5 ideias para uma gestão inteligente de RH

gestão inteligente de rh

Que tal investir em tecnologia e transformar o departamento de recursos humanos da sua empresa? Preparamos um artigo com 5 ideias para tornar o setor mais estratégico, fazendo com que a tomada de decisões seja mais assertiva. A gestão inteligente de RH é essencial para o sucesso das empresas.

De fato, os profissionais de recursos humanos não podem mais atuar pensando apenas no futuro de cada colaborador da empresa. Eles devem pensar além disso, de uma maneira estratégica, para que o negócio possa ir adiante. Para isso, é necessário buscar formas de superar otimizar as rotinas e ganhar velocidade. 

A tecnologia é essencial para atingir esse patamar, já que assim sobra mais tempo para que os profissionais de RH possam pensar em soluções para o negócio. Desse modo, o setor passa a ser mais estratégico e atua pensando em corrigir os problemas que aparecem. Quer saber mais sobre este assunto? Nós contaremos a seguir!

 

O que é gestão inteligente de RH?

A gestão inteligente de RH é uma forma de tornar o setor menos burocrático e mais ágil. Dessa maneira, é necessário substituir ações manuais e analógicas, como pesquisa de clima em papel ou livro ponto, por exemplo, por soluções tecnológicas e com informações em tempo real. Assim, o RH passa a ser inteligente.

ross geller love GIF

Podemos dizer que isso depende da transformação digital, já que apenas dessa maneira é possível conquistar os resultados esperados. Quando a tecnologia começa a fazer parte do departamento de recursos humanos, é possível perder menos tempo com questões simples.

 

1. Foco na busca por soluções

Já acabou aquele tempo em que o RH era responsável apenas por contratações e desligamento de profissionais. Agora, o setor de recursos humanos tem um papel mais abrangente, que ajuda a valorizar um negócio e mostrar os caminhos que devem ser seguidos. E isso impacta nos resultados obtidos pela empresa.

O foco do setor deve ser a busca por soluções para problemas e questionamentos que surgem na empresa. A gestão inteligente de RH é aquela que está sempre em busca de oferecer opções para superar os desafios que aparecem. Então, é essencial que todos os envolvidos sejam engajados para que isso realmente seja possível.

Mas, como é que o departamento de RH consegue atuar na busca por soluções? Isso acontece apenas quando existe tempo disponível aos profissionais. E esse tempo disponível pode ser conquistado com a adoção de softwares capazes de desburocratizar o setor.

working yours truly GIF by unfdcentral

 

2. Automatização de rotinas

A automatização de rotinas consiste na transformação de processos manuais em digitais. Dependendo da empresa, o fechamento da folha ponto ainda pode ser realizado à mão, tomando boa parte do tempo dos profissionais de RH. Mas, já existem softwares de ponto eletrônico que fazem esta ação de maneira automática, por exemplo. 

Questões relacionadas à gestão de desempenho dos colaboradores também podem ser feitas em software de última geração, com resultados em tempo real. Com o auxílio da tecnologia, a empresa pode manter um registro em nuvem do desempenho dos colaboradores.

Com isso, é possível eliminar o retrabalho — quando um profissional precisa investir parte do seu tempo na realização de uma atividade que já foi feita por outra pessoa ou que poderia acontecer automaticamente. Por isso, a automatização de rotinas é essencial no desenvolvimento da gestão inteligente de RH.

 

3. Melhoria da produtividade

Quando o setor de RH começa a pensar de maneira estratégica, é capaz de beneficiar toda a produtividade de um negócio. Dessa maneira, é possível que os envolvidos no departamento de recursos humanos pensem em formas de reduzir os gargalos do negócio. E a partir disso, trazer melhorias para a produtividade.

Muitas vezes os colaboradores são colocados em funções inadequadas dentro das empresas e por isso não conseguem render tudo o que era esperado deles. Mas, fica difícil perceber isso, já que o RH pode ser burocrático e não pensar de forma estratégica. Além disso, os líderes estão envolvidos com outras questões e não percebem o problema.

Porém, quando a gestão inteligente de RH é colocada em prática, com o uso da tecnologia e mais tempo disponível para ações estratégicas, isso é facilmente percebido. Assim como é uma maneira de identificar horas extras indevidas e equipes que não estão conseguindo produzir conforme o esperado.

 

4. Estímulo de lideranças ativas

Uma empresa consegue crescer muito mais quando existe a promoção de lideranças ativas dentro do negócio, mas o que isso quer dizer? Os profissionais de RH podem estimular a formação de novos líderes dentro dos setores. Dessa forma, o contato com os colaboradores é ampliado e o setor de recursos humanos passa a ser menos burocrático.

Ao estimular lideranças ativas dentro de uma empresa, todo o negócio sai ganhando. Afinal, os colaboradores nem sempre sabem quem procurar quando estão com algum problema, mas quando possuem contato mais próximo aos líderes, isso é algo que se torna mais fácil. Portanto, é algo capaz de tornar a tomada de decisões mais veloz e assertiva.

 

5. Tecnologia de ponta a ponta

Não tem jeito, para garantir a gestão inteligente no RH é necessário que a empresa possua tecnologia de ponta a ponta. Aliás, existem alguns sistemas com tecnologia integrada, proporcionada pela internet das coisas, capaz de conectar diferentes segmentos. Por exemplo, as batidas de ponto integradas à folha de pagamentos.

Quando a empresa conta com tecnologia de ponta ao seu dispor, todo o planejamento e desenvolvimento das ações pode ser realizado com mais tranquilidade. Existem sistemas com armazenamento em nuvem, que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, basta apenas que o usuário possua acesso à internet.

O investimento realizado na aquisição de softwares de ponta retorna rapidamente para a empresa, já que o RH assim consegue tomar decisões assertivas. Aliás, existem alguns sistemas que permitem o monitoramento das informações em tempo real. Enfim, a tecnologia de ponta a ponta é essencial para o sucesso de um RH digital.

Esse conteúdo foi produzido pela Ahgora Sistemas, somos uma empresa focada no desenvolvimento de ferramentas capazes de auxiliar na gestão e na atuação do setor de RH.

O Blog da Feedz abre um espaço para profissionais e empresas convidadas postarem seus conteúdos e infomações. A ideia é compartilhar conhecimento e diferentes pontos de vista sobre a gestão e negócios. Este material foi publicado por uma empresa parceira ou convidado(a) da Feedz. 🤜💥🤛
Back To Top