Retenção de talentos: como a tecnologia pode ajudar?

A retenção de talentos é um dos segredos do sucesso das empresas mais inovadoras do mundo. Investa em pessoas e torne o negócio mais forte!

A retenção de talentos é um dos segredos do sucesso de algumas das empresas mais inovadoras do mundo, sabe por quê? Investir nas pessoas torna o negócio estrategicamente mais forte perante à concorrência, além de trazer melhores resultados a curto, médio e longo prazos.

Empresas são pessoas. Uma pesquisa da ABRH aponta que 90% dos diretores da área de RH não contratam efetivamente, como resultado, a taxa de evasão permanece elevada. 

Alguns anos atrás, estive no evento HOJE 2018, na cidade de Concórdia/SC, e vi um grande exemplo de liderança por parte dos organizadores, gestores da agência Ó DOIS GO.

Eles podiam estar na área VIP, aproveitando o ar-condicionado, de blazer, comendo, bebendo e fazendo networking, mas escolheram ficar no pelotão de frente do campo de batalha, durante os três dias do evento.

O resultado foi contagiante, era perceptível que aquela escolha fez a diferença na qualidade do evento como um todo, contagiando o time, formado em grande parte por voluntários.

Por consequência o que eu pude perceber foi uma equipe extremamente esforçada e feliz, com um ótimo atendimento, sempre disponível a ajudar, com um sorriso no rosto.

Ao final do evento, todos fomos presenteados com um emocionante discurso dos gestores, agradecendo a cada um dos participantes e principalmente aos membros do time.

Em seguida, fez questão de chamar um a um para frente do palco, como uma forma de reconhecimento. Um simples e verdadeiro exemplo de liderança.

Pergunte a cada um deles, se no ano que vem eles vão querer participar novamente? A resposta é óbvia: claro que sim.

 

O que é retenção de talentos?

A retenção de talentos consiste em um conjunto de práticas adotadas pelas empresas para garantir que seus talentos permaneçam por ali por muito mais tempo. Com isso, é possível construir um grande diferencial competitivo.

Um programa de retenção de talentos ajuda a alavancar ainda mais os negócios.

Por que a retenção de talentos é importante?

São os talentos que levam os resultados de uma empresa a altos níveis. Portanto, a retenção é de grande importância.

Uma pesquisa da Universidade de Warwick apontou que a felicidade torna as pessoas 12% mais produtivas no trabalho. O dado revela que valorizar o capital humano e considerá-lo como o ativo mais valioso das empresas é de fundamental importância para se manter competitivo.

No entanto, para construir um time repleto de talentos é preciso criar uma cultura de valorização dos profissionais que induz a satisfação e a felicidade no trabalho que, por sua vez, aumenta a produtividade e o desempenho deles.

 

Como está o fortalecimento da sua cultura com os colaboradores?  ?

 

Como a retenção de talentos impacta na rotatividade das empresas?

Empresas com baixo índice de rotatividade de colaboradores ou absenteísmo dispõe de um ambiente de trabalho sadio e com oportunidade de crescimento profissional.

Em contrapartida, a retenção de talentos traz benefícios para o negócio como um todo, como fidelização de clientes e crescimento, além de evitar gastos com processos de admissão, demissão e ações trabalhistas.

O tempo de substituição de um colaborador também é algo complexo e envolve longas etapas de entrevistas, contratação, treinamento, integração e aprendizado. E isso tudo custa dinheiro.

retenção de talentos

Em organizações onde as pessoas trabalham felizes, o engajamento é maior, impactando diretamente na redução das taxas de turnover. Inspiradas pelo modelo de negócios das Startups, muitas companhias disponibilizam áreas de lazer com diversas opções de entretenimentodesde piscina de bolinha, mesa de sinuca até sala de videogame  — com o objetivo de reter talentos e aumentar a produtividade e o comprometimento da equipe.

CTA-Calculadora-Turnover

Porém, apenas oferecer esses tipos de benefícios e uma boa remuneração não basta para manter os colaboradores na empresa, é preciso promover uma gestão focada na satisfação dos colaboradores.

De acordo com um estudo da Universidade de Harvard e da Wharton, apenas um simples agradecimento do chefe pode aumentar a produtividade em 50%. ???

 

Pare de ler agora esse texto e parabenize alguém ao seu lado que tem feito um bom trabalho. Viu como é mais fácil do que parece? Pronto, agora podemos continuar!

 

Como investir na tecnologia para gerar retenção de talentos

Para conseguir atrair e promover a retenção de talentos, cada vez mais empresas passaram a investir na tecnologia para avaliar o índice de satisfação dos colaboradores e outras informações relevantes sobre a equipe.

O uso de uma plataforma de engajamento de colaboradores permite medir e acompanhar o tempo médio de permanência do colaborador na empresa.

Com base em pesquisas e insights coletados a partir da geração e análise de dados, é possível prever e identificar os fatores que levam ao desligamento de colaboradores na empresa.

 

Por que as pessoas saem da sua empresa? ?

 

Ao conseguir verificar onde está a origem do problema com relação à retenção de talentos, torna-se viável realizar as melhorias necessárias dentro da organização e adotar iniciativas para motivar os colaboradores.

Será que flexibilidade pode ser algo valioso para seu time? Segundo a Sodexo, empresas que se preocupam com a qualidade de vida dos colaboradores são cerca de 76% mais atraentes.

Apesar de complexas, essas atividades podem ser facilitadas com a adoção de ferramentas tecnológicas que permitem a gestão estratégica de pessoas.

Assim, ao invés do setor de RH dedicar tempo e esforço em tarefas operacionais, a gestão passa a estar focada mais nas pessoas e em construir um ambiente de trabalho que seja saudável, positivo e inclusivo para os colaboradores.

Afinal, bons profissionais nem sempre estão disponíveis, treinar alguém sem experiência é um desafio e o custo de substituição de um colaborador é algo muito doloroso. A melhor opção é sempre a retenção de talentos.

Com a tecnologia se torna mais ágil criar ações efetivas para contratar, treinar e reter os colaboradores com melhor desempenho.

Além disso, a empresa consegue descobrir quais incentivos pode promover para garantir a retenção de talentos.

Eles podem ser benefícios e premiações, formação continuada e planos de carreira, assim como atividades ligadas à qualidade de vida e ao bem-estar. ✌

 

Vida pessoal alinhada com o propósito da empresa

É muito importante o propósito do negócio estar alinhado aos propósitos de vida dos colaboradores. Imagine se você conseguisse visualizar todos esses objetivos em um só lugar, de forma a direcionar um curso de liderança para os colaboradores que tem como propósito desenvolver essa habilidade?

Com a evolução tecnológica aplicada ao RH isso já é possível e você não precisa mergulhar e se perder em inúmeras abas de tabelas do Excel para isso.

retenção de talentos

Outro ponto positivo das empresas que investem na tecnologia para promover a retenção de talentos é que elas reconhecem e valorizam a opinião de seus colaboradores. O que faz com que o sentimento de pertencimento seja maior, ajudando a empresa a se reinventar, promover melhorias contínuas e repensar processos para o desenvolvimento sustentável do negócio.

 

Quais os efeitos do desengajamento no seu faturamento? ?

 

Quando um colaborador levanta cedo para ir trabalhar, espera encontrar desafios e um lugar onde é ouvido e valorizado. Ter voz é fundamental, as pessoas não querem apenas participar, querem fazer parte, fazer a diferença.

O relacionamento vem antes do processo, os indivíduos são mais importantes que as ferramentas, e a confiança na gestão precisa ser trabalhada antes da cobrança por metas.

Menos “não, mas”, mais “sim, e”. Menos glamour no Linkedin, mais trabalho no dia a dia.

Proporcionar ao colaborador a experiência em diferentes áreas do negócio, pode ser bom para o entendimento geral da empresa. Torne os feedbacks um hábito saudável, não temido.

retenção de talentos

Celebrar e reconhecer vai muito além de placas ou bônus, cada pessoa espera ser reconhecida de uma forma diferente, cabe a você entender como. A tecnologia está aí para nos ajudar a enxergar as pistas comportamentais e tomar melhores decisões.

Conceito “H2H”

Tudo isso me faz lembrar do conceito “H2H” ou Human to Human, afinal, o que mais conhecemos são gestores que sabem pouco ou quase nada sobre seus colaboradores, de maneira que ao invés de fazer uma comunicação personalizada, prefere adotar uma comunicação em massa, que acaba gerando impactos emocionais do tipo: “Legal, mas o que isso tem a ver comigo?”

 

Como engajar pessoas se você não as conhece profundamente? ?

 

Precisamos entender mais de gente, assim teremos uma melhor retenção de talentos.

Quer entender mais sobre como a tecnologia transforma a gestão de pessoas? Solicite uma demonstração da Feedzaumente o engajamento, melhore a comunicação interna e retenha talentos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar