Como orientar os colaboradores a realizar a autoavaliação de desempenho

Descubra como orientar os colaboradores a realizar uma autoavaliação de desempenho, as vantagens do método e como aplicar na sua empresa.

Incentivar os colaboradores a melhorarem constantemente não é uma tarefa fácil para o RH. A fim de conseguir isso, uma das maneiras é fazer com que eles olhem para si próprios e reflitam sobre seus pontos fortes e fracos, conquistas e potenciais.

A autoavaliação é a ferramenta de avaliação de desempenho indicada para esse objetivo. Infelizmente, para muitos RHs é difícil engajar os colaboradores a participarem. Há também uma ideia errada de que ela seja imparcial e, logo, não traga os resultados esperados.

Neste artigo, mostramos a você como orientar a realizar uma autoavaliação de desempenho e como ela pode, sim, ser um diferencial na performance dos seus colaboradores. Confira!

 

Entendendo a autoavaliação de desempenho

Antes de partirmos para como orientar a realizar uma autoavaliação de desempenho, vamos voltar uma casa e entender sobre o conceito.

Quando tratamos de avaliação de desempenho, existem diversos tipos que podem ser adotados pelos RHs. Um deles é a autoavaliação. 

Como o nome sugere, na autoavaliação de desempenho o colaborador avalia a si mesmo. Ela consiste, portanto, em uma análise para que a pessoa possa refletir sobre como se enxerga no ambiente de trabalho.

Normalmente, a autoavaliação é conduzida em conjunto com a avaliação do gestor ou faz parte do processo de avaliação 360. Desse modo, ela proporciona uma perspectiva abrangente da performance do funcionário.

Isso traz vantagens para os dois lados, isto é, tanto para a empresa quanto para seus talentos. Entenda:

 

Vantagens da autoavaliação para a empresa

  • Ajuda a traçar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI);
  • Simplicidade na implementação e aplicação;
  • Aumento da motivação do colaborador, o que o torna mais produtivo;
  • Fomenta a cultura do aprendizado contínuo;
  • Estimula o diálogo entre líderes e liderados.

 

Vantagens da autoavaliação para os colaboradores

  • Oportunidade para expressarem suas percepções sobre seu desempenho, ao mesmo tempo que demonstram autocrítica e autoconhecimento;
  • Impulsiona a independência, pois o próprio profissional toma consciência dos pontos que precisa melhorar;
  • Ao reconhecer suas conquistas, o funcionário se sente mais motivado;
  • Sentimento de que a empresa se importa com a opinião deles.

 

Baixar o kit de avaliação de desempenho

 

Etapas para implementar a autoavaliação de desempenho

Como comentamos, implementar a autoavaliação de desempenho é simples. Separamos as etapas envolvidas no processo para ajudar você:

 

1. Considere a pessoa que realizará o teste

Tão importante quanto saber como orientar a realizar uma autoavaliação de desempenho, está ter conhecimento de quem será o avaliado. 

O motivo é que a avaliação deve ser personalizada, já que ela aborda também as competências técnicas.

No entanto, tenha em mente que os formulários devem seguir um padrão. A personalização deve ser feita apenas na parte que aborda questões específicas ao cargo e função exercidos.

 

2. Elabore o questionário

O questionário de autoavaliação de desempenho precisa ser elaborado de forma a estimular o profissional a refletir sobre si mesmo.

Algumas ideias de perguntas que podem ser feitas:

  • Quais são os meus pontos fortes? Dê exemplos reais e concretos de como esses pontos já contribuíram com a organização.
  • Quais são os meus pontos fracos? Dê exemplos reais e concretos de como esses pontos já contribuíram com a organização.
  • Em qual situação/oportunidade eu me sairia melhor se não fosse pelos meus pontos fracos?
  • O que eu deveria deixar de fazer nos próximos 3 meses?
  • O que eu deveria fazer nos próximos 3 meses? 
  • Qual o meu maior sonho de vida?

 

Caso seja possível, é interessante que o colaborador tenha a oportunidade de, no questionário, avaliar suas habilidades olhando para futuros cargos.

👉 Dica: baixe nossa planilha editável com 190 Exemplos de Competências para Avaliação de Desempenho

Isso ajuda a traçar um PDI para o profissional.

Baixar o guia com exemplos de PDI para colaboradores

 

3. Informe os colaboradores com antecedência

Com os questionários elaborados, é hora de informar os colaboradores que haverá uma avaliação.

O ideal é avisá-los com antecedência sobre a data, mas também sobre a importância da metodologia.

Para garantir a participação dos funcionários, considere adotar uma estratégia de gamificação, na qual eles ganham pontos conforme forem cumprindo as etapas. Neste artigo sobre gamificicação você aprende mais sobre o tema. 

Além disso, é fundamental orientar os funcionários a realizar a autoavaliação. Explicamos melhor mais abaixo.

 

4. Utilize a tecnologia

Seja para elaborar o questionário e enviar as autoavaliações, como para acompanhar quem a preencheu e analisar os resultados, a tecnologia é uma aliada. 

Existem  ferramentas de avaliação de desempenho, como plataformas voltadas para a avaliação de desempenho, como a Feedz, que automatizam e otimizam todo o processo, tornando-o ainda mais simples.

Pedir uma demonstração gratuita da ferramenta de avaliação de desempenho da Feedz

 

Orientando os colaboradores para a autoavaliação

Em primeiro lugar, os colaboradores precisam entender que a autoavaliação é uma aliada e que ela será utilizada para ajudar no desenvolvimento profissional deles

Em segundo, deixe claro que não existe resposta certa e nem errada, e que os dados servirão para que a empresa torne o ambiente de trabalho ainda melhor e possa melhor atender às expectativas de seu capital humano.

Ainda sobre como orientar a realizar uma autoavaliação de desempenho, ressalte que, quando eles foram pensar nas metas, procurem fazer de modo específico e realista.

E pensando no preenchimento do formulário, compartilhamos aqui dois exemplos do que escrever. Fique à vontade para mostrá-los aos seus colaboradores para dar a eles um direcionamento mais preciso.

 

O que fazer com os resultados da autoavaliação dos colaboradores?

Os resultados da autoavaliação são utilizados para:

 

Baixar ebook sobre como conduzir uma avaliação de desempenho do zero [passo a passo]

 

5 Dicas para criar um ambiente que encoraje a autoavaliação regular

Um ambiente que encoraje a autoavaliação é uma maneira de mostrar aos colaboradores que eles têm vez e voz. Para criar esse ambiente, considere estes pontos:

 

1. Seja claro quantos aos objetivos da autoavaliação

Os profissionais precisam entender por quais motivos a avaliação de desempenho será aplicada. Eles também têm que saber como as informações coletadas serão utilizadas.

Nesse sentido, aponte como a participação deles é importante para contribuir para o crescimento pessoal e da equipe como um todo.

 

2. Crie uma cultura de feedback

Empresas que têm a cultura de feedback demonstram que valorizam e focam na melhoria contínua. Além disso, o feedback é uma forma de empoderamento do funcionário, que passa a ter um sentimento de apreciação e reconhecimento.

Isso faz com que os profissionais tenham vontade de fazer a autoavaliação, pois eles sabem que serão ouvidos.

 

3. Crie um ambiente seguro

Essencial para ter a participação dos colaboradores, um ambiente seguro garante que eles responderão suas avaliações honestamente, sem medo de sofrerem retaliações. Mais uma vez, certifique-se de deixar bem claro como as informações coletadas serão utilizadas.

 

4. Reconheça os funcionários

Os profissionais tiraram um tempo para preencher as avaliações. Os resultados foram tabulados e… nada aconteceu. Nesse caso, não tem como incentivar o envolvimento se a autoavaliação ficar esquecida, concorda?

Se como orientar os colaboradores a realizar uma autoavaliação de desempenho é importante para que eles participem, para garantir que a metodologia seja aplicada regularmente é preciso agir.

Isso significa dar um feedback, reconhecer suas conquistas, estabelecer metas e acompanhar o progresso. 

👉 13 ideias para reconhecimento de funcionários

 

5. Automatize o processo

Defina um intervalo para as autoavaliações e garanta que os formulários sejam elaborados rapidamente e que atendam às necessidades da empresa. Um processo automatizado possibilita isso, mas não acaba aí.

A automação significa também que seus funcionários não precisarão preencher formulários em papel, pois eles podem responder ao questionário por meio de uma ferramenta intuitiva e amigável. 

A ferramenta de avaliação de desempenho da Feedz possibilita ao RH criar avaliações totalmente personalizadas e analisar os resultados em tempo real para tomar decisões com mais agilidade (e baseada em dados).

Além disso, feedbacks contínuos, Gestão de Objetivos e Metas (OKR), Reuniões 1:1, entre outros, são automatizados com as funcionalidades na nossa plataforma completa de gestão de pessoas. 

Solicite uma demonstração gratuita e saiba mais 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar