Como escolher a melhor ferramenta de gest√£o de pessoas

ferramenta de gest√£o de pessoas

N√£o √© novidade para ningu√©m que a gest√£o de pessoas mudou. A humaniza√ß√£o das rela√ß√Ķes de trabalho e o entendimento de que as pessoas s√£o o ativo mais importante de uma organiza√ß√£o fez o RH tornar-se protagonista dentro das empresas.

Agora, √© ainda mais importante contar com uma ferramenta de gest√£o de pessoas para conseguir analisar, planejar e executar a√ß√Ķes estrat√©gicas e que tragam resultados.

Mas com cada vez mais plataformas e recursos, fica difícil saber o que priorizar na hora de contratar uma ferramenta, não é mesmo?

Neste artigo, falaremos sobre alguns pontos que são importantes levar em consideração na hora de escolher quais metodologias priorizar em uma ferramenta, e como fazer uma gestão de pessoas alinhada com os valores da empresa. Vem com a gente!

 

O que o RH aprendeu com a pandemia?

Em um contexto de transformação digital e entrada da nova geração no mercado de trabalho, o departamento de recursos humanos da empresa se viu em uma situação de mudanças rápidas e constantes.

H√° n√£o muito tempo, costum√°vamos ir at√© a sala do RH para resolver quest√Ķes burocr√°ticas. Hoje, essa √°rea est√° muito mais diversa e multidisciplinar, contando com profissionais de diferentes √°reas e com habilidades distintas.

Al√©m das atribui√ß√Ķes tradicionais, o novo RH tamb√©m deve:

  • cuidar da cultura e do clima organizacional;
  • atentar para a sa√ļde mental dos colaboradores;
  • criar estrat√©gias de desenvolvimento pessoal;
  • avaliar o desempenho e progresso dos colaboradores;
  • garantir um bom processo de onboarding e rampagem;
  • medir a satisfa√ß√£o dos colaboradores com a empresa;
  • desenvolver boas rela√ß√Ķes entre l√≠deres e liderados;

Al√©m disso, a transforma√ß√£o dos modelos de trabalho evidenciada pela pandemia e o isolamento social aceleraram algumas tend√™ncias de RH e fizeram com que a gest√£o de pessoas ganhasse ainda mais protagonismo, sendo respons√°vel tamb√©m por garantir a sa√ļde f√≠sica e mental dos colaboradores, bem-estar, motiva√ß√£o e produtividade.

Com a popularização do trabalho remoto, contar com a tecnologia para fazer uma gestão de pessoas eficiente se tornou indispensável.

Afinal, como é possível saber como está o engajamento e o desempenho dos colaboradores que estão em home office se você não tiver a ferramenta de gestão de pessoas certa na mão, não é mesmo?

 

Quais os benefícios de uma ferramenta de gestão de pessoas?

Sabemos que, apesar da import√Ęncia dos Recursos Humanos para a empresa, seu or√ßamento pode, muitas vezes, n√£o ser um dos mais generosos, e contratar uma ferramenta de gest√£o de pessoas pode n√£o ser vista como prioridade pelas hierarquias mais altas da organiza√ß√£o.

Por isso, é importante entender qual é o impacto da tecnologia e dessas plataformas na rotina operacional do time de RH, especialmente em um contexto onde os dados, a análise e a estratégia são fundamentais para aumentar o crescimento e melhorar os resultados da empresa.

Confira quais os principais benefícios de adotar uma ferramenta de gestão de pessoas:

 

1. Visão analítica

Como falamos, um dos benef√≠cios mais evidentes da tecnologia para o RH √© torn√°-lo mais orientado por dados. Quando os profissionais dessa √°rea s√£o munidos de informa√ß√Ķes e dados estrat√©gicos, √© poss√≠vel tomar as melhores decis√Ķes de acordo com a realidade da empresa.

S√£o as pessoas que giram a engrenagem das empresas, independente do segmento. Entender quais s√£o suas ambi√ß√Ķes, o que as motivam, como est√° seu desempenho, se ela est√° feliz realizando seu trabalho e se est√° atingindo as metas estabelecidas. Tudo isso tem impacto financeiro para a empresa, seja ele negativo ou positivo.

Entender essa realidade através da pesquisa de clima organizacional, por exemplo, ou mesmo utilizar metodologias ágeis como o OKR gera insumos para que o RH atue ativamente para melhorar os resultados e as entregas das equipes e dos colaboradores.

 

2. Comunicação interna

Outro fator relevante para o cen√°rio atual em que o home office come√ßou a fazer parte da nossa rotina √© a comunica√ß√£o interna. Com os times atuando de forma remota, o di√°logo e as intera√ß√Ķes do dia a dia foram limitadas √†s reuni√Ķes de alinhamento e, quem sabe, alguns happy hours online.

A comunicação institucional precisou ser repensada, e a tecnologia certamente foi um pilar que ajudou a amenizar o impacto do distanciamento na comunicação. Quantas vezes uma chamada de vídeo te ajudou a entender melhor a comunicação com um colega?

Plataformas OTT facilitam a divulga√ß√£o de mensagens e avisos atrav√©s da TV corporativa, fazendo com que o v√≠deo se transforme em um mecanismo para reduzir a dist√Ęncia f√≠sica e gerar mais conex√£o e empatia entre a empresa e os colaboradores.

Além disso, ter um espaço onde as equipes possam comemorar as conquistas diárias e fazer reconhecimentos para colegas de equipe pode estimular e melhorar a comunicação interna.

A plataforma da Feedz, por exemplo, oferece um mural de celebra√ß√Ķes onde qualquer colaborador pode comemorar com os colegas o atingimento de uma meta ou mesmo as pequenas conquistas pessoais.

Isso gera um sentimento de pertencimento e fortalece as rela√ß√Ķes entre as equipes, algo que aprendemos a valorizar ainda mais neste momento.

 

3. Automatização de tarefas

Outro benefício que uma ferramenta de gestão de pessoas pode trazer para o RH é automatizar tarefas complexas, facilitando a rotina operacional e fazendo com que tenha mais tempo para focar no que realmente importa: as pessoas.

O RH √© respons√°vel por tarefas burocr√°ticas e, muitas vezes, complexas. A organiza√ß√£o de documentos, constru√ß√£o de processos seletivos, contrata√ß√Ķes e demiss√Ķes s√£o alguns exemplos.

Al√©m disso, avalia√ß√Ķes de desempenho, pesquisas de clima e metrifica√ß√£o da satisfa√ß√£o dos colaboradores com a empresa representam tarefas dif√≠ceis de fazer manualmente, ou mesmo com a ajuda de planilhas e ferramentas gratuitas.

Contar com plataformas que auxiliam nessas demandas faz com que as tarefas sejam feitas de maneira mais rápida e eficiente, além de automatizar e tornar os processos mais confiáveis e seguros.

 

Recursos mais importantes em uma ferramenta de gest√£o de pessoas?

Depois de entender como uma ferramenta de gestão de pessoas pode ajudar o RH a ser mais eficiente e estratégico, vamos olhar para os recursos mais importantes na hora de escolher e contratar uma plataforma. Confere aí:

 

1. Avaliação de desempenho

A avalia√ß√£o de desempenho √© uma das ferramentas mais complexas de se fazer sem o aux√≠lio de uma ferramenta. Ela depende de um fluxo maior e de um n√ļmero grande de pessoas.

Com uma plataforma espec√≠fica para isso, as avalia√ß√Ķes de desempenho poder√£o ser feitas de uma maneira mais eficiente, pois permite que a metodologia seja seguida por inteiro.

 

2. Pesquisa de clima

A pesquisa de clima organizacional √© outro fator importante a se levar em considera√ß√£o na hora de escolher uma ferramenta de gest√£o de pessoas. Entender como est√° a sa√ļde e o clima do neg√≥cio permite estruturar a√ß√Ķes mais efetivas para melhorar o ambiente de trabalho, a sa√ļde mental dos colaboradores e, consequentemente, a produtividade.

 

3. OKR

O OKR é uma metodologia ágil que pode transformar a sua empresa. Ela foi criada na década de 70 por Andy Grove, mas se popularizou depois que a Google começou a inseri-la na sua cultura.

Com objetivos ambiciosos e metas alcançáveis, o OKR é capaz de motivar as equipes a entregar melhores resultados e, de quebra, serem mais criativas.

As metas são como desafios, e para alcançá-la os colaboradores vão procurar maneiras de atingir aquela meta, mesmo que isso signifique testar coisas novas e quebrar velhos paradigmas.

Coloque na balança, pois incentivar a cultura de testes pode trazer vários benefícios para a empresa.

 

4. eNPS

Além de entender o clima organizacional, que é um fator mais sazonal e pode ser influenciado por motivos mais subjetivos e circunstanciais, o eNPS é uma ferramenta capaz de medir a satisfação dos colaboradores com relação à empresa.

O eNPS significa Employer Net Promoter Score. Para medir o contentamento com a organiza√ß√£o, ele utiliza duas informa√ß√Ķes centrais: se a pessoa indicaria a empresa para um colega ou familiar trabalhar e quais os motivos para isso.

Apesar de parecer simples, o eNPS deve ser medido constantemente. Só assim será possível entender melhor sobre o employer branding do negócio e criar estratégias mais eficazes de atração e retenção de talentos.

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