O que escrever na avaliação de desempenho individual (Com exemplos)

Deixa eu adivinhar: você está aqui porque seu chefe lhe pediu para escrever sua autoavaliação, e você não tem ideia sobre o que escrever na avaliação de desempenho individual. 

Fica em paz porque você chegou no lugar certo!

Uma avaliação de desempenho individual significa que você não apenas deve refletir sobre o ano que passou e demonstrar seu valor para a empresa, mas também deve fazer isso com humildade e vontade de crescer. Sem pressão, não é mesmo?

homem suando

 

Portanto, vamos falar sobre todas as etapas necessárias e eliminar o medo de escrever uma autoavaliação. Por fim você saberá exatamente como escrever uma avaliação de desempenho individual que mostre as qualidades que os gerentes procuram em empresas de alto desempenho, junto com exemplos de autoavaliações que você pode utilizar.

 

O que é avaliação de desempenho individual?

As avaliações de desempenho individual, também chamadas autoavaliações, são uma avaliação dos próprios pontos fortes e fracos de uma pessoa.

Quando as pessoas fazem autoavaliações, geralmente são solicitadas a identificar conquistas das quais se orgulham, ocasiões em que atingiram ou superaram seus objetivos, exemplos de como expandiram seu conjunto de habilidades e em quais áreas podem precisar aprimorar suas habilidades.

Geralmente, essas avaliações cobrem um período específico de revisão de desempenho, como um trimestre ou um ano.

 

As avaliações de desempenho têm várias vantagens para funcionários e gestores:

  • Permite que os funcionários demonstrem suas realizações. É essencial que os funcionários tenham a oportunidade de compartilhar algumas de suas conquistas favoritas, como um projeto desafiador que concluíram ou como ajudaram a equipe a atingir metas e objetivos específicos. Destacar essas realizações ajuda os funcionários a se sentirem reconhecidos por seus esforços e lhes dá uma visão dos tipos de trabalho que consideram mais gratificantes.
  • Ajuda os gerentes a se manterem informados sobre os pontos fortes e as realizações de seus funcionários. Os líderes nem sempre estão cientes de todas as contribuições que cada funcionário faz para o sucesso da equipe. Quando o colaborador cita suas realizações, ele ajuda os gerentes a ficarem atentos aos pontos fortes, habilidades e valor que esse colaborador tem.
  • Motiva os funcionários a se responsabilizar por seus pontos fortes e fracos. Quando um funcionário reflete sobre o trabalho que realizou em um período específico, ele se torna mais consciente de onde é mais bem-sucedido e quais áreas precisam ser melhoradas. Reservar um tempo para reflexão pode ajudar os membros da equipe a encontrar novas oportunidades para aplicar seus melhores pontos fortes, ao mesmo tempo em que identificam onde podem precisar concentrar seus esforços de desenvolvimento de habilidades. Por exemplo, eles podem encontrar novos usos para talentos existentes ou podem reconhecer como a falta de habilidades em uma determinada área os está impedindo de maximizar sua eficiência.
  • Permite saber o valor de um colaborador. As análises de desempenho são um excelente momento para reavaliar a remuneração e a trajetória de carreira dos funcionários e determinar se eles receberam um aumento ou promoção. As autoavaliações levam os funcionários a identificar exatamente como agregam valor à organização e se demonstraram ou não as habilidades necessárias para assumir responsabilidades adicionais. Isso pode ajudar a definir melhores expectativas sobre se um funcionário se qualificou ou não para um aumento salarial ou uma função mais sênior.

 

O que escrever na avaliação de desempenho individual?

catinho se olhando no espelho

Apesar de sua importância, escrever uma autoavaliação não é uma tarefa fácil. Analisar a si mesmo pode ser extremamente difícil, especialmente quando essa análise é submetida a um supervisor para revisão.

Veja a autoavaliação como se fosse um espelho, esse é o momento de olhar para si mesmo e para suas realizações. 

Se você estiver tendo problemas para começar, essas dicas vão ajudar você a aprender como escrever uma avaliação de desempenho individual.

Primeiramente, vamos começar com uma estrutura sólida de autoavaliação. Ela deve ser mais ou menos assim:

  1. Metas (pessoais ou atribuídas)
  2. Realizações desde a última autoavaliação
  3. Insights sobre produtividade
  4. Melhorias desde a última avaliação de desempenho individual
  5. Plano de crescimento ou PDI
  6. Fit cultural

Se o seu gestor lhe deu um formulário para preencher, tudo bem. No entanto, se você realmente deseja impressionar seu gestor, tente mencionar todos esses tópicos ao longo do texto.

 

1. Metas (pessoais ou atribuídas)

Pode ser que no seu trabalho lhe foi sugerido como metas aprender a usar um software, assumir a liderança em um projeto ou lidar mais com clientes. Cite essas metas na sua avaliação de desempenho individual.

O ideal é que você também tenha alguns objetivos pessoais para falar, que pode ser se organizar melhor, ser mais pontual ou fazer um curso.

Mostre o progresso que foi feito nessa meta desde sua última avaliação. Você atingiu a meta?

Se sim, explique como fez isso. Caso você não tenha alcançado totalmente suas metas, você pode trazer os problemas que te bloquearam e como fará para solucionar esses problemas.

 

2. Realizações desde a última autoavaliação

Nessa seção descreva quais foram suas realizações desde a última avaliação de desempenho individual. Não presuma que seu gestor se lembrará de tudo o que você fez no trimestre anterior.

Então, use essa parte para dar um destaque em todas as coisas incríveis que você fez e nas coisas que você ajudou outros também.

Não faça somente uma lista com o nome das realizações. Destaque a atividade, se ela foi concluída e o impacto que a atividade teve na empresa.

 

3. Insights sobre produtividade

Essa é a seção da autoavaliação em que você precisa saber o que te motiva. Basicamente a ideia é responder a seguinte pergunta: Quais são os comportamentos que estão ajudando você a ter sucesso e o que está impedindo você de ter mais produtividade no trabalho?

Responder essa pergunta vai ajudar seu gestor a ver sua capacidade de entender como aconteceram as vitórias e fracassos e depois se autocorrigir. Outras perguntas que podem ajudar são:

  • Quando me senti mais produtivo?
  • Menos produtivo?
  • Qual dos meus hábitos aumentaram minha produtividade?
  • Quais sabotaram?

 

4. Melhorias desde a última avaliação de desempenho individual

Depois de saber o que te motiva, é hora de saber mais sobre seus pontos fracos. É exatamente isso que os gerentes procuram em seus funcionários de alto desempenho, a autoconsciência.

Descubra as áreas que você precisa melhorar, junto com as etapas de ação para resolvê-las. Isso ajudará seu gerente a ajudá-lo a crescer.

Todos nós temos áreas que precisamos melhorar. Não se trata de ser negativo ou se humilhar. É uma questão de olhar honestamente no espelho para que você possa crescer — não apenas como funcionário, mas como ser humano.

mulher se olhando no espelho fazendo autoavaliação de desempenho

 

5. Plano de crescimento ou PDI

Nada diz mais sobre habilidades de liderança do que sugerir os próximos passos para você mesmo.

Novamente, seu gestor pode ter suas próprias ideias sobre seu plano de desenvolvimento, mas não espere por ele.

Você conhece a si mesmo melhor, então leia tudo o que escreveu em sua avaliação de desempenho individual até agora e considere o que fazer a seguir para continuar crescendo.

 

6. Fit cultural

Resuma de forma geral como você se comporta como pessoa e como membro da empresa. Dessa forma, seu gestor entenderá como você se vê alinhado aos valores da empresa.

Se sua empresa tem valores claramente definidos, então é fácil. Basta escrever cada um dos valores essenciais da sua empresa e como você os incorporou desde sua última avaliação de desempenho individual.

Use um exemplo detalhado de uma época em que você foi além e como isso beneficiou a empresa.

 

2 exemplos do que escrever na avaliação de desempenho individual

Exemplo de avaliação de desempenho individual – Marketing

Nossa equipe de marketing tem se concentrado em fortalecer nossas campanhas de inbound marketing, então decidi fazer o Curso de Certificação de Inbound da Rock Content para poder entender a equipe e ajudar a aumentar os leads.

Não atingimos nossa meta — acabamos aumentando a taxa de conversão para 5,0%. No entanto, esse foi um progresso importante porque é a primeira vez que fazemos um projeto como este. Aprendi muito sobre testes e práticas recomendadas e agora me sinto pronto para conduzir mais testes no ano que vem.

Cheguei à conclusão de que muitas vezes me envolvo em conversas internas negativas. Às vezes, não é nem mesmo consciente, eu penso que “Eu nunca poderia aprender essa habilidade” ou “Não devo ser muito inteligente para trabalhar aqui”.

Isso às vezes afeta minha confiança. Quero ser capaz de realizar projetos com gosto, então isso é algo em que vou trabalhar. Você tem algum recurso que você recomenda?

Outra coisa que preciso melhorar é que quando estou no meio do trabalho, especialmente pensando em estratégias para aumentar os leads, costumo ficar irritada com as interrupções. Percebi que tento encerrar a conversa rapidamente para poder voltar às minhas tarefas.

Eu queria ter uma comunicação mais aberta com minha equipe para que ambos saibamos o que esperar um do outro. Por exemplo, posso dizer a todos que, quando coloco meus fones de ouvido, isso significa que preciso manter o foco.

Sobre o fit cultural, nosso objetivo sempre é entregar os leads no prazo, mesmo que isso signifique trabalho extra. Quando não conseguimos bater nossas metas, isso afeta outros setores, como o de vendas.

Eles disseram que entenderam. Mas fiz algumas pesquisas e percebi que a entrega da nossa meta seria possível com cerca de mais um funcionário em conteúdo. 

 

Exemplo de avaliação de desempenho individual – Suporte ao cliente

Em meu primeiro trimestre como suporte ao cliente, mantive altos padrões de atendimento ao cliente e capacidade de resposta que se refletiram nos resultados do meu trabalho.

Dada a meta de manter um tempo médio de resposta abaixo de 1 minuto, mantive um tempo médio de ligação de 0,26 segundos durante todo o trimestre.

Juntas, essas métricas demonstram que tenho fornecido consistentemente aos nossos clientes um serviço de qualidade e pontual que excede suas expectativas e os requisitos definidos.

O maior fator de meu sucesso foi a maneira como usei os recursos internos da empresa, incluindo materiais de treinamento. Minha crescente experiência e familiaridade com as operações contribuem para meus tempos de resolução rápidos com os clientes.

 

Veja sua avaliação de desempenho individual como algo bom!

Nós esperamos e queremos muito que você tenha entendido como escrever uma avaliação de desempenho individual com confiança.

Se você estiver disposto a ser autoconsciente, terá a chance de se destacar.

CEO e Co-founder na Feedz. Trabalha com TI desde 2006 e, nos últimos anos, concentrou os esforços para criar produtos e liderar equipes para entender seus propósitos e criar uma versão melhor de si mesmas.
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