16 principais benefícios da avaliação de desempenho

Feedbacks estruturados, incentivo à transparência e aumento da satisfação. Conheça esses e outros benefícios da avaliação de desempenho!

Os benefícios da avaliação de desempenho foram por muito tempo mascarado pelas avaliações que eram feitas nos moldes de antigamente. No entanto, isso mudou e estamos na nova era da avaliação de desempenho.

Por isso, neste artigo vamos ver os principais benefícios da avaliação de desempenho para as empresas e para os colaboradores.

 

O que é a avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais tradicionais da área de gestão de pessoas. Mas, com os anos, ela ganhou características novas para se adaptar ao novo perfil de empresas e profissionais.

Leia também: Como a avaliação de desempenho evoluiu ao longo dos anos?

Por meio de perguntas estratégicas, o objetivo macro da avaliação de desempenho é possibilitar uma visão analítica de cada colaborador, entender o grau de motivação e preparo deles e, a partir disso, traçar um plano de desenvolvimento (PDI).

Sendo assim, as informações obtidas ao longo do processo ajudam:

  • os profissionais a compreenderem seu papel dentro da empresa e seus pontos de evolução;
  • os diretores da organização a tomarem decisões estratégicas com base nas capacidades reais do time;
  • e os profissionais de RH a terem uma visão da motivação dos colaboradores, da necessidade de verba para aprimoramento e a terem insumos nas decisões de promoção ou desligamento. 

A avaliação traz insights de valor para todos os níveis da empresa e não deve ser desprezada. Mesmo em pequenas empresas ela pode fazer uma grande diferença.

👉 Como avaliar o desempenho de um funcionário: 3 dicas para RHs
👉 Como fazer uma avaliação profissional completa e humanizada

[CTA] Avaliação de desempenho

 

Novidades e benefícios da avaliação de desempenho

Por mais que seja tradicional, a avaliação de desempenho foi ganhando uma nova roupagem à medida que novas necessidades e padrões de trabalho foram aparecendo.

Por exemplo: na medida em que as empresas deixaram de ter estruturas fixas e hierarquias tão marcadas como antigamente, a avaliação de desempenho passou a ter uma característica mais 360°.   

Isso significa que, ao invés de ser avaliado apenas pelo seu líder direto, hoje os colaboradores também são avaliados pelos colegas de equipe, fornecedores, clientes, entre outras pessoas que interagem com ele no dia a dia de trabalho.

Os profissionais podem, ainda, avaliar suas lideranças diretas e indiretas, tornando o processo mais democrático e efetivo, afinal, ninguém melhor para avaliar o líder do que o próprio liderado.

Mas, atenção: para evitar desvio de resultado, é importante que o peso dessas avaliações seja o mesmo. Todas as opiniões, sejam elas do gestor ou de um colega de time, devem contar de maneira igual para o desenvolvimento profissional

Além disso, todas as habilidades devem ser avaliadas, desde as técnicas até as comportamentais. 

 

16 benefícios da avaliação de desempenho

De acordo com uma pesquisa da Visier, empresas com estratégias maduras de People Analytics (método de análise de dados voltado para a gestão de pessoas) têm em média uma margem de lucro 56% maior do que as que estão começando a desenvolver essa técnica. 

E, já que as avaliações de desempenho colaboram justamente com esse processo de coleta e análise de informações sobre os funcionários, é esperado que as organizações que investem nela se tornem mais competitivas.

Quer entender o que de fato está por trás desse ganho de competitividade? Então confira quais são os benefícios da avaliação de desempenho da Feedz:

 

1. Avaliações padronizadas

Sem a avaliação de desempenho implementada no negócio, a régua de avaliação  dos colaboradores se mantém subjetiva, uma vez que os gestores de cada área usarão de métodos diferentes para  medir o desempenho da sua equipe.

Dessa forma, desvios são mais frequentes e a evolução do colaborador dentro da empresa fica à mercê, exclusivamente, do que seu gestor pensa — e sabemos que a relação entre líder e liderado nem sempre é das melhores, a depender do estilo de liderança.

Com uma ferramenta automatizada, as avaliações ficam padronizadas, eliminando assim essa subjetividade.

 

 2. Feedbacks estruturados

É essencial para a evolução de um colaborador entender quais são seus pontos de melhoria e quais são seus principais diferenciais.

O feedback é a melhor ferramenta para mapear isso, mas, como muitas empresas não têm uma cultura de feedback bem estabelecida, os profissionais geralmente não se sentem à vontade para dar retornos para seus colegas ou líderes. 

Um dos benefícios da avaliação de desempenho da Feedz é que ela ajuda a solucionar esse impasse na medida em que dá mais liberdade para a construção de feedbacks 360º estruturados.

Ela pode, inclusive, ser o pontapé que a empresa precisava para instalar uma cultura que apoie esses momentos de troca.

 

 3. Desvios de conduta são corrigidos mais facilmente

Os pares diretos e indiretos, muitas vezes, conseguem enxergar desvios de conduta de seu colega de uma forma mais clara do que o gestor, afinal, eles estão juntos no dia a dia.

 Desse modo, fica muito mais fácil mapear e corrigir tais desvios de forma eficaz quando a avaliação de desempenho envolve todos que estão à volta do funcionário e é feita de três em três meses.

Primeiramente porque a empresa reduz o risco de que as informações se percam ao longo do tempo, mas também porque o colaborador tem a chance de rever suas atitudes e colocar um plano prático para corrigi-las rapidamente.

Leia também: 10 exemplos de avaliação de desempenho por competências

 

 4. O trabalho dos colaboradores é valorizado

Entre os principais benefícios da avaliação de desempenho podemos citar, também, a valorização do time.

Por mais que a empresa tenha ações para reconhecer os esforços dos colaboradores de forma constante, a avaliação de desempenho é um marco de reconhecimento periódico. 

Afinal, essa ferramenta não visa apenas identificar os pontos a serem melhorados. Ela também pode e deve ser utilizada para pontuar o bom trabalho que os colaboradores realizaram nos últimos meses.

O que, diga-se de passagem, contribui para o aumento do engajamento e motivação.

Leia também: 10 ideias para reconhecimento de funcionários

 

5. Ajuda a entender os pontos fortes e pontos fracos de cada um

A pergunta sobre “quais são seus pontos positivos e negativos?” já virou um clichê das entrevistas de emprego. No entanto, muitos candidatos ainda recorrem a obviedades na hora de respondê-la simplesmente por nunca terem pensado no assunto.

As avaliações de desempenho vão na contramão desse movimento ao apoiar o autoconhecimento dos colaboradores. Afinal, por meio delas, o profissional consegue entender quais são suas reais forças e fraquezas.

Convenhamos que às vezes é muito mais fácil enxergar uma qualidade ou defeito quando os outros apontam para nós, não é mesmo? E o melhor é que, tendo isso mapeado, os profissionais conseguem trabalhar em cima de ambos os aspectos a fim de otimizar suas entregas!

 

6. Incentiva a transparência

Empresas tradicionais, muitas vezes, tendem a criar um mistério sobre o que estão achando do desempenho de seus colaboradores e a criar um tabu sobre feedbacks entre colegas — o que, inclusive, tende a prejudicar a comunicação interna.

Outro grande benefício da avaliação de desempenho é que ela quebra esses paradigmas ao deixar às claras o que líderes e colegas pensam sobre determinado funcionário, ajudando-o a evoluir.

 

7. Fornece um norte ao colaborador

Como falamos, muitas vezes é mais fácil enxergarmos fraquezas e fortalezas em nós mesmos quando isso é apontado por outra pessoa.

Sendo assim, a avaliação de desempenho chancela para o colaborador que ele está em um caminho acertado ou que precisa rever sua trajetória dentro da empresa.

Com os feedbacks estruturados, o profissional consegue saber exatamente em que pontos precisa trabalhar e traçar planos estratégicos para alcançar seus objetivos.

 

8. Aumenta o ROI das contratações

Desmotivação, falta de reconhecimento e não correção de desvios de condutas são fatores que levam ao offboarding de um colaborador. 

Muitas vezes, entretanto, esses fatores só acontecem porque não existe um retorno sobre as ações dele na empresa.

Ao dar um norte, por meio de um feedback estruturado de toda a equipe, a avaliação de desempenho ajuda no engajamento e bom desenvolvimento do profissional, o que diminui o turnover e, consequentemente, aumenta o retorno do investimento da contratação.

Leia também: Turnover: o que é, como calcular e dicas para reduzir

 

9. Estimula o crescimento do colaborador

Uma avaliação de desempenho deve conter saídas práticas para a definição de um plano de ação para cada colaborador.

Em geral, esse planejamento é focado no desenvolvimento das habilidades técnicas e comportamentais que o profissional precisa aprimorar para desempenhar melhor as suas atividades.

Desse modo, ele contribui tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional dos funcionários.

Leia mais: Soft Skills: o que são e por que você deve focar nelas na hora de contratar?

 

10. Aumenta o espírito de equipe

Ao avaliar seus pares diretos ou indiretos, os profissionais se sentem parte do desenvolvimento dos colegas, ajudando na construção de um caminho assertivo. 

Além disso, é possível tirar um tempo para pensar no impacto que o trabalho do outro tem no seu dia a dia.

Tudo isso ajuda no desenvolvimento do espírito colaborativo – ingrediente indispensável na construção de times de alta performance!

 

11. Auxilia na identificação de talentos e sucessores

Os dados coletados periodicamente por meio das avaliações de desempenho fornece uma base sólida sobre a força de trabalho da organização ao longo do tempo.

Ao acompanhá-los de perto, é possível identificar talentos promissores, que podem ser desenvolvidos para ocupar cargos de maior responsabilidade no futuro, contribuindo assim para uma sucessão de liderança mais eficaz.

 

12. Promove a satisfação no trabalho

Lembra quando apontamos o estímulo ao crescimento do colaborador como benefício da avaliação de desempenho?

Esse fator, associado ao uso da ferramenta para valorizar boas performances, tem tudo para ampliar a satisfação geral do time.

Afinal, quando os funcionários percebem que estão sendo avaliados de forma justa e objetiva e que a organização se preocupa com a evolução deles, eles tendem a se sentirem mais motivados.

 

13. Proporciona melhor alinhamento de metas

Quando um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é traçado ao final do ciclo de avaliação, o ideal é que as metas estipuladas nele estejam alinhadas às prioridades da empresa e contribuam para os objetivos gerais da organização.

Além disso, a avaliação de desempenho fornece uma oportunidade para o diálogo entre gerentes e funcionários, como mostramos ao falar sobre o feedback.

Durante essas conversas, as metas individuais podem ser discutidas em relação às metas organizacionais. Isso permite que as partes envolvidas compartilhem informações, esclareçam expectativas e ajustem a rota conforme necessário.

👉 Avaliação de desempenho por objetivos: o que é e como usar

 

14. Fornece dados valiosos para a empresa

A essa altura, você já deve ter percebido que os dados obtidos por meio das avaliações podem oferecer insights significativos sobre as competências e habilidades dos funcionários.

Essas informações são valiosas para uma gestão de pessoas eficaz, já que elas possibilitam tomadas de decisões mais estratégicas no que se refere ao planejamento de treinamento, promoção de colaboradores, implementação de ações de engajamento, etc.

 

15. Gera uma cultura de melhoria contínua

Ao conhecer quais são os seus pontos fortes e as áreas que precisam de aprimoramento, os colaboradores são motivados a buscar oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Com base nos feedbacks recebidos ao longo dessa jornada, eles podem estabelecer objetivos claros de desenvolvimento, o que tende a criar um senso de direção e propósito para a evolução contínua em todas as áreas da empresa.

 

16. Melhora a eficiência operacional

Boa parte dos benefícios da avaliação de desempenho que apresentamos até aqui apontam para o ganho de eficiência operacional. Afinal, colaboradores mais satisfeitos e preparados trabalham melhor!

Mas não é só isso: com base nas informações sobre a performance do time, a organização também consegue realocar recursos de maneira mais eficaz quando necessário.

Isso envolve atribuir tarefas e projetos de acordo com as habilidades e competências individuais, garantindo que cada pessoa esteja trabalhando em áreas onde pode ter maior impacto.

Baixar o kit de avaliação de desempenho

 

Colha os benefícios da avaliação de desempenho e construa equipes mais engajadas  

A avaliação de desempenho, portanto, é uma pesquisa periódica – que pode ser feita por meio do software de avaliação de desempenho da Feedz – que ajuda tanto no desenvolvimento do colaborador, quanto aumenta a colaboração da equipe e ainda melhora os resultados da empresa.

A solução da Feedz é capaz de melhorar a eficácia das avaliações de desempenho em 64%.

Nosso sistema de avaliação de desempenho conta com módulos adicionais, como Mural de Reconhecimento, Reuniões 1:1, Termômetro Emocional, People Analytics e muito mais.

Quer conferir como o software da Feedz funciona na prática? Então solicite agora mesmo uma demonstração gratuita! 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar