20 dicas para construir um ambiente organizacional incrível

Manter um bom ambiente organizacional ajuda a aumentar o engajamento, a retenção e a produtividade dos funcionários. Veja como melhorar seu ambiente de trabalho.

Construir um ambiente organizacional incrível é o ingrediente secreto que transforma uma boa empresa em uma empresa excepcional.

Como profissional de RH, você deseja o melhor para seus funcionários. Você quer que eles fiquem felizes com seus empregos, animados para ir trabalhar todos os dias e se sintam seguros e confortáveis ​​para desempenhar seu trabalho todos os dias. 

Mas como você pode tornar essas metas uma realidade? Desenvolvendo uma cultura organizacional saudável. E é isso que vamos ver ao longo deste artigo.

O que é ambiente organizacional?

Quando você pensa em: ‘ambiente organizacional’, a primeira coisa que talvez você imagine é um espaço físico. A mesa em que você se senta, o quão perto você está do café, o esquema de cores na sala de reuniões. 

Mas o ambiente organizacional é muito mais do que apenas físico.

Um ambiente organizacional positivo é um espaço que promove o bem-estar, a produtividade e o crescimento dos funcionários. 

Alguns fatores contribuem para isso, incluindo boas práticas de trabalho, valores relacionáveis, uma atmosfera de apoio e uma cultura de feedback.

Resumindo, um ambiente organizacional positivo é um espaço que incentiva as pessoas a darem o seu melhor. E isso se aplica tanto para quem trabalha em um espaço físico quanto para quem trabalha remotamente por meio de ambientes virtuais.

 

O que é um ambiente organizacional não saudável e tóxico?

Ao contrário de um ambiente de trabalho positivo temos o ambiente de trabalho tóxico. 

A falta de comunicação adequada entre os funcionários, ou, pior ainda, a comunicação de informações pouco claras ou incorretas, é um sinal importante de um ambiente de trabalho tóxico. 

Além disso, a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional também pode indicar um ambiente de trabalho tóxico. 

O indicador mais óbvio de um ambiente de escritório tóxico é quando a cultura da empresa prioriza os resultados dos negócios em detrimento da retenção de funcionários, satisfação no trabalho e saúde mental.

Sem dúvidas, as empresas precisam fugir desse modelo de trabalho e buscar alcançar um ambiente de trabalho saudável.

 

Importância de um ambiente organizacional saudável

Criar um ambiente de trabalho saudável ajuda a motivar e engajar os funcionários, levando a uma maior satisfação no trabalho e retenção de funcionários em sua organização, sem mencionar menos estresse entre seus funcionários. 

Um ambiente de trabalho saudável oferece aos seus funcionários oportunidades de compartilhar ideias para o sucesso de sua empresa que podem ajudá-la a crescer. 

Também pode aumentar a produtividade de seus funcionários e reduzir suas chances de lidar com absenteísmo frequente.

Guia Completo_ Saúde Mental nas Empresas

 

Benefícios de construir um ambiente organizacional saudável

Cultivar uma atmosfera positiva, onde os funcionários se sintam respeitados e importantes, pode render muitos benefícios.

Segundo uma pesquisa da Deloitte, 94% dos executivos e 88% dos funcionários acham que uma cultura corporativa positiva é parte essencial do sucesso de uma empresa.

Além disso, um ambiente de trabalho positivo também:

  • Aumenta a felicidade do funcionário em até 33%.
  • Previne ou reduz as licenças médicas de longo prazo.
  • Aumenta a produtividade, criatividade e lucratividade.
  • Diminui a rotatividade de funcionários, em alguns casos em 58%.
  • Aumenta a receita da empresa em impressionantes 33%.

Com tantos benefícios, a criação de um ambiente de trabalho positivo deve ser uma parte essencial de sua estratégia corporativa contínua. 

Afinal, é uma das melhores maneiras de investir em seus funcionários e garantir que eles tenham o melhor desempenho.

 

Como criar um ambiente organizacional positivo e incrível – 20 dicas

Há muito em que pensar ao criar um ambiente de trabalho positivo e incrível. 

Aqui estão as 20 dicas mais importantes para construir um ambiente organizacional positivo e incrível que irá motivar seus funcionários e elevar toda a sua organização a um nível totalmente novo.

 

1. Cuide da saúde mental dos funcionários

De acordo com a Fundação de Saúde Mental, 14,7% dos funcionários têm problemas de saúde mental no trabalho. Mulheres com empregos em tempo integral também têm duas vezes mais chances de lutar contra problemas de saúde mental.

Portanto, é possível que seus funcionários tenham problemas de saúde mental enquanto trabalham para sua empresa. A saúde mental deficiente geralmente pode levar a licenças médicas, o que afeta negativamente os colaboradores.

Dessa forma, a empresa deve trabalhar para criar uma cultura que incentive os funcionários a falar abertamente sobre como se sentem, tanto com seus colegas de trabalho quanto com os líderes. 

Falar sobre a saúde mental pode ajudar muito os funcionários a se sentirem apoiados e felizes no trabalho. 

 

2. Reconheça seus colaboradores

Uma das maiores reclamações dos funcionários é que eles não se sentem valorizados. 

No segundo em que alguém nos diz “bom trabalho” ou “você fez a diferença neste projeto”, sentimos que somos importantes de uma forma que dá ao nosso trabalho um sentido de propósito. 

Se você não está tão inclinado a dar elogios verbais, uma forma fácil de começar é com um simples “obrigado”.

O próximo passo é dar um elogio significativo. 

Passe a dar elogios mais detalhados. Dessa forma, seus funcionários podem entender o que estão fazendo bem e continuar fazendo isso. Além disso, elogios detalhados mostram que você está prestando atenção. 

Quando as pessoas sentem que estão fazendo um bom trabalho, elas querem continuar fazendo isso.

 

3. Crie um ambiente de trabalho confortável

Quando você imagina um “escritório”, você pode apenas pensar em mesas, computadores e cadeiras. Mas um espaço de trabalho é muito mais para as pessoas que passam o dia lá. 

Por exemplo, a cadeira deve ser confortável, a mesa de preferência ajustável, deve haver algumas plantas, fotos e uma área de descanso também.

Quando se trata de espaço e organização presencial, os funcionários devem trabalhar em escritórios abertos (ninguém deve estar ou se sentir isolado), mas, ao mesmo tempo, devem ter espaço pessoal suficiente. 

Para os colaboradores que trabalham remotamente, é preciso prover o mesmo conforto de um escritório. Coisas como, mesa ajustável, cadeira confortável, segunda tela e todo o equipamento necessário são fundamentais.

 

4. Contrate ótimos membros para a equipe

As empresas de sucesso sabem que um ambiente de trabalho positivo começa com a contratação das pessoas certas. 

Por isso, certifique-se de que seus funcionários sejam profissionais e que trabalhem em equipe. Pois, quando os funcionários trabalham com pessoas tóxicas, é mais provável que eles próprios se tornem tóxicos, levando sua empresa para um ambiente de trabalho tóxico.

Como construir e manter equipes de alto desempenho

 

5. Incentive relacionamentos mais fortes 

Somos criaturas sociais, até mesmo os introvertidos. Assim, prosperamos quando temos relacionamentos fortes e saudáveis ​​com outros membros de qualquer grupo em que pertencemos. 

Portanto, não deve ser surpresa que incentivar seus funcionários para desenvolver amizades terão um impacto positivo no ambiente de trabalho.

Isso não é fácil de fazer, é claro. Você não pode forçar as pessoas a gostarem umas das outras. Mas você pode criar oportunidades para o desenvolvimento de amizades. 

Por exemplo, é possível organizar eventos e passeios ou incentivar os funcionários a se encontrarem em outros ambientes informais fora do trabalho. 

Você pode pagar para a equipe almoçar em um ótimo restaurante local (talvez sem a presença dos gerentes ou em grupos menores, se isso ajuda as pessoas a se sentirem mais relaxadas). 

Tente organizar uma ampla variedade de eventos para atrair pessoas diferentes. Por exemplo, bebidas depois do trabalho em uma sexta-feira são ótimas, mas também tente organizar eventos para pessoas que não bebem álcool ou que têm compromissos familiares que dificultam ficar fora até tarde.

 

6. Promova a diversidade e inclusão

Segundo uma pesquisa realizada pelo Glassdoor, 67% dos indivíduos disseram que a diversidade é um fator essencial ao decidir onde trabalhar.

Uma força de trabalho diversificada não apenas torna mais fácil atrair os melhores e mais brilhantes colaboradores, mas também aumenta a produtividade e os lucros.

Os funcionários ficam naturalmente mais confortáveis, o que abre as portas para o pensamento criativo e ideias inovadoras. Além disso, quando os funcionários estão mais felizes com seu ambiente de trabalho, é menos provável que percam seu tempo procurando outro emprego.

É importante salientar que o termo “diversidade” não é um rótulo para uma pessoa, é um rótulo para um grupo de pessoas. Somos todos diversos por natureza. Todos têm perspectivas, experiências e habilidades diferentes.

Ao incentivar a diversidade, você permite que cada funcionário se sinta confortável sendo autêntico.

 

7. Contrate grandes líderes

Grandes líderes são necessários para dar feedbacks e elogios da maneira certa. 

Esses líderes devem ser pessoas que entendam sua visão e saibam como usá-la para motivar sua equipe. Certifique-se de que os líderes de sua equipe são pessoas que entendem profundamente a organização e a visão, e são ótimos comunicadores.

 

8. Melhore a comunicação

Esteja ciente de como você interage com os funcionários. Os membros da equipe e os líderes devem se concentrar em seus métodos de comunicação e nos efeitos que eles têm na criação de um ambiente organizacional positivo.

Quando as pessoas não sabem o que é esperado delas ou qual é a direção que a empresa está indo, elas se afastam. Além disso, quando não existe uma boa comunicação, surgem mal-entendidos e o ambiente de trabalho não é muito positivo.

Felizmente, há muito o que fazer para melhorar a comunicação, desde o uso de ferramentas tecnológicas até o estabelecimento de mecanismos de feedback e prática de resolução de conflitos. 

A chave para uma boa comunicação no trabalho é ser clara e direta. Se houver problemas, não os evite e finja que não existem. Enfrente esses obstáculos e deixe claro por que isso é um problema. Especialmente se você estiver levando más notícias, é muito melhor ser direto com suas palavras. 

Guia prático para estruturar um programa de feedback

 

9. Remunere os funcionários de maneira justa

Pague aos seus funcionários o que eles merecem. Dar a eles salários justos pode incentivá-los a trabalhar mais, porque se sentem valorizados em sua empresa. 

Além disso, considere oferecer bônus e prêmios quando os funcionários realizam um bom trabalho, isso mostra sua gratidão por seu compromisso e que você valoriza suas contribuições.

 

10. Monte excelentes processos de contratação e onboarding

A cultura organizacional começa no momento em que alguém interage com a sua empresa, como ao ver um anúncio, aparecer para uma entrevista ou chegar para o primeiro dia de trabalho. 

Garantir que os membros da equipe se sintam bem-vindos, compreendam claramente os seus processos de contratação e de onboarding e tenham acesso à informação de que necessitam para serem bem-sucedidos é fundamental para a construção de uma cultura organizacional forte e inclusiva.

 

11. Forneça feedback construtivo

É importante realizar avaliações de desempenho regulares com os funcionários e pedir seus feedbacks também. Isso ajudará os colaboradores a compreender seus pontos fortes e fracos e a desenvolver estratégias de desenvolvimento profissional. 

Essa troca de feedback também dá a você a oportunidade de aprender sobre o que seus funcionários gostam e não gostam em seus empregos. Entender isso pode ajudá-lo a desenvolver iniciativas que reduzirão a rotatividade.

 

12. Dê o exemplo

Os funcionários tendem a imitar o que veem as outras pessoas fazendo no trabalho. 

Se eles observarem que os líderes estão apenas sobrevivendo ao seu dia de trabalho, isso é o que eles acham que é a norma. No entanto, se eles o virem como inspirado, motivado e criativo, o melhor deles será trazido à tona.

 

13. Aceite e aprenda com os erros

A maneira como a liderança lida com os erros reforçará ou minará a cultura da empresa.

Um ótimo lugar para começar é reconhecer abertamente que erros acontecerão. Os executivos devem ser capazes de admitir que até eles vão cometer erros. Os funcionários têm o direito de esperar uma grande liderança, mas não uma liderança perfeita.

Quando um erro for cometido, revise como ele aconteceu naquele contexto e absorva as lições certas.

Só então você pode realmente promover uma cultura de aceitação de riscos, criatividade e inovação aceitáveis.

 

14. Confie na sua equipe

Esta é uma regra que alguns líderes acham difícil de praticar. Portanto, tente assumir o pressuposto de que sua equipe é composta por trabalhadores adultos, responsáveis ​​e competentes que não precisam ser tratados como crianças. 

No final, as pessoas agem da maneira como são tratadas. Em termos de ação, isso significa que, quando você delegar, realmente deixe o colaborador assumir a tarefa que você deu a ele. 

Você também pode comunicar confiança pedindo aos membros da equipe que tomem decisões para sua parte do projeto, como:

  • Sugerir quando e se as reuniões devem acontecer;
  • Antecipar problemas e comunicá-los ao grupo;
  • Supor que sua equipe quer o melhor para o projeto.

15. Ofereça oportunidades de desenvolvimento de carreira

Quase todo mundo quer uma oportunidade de aprender e melhorar suas habilidades. 

Incentivar seus funcionários a crescer não apenas ajuda no engajamento, mas também aumenta as taxas de retenção e aumenta seus recursos disponíveis, pois a equipe pode lidar com tarefas mais complexas. 

O treinamento deve incorporar habilidades tanto físicas quanto sociais e oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. 

Algumas empresas dão aos funcionários um subsídio mensal para gastar em treinamento, outras permitem que os funcionários dediquem um dia por trimestre ao crescimento pessoal ou criam programas de mentores. 

 

16. Incentive o descanso

Mesmo que sua organização ofereça benefícios competitivos de descanso, seus funcionários ainda podem ter medo de usá-los. 

Deixe claro que o tempo livre é para ser usado e que eles devem tentar usar esses benefícios, como o day off no aniversário, por exemplo, o máximo que puderem.

 

17. Esteja disponível

Estar disponível permite que seus funcionários abordem você com quaisquer problemas que possam ter. 

Se você está atolado no planejamento, respondendo e-mails e correndo de uma reunião para outra, você pode parecer distante e inacessível. 

Claro que você está ocupado, mas tente reservar uma ou duas horas da semana para se reunir com os funcionários e saber sobre como está o trabalho deles. 

Se você se sentir sem tempo para fazer isso, considere terceirizar algumas de suas atividades ou contrate um estagiário para ajudá-lo a gerenciar algumas de suas funções.

 

18. Considere a flexibilidade do local de trabalho

Uma das necessidades mais comuns dos colaboradores hoje em dia é a flexibilidade. 

Os benefícios de trabalho com os quais os funcionários mais se preocupam atualmente são aqueles que lhes fornecem maior flexibilidade, incluindo trabalho remoto, semanas de trabalho de quatro dias e/ou horários flexíveis, onde eles podem entrar a qualquer momento, desde que permaneçam e trabalhem pelo número apropriado de horas ou desde que entreguem suas demandas no prazo.

 

19. Conceda autonomia 

Uma das melhores maneiras de criar um ambiente de trabalho positivo é dar autonomia aos funcionários. 

Evite fazer microgerenciamento e, em vez disso, dê espaço e liberdade para que os colaboradores possam tomar decisões, contribuir com ideias, gerenciar sua própria carga de trabalho e trabalhar sem supervisão constante. 

O resultado será funcionários mais felizes e mais engajados, que contribuem para um ambiente de trabalho mais positivo.

 

20. Contrate a Feedz

Os colaboradores são o maior ativo de uma organização. 

Por isso, construir um ambiente organizacional positivo pode significar adotar uma tecnologia que lida de forma eficiente com os desafios de engajamento e a insatisfação dos funcionários.

A Feedz é uma plataforma de engajamento de colaboradores, onde tem tudo que sua empresa precisa para aumentar o engajamento dos colaboradores, melhorar a comunicação interna e reter os melhores talentos, tudo isso através de um time de alto desempenho.

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