Aprendizagem colaborativa: o que é e quais são as vantagens?

A aprendizagem colaborativa possui três pilares. Veja como essa técnica didática pode trazer bons resultados para sua empresa.

Uma das missões do RH é garantir que os colaboradores recebam treinamentos e capacitações para o seu desenvolvimento profissional. Existem diversos modos de fazer isso e a aprendizagem colaborativa está entre eles. 

Ela vem ao encontro da evolução da cultura de trabalho, a qual exige que empresas se ajustem às mudanças e fiquem atentas às demandas de seus funcionários. Para suportá-las, a área de recursos humanos precisa estar atenta.

Com isso em mente, vem a pergunta: o que significa promover o conceito de aprendizagem colaborativa? A resposta você encontra nas próximas linhas.

O que é aprendizagem colaborativa?

A aprendizagem colaborativa é uma abordagem educacional centrada no compartilhamento de experiências. Trata-se de reunir um grupo de pessoas para aprenderem e resolverem problemas, tarefas e/ou projetos em conjunto.

Trabalhar em equipe é a chave dessa abordagem, a qual parte da premissa que ninguém é detentor do conhecimento, uma vez que todos estão ali para ensinarem e adquirirem conhecimento uns com os outros.

Outra característica do processo de aprendizagem colaborativa é que ele ocorre de maneira contrária ao modelo tradicional, que é vertical.

Explicando melhor, ao invés de ter um formador que passa a informação de um lado, e alunos que escutam atentamente de outro, cada participante tem o papel de professor e aprendiz.

Colaboração, interação e participação ativa são os pilares dessa técnica didática. Seu foco está em incentivar que todos participem ativamente e utilizem o pensamento crítico. 

 

Qual a importância da aprendizagem colaborativa para as empresas?

Um plano de aula na aprendizagem colaborativa leva em conta a experiência em grupo para que todos os participantes capitalizem as habilidades, ideias e conhecimento. O modelo traz diversas vantagens para empresa, tais como: 

 

Abertura a novas experiências

Como você viu até aqui, a cultura de aprendizagem entre colaboradores é diferente dos modelos aos quais a maioria de nós está acostumado.

Isso porque, adotar o conceito nos treinamentos da empresa é permitir que os colaboradores muitas vezes saiam até da sua zona de conforto.

Pense em um grupo de pessoas. Sempre tem aquelas que são mais tímidas que outras, assim como há as que são mais extrovertidas. Como a construção do conhecimento é algo feito em grupo, esse tipo de aprendizagem incentiva todos a participarem.

No dia a dia da organização, essa abertura a novas experiências pode ser um fator de motivação, além de melhorar a autoestima e a segurança em si próprio. 

 

Engajamento com outras pessoas

Dentre as características da aprendizagem colaborativa está a interação. Como todos os presentes são ao mesmo tempo aprendizes e transmissores de conhecimento, a abordagem possibilita o engajamento.

Aliás, esse modelo de aprendizagem só funciona se os envolvidos interagirem uns com os outros e trabalharem juntos.

 

👉 Leia também:

Aprendizagem organizacional: o que é, como aplicar e exemplos

Cultura de aprendizagem contínua: estratégias para empresas

 

Amabilidade

Não importa se o grupo for de 3, 5 ou de 10 pessoas. Em todos os casos, estamos lidando com seres humanos individuais e que são diferentes uns dos outros.

Na aprendizagem colaborativa, o processo de ensino exige que todos tenham voz. Conforme comentamos, ninguém é detentor do conhecimento, o que significa que é preciso haver respeito entre os integrantes.

Todos têm o momento para falar e compartilhar o que sabem. Da mesma maneira, todos precisam saber escutar, e isso é uma característica que muitas empresas procuram em líderes.

Dessa maneira, podemos dizer que a aprendizagem entre colaboradores contribui também para o desenvolvimento de soft skills.

 

ebook softskills e hardskills para gestão de pessoas

 

Consciência e autogestão

Uma vez que não existe uma pessoa responsável por distribuir o conhecimento sozinha, é preciso que o grupo saiba caminhar com as próprias pernas, tendo consciência dos objetivos que precisam atingir com o aprendizado.

Por não se tratar de uma estrutura horizontal de estudo, para que o plano de aula seja cumprido é fundamental que os participantes saibam gerenciar o tempo e a troca de experiências.

 

Estabilidade emocional

A aprendizagem colaborativa é baseada nas relações interpessoais. A fim de que possam se desenvolver em conjunto, os participantes precisam muitas vezes deixar de lado as diferenças que podem existir.

Isso ajuda a fortalecer as relações interpessoais e contribui também para o desenvolvimento pessoal dos colaboradores.

 

Como implementar uma aprendizagem colaborativa?

Agora que você já entendeu melhor sobre os principais aspectos desse modelo de ensino, veja como promover a aprendizagem colaborativa aí na sua empresa.  

 

Atividades em grupo

As atividades em grupo favorecem o compartilhamento de conhecimento e colocam todos os participantes no centro do aprendizado. São muito adotadas quando é preciso buscar uma solução em conjunto para um problema ou até para concluir um projeto.

Elas também são uma ótima maneira de impulsionar a interação e as relações interpessoais.

 

Utilização da tecnologia

É possível também utilizar a tecnologia para colocar em prática a aprendizagem colaborativa. Essa prática é igualmente muito adotada, especialmente com a difusão do modelo de trabalho a distância.

Hoje em dia existem diversas plataformas que empresas podem utilizar, como também vários recursos. Por exemplo, é possível criar um treinamento por módulos que sejam dinâmicos e interativos e que exijam a colaboração ativa de todos.

Como o modelo de educação a distância já mostrou, a tecnologia também é um grande facilitador do ensino-aprendizagem. Então, por que não a usar no modelo colaborativo?

 

Cultura maker

Cultura maker ou “fazer cultura”, em português. Trazendo para a educação corporativa, esse modelo de didática possibilita a todos aprenderem na prática.

Assim, ao invés de ficarem apenas na teoria, os participantes podem ver como uma técnica, por exemplo, realmente funciona e quais são seus resultados reais.

 

Rodas de discussão

As rodas de discussão são uma ótima ideia para brainstorming, para a solução de problemas e até para a troca de ideias sobre algum tema específico.

Do mesmo modo como nas atividades em grupo, as rodas incentivam a participação e o envolvimento de todos. Adicionalmente, favorecem o espírito de empatia e de colaboração, duas competências indispensáveis aos profissionais nos dias de hoje.

 

Criação de uma cultura colaborativa

Atualmente, as barreiras entre as áreas já não funcionam mais, pois as organizações têm percebido a importância de os diferentes setores trabalharem em conjunto para atingirem resultados que beneficiarão a todos. 

Colaboração é o cerne da aprendizagem entre funcionários, os quais não precisam ser de uma mesma área. Aliás, esse modelo de ensino traz ainda mais resultados quando os grupos são compostos por pessoas com diferentes habilidades.

Ao perceberem quanto ganham com a troca e a colaboração, a tendência é que os profissionais apliquem o conceito no dia a dia e passem a agir colaborativamente. 

Levando isso em consideração, com uma cultura colaborativa a empresa tem vantagens como:

 

  • Alinhamento de propósito;
  • Melhores tomadas de decisão;
  • Mais rapidez na solução de problemas;
  • Melhora nas relações interpessoais;
  • Aumento da capacidade criativa;
  • Entre outros.

 

Gamificação

A gamificação aplica os conceitos de jogos no aprendizado. Isso torna a capacitação muito mais dinâmica e envolvente, assim como tende a melhor engajar os colaboradores.

Para adotá-la, pode-se criar um sistema de bonificação. Por exemplo, ao finalizar um módulo de aprendizagem e responder um questionário o colaborador ganha algum benefício, como um vale-presente.

Outro exemplo pode ser: assim que o grupo chegar a uma solução para o problema é oferecido um almoço para todos. 

A criatividade não tem limite na hora de aplicar o conceito de gamificação na aprendizagem colaborativa. Se quiser saber mais sobre o tema, indicamos o conteúdo:

👉 Gamificação nas empresas: o que é, benefícios e como fazer? [Com exemplos]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar