Quais são as diferenças entre plano de carreira e plano de sucessão

Entenda o papel do plano de carreira e plano de sucessão na construção de equipes engajadas e negócios bem sucedidos.

Quando se trata de desenvolver talentos, criar times de alta performance e garantir a sustentabilidade dos negócios, há duas estratégias que não podem ficar de fora do planejamento do RH: o plano de carreira e plano de sucessão.

Ambas as ferramentas são parte fundamental da política de gestão de pessoas das organizações. Porém, por envolver processos que se assemelham em alguns aspectos, é comum que ainda surjam dúvidas na hora de colocá-las em prática.

Se essa é uma dificuldade que a sua empresa enfrenta, queremos te convidar para mergulhar no tema e entender, de uma vez por todas, as principais diferenças entre plano de carreira e plano de sucessão. Boa leitura!

Plano de carreira x Plano de sucessão    

Na essência, podemos dizer que o plano de carreira e plano de sucessão são dois lados de uma mesma moeda.

Isso porque, embora cada um possua objetivos próprios, no fim das contas ambos contribuem com o alcance de propósitos comuns: incentivar continuamente o desenvolvimento de carreira e garantir que a empresa siga crescendo de forma sustentável.

Para que fique mais claro, explicaremos a definição de cada uma dessas ferramentas a seguir:

 

Definição de plano de carreira e importância

O plano de carreira é um processo sistemático que permite que todos os colaboradores da empresa entendam qual caminho precisam traçar para se desenvolverem continuamente dentro da organização.

Ele funciona como uma espécie guia de crescimento profissional no médio e longo prazo, na medida em que permite que cada funcionário:

  • Analise seus próprios interesses e habilidades;
  • Entenda as diferentes oportunidades de carreira dentro da empresa;
  • Estabeleça objetivos de carreira claros, considerando as etapas anteriores;
  • Crie um plano de desenvolvimento para alcançar os objetivos estabelecidos.

 

A partir da execução dessas etapas, há muitos benefícios que podem ser alcançados. Entre os mais importantes, destacamos o aumento da satisfação e produtividade dos funcionários, além da consequente melhora do índice de retenção de talentos.  

Vale dizer que existem diferentes tipos de plano de carreira que podem ser aplicados dentro da empresa, como o plano de carreira em Y, o plano de carreira em linha e o plano de carreira W. 

Geralmente, eles mudam de acordo com o cargo de cada profissional. Então vale pesquisar um pouco mais sobre o tema para escolher aqueles que melhor se adequam à sua realidade. 

 

Definição de plano de sucessão e importância

O próximo passo para entender as diferenças entre plano de carreira e sucessão é compreender como funciona o “segundo lado” desta moeda. Então vamos lá!

Como o próprio nome sugere, o objetivo do plano de sucessão é identificar e desenvolver potenciais sucessores para ocuparem cargos estratégicos da organização – como, por exemplo, posições de liderança e alta gestão – quando for a hora.

Essa é uma conduta que garante a construção de uma liderança cada vez mais confiável e preparada dentro da organização, além de também evitar mudanças abruptas no momento de preencher posições tão relevantes.

Em geral, esse planejamento sucessório leva um pouco mais de tempo. Afinal, as habilidades necessárias para exercer uma boa liderança não são desenvolvidas de uma hora para outra.  

Ainda assim, o fato de existir essa estratégia na organização, por si só, já conta muitos pontos diante dos colaboradores. Afinal, ela transmite a mensagem de que a organização realmente se preocupa com o crescimento profissional do time e sabe valorizar um bom desempenho.

Vale pontuar, também, que quando um colaborador entende a importância do plano de carreira e o leva a sério, isso aumenta as chances de ele ser considerado para o planejamento de sucessão da empresa.

Kit para planejar a rotina do departamento pessoal

 

Principais  diferenças entre plano de carreira e plano de sucessão

Agora que os conceitos de plano de carreira e plano de sucessão foram apresentados, você já deve ter começado a perceber que eles possuem muitas particularidades, não é mesmo?

Mas, para deixar isso ainda mais claro, vamos pontuar abaixo os grandes pontos de diferença entre eles. Dê só uma olhada:

 

1.    Objetivo

Como mencionamos lá no começo do artigo, os planos de carreira e sucessão possuem objetivos bem distintos.

Enquanto o primeiro deles incentiva que cada funcionário, individualmente, revise as próprias habilidades e planeje os próximos passos da sua carreira; o segundo é uma estratégia encabeçada pela organização para garantir a continuidade da liderança dentro do negócio.

Além disso, o plano de carreira abrange todos os colaboradores da empresa. Já o plano de sucessão é direcionado apenas para alguns dos profissionais que se destacaram.

 

2.    Responsável por realizar

Os grandes responsáveis por colocar cada um desses planos para rodar também diferem.  

O plano de carreira é realizado na perspectiva de cada colaborador, dando abertura para que eles compreendam quais são seus planos futuros no mundo profissional e quais os recursos necessários para alcançá-los.

Embora conte com o apoio direto do RH e das lideranças da empresa, o foco está muito no planejamento e realização individual.

O plano sucessório, por outro lado, é uma estratégia organizacional. Isso significa que as ações ficam mais concentradas na mão da empresa, que é quem realmente vai identificar os talentos com maior potencial para ocupar uma posição de liderança e, então, prepará-los para tal.

👉 Funções do RH e Departamento Pessoal: quais as diferenças?

 

3.    Resultados práticos

No fim das contas, o plano de carreira visa garantir o sucesso de cada colaborador na trajetória profissional que ele deseja trilhar. Enquanto isso, o plano de sucessão garante a consistência das lideranças da empresa.

Além disso, no primeiro caso a ideia é que o colaborador possa ocupar vários cargos ao longo de sua carreira. Já no segundo, o foco está em um cargo específico – que pode ser ocupado por diferentes pessoas da organização ao longo do tempo.

👉 Rotatividade de funcionários: como manter um índice saudável

 

Plano de carreira e plano de sucessão são estratégias bem diferentes e muito importantes

Como você viu até aqui, o plano de carreira e plano de sucessão são estratégias bem diferentes. Mas ambas são igualmente importantes para o sucesso da gestão de pessoas.

Na prática, o plano de carreira contribui com a contratação de talentos mais alinhados com as posições existentes dentro da empresa, oferece uma perspectiva clara de crescimento e evolução profissional e melhora tanto o desempenho quanto a motivação do time.

O plano de sucessão, por outro lado, contribui com a construção de uma liderança cada vez mais preparada para exercer esse papel. O que, por sua vez, afeta a empresa como um todo, já que os líderes desempenham um papel decisivo na produtividade e engajamento dos seus liderados. 

Outros dois pontos positivos que essa segunda estratégia traz são: permitir a transparência no processo de escolha daqueles que ocuparão as mais altas posições dentro da companhia e ajudar na retenção de colaboradores altamente qualificados.

Há, ainda, uma relação direta entre o plano de carreira e plano de sucessão que não pode ser ignorada:

Quando os talentos assumem o compromisso de avançarem em suas carreiras, por meio de um processo sistemático, fica mais fácil para empresa mapear quem são os colaboradores aptos para ocuparem cargos de liderança. 

 

👉 Como criar um plano de ação para engajamento nas empresas
👉 Como o RH pode ajudar no crescimento profissional dos colaboradores

 

Lançamento: Curso Departamento Pessoal de Sucesso

E nosso curso tá on! A Feedz reuniu grandes profissionais da área em um curso que vai desmistificar as burocracias e simplificar os processos do Departamento Pessoal. Aperte no banner abaixo para se inscrever: é gratuito e com certificado!

Curso de departamento pessoal da Feedz

 

Esperamos que esse conteúdo tenha contribuído com o seu entendimento sobre plano de carreira e sucessão. Aproveitando, te convidamos a assinar nossa newsletter antes de ir, para receber mais artigos como esse em primeira mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar