12 tipos de avaliação de desempenho e suas principais características

Conheça 12 tipos de avaliação de desempenho para escolher o melhor modelo para sua empresa.


Acompanhar a performance dos colaboradores de perto é um daqueles ingredientes indispensáveis para uma boa gestão de pessoas. E, por sorte, há diferentes tipos de avaliação de desempenho que podem ajudar as empresas nessa jornada.

Mas, se por um lado a ampla gama de opções é vantajosa, já que permite que as organizações escolham os métodos mais alinhados às próprias necessidades, por outro lado essa pluralidade também costuma gerar muitas dúvidas.

Na maioria das vezes, as perguntas que mais ressoam são sobre qual é o melhor tipo de avaliação e como ele funciona. Se você tem buscado respostas para essas dúvidas, o artigo de hoje vai te ajudar. Acompanhe!  

Como funciona a avaliação de desempenho?

Antes de falarmos sobre quais os tipos de avaliação de desempenho que existem, queremos abrir um parêntese para resgatar qual o propósito desta ferramenta e como ela funciona.       

Como já explicamos em outros posts, a avaliação de desempenho nada mais é do que um recurso amplamente adotado pelas organizações a fim de determinar o trabalho realizado e os resultados obtidos por seus funcionários ao longo de um determinado período.

Embora existam diferentes formas de adotar essa ferramenta, no geral, ela é composta por etapas parecidas:

  1. Definição do método, pessoas envolvidas e competências que serão avaliadas;
  2. Elaboração e aplicação do questionário de perguntas;
  3. Escolha da escala de avaliação (como, por exemplo, notas de 0 a 10);
  4. Feedback entre o gestor o colaborador avaliado e criação de um plano de desenvolvimento.

 

 

Quais são os principais objetivos da avaliação de desempenho?

 A adoção de um processo de avaliação de desempenho nas organizações cumpre com diferentes propósitos…

O número 1 é permitir que cada colaborador tenha uma visão clara sobre em quais pontos tem se destacado e em quais ainda precisa melhorar para desempenhar melhor sua função.

Mas, além disso, essa ferramenta também oferece insumos para que a empresa consiga tomar decisões mais estratégicas, seja na hora de planejar as ações de treinamento ou, então, na hora de promover ou desligar alguém.

Quando a avaliação de desempenho se torna uma prática contínua, muitos benefícios podem ser alcançados, como aumento do engajamento e produtividade das equipes, correção de desvios de conduta, fortalecimento da comunicação interna etc.

 

Quais são os 12 principais tipos de avaliação de desempenho?

Se a sua empresa busca alcançar os objetivos e vantagens que apresentamos acima, saiba que não faltam tipos de avaliação de desempenho para auxiliá-la nesta missão.

Na sequência, apresentamos aqueles que têm feito mais sucesso nas organizações: 

 

1.    Avaliação direta ou 90 graus

É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre este tipo de avaliação de desempenho. Afinal de contas, ele é um dos mais comuns.

Também conhecida como avaliação por superior imediato, a avaliação 90 graus ocorre quando apenas o gestor direto assume o papel de avaliar e emitir um parecer sobre os colaboradores que estão sob a sua gestão. 

 

2. Autoavaliação

Na autoavaliação de desempenho, o colaborador avalia a si mesmo, levando em consideração algumas competências específicas, como comunicação, capacidade para trabalhar em equipe, atendimento de prazos e organização.

Ao permitir a reflexão, uma das grandes vantagens do método é que ele impulsiona a independência do profissional para que ele mesmo tome consciência sobre quais aspectos precisa melhorar.

 

3. Matriz 9 Box

A Matriz 9 Box é uma ferramenta visual que contribui com a tomada de decisões referentes à movimentação de cargos, desligamentos, promoções e treinamentos.

Em outras palavras, ela ajuda a mapear quais os profissionais que ainda precisam se desenvolver mais e quais estão prontos para alcançar novos desafios dentro da organização.

Para isso, os colaboradores devem ser encaixados em um dos nove quadrantes que compõem a matriz, incluindo “baixo potencial e média performance”, “médio potencial e alta performance” ou “alto potencial e alta performance”. 


 

4. Escala gráfica

Para aplicar a escala gráfica é bem simples: basta criar um documento dividido em colunas horizontais e verticais. Em uma delas, você deve colocar as competências que serão analisadas e, na outra, as escalas de valores (como ruim, médio e bom).

O único ponto de atenção é que, no geral, a escala gráfica não permite avaliações aprofundadas. Justamente por isso, ela costuma ser usada em conjunto com outros tipos de avaliação de desempenho. 

 

5. Avaliação conjunta ou 180 graus

Considerada uma evolução da avaliação direta, na avaliação 180 graus tanto o líder quanto o liderado avaliam o trabalho que vem sendo realizado pelo colaborador ao longo de um período específico.

Ela pode ser usada sempre que a empresa quiser mapear a qualidade do trabalho e a produtividade dos seus funcionários, bem como avaliar algumas competências específicas. 

 

6. Avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus é um dos tipos de avaliação de desempenho mais completos e justos que existem, pois leva em consideração diferentes opiniões sobre a performance de um colaborador.

Além da análise do gestor direto e do próprio funcionário, ela também inclui a visão de colegas de trabalho, de outras lideranças, subordinados, fornecedores e até mesmo clientes. 

[CTA] Avaliação 90 180 e 360 graus

 

7. Escolha forçada

Na escolha ou curva forçada, os colaboradores da empresa devem ser categorizados em três grandes grupos, da seguinte forma: 20% no grupo de alto desempenho, 70% em médio desempenho e 10% em grande desempenho.

Embora ainda seja adotada por algumas organizações, a escolha forçada é vista hoje como uma metodologia ultrapassada dada a sua enorme rigidez.

 

8. Avaliação de desempenho por competências

A avaliação de desempenho por competências foca no mapeamento das competências técnicas e comportamentais consideradas essenciais para o desenvolvimento dos colaboradores em suas funções.

A partir dela, é possível validar quais habilidades estão sendo plenamente atendidas e quais ainda precisam ser aprimoradas.

👉 30 perguntas para Avaliação de Desempenho por competências

9. Avaliação por objetivos

O foco da avaliação por objetivos é acompanhar o empenho dos funcionários para atingir suas metas individuais, facilitando assim a identificação de quais profissionais estão comprometidos com os objetivos da empresa e com o próprio desenvolvimento. 

Para que dê certo, é importante que todas metas individuais e coletivas sejam devidamente definidas, juntamente com o peso que cada uma delas terá na avaliação.

 

10.  Avaliação de desempenho do líder

Mapear o desempenho individual dos líderes de uma empresa, a fim de identificar os pontos fortes e de melhoria, também é muito importante. É aí que entra, então, a avaliação de liderança.

Vale dizer que muitos dos tipos de avaliação de desempenho citados acima podem ser adotados para cumprir esse propósito, como as avaliações 180 graus e 360 graus.

[CTA] Passo a passo - Como preparar as lideranças para o processo de AD

 

11.  Avaliação por incidentes críticos

Este modelo é utilizado especificamente para registrar situações “divisoras de água”, sejam elas positivas ou negativas.

Seu foco, portanto, é avaliar aqueles comportamentos considerados super importantes para a realização eficaz ou não de um trabalho.

 

12. Avaliação de experiência

Geralmente, quando um colaborador CLT entra na empresa, começa o período de experiência que pode ir até 90 dias. Depois desse período, a avaliação de experiência ajuda a identificar se o colaborador tem fit cultural com a empresa e se está realmente apto para assumir a função de forma efetiva.

 

Considerações finais

Agora que você já sabe quais são os tipos de avaliação de desempenho mais comuns, basta colocar na balança e identificar quais delas fazem mais sentido para a realidade da sua empresa.

Mas tenha em mente o seguinte: explorar mais de uma forma de avaliar os colaboradores pode ser muito vantajoso. Portanto, não se prenda a apenas um modelo.

O mais importante é fazer disso uma prática recorrente na sua empresa!

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