Autoavaliação de desempenho: O que é, dicas e como aplicar?

A autoavaliação de desempenho é uma avaliação que o profissional faz sobre si mesmo. Mas como a empresa aplica? Veja neste artigo!

Enquanto a avaliação de desempenho “tradicional” já é bastante valorizada no mundo corporativo, especialmente em grandes empresas, a autoavaliação de desempenho é uma tendência que ainda causa um pouco de estranhamento…

Neste caso, o objetivo principal é levar o colaborador a um momento de reflexão, para que ele mesmo expresse sua visão sobre si – o que pode contribuir significativamente para o seu desenvolvimento, bem como prepará-lo para a conversa com o gestor.  

Quer entender melhor como essa estratégia funciona? Então vem com a gente! 

Abaixo, explicamos tudo o que é preciso saber para começar a adotá-la na sua empresa. 😀🤘

O que é uma autoavaliação de desempenho?

Indo direto ao ponto, a autoavaliação de desempenho consiste em uma avaliação que o profissional faz sobre si mesmo, levando em consideração questões como pontualidade, capacidade de trabalhar em grupo, entre outras competências.

Mas, para nos aprofundarmos nesta estratégia e explicar como ela surgiu, precisamos relembrar o objetivo principal por trás de toda avaliação de desempenho: acompanhar e aprimorar a performance dos colaboradores de maneira contínua.

No geral, uma avaliação de desempenho pode ser feita de muitas formas… A mais básica delas é a avaliação de desempenho 90 graus, na qual o colaborador é avaliado apenas pelo seu gestor direto.

Mas, com o desenvolvimento da gestão de pessoas ao longo dos anos, percebeu-se a necessidade de aperfeiçoar esse processo de avaliação de desempenho e criar etapas complementares, para que outros olhares também fossem levados em consideração.

Foi aí que outros tipos de avaliações, como a autoavaliação de desempenho  e até mesmo a avaliação de desempenho 360 graus, entraram em cena.

No caso da autoavaliação, o objetivo é entender como o indivíduo se enxerga no ambiente de trabalho. Desta forma, a técnica auxilia a pessoa a tomar consciência sobre o seu próprio desempenho, o que também embasa a avaliação que será realizada junto ao líder.

Juntas, a avaliação realizada pelo gestor e a autoavaliação geralmente resultam na produção de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), no qual líder e liderado traçam metas e objetivos de desenvolvimento de carreira para que o colaborador cumpra em um determinado período. 

 

Benefícios da autoavaliação de desempenho

Antes de te dar algumas dicas de como produzir, aplicar ou responder uma autoavaliação de desempenho, vamos te mostrar que essa é uma estratégia que vale muito a pena!

Veja, na sequência, alguns dos principais benefícios associados ao uso da metodologia:  

 

1. É um processo simples de ser implantado e aplicado

A autoavaliação de desempenho demanda apenas um formulário a ser criado pelo RH, ou seja, ela não depende de altos investimentos financeiros por parte da empresa.

 

2. Dá base para um programa de desenvolvimento de talentos

Assim como a avaliação de desempenho tradicional, a autoavaliação ajuda o RH a traçar um plano de carreira para o colaborador, de forma a aproveitar seus pontos fortes e considerar seus pontos de melhoria.

 

3. Ressalta as conquistas

A autoavaliação permite que o colaborador volte um pouco no tempo e se dê os créditos por seus projetos e trabalhos concluídos com sucesso.

 

4. Impulsiona a independência do colaborador

A reflexão é feita de forma independente, permitindo que o próprio profissional tome consciência do que precisa ser melhorado.

Além disso, a autoavaliação permite que o colaborador se responsabilize pelas próprias metas e objetivos, o que, por sua vez, pode mantê-lo mais focado no decorrer do próximo ano.

Por fim, a autoavaliação de desempenho ainda ajuda a trabalhar questões como ética e honestidade. Afinal, é preciso levar esses dois pontos em consideração na hora de julgar a si mesmo e destacar ou não determinados pontos de sua própria personalidade.

Kit Avaliação de Desempenho

 

Dicas para realizar uma autoavaliação de desempenho

Se você chegou até aqui, deve estar curioso para saber como fazer uma autoavaliação de desempenho, não é mesmo? Então vamos ao que interessa!

Para o profissional de RH, que geralmente é o responsável por formular as questões e aplicar ou orientar a aplicação da autoavaliação, separamos 9 dicas que podem ajudar e muito. Confira:

  1. Na hora de criar o questionário de autoavaliação de desempenho, formule perguntas que estimulem o funcionário a responder com dados e números. Essa técnica funciona bastante quando a pergunta se refere, por exemplo, a um projeto de sucesso recentemente realizado.
  2. Ao criar o formulário, também tenha em mente que cada colaborador é um indivíduo diferente. Parece óbvio, mas quanto mais personalizado for o questionário, de acordo com a área de atuação e cargo, melhor.

 

(Porém, atenção: é preciso seguir um padrão nos formulários criados! Essa dica é apenas para que perguntas específicas possam ser mais bem direcionadas. Se precisar, leia a descrição de cargo da pessoa a passar pela autoavaliação antes de definir as perguntas).

 

  1. Apresente as questões de forma que o funcionário consiga responder abertamente, mas que também consiga classificar seu desempenho. Ele pode escolher entre um número de 1 a 5 para se classificar em determinado aspecto, por exemplo.
  2. Na sua avaliação, permita que o colaborador liste, de forma clara, melhorias e metas para o próximo ano de trabalho. Elas precisam ser específicas e realistas.
  1. Se possível, também dê espaço para que o colaborador avalie suas habilidades em relação a futuros cargos. Assim, será mais fácil traçar um plano de desenvolvimento realmente eficaz.
  2. Deixe claro para os funcionários que a autoavaliação de desempenho é uma ferramenta para nutrir o desenvolvimento deles. Sendo assim, esclareça como esses dados serão armazenados e para que servirão!  
  3. Garanta que haja tempo hábil para que tudo seja respondido de forma clara e eficaz. A pressa pode comprometer o resultado. 
  4. Não deixe de envolver as lideranças nesse processo. Levar os resultados para aqueles que participam ativamente do dia a dia do colaborador é fundamental.
  5. Por fim, faça da tecnologia a sua aliada. Atualmente, tabular resultados e aplicar os questionários pode ser muito mais prático com a ajuda de algumas ferramentas de avaliação de desempenho, como plataformas voltadas exclusivamente para a avaliação de desempenho, como a Feedz.  

 

Seguindo as dicas acima, você aumenta as chances de construir e aplicar um formulário de autoavaliação com sucesso! Afinal, embora não exista uma “receita de bolo”, há bons caminhos que podem ser trilhados.

Inclusive, também há algumas orientações que podem ajudar aqueles que irão responder à autoavaliação de desempenho. Se esse for o seu caso, temos um artigo sobre “O que escrever na avaliação de desempenho individual” que pode te ajudar!  

 

Perguntas que podem ser utilizadas em uma autoavaliação de desempenho

Para finalizarmos com chave de ouro, queremos oferecer uma ajudinha extra para que você, profissional de RH, possa construir uma boa autoavaliação de desempenho: uma lista de questões que pode ser usada como base para o desenvolvimento do formulário! 

Confira, abaixo, algumas sugestões do que perguntar:

  • Quais são meus pontos fortes?
  • Por que os considero como meus pontos fortes? Dê exemplos reais e concretos de como esses pontos já contribuíram com a organização.
  • Como eu utilizo meus pontos fortes dentro da empresa?
  • Quais são meus pontos fracos e por quê?
  • Os pontos fracos atrapalham meu dia a dia de trabalho? Se sim, de que forma?
  • Em qual situação/oportunidade eu me sairia melhor se não fosse pelos meus pontos fracos?
  • Onde eu quero estar daqui há 1 ano? E daqui há 5 anos?

 

👉 Questionário de avaliação de desempenho [Modelo + Exemplos]

 

Esses são apenas alguns exemplos de perguntas que farão o colaborador refletir sobre si mesmo, bem como sobre seu papel dentro do departamento e da companhia como um todo.

Aproveite-as para se inspirar e começar a colocar em prática essa metodologia de gestão de pessoas que tem se tornado cada vez mais popular.

E ah… Se você gostou deste artigo e quer continuar aprendendo mais sobre o tema, nós temos outros conteúdos gratuitos sobre avaliação de desempenho. Aproveite!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar