10 tipos de feedback e como us√°-los

10 tipos de feedback

√Č de comum conhecimento que receber um feedback √© como receber um presente, mas voc√™ sabia que eles n√£o s√£o todos iguais e existem diferentes tipos de feedback?

Sim, há mais do que apenas um tipo. Na verdade, existem feedbacks que variam de fontes a tom e qualidade. 

Com diferentes tipos de feedback disponíveis, é importante se familiarizar com quando usar cada tipo.

Esse artigo foi escrito com o objetivo de fornecer conselhos pr√°ticos sobre os v√°rios tipos de feedbacks.

Mas primeiro vamos ver uma quest√£o fundamental.

 

O que √© feedback e qual a sua import√Ęncia no local de trabalho?

Em termos práticos, o feedback construtivo é um conselho específico que aborda uma questão específica. 

O valor do feedback positivo nos funcionários é muito claro. Ele reforça os comportamentos corretos e está diretamente ligado ao aumento do engajamento e da produtividade no trabalho dos funcionários. 

O feedback negativo é igualmente importante. Quando fornecido de forma construtiva, ele reduz comportamentos negativos e ajuda os funcionários a entender seus pontos fortes e fracos. 

Assim, o feedback certo, dado em um momento decisivo, pode ter um impacto significativo sobre comportamentos, habilidades e, em √ļltima inst√Ęncia, carreiras.

 

10 tipos de feedback

Tipos de feedback

Lembre-se: O feedback é um presente!

O feedback pode servir a vários propósitos e assumir várias formas. Cada tipo de feedback tem seu lugar no aprimoramento do colaborador. De acordo com o artigo da Valamis,  existem pelo menos 10 tipos de feedbacks. 

 

1. Feedback formal

Esse tipo de feedback é o mais óbvio e pode assumir a forma de uma avaliação de desempenho anual. O feedback formal é normalmente organizado e pode ser pré-planejado.

Essas conversas permitem que o empregador e o funcion√°rio discutam abertamente √°reas problem√°ticas, coisas que est√£o indo bem, quest√Ķes abertas e muito mais.

O funcionário deve saber quais serão os tópicos da conversa para que possa se preparar.

 

2. Feedback informal

Esse √© o tipo de feedback mais comum que ocorre no local de trabalho, tamb√©m conhecido como feedback cont√≠nuo. Pode acontecer a qualquer momento, entre qualquer pessoa, e pode ser t√£o eficaz e √ļtil quanto improdutivo e prejudicial.

Esse tipo de feedback √© geralmente muito espont√Ęneo e muitas vezes n√£o solicitado.

O feedback informal pode ajudar a construir um ambiente de trabalho de cooperação, quando compartilhado da maneira certa.

Esse tipo de feedback pode variar muito, desde um simples ‘bom trabalho naquela apresenta√ß√£o’ a algo mais substantivo, como mostrar a algu√©m uma nova maneira de fazer algo.

 

3. Feedback Peer to Peer/Ponto a Ponto

Os colegas de trabalho est√£o constantemente dando feedback uns aos outros sem saber. Isso ocorre porque geralmente vem na forma de feedback informal.

Os colegas compartilham conhecimentos sobre como o trabalho é feito com novos colaboradores, eles sempre ajudam os outros a acrescentar coisas em seu conhecimento.

Um ambiente de trabalho vai ser mais feliz quando houver feedback ponto a ponto eficaz. Esse tipo de feedback deve ser compartilhado positivamente, pois o feedback negativo dos colegas pode causar tens√Ķes. Portanto, √© muito importante saber dar feedback construtivo no trabalho.

Por exemplo: Entrou um novo funcion√°rio na equipe. Ele ainda est√° aprendendo a usar o software. Seu companheiro de equipe percebeu que ele estava realizando uma tarefa gen√©rica, mas demorando mais do que o esperado. Ent√£o, ele decidiu mostrar ao novo colaborador um atalho de teclado √ļtil para minimizar o tempo gasto nessa tarefa.

 

4. Auto-feedback

Um auto-feedback √© uma forma de feedback aut√īnomo que os funcion√°rios podem dar a si mesmos.

Ou seja, os indivíduos identificam seus pontos fracos e podem buscar uma maneira de melhorar. Inclusive, eles podem compartilhar isso com colegas ou com a gerência na esperança de apoio.

Um local de trabalho que incentiva os funcion√°rios a darem feedback para si mesmos pode ajud√°-los a definir metas para o futuro.

√Č importante ter tempo e incentivo para a autorreflex√£o e os funcion√°rios podem se beneficiar muito com isso.

Por exemplo: Um funcionário pode reconhecer que há uma lacuna em seu conhecimento. Ele pode passar algum tempo estudando o assunto, fazer um curso e também abordar seu gerente para pedir orientação nessa área.

 

5. Feedback construtivo

O feedback construtivo deve se concentrar no trabalho e n√£o na pessoa e deve ter um ponto forte que beneficia o colaborador no futuro.

Deve ser constru√≠do em torno de observa√ß√Ķes feitas sobre o trabalho e os resultados da pessoa.

 

6. Feedback destrutivo

O feedback destrutivo √© o oposto direto do feedback construtivo e n√£o √© muito √ļtil. Em vez de se concentrar no trabalho, o feedback destrutivo se concentrar√° no indiv√≠duo e √© de natureza muito pessoal.

H√° poucos conselhos produtivos dados e o feedback tende a apontar falhas sem solu√ß√Ķes.

Entre os tipos de feedback, esse daqui é o que não deve ser dado.

 

7. Feedback de elogios

O elogio pode ser um excelente motivador e o local de trabalho se beneficiar√° com um feedback positivo.

Os funcion√°rios gostam de se sentir valorizados e provavelmente ser√£o funcion√°rios leais para as empresas que se relacionam com eles dessa forma.

A apreciação pode vir de pequenos comentários informais sobre o trabalho até um grande reconhecimento, como prêmios por um bom trabalho.

Aqui est√£o alguns exemplos de quando usar elogios:

  • Quando algu√©m superou as expectativas;
  • Identificou uma nova forma de realizar uma tarefa e economizar tempo;
  • Melhorou a qualidade do seu trabalho;
  • Ajudou seu colega em uma tarefa dif√≠cil

Elogios s√£o uma coisa maravilhosa de se ter em abund√Ęncia no trabalho; no entanto, elogiar demais pode ser uma coisa ruim. Isso acontece porque os funcion√°rios n√£o se sentir√£o t√£o desafiados se forem constantemente elogiados.

 

8. Críticas também fazem parte dos tipos de feedback

Essa é a forma mais negativa de feedback que deve ser abordada com cuidado para evitar que os funcionários se sintam mal.

A crítica só deve ser compartilhada construtivamente e não como um método para rebaixar alguém.

Esse tipo de feedback no local de trabalho é usado para chamar a atenção para o trabalho de alguém que pode não estar à altura.

A crítica pode ser usada para avaliar as áreas de desempenho que precisam de melhorias.

Se a cr√≠tica n√£o tiver conclus√Ķes pr√°ticas, voc√™ corre o risco de os funcion√°rios se sentirem abatidos e subestimados.

Você pode usar um feedback de críticas quando:

  • Falar sobre √°reas de melhoria com conselhos sobre como fazer isso;
  • Em reuni√Ķes programadas, como sua revis√£o anual;

A crítica deve ocorrer em um ambiente privado, pois o funcionário se sentirá prejudicado se for feita na frente de seus colegas. O feedback negativo pode ser difícil de engolir, portanto, criar um ambiente saudável é muito importante.

 

9. Feedback de incentivo

O tipo certo de feedback pode ser muito inspirador para os funcion√°rios. Ao ter sess√Ķes de feedback menores com foco no incentivo, voc√™ pode criar um ambiente de trabalho com seguran√ßa emocional, mais seguro e amig√°vel.

Assim, nesse tipo de feedback, existe uma ênfase maior no trabalho que está sendo feito, em vez de nas metas.

O incentivo pode ser dado formal ou informalmente, como parte de uma avaliação de desempenho ou um rápido comentário sobre algum bom trabalho.

Alguns exemplos de quando usar o incentivo:

  • Quando um funcion√°rio atinge um novo marco;
  • Quando algu√©m faz mais do que foi pedido;
  • Para comemorar o sucesso com sua equipe;
  • Durante uma reuni√£o de equipe.

 

10. Feedback de avaliação

Esse tipo de feedback é geralmente usado para atualizar um funcionário sobre seu desempenho atual.

Isso √© √ļtil porque mant√©m os funcion√°rios informados sobre as expectativas, a seguran√ßa no trabalho e o desempenho deles.

As avalia√ß√Ķes s√£o uma oportunidade para assegurar aos trabalhadores que eles est√£o tendo um bom desempenho. Esse tipo de sess√£o de feedback tamb√©m √© uma √≥tima maneira de discutir √°reas de melhoria.¬†

O feedback da avaliação pode ser fornecido frequentemente como uma forma de monitorar o desempenho de um funcionário e mantê-lo informado. 

Aqui est√£o alguns bons momentos para usar o feedback de avalia√ß√Ķes:

  • Em uma avalia√ß√£o de desempenho anual;
  • Reuni√Ķes regulares durante o per√≠odo de onboarding remoto;
  • Ap√≥s eventos importantes, como perder ou ganhar um novo cliente;
  • Quando um funcion√°rio solicita um.

 

Qual devo escolher entre os tipos de feedback?

Feedback positivo e √ļtil √© a melhor maneira de estabelecer uma cultura de feedback.¬†

Quer você seja um gerente ou um funcionário, a mensagem é a mesma: as pessoas respondem bem a elogios, incentivo e orientação. 

Assim, concentre-se em encorajar um comportamento positivo futuro e n√£o se apegue ao passado.

Não é a coisa mais fácil de se conseguir, mas fazer parte de uma empresa que se orgulha de ter uma cultura de feedback saudável é inestimável.

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