Carreira em Y: o que é, principais vantagens e exemplos

Neste conteúdo, vamos entender o conceito, as principais vantagens e exemplos de como criar um plano de carreira em Y. Confira!

O desenvolvimento profissional é um dos elementos-chave na implementação da carreira em Y, já que permite que os colaboradores cresçam e se desenvolvam de forma mais equilibrada em suas carreiras. 

Antigamente, muitos profissionais assumiam os cargos de liderança porque tinham mais tempo de empresa ou para obter melhores salários. 

Agora, com a carreira em Y, os trabalhadores têm a liberdade de escolher o caminho que mais se adequa às suas habilidades e interesses. 

Neste conteúdo, vamos entender como funciona, as principais vantagens e exemplos de como criar um plano de carreira em Y. Continue a leitura e aproveite!

O que é carreira em Y?

A carreira em Y é um modelo de gestão de carreira que permite que os profissionais sigam em dois caminhos: o generalista e o especialista. 

Essa abordagem busca equilibrar a necessidade de especialização, para atender às demandas do mercado de trabalho, com a flexibilidade de se adaptar às mudanças e oportunidades futuras. 

Na figura abaixo, ilustramos como a carreira em Y pode ser representada. A linha de base da letra Y, é o caminho mais comum, aonde os profissionais evoluem conforme ganham experiência e tempo de empresa. 

Ao atingir certa senioridade, o colaborador poderá optar por seguir para um cargo de gestão ou ser um especialista na área técnica, como indica a bifurcação da letra Y. 

Essa escolha se dá conforme as necessidades e aspirações de carreira de cada talento.

Imagem da letra Y para ilustrar os dois caminhos para seguir na carreira em Y: especialista ou generalista.

 

Como funciona a carreira em Y? 

A abordagem da carreira em Y é flexível e adaptável, portanto, os colaboradores têm a oportunidade de transitar entre os caminhos generalista e especialista ao longo da carreira. 

Por exemplo: um profissional pode escolher seguir em um cargo de gestão, adquirir uma visão ampla da organização e, depois, optar por se especializar em uma área específica. Ou vice-versa, certo? 

Abaixo, vamos apresentar as características de cada um dos caminhos que os talentos podem optar na carreira em Y. 

 

Generalista 

O caminho do generalista, na carreira em Y, envolve um papel de liderança, de supervisionar, orientar os colaboradores, criar direcionamentos para a equipe, entre outros. 

Os profissionais generalistas conseguem assumir diferentes papéis e responsabilidades em diferentes departamentos ou funções, o que lhes permite ter uma visão mais ampla da empresa.  

Podem atuar em áreas como gestão de projetos, gestão de pessoas, operações, estratégia, entre outras. Além disso, possuem a habilidade de se adaptar a diferentes situações e desafios. 

Para trilhar esse caminho, algumas soft skills são essenciais: 

  • Adaptabilidade; 
  • Comunicação;
  • Aprendizado contínuo; 
  • Resolução de problemas; 
  • Trabalho em equipe; 
  • Visão estratégica. 

 

Especialista

Por outro lado, o caminho do especialista na carreira em Y, possui maior foco na execução, aliado a alta capacidade analítica e de aprendizagem. 

Esses profissionais se aprofundam em um campo específico, tornando-se referências em suas áreas de atuação. 

Podem ser especialistas em tecnologia, marketing, finanças, recursos humanos, entre outras áreas. Geralmente, são altamente valorizados pela sua expertise e conhecimentos técnicos aprofundados. 

Para trilhar esse caminho, algumas soft skills também são fundamentais: 

  • Expertise técnica (na área de especialização); 
  • Curiosidade; 
  • Foco nos resultados; 
  • Autonomia; 
  • Comunicação técnica; 
  • Resolução de problemas específicos; 
  • Colaboração interdisciplinar.

 

ebook softskills e hardskills para gestão de pessoas

 

5 vantagens da carreira em Y para os profissionais

A carreira em Y tem ganhado cada vez mais adeptos, graças aos benefícios que oferece para o desenvolvimento profissional e crescimento na carreira. 

