BSC nas empresas: como aumentar o desempenho estratégico

Entenda o que é o BSC, bem como as vantagens e desvantagens de utilizar esse modelo de gestão na sua empresa!


A busca por mais desempenho é uma constante em toda empresa. E, entre os modelos de gestão que contribuem com ela, há um que chama a atenção no quesito “visão estratégica”: o Balanced Scorecard, também conhecido como BSC.

Embora tenha sido desenvolvido nos anos 90, o BSC é uma abordagem que ainda gera dúvidas e curiosidades sobre o seu funcionamento e as reais vantagens que é capaz de proporcionar aos negócios.

Pensando nisso, hoje vamos explicar o que é Balanced Scorecard e como o uso dessa ferramenta pode ser a chave para impulsionar os objetivos e metas da sua empresa a níveis extraordinários. Acompanhe! 😀

 

 

O que é o BSC e suas 4 perspectivas?

O Balanced Scorecard (BSC) ou Indicadores Balanceados, em tradução livre para o português, é uma metodologia de gestão estratégica que visa medir e monitorar o desempenho das empresas em relação aos seus objetivos e metas.

Ele foi desenvolvido na década de 90 por dois professores da Harvard Business School – Robert S. Kaplan e David P. Norton – e, desde então, se consagrou como uma das abordagens mais abrangentes para impulsionar o desempenho organizacional.

Em suma, o BSC busca equilibrar quatro perspectivas principais para proporcionar uma visão mais holística dos negócios e favorecer o desenvolvimento eficaz de estratégias. 

São elas:

1.  Perspectiva financeira

Avalia e acompanha os objetivos financeiros de curto a longo prazos da empresa, por meio de métricas como Retorno Sobre Investimento (ROI), Lifetime Value (LTV), ticket médio, entre outros.

Basicamente, esses indicadores de desempenho ajudam a mostrar se a organização tem alcançado resultados satisfatórios. Porém, o mais interessante do BSC é que, nesta abordagem, a perspectiva financeira não é a única a orientar a estratégia do negócio.

2.  Perspectiva de clientes

Como o próprio nome sugere, a segunda perspectiva do BSC busca avaliar o desempenho da empresa do ponto de vista dos clientes, incluindo índices de satisfação, fidelidade, aquisição e participação de mercado.

Além de considerar a relação da empresa com o consumidor, ela também leva em conta aspectos como o preço e a funcionalidade de produtos e serviços. Afinal, eles impactam diretamente na percepção do público final.

3.  Perspectiva de processos internos

Aprimorar os processos internos é fundamental para garantir a satisfação dos clientes e, consequentemente, o sucesso financeiro. Justamente por isso, essa é a terceira perspectiva que compõem o BSC.

Aqui, entram a análise de indicadores de eficiência operacional, qualidade dos produtos/serviços, tempo de ciclo de produção, inovação, resolução de problemas, entre outros.

4.  Perspectiva de aprendizagem e crescimento

Por último, temos a perspectiva de aprendizagem e crescimento, que trata basicamente das iniciativas relacionadas ao desenvolvimento profissional dos colaboradores, bem como investimentos em tecnologia e inovação.

Além de promover a melhoria contínua e apoiar o alcance dos objetivos organizacionais, as estratégias nesta frente também contribuem para a satisfação da equipe e maior retenção de talentos.

 

Vantagens do BSC para a empresa

Agora que você já sabe o que é um BSC, chegou a hora de irmos mais a fundo para compreender quais são as vantagens de adotar esse modelo de gestão estratégica.

1.      Visão ampla

Um dos grandes benefícios do BSC é que, ao integrar diversas perspectivas, ele proporciona uma visão mais completa e equilibrada do desempenho organizacional.

Isso permite que a empresa avalie seu sucesso para além das métricas financeiras tradicionais. Afinal, como mostramos acima, há muitos outros fatores cruciais para a sustentabilidade dos negócios a longo prazo.

2.      Alinhamento estratégico

O BSC também possui um papel fundamental no alinhamento estratégico.

Ao traduzir objetivos estratégicos em indicadores mensuráveis em todas as áreas da organização, o BSC assegura que cada equipe e colaborador estejam cientes de como suas atividades contribuem para o sucesso global da empresa.

3.      Comunicação aprimorada

Quando metas claras são estabelecidas e comunicadas de maneira acessível, torna-se mais fácil para que os colaboradores consigam compreender para onde a empresa espera ir e quais tarefas precisam de foco.

Na prática, essa clareza cria um ambiente em que todos estão alinhados e engajados na execução dos mesmos objetivos!

4.      Melhoria contínua

Ao monitorar regularmente os indicadores de desempenho, a empresa também consegue identificar quais são as áreas que precisam de ajustes, promovendo assim uma cultura voltada para a melhoria contínua.

5.      Acompanhamento otimizado

Para completar, o BSC oferece um sistema de acompanhamento que permite a avaliação rápida em relação aos objetivos da empresa.

Com indicadores claros e atualizações regulares, a gestão pode tomar decisões embasadas, garantindo assim um direcionamento consistente em direção às metas organizacionais.

Além disso, a avaliação facilitada do impacto de iniciativas e projetos específicos também pode apoiar a alocação eficiente de recursos.

Baixar o kit OKR ocm materiais sobre essa metodologia de gestão de metas.

Desvantagens do BSC e como superá-las

Apesar das vantagens acima, a adoção do BSC pode trazer alguns desafios. A seguir, vamos falar sobre os principais, para que você possa considerá-los em sua decisão:

1.    Análise da complexidade

Implementar o BSC pode ser complexo em um primeiro momento, principalmente quando os líderes da empresa nunca tiveram contato com a ferramenta.

Além disso, selecionar os indicadores certos requer uma compreensão profunda dos objetivos estratégicos da empresa.

Para facilitar o processo, o segredo está em começar aos poucos, focando nos elementos que são mais críticos e ir ampliando-os aos poucos.

2.    Resistência à mudança

Alguns profissionais consideram o BSC menos ágil para lidar com mudanças ou imprevistos. Mas esse é um fator que pode ser facilmente contornado por meio da revisão contínua e da mentalidade de flexibilidade.

O segredo é revisitar a estratégia periodicamente e estar preparado para realizar pequenos ajustes conforme a necessidade.

3.    Custos mais elevados

A adoção do BSC também pode demandar investimentos significativos em termos de tempo, dinheiro e recursos, incluindo a implementação de novas ferramentas que automatizam a coleta e análise de dados.

Sendo assim, essa é uma decisão que precisa ser cuidadosamente planejada. Além disso, é importante avaliar constantemente a relação custo-benefício.

4.    Foco excessivo em métricas

No modelo de gestão BSC, há um risco maior de que a equipe se concentre exclusivamente em métricas quantitativas em detrimento de aspectos qualitativos. 

Por isso, ele requer cuidado redobrado para que haja indicadores qualitativos relevantes também sejam considerados.

5.    Necessidade de educação dos funcionários

Incluir os funcionários desde o início é fundamental para a utilização bem-sucedida do BSC. E a melhor forma de prepará-los para entender o correto funcionamento e a importância desta abordagem, é oferecendo treinamentos e esclarecimentos contínuos.

 

Compensa utilizar o balanced scorecard? 

Agora que você já está por dentro das principais vantagens e vantagens do BSC, o próximo passo é ponderar sobre todos esses aspectos a fim de fazer uma escolha consciente e estratégica.

Isso inclui, por exemplo, avaliar a prontidão da sua organização para a mudança, entender como essa abordagem se relaciona com a cultura da empresa, considerar o investimento necessário e planejar a implementação de forma gradual e estruturada.

Equilibrar cuidadosamente esses fatores é o caminho para minimizar os desafios associados à ferramenta e conseguir aproveitá-la da melhor forma possível, criando assim um ambiente propício para o sucesso dessa metodologia de gestão estratégica tão poderosa!

Gostou deste conteúdo e quer continuar por dentro das melhores estratégias de gestão de desempenho?

Então assine a newsletter da Feedz e receba os próximos posts em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar