Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Como reduzir o turnover do time utilizando a Feedz

Procurando maneiras de como reduzir o turnover? Uma abordagem baseada em dados para analisar a rotatividade de funcionários é a solução.

Como reduzir o turnover é um objetivo fundamental para a maioria das empresas, e a rotatividade de funcionários é a métrica de RH mais importante nesse sentido.

As organizações mais bem-sucedidas reconhecem o valor de sua força de trabalho e estão constantemente procurando estratégias que as ajudem a reter os melhores colaboradores. 

Nesse caso, a melhor estratégia para as empresas de hoje não apenas reter seus melhores funcionários atuais, mas também atrair novos talentos é fazer uso de ferramentas avançadas que estão disponíveis com as principais soluções de software de RH.

Neste artigo, vamos ver quais são os principais motivos da rotatividade de funcionários e como reduzir o turnover do time utilizando a Feedz.

O que é a “grande demissão” e por que está afetando as empresas? 

A “grande demissão” (great resignation, em inglês) é um dos efeitos imediatos da pandemia. 

De acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA,  4 milhões de americanos deixaram seus empregos em julho de 2021. 

As demissões atingiram o pico em Abril e permaneceram anormalmente altas nos últimos meses, com um recorde de 10,9 milhões de empregos abertos no final de julho. 

No Brasil, a tendência é a mesma. 

É por isso que a “Grande demissão” pode ser definida como um fenômeno que descreve um número recorde de pessoas deixando seus empregos.

De acordo com a Harvard Business Review, as taxas de demissão são mais altas entre os funcionários em meio de carreira e nos setores de tecnologia e saúde.

Por que as pessoas estão deixando seus empregos? Entre as principais causas desse problema, estão:

  • Falta de perspectiva de crescimento;
  • Falta de alinhamento com a cultura do negócio;
  • Falta de motivação;
  • Lideranças fracas;
  • Priorização da saúde física e mental;
  • Sobrecarga de trabalho, acúmulo de funções ou estabelecimento de metas intangíveis;
  • Microgerenciamento;
  • Falta de flexibilidade;
  • Preferência pelo trabalho remoto.

Assim, o fenômeno da Grande Demissão impacta diretamente na motivação dos outros colaboradores, nos resultados financeiros da empresa e na cultura do negócio. 

Quando um colaborador se desliga da empresa, todos os profissionais tendem a se sentir vulneráveis, abalando a motivação. 

Além disso, os custos de uma demissão e um novo processo de recrutamento são elevados e podem comprometer a renda do negócio. 

Inclusive, o setor que perdeu um colaborador geralmente fica com suas operações comprometidas até um novo profissional ser contratado. 

Isso tudo tem feito as empresas procurarem cada vez mais formas de reter seus talentos e diminuir sua taxa de rotatividade.

Como calcular a taxa de rotatividade dos funcionários?

Calcular a taxa de rotatividade de funcionários é essencial para qualquer equipe de RH que queira relatar com precisão suas métricas de retenção.

Para saber como reduzir o turnover, basta usar essa calculadora:

CTA_-Calculadora-Turnover
Calculadora gratuita de turnover

O que é uma boa taxa de rotatividade?

Antes de conversarmos sobre como reduzir o turnover do time utilizando a Feedz, é importante que você saiba o que é considerado um nível aceitável de turnover de funcionários. 

Apesar de não haver um percentual fixo, o recomendado é que as empresas mantenham o índice anual de turnover entre 5% e 10%. Quando a taxa fica superior a essa margem, a rotatividade pode trazer impactos severos às finanças da empresa.

Para se antecipar com relação aos problemas nesta frente, é muito importante que os gestores e RH acompanhem esse indicador de perto.

Como reduzir o turnover da empresa utilizando a Feedz

Com o software da Feedz as empresas conseguem diminuir significativamente as taxas de turnover. 

Tudo isso através de uma infinidade de ferramentas poderosas que podem ser usadas para analisar os dados de seus funcionários e fornecer insights que podem ser usados para reduzir a rotatividade de colaboradores. 

Aqui estão as 4 maneiras principais pelas quais a plataforma da Feedz ajuda as empresas a reduzir a rotatividade de funcionários e aumentar a retenção.

1. Com a Feedz é possível acompanhar o desempenho e o reconhecimento dos funcionários

A liderança precisa saber se são os funcionários de baixo desempenho que estão saindo ou os de alto desempenho. De qualquer forma, monitorar o desempenho dos funcionários é uma tarefa desafiadora de conduzir.

 No entanto, com a plataforma da Feedz, monitorar o desempenho dos funcionários se torna fácil. Tanto os gestores quanto os funcionários podem, sem muito esforço, monitorar seu progresso de desempenho, habilidades e realizações. 

Resumindo, a Feedz pode reduzir a rotatividade de funcionários, equipando os funcionários com a quantidade certa de trabalho com base em suas habilidades, monitorando essas atividades e fornecendo feedbacks adequados.

Assim, os funcionários se sentirão reconhecidos e estarão propensos a permanecer mais tempo na empresa.

2. A Feedz reduz o turnover integrando o colaborador através da ferramenta de onboarding

Os funcionários precisam se sentir parte do time desde o primeiro dia em que entram na empresa.

É por isso que um processo eficaz e simplificado de onboarding deve ser estabelecido e implementado. 

integração de colaboradores garante que os funcionários sejam rapidamente apresentados às políticas e à cultura da empresa e os ajuda a entender qual será seu papel no time.

Além disso, é possível começar a treinar seus funcionários e fornecer materiais de aprendizado relevantes, tudo em uma plataforma conveniente.

A Feedz ajuda a tornar o processo de onboarding o mais simples possível e ajuda os novos colaboradores a se sentirem bem-vindos e prontos para trabalhar desde o primeiro dia em que se tornarem parte de sua equipe.

Se o candidato se sentir bem-vindo no início, as chances de retenção são altas.

3. A ferramenta de pesquisa de clima da Feedz mede a satisfação e ajuda a reter os melhores talentos

Como saber se o colaborador está feliz ou não?

Pesquisas de formato longo podem ser demoradas e complicadas de administrar. Muitas empresas não utilizam mais essas longas pesquisas. Em outros casos, as empresas medem a satisfação dos funcionários com pouca frequência, uma vez por ano mais ou menos.

Assim, os líderes só começam a prestar atenção à felicidade dos funcionários quando a rotatividade é alta. Essas organizações não têm ideia se seus funcionários estão satisfeitos.

Para ajudar nisso, a ferramenta de pesquisa de clima da Feedz apresenta perguntas predefinidas para medir áreas críticas de engajamento. Inclusive, oferece relatórios detalhados. 

Dessa forma, ao entender os sentimentos dos funcionários, sua empresa pode evitar rotatividade desnecessária.

4. A ferramenta de atribuição de metas da Feedz ajuda a reter os colaboradores

Com a Feedz e sua ferramenta de OKR, é possível atribuir metas e acompanhar as realizações dos colaboradores. 

Os funcionários podem usar a Feedz para:

  • Monitorar seu progresso
  • Buscar ajuda e fazer melhorias
  • Determinar seus objetivos futuros
  • Enviar feedback para o gestor
  • Acompanhar seu PDI
  • Celebrar as suas conquistas e do time

Os gestores podem usar a Feedz para:

  • Avaliar os funcionários de maneiras quantificáveis
  • Fornecer feedback mais relevante
  • Reconhecer e celebrar as conquistas dos funcionários
  • Desenvolver planos de sucessão para promover funcionários 

Quando os funcionários sentem que os objetivos da empresa estão alinhados com os seus objetivos, é mais provável que permaneçam na empresa.

Por que a Feedz é a melhor solução para reduzir o turnover?

Porque com a Feedz é possível agilizar toda a gestão de pessoas, mantendo os colaboradores felizes e satisfeitos em toda a sua jornada. Quando os funcionários estão felizes, dificilmente vão querer deixar a sua empresa.

Em adição às 4 ferramentas que já vimos, a Feedz oferece ainda mais soluções para diminuir o turnover. 

As empresas precisam usar uma abordagem orientada por dados para melhorar a retenção de colaboradores e a Feedz é a solução certa para isso.

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração da Feedz.

Larissa Gracietti

Larissa Gracietti

Voar pelo conteúdo

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Outros conteúdos que você pode gostar

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre engajamento e desempenho em primeira mão!