore mais do que se fosse feito internamente, os resultados serão refletidos desde o início, uma vez que o funcionário já foi previamente treinado por outra empresa onde trabalhou.
  • Melhora o quadro de funcionários. Quando o processo de recrutamento é bem-sucedido, tende a enriquecer os recursos humanos da empresa, uma vez que o candidato escolhido deverá corresponder e até superar as expectativas da empresa.
  • Muitos candidatos. Nos momentos em que às vezes é difícil encontrar emprego, você tem a oportunidade de ver os melhores competindo por uma vaga. Nesse sentido, sempre haverá currículos diferenciados para escolher o melhor perfil.
  • Mudança geracional. Essa vantagem permite a renovação de talentos em empresas onde os funcionários estão prestes a se aposentar. Existem casos em que os colaboradores estão tão confortáveis ​​com seu estado atual que não percebem que podem melhorar. Assim, ter novas pessoas pode servir de inspiração para esses colaboradores continuarem se esforçando em aprender coisas diferentes.

 

Desvantagens do recrutamento externo:

  • Complexidade. O processo de recrutamento e seleção de pessoal requer técnicas de seleção adequadas (como a entrevista remota, por exemplo), boas fontes de recrutamento de talentos e, claro, visão.
  • Maior investimento. O fato de obter resultados imediatos implica um maior investimento. Ou seja, vai ser preciso investir mais tempo, dinheiro e esforço.
  • Mais risco. A chegada de um novo colaborador supõe sempre uma insegurança maior do que se alguém de dentro da empresa fosse promovido. Daí a importância de uma agência de recrutamento ou um time de gestão de pessoas que se encarregue de avaliar os candidatos e dar maior garantia de uma contratação certeira.
  • Processo longo e integração. O tempo que leva para concluir todo o processo é longo, pois vai desde a publicação das vagas, até o treinamento e o onboarding ou a adaptação das pessoas. Embora existam situações que podem ser aceleradas, isso significa ser menos rigoroso com os requisitos e diminuir o nível de talento.

 

Como montar um processo seletivo de cair o queixo

 

Qual tipo de recrutamento escolher entre recrutamento interno e externo?

A verdade é que não existe uma receita pronta que se encaixe para todas as ocasiões e empresas. O melhor a se fazer é manter um equilíbrio entre as duas opções, sempre analisando as circunstâncias, vantagens e desvantagens de aplicar cada método.

Por exemplo: a motivação é vista como uma vantagem no recrutamento interno, mas se exagerarmos, os funcionários podem acreditar que uma promoção se dá por inércia, que não é preciso esforço para conquistá-la. 

Então, esse é o momento de quem sabe fazer o recrutamento externo, pois ele pode servir de incentivo e alerta que a empresa não vai deixar de contratar alguém de fora, se o que precisa não estiver internamente na sua empresa.

Lembre-se que o maior patrimônio de qualquer empresa ou negócio sempre serão seus colaboradores, portanto, você deve ser bastante flexível na escolha de candidatos.

 

Como implementar e gerenciar um programa de recrutamento interno bem-sucedido 

Embora seja vital ter um processo relativamente estabelecido, também é crucial saber que não existe uma estratégia única para recrutamento interno para todas as empresas, mas sim, boas práticas que podem facilitar e humanizar esse processo. Confira algumas delas:

 

Crie uma política de transferência interna flexível

As transferências internas devem ter o  mínimo de barreiras possível, se necessário, devem ser aplicadas apenas citando razões de justiça. 

Por exemplo, faria sentido evitar que os funcionários fossem transferidos para um posto onde teriam parentes como subordinados diretos. Sendo assim, antes de abrir vagas internas, crie regras flexíveis e justas para que elas sejam preenchidas. 

 

Crie planos de carreira para a sua empresa

O plano de carreira é uma ferramenta para empresas que desejam crescer junto com seus funcionários.  Ao enfatizar as oportunidades de desenvolvimento para cada funcionário, você faz com que o esforço e a motivação da equipe aumentem. 

Basicamente, existem dois tipos de planos de carreira que podem ser realizados: o plano de carreira pessoal e o plano de carreira da empresa.

Um plano de carreira pessoal é normalmente definido através de um Plano de Desenvolvimento individual (PDI) , que visa fornecer as ferramentas necessárias para que cada colaborador atinja os seus objetivos profissionais a médio e longo prazo.

Já o da empresa é aquele que o RH cria para os cargos e salários dos funcionários dentro da organização com as etapas para os colaboradores seguirem.

Trata-se, portanto, de um desenvolvimento contínuo que descreve periodicamente os passos que um trabalhador precisa seguir para crescer e se desenvolver dentro da empresa. 

Tudo deve estar alinhado com as necessidades do negócio, bem como com os interesses pessoais do colaborador. 

Saiba mais em: 

👉 Exemplos de PDI para usar no seu desenvolvimento individual

👉 Como criar um plano de cargos e salários? [Com Exemplos]

👉 Quais são as diferenças entre plano de carreira e plano de sucessão

 

Planilha de cargos e salários para editar

 

Defina os objetivos das vagas internas

O método de recrutamento interno só é eficaz se sua equipe souber o porquê a empresa deseja que eles se candidatem internamente. 

Crie uma boa descrição para a vaga, tire as dúvidas das pessoas e tenha um objetivo para o candidato que ocupar a posição. 

Quais são suas responsabilidades, o que muda ao mudar de cargo e setor, quais as expectativas que precisam ser supridas? Deixe tudo isso bem claro durante o preenchimento da vaga interna. 

 

Forneça feedbacks durante o processo de recrutamento interno

Imagina você se inscrever para uma vaga interna e depois de algumas semanas ficar sabendo mágicamente por outras pessoas ou pelo canal de comunicação da empresa que a vaga foi preenchida. Nada bom, né?

Ter uma cultura de feedbacks na sua empresa vai fazer com que isso seja natural. Transparência e uma boa comunicação precisam fazer parte dos processos seletivos, inclusive os internos. 

Antes da seleção, deixe claro quais serão os critérios norteadores da escolha.

Caso o candidato não seja aprovado, explique o porquê da decisão, apontando oportunidades de melhoria para próximas oportunidades e destacando seus acertos.

No caso de aprovação, forneça um feedback também, explicando quais ações fizeram a pessoa ser selecionada. 

Leia também: 

👉 Feedback: O que é? + [exemplos de feedback prontos]

👉 Dicas para tornar seu feedback de entrevista mais fácil e rápido

 

Como atrair e reter candidatos qualificados através de estratégias de recrutamento externo eficazes 

Para atrair, você precisa caprichar na divulgação e construir um processo seletivo bem estruturado e humanizado e para reter os melhores talentos, sua empresa precisa investir em motivação, valorização e engajamento do colaborador. Ou seja, dar motivos para que ele queira entrar e ficar na empresa.

Confira dicas e técnicas para um recrutamento externo eficaz: 

  • Tenha uma página de carreiras atrativa e bem feita – invista em uma plataforma acessível, descrições de vagas bem feitas e com clareza de requisitos, salário e benefícios; 
  • Realize e participe de eventos – essa é uma ótima oportunidade para networking com grandes talentos do mercado e também para fortalecer sua marca empregadora;
  • Crie parcerias – unir forças com universidades e profissionais de recrutamento pode criar pontes para atrair talentos qualificados;
  • Faça das suas redes sociais um canal de divulgação – usar suas redes – em especial do LinkedIn – para divulgar as vagas te ajuda a alcançar um público que já te acompanha e deseja trabalhar com você. 

 

Como usar ferramentas de tecnologia de recrutamento? 

As ferramentas tecnológicas para recrutamento e seleção oferecem mais suporte às operações de RH. 

Elas podem ser aplicadas com o uso de softwares, algoritmos pré-programados e até das redes sociais que automatizam a entrega das vagas em aberto para grandes públicos e facilitam as etapas do processo de recrutamento. 

Veja algumas vantagens que a tecnologia pode oferecer:

  • Redução do tempo de contratação;
  • Melhor qualidade na contratação;
  • Melhor experiência do candidato;
  • Pré-seleção de candidatos;
  • Testes de pré-avaliação;
  • Comunicação com o candidato;
  • Integração do novo colaborador; 
  • Possibilidade de integração com outras ferramentas utilizadas pela empresa;
  • Prospecção de candidatos;
  • Chatbot de recrutamento;
  • Agendamento de entrevista de candidato;
  • Correspondência de perfil de candidato baseada em IA.

 

Baixar a Planilha para Controle de Recrutamento e Seleção

 

Como avaliar e medir o sucesso dos programas de recrutamento interno e externo? 

Métricas de recrutamento são um conjunto padrão de medidas usadas para monitorar e melhorar o processo de contratação . Em geral, elas podem ser usadas pelos recrutadores para obter informações valiosas sobre o processo em geral.

Analisar consistentemente os KPIs de recrutamento pode ajudar os profissionais a produzir melhorias significativas em seus processos. 

Confira alguns indicadores de desempenho que você pode usar: 

  • Tempo de contratação;
  • Custo por contratação;
  • Candidatos qualificados por vaga;
  • Eficácia do Canal de Sourcing;
  • Taxa de turnover;
  • Qualidade da Contratação.

 

👉 Saiba os detalhes de cada um em: Como elaborar um processo de recrutamento e seleção do zero

 

Dicas para lidar com desafios comuns na gestão de recrutamento 

Atrair e recrutar os melhores candidatos tem sido um baita desafio para os profissionais de RH, uma vez que o mercado de trabalho está cada vez mais disputado e existem diversas barreiras para romper e superar. 

Nesse tópico, vamos te dar estratégias para lidar com desafios comuns na gestão de recrutamento. Veja:

 

Como lidar com a escassez de candidatos qualificados

Aqui vão algumas dicas para lidar com o problema de escassez de bons profissionais:

  • Seja claro sobre os requisitos em seus anúncios de emprego e forneça uma visão concisa da função;
  • Use um formulário de inscrição com perguntas-chave para abordar diretamente suas principais preocupações e filtrar as pessoas com o perfil desejado; 
  • Dê a mesma atenção para os hard e soft skills;
  • Preste atenção no fit cultural e valores que a pessoa possui;
  • Saiba se comunicar com o público-alvo da vaga;
  • Divulgue amplamente a vaga.

 

Como criar processos seletivos com foco em diversidade e inclusão

Um processo de contratação inclusivo vai além de simplesmente recrutar candidatos de minorias ou cumprir as leis anti-discriminação. 

Trata-se de criar condições equitativas para que candidatos em potencial, independentemente de gênero, raça, habilidade ou origem socioeconômica e deixando o processo livre de vieses pessoais ou qualquer forma de discriminação. 

Como fazer isso na prática: 

 

Leia também:

 

Como evitar processos seletivos longos e tediosos

Sabe aqueles processos seletivos que duram meses e não empolgam os participantes? Vamos combinar, nem recrutadores nem candidatos merecem isso. 

Aí vão algumas dicas para mudar esse cenário:

  • Use a tecnologia para diminuir o tempo de divulgação, testes e seleção de candidatos;
  • Crie reuniões interativas e estimulantes;
  • Invista em dinâmicas de grupo;
  • Seja objetivo durante as fases da seleção;
  • Ofereça feedbacks em todas as etapas do processo.

 

Leia: 

👉 Qual a melhor plataforma de recrutamento e seleção?

 

 

Escolha o melhor tipo de recrutamento para a sua empresa 

Como você viu até aqui, os recrutamentos interno e externo possuem suas vantagens e desvantagens e você precisa estar atento na hora de escolher qual deles vai usar.

Não existe um tipo de recrutamento melhor que o outro, mas sim aquele que melhor se adapta a sua realidade. Encontrar um equilíbrio no uso dos dois é o melhor caminho. 

Use as nossas dicas práticas para aperfeiçoar tanto suas seleções internas quanto externas. Aproveite os benefícios da tecnologia, mas também não deixe de lado a humanização e as interações que esse processo pede. 

Lembre-se de usar feedbacks em todos os momentos de ambas as modalidades e conte conosco para aperfeiçoar ainda mais os processos da sua empresa. 

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