Abaixo, vamos apresentar as principais vantagens desse modelo de plano de carreira para os colaboradores. Confira! 

 

1. Maior flexibilidade e escolha de carreira

Esse plano de carreira em Y permite aos colaboradores que eles tenham liberdade para escolher o caminho que está mais alinhado às suas aptidões, interesses e objetivos de carreira. 

Isso permite que eles possam personalizar a trajetória profissional, direcionando seu desenvolvimento para o que almejam para o futuro. 

 

2. Desenvolvimento aprofundado de habilidades

Ao optar pelo caminho de se tornar um especialista, os profissionais têm a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas que permitam alcançar uma maior experiência na sua área de atuação. 

Esse aprofundamento pode aumentar a empregabilidade dos profissionais e proporcionar oportunidades de destaque no mercado de trabalho. 

👉 Leia também:

Desenvolvimento de carreira: como o RH pode ajudar os colaboradores

Nível de senioridade no trabalho: um guia completo para RHs

 

3. Oportunidade de crescimento vertical e horizontal

A carreira em Y possibilita o crescimento profissional tanto verticalmente, oferecendo oportunidades de ascensão em relação aos cargos e salários, quanto horizontalmente, ampliando os conhecimentos e experiências em diferentes áreas da empresa. 

 

4. Flexibilidade de transição de carreira 

Como a carreira em Y permite essa maior flexibilidade, eles podem recalcular rota caso percebam que seus interesses ou aptidões mudaram com o passar do tempo. 

Além disso, também possibilita uma maior adaptabilidade e versatilidade na trajetória profissional. 

 

5. Maior engajamento e satisfação

Uma vez que os trabalhadores conseguem se desenvolver dentro da companhia e nas áreas que realmente desejam atuar, eles tendem a estar mais motivados, produtivos e satisfeitos com suas carreiras. 

👉 Confira dicas para fazer uma pesquisa de engajamento do jeito Feedz:

 

6 benefícios da carreira em Y para as empresas 

Além dos benefícios para os colaboradores, a carreira em Y também é vantajosa para as organizações. Abaixo, vamos listar os principais:  

 

1. Retenção de talentos

Ao oferecer aos profissionais opções de carreira mais alinhadas com suas aptidões, a empresa aumenta as chances de reter os talentos

Com isso, a companhia mantém os colaboradores qualificados e experientes em suas equipes, o que é super positivo para a continuidade e estabilidade da operação. 

👉 Leia também: Rotatividade de funcionários: como manter um índice saudável

 

2. Atração de talentos diversificados 

A carreira em Y também pode atrair uma diversidade de profissionais para a empresa. Isso pode resultar em uma equipe muito mais diversa em relação a habilidades, conhecimentos e experiências. 

Essa diversidade pode potencializar a inovação, a criatividade e a resolução de problemas no ambiente de trabalho. 

👉 Leia também: Vagas de ações afirmativas: Tipos, como fazer e importância 

 

3. Desenvolvimento de especialistas 

Por permitir que os colaboradores se especializem em suas áreas de atuação, os planos de carreira em Y podem resultar em uma equipe com especialistas altamente qualificados. 

Ter pessoas especializadas no time pode contribuir para o aumento da qualidade e eficiência do trabalho, além do desenvolvimento de soluções técnicas e inovadoras para a área. 

 

4. Flexibilidade e adaptabilidade organizacional

Com gestores com habilidades de liderança e profissionais especialistas, a empresa pode desenvolver uma equipe mais preparada para enfrentar desafios e se adaptar às mudanças do mercado ou até de negócio. 

 

5. Melhoria no clima da empresa 

Quando a empresa aposta nos planos de carreira em Y, a organização demonstra que valoriza as habilidades dos seus colaboradores. 

O resultado disso é um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo, com funcionários motivados, engajados e comprometidos com os objetivos do negócio. 

👉 Leia também: Como medir o clima organizacional de uma empresa [Exemplos] 

 

6. Maior eficiência na gestão dos talentos

Uma vez que a empresa permite que os profissionais se desenvolvam em suas áreas de interesse, isso pode facilitar a identificação de novos potenciais lideranças, além de permitir que os especialistas sejam reconhecidos e valorizados.

 

Como fazer um plano de carreira em Y?

Criar um plano de carreira em Y pode ser uma jornada empolgante e repleta de possibilidades, mas varia de pessoa para pessoa. 

Algumas dicas para você construir o seu plano de carreira são: 

  • Autoconhecimento: descubra o que você gosta de fazer, no que você é bom e quais são suas habilidades e interesses. Isso irá te ajudar a entender se você tem mais afinidade para o caminho de especialista ou para os cargos de gestão. 
  • Explore as opções: pesquise sobre as diferentes áreas de atuação e cargos disponíveis em ambos os caminhos da carreira em Y. 
  • Crie um plano personalizado: defina metas claras e realistas para o caminho escolhido. Lembre-se de incluir o desenvolvimento de habilidades específicas e obter certificações.
  • Busque por oportunidades de crescimento: esteja atento(a) às oportunidades em ambas às áreas. Procure projetos e treinamentos que desenvolvam suas habilidades para avançar na carreira. 
  • Faça networking: conecte-se com profissionais da sua área de atuação e da gestão, isso poderá te ajudar a ter insights de aprendizado ou de oportunidades relevantes. 
  • Aprenda com o feedback: isso faz parte fundamental do desenvolvimento profissional. Esteja aberto(a) para receber feedbacks dos seus colegas e líderes e use-o como uma oportunidade para aprender e melhorar suas habilidades. 

 

Exemplos de carreiras em Y

Para que não restem dúvidas sobre como um profissional pode desenvolver uma carreira em Y, aqui vão alguns exemplos de diferentes áreas. Confira!

 

Tecnologia 

Vamos imaginar que você é um(a) profissional de TI com habilidades técnicas em programação e desenvolvimento de software. 

Se desejar seguir no caminho do especialista, você poderá aprender sobre desenvolvimento de aplicativos móveis ou segurança cibernética, por exemplo.

Entretanto, você também pode optar pelo caminho da gestão técnica, mantendo suas habilidades técnicas enquanto assume responsabilidades de liderança, como, por exemplo, liderar times de desenvolvimento e planejar estratégias de tecnologia e do produto/serviço. 

 

Marketing

Na área de marketing, vamos imaginar que você é especialista em SEO e marketing de conteúdo. 

Para seguir no caminho de especialista, você pode aprimorar as hard skills relacionadas a SEO avançado e análise de dados e estratégias de marketing de conteúdo. 

Caso você tenha interesse em liderar, poderá escolher o caminho da gestão de marketing, atrelando suas habilidades técnicas com a liderança de um time, planejamento, análises de mercado, etc. 

 

Recursos Humanos 

Agora vamos imaginar esse cenário na área de RH. Você é especialista em recrutamento e seleção e pode seguir aprimorando suas habilidades técnicas de identificação de talentos, entrevistas, avaliação de currículos, entre outros. 

Porém, você pode optar pelo caminho da gestão de RH, desenvolvendo políticas e práticas de gestão de pessoas, planejamentos de benefícios, treinamentos, etc. 

 

Finanças

Neste caso, vamos supor que você trabalha no setor financeiro da sua empresa e é especialista em análise de dados e modelagem financeira. 

No caminho do especialista, você poderá se aprofundar ainda mais em sua especialização, desenvolvendo outras habilidades específicas como previsão financeira, gestão de risco, entre outros. 

Mas, caso você tenha interesse em liderar, você pode escolher o caminho da gestão financeira, combinando as skills analíticas com a liderança de equipes financeiras, elaboração de estratégias, gestão de orçamento, entre outros.

 

[Demonstração Gratuita ✅] Plataforma para desenvolvimento de colaboradores 

A Feedz é uma plataforma completa para a gestão de pessoas. Por meio dela, o RH consegue coletar dados que podem ajudar a implementar novas boas práticas e oferecer o apoio que o profissional precisa para se desenvolver. 

Se você busca otimização de tempo e ter a jornada do colaborador centralizada em um único lugar, conheça a Feedz. Solicite agora uma demonstração gratuita! 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar