100 Exemplos de comentários de avaliação de desempenho

Dar feedback após a avaliação de desempenho é super importante. Por isso, listamos 100 exemplos de comentários de avaliação de desempenho (positivos e de melhoria) para te ajudar na hora de escrever a devolutiva de AD.

Que é importante realizar periodicamente avaliações de desempenho, você já deve saber, mas você sabe o que fazer depois dela? Para te ajudar a melhorar os feedbacks de AD, nós separamos diversos exemplos de comentários de avaliação de desempenho para te inspirar do lado daí. 

Com as dicas de hoje você vai tornar o processo de avaliação de desempenho mais completo e eficaz e estruturar um momento de devolutiva para os funcionários.

Os 100 exemplos de comentários de avaliação de desempenho que você vai ver hoje são baseados em competências importantes no dia a dia de trabalho. Tenho certeza que será muito útil para você. Vamos lá?

 

A importância do feedback na avaliação de desempenho dos funcionários

Sua empresa guarda os resultados da avaliação de desempenho entre RH, líderes e gestores? Se sim, isso não é um bom sinal, viu? 

A avaliação de desempenho é muito importante para a saúde de qualquer negócio e para tal ela precisa ser transparente e com foco na melhoria dos colaboradores, afinal, quando os colaboradores crescem, a empresa cresce junto. 

Criar momentos de feedbacks das avaliações de desempenho ajuda a quebrar o clima de ansiedade e desconstrói o conceito de que o processo de AD é uma ferramenta punitiva e não colaborativa. 

O intuito deste momento de devolutiva é ser claro com o funcionário, trazendo reconhecimento aos seus pontos fortes e mostrando empatia com o que precisa ser melhorado. E como o próprio nome sugere, contribuindo com o melhor desempenho da pessoa. 

👉 Leia também:
Avaliação de resultados: O que é, como funciona e como fazer
Exemplo de avaliação de desempenho individual preenchido

 

Como elogiar um colaborador na avaliação de desempenho? 

É muito importante para o seu colaborador que ele seja reconhecido pelo bom trabalho que faz. É simples: o reconhecimento gera engajamento e satisfação e isso resulta em produtividade. 

De acordo com uma pesquisa da Gallup, 67% dos funcionários que receberam feedback positivo regular estavam totalmente engajados em seu trabalho, em comparação com 31% dos funcionários que tinham gerentes focados apenas em críticas.

Um estudo da Sage também descobriu que as equipes de alto desempenho compartilharam feedback positivo seis vezes mais do que as equipes de desempenho médio, mostrando que há uma conexão entre feedback positivo e engajamento e desempenho dos funcionários.

👉 Como fazer um Plano de Ação após a Avaliação de Desempenho
👉 Como avaliar o desempenho de um funcionário: 3 dicas para RHs

 

A importância dos feedbacks de melhoria na avaliação de desempenho

Embora seja importante dar feedback positivo sobre o desempenho de um funcionário, os líderes também precisam ajudá-los a melhorar, mas isso não quer dizer que essa tarefa seja fácil e simples para todos. 

Nossa dica é que você transmita a importância da necessidade de melhorar o desempenho, mantendo o feedback focado em comportamentos e ações e não na pessoa para que não pareça que sua personalidade está sendo julgada. 

Além disso, os líderes devem ser o mais específicos possível sobre o comportamento que precisa ser melhorado e, se apropriado, o efeito que esse comportamento teve sobre os outros.

Também é importante que, depois de fazer o comentário, a liderança peça ao funcionário para comentar a situação, para que ele sinta que faz parte da discussão, em vez de só ouvir o que precisa consertar.

[CTA] Passo a passo - Como preparar as lideranças para o processo de AD

 

O que devo comentar em uma avaliação de desempenho?

Como já falamos aqui, os comentários/feedbacks são divididos em duas categorias: reconhecimento dos pontos fortes e propostas de melhoria – não, não achamos saudável dividir em positivos e negativos, afinal, melhorias são positivas, né? 

Separamos aqui alguns tópicos que você pode abordar na hora de escrever seu texto de  avaliação de desempenho, tanto para melhorias quanto para reconhecimento positivo. Confira: 

  • Objetivos alcançados;
  • Habilidades técnicas e interpessoais;
  • Gerenciamento de tarefas;
  • Planejamento;
  • Potencial;
  • Solução de problemas;
  • Gerenciamento de tempo;
  • Visão e valores;
  • Criatividade;
  • Tarefas Delegadas;
  • Comunicação;
  • Cooperação;
  • Criatividade;
  • Planejamento e gerenciamento de projetos;
  • Perfil de liderança;
  • Melhorias.

 

Lembre-se: nada de levar a situação pro lado pessoal. Fale de comportamentos e ações e não sobre a pessoa.

Baixar o kit de avaliação de desempenho

 

100 Exemplos de comentários de avaliação de desempenho

Vamos à prática? Confira nossas dicas de exemplos de respostas para avaliação de desempenho dividida por competências.

 

Exemplos de comentários de avaliação de desempenho sobre gestão de tarefas e prazos

Feedbacks positivos: 

1. Você consistentemente entrega o trabalho nos prazos acordados, o que ajuda a manter todo o departamento dentro do cronograma.

2. Você é capaz de concluir tarefas urgentes com a mesma qualidade e detalhes que costumamos ver em suas tarefas regulares.

3. Você superou nossas expectativas concluindo seu trabalho antes do prazo sem comprometer a qualidade.

4. Você planeja reuniões consistentemente para garantir que elas não ultrapassem o tempo previsto, o que nos ajuda a manter o foco em nosso trabalho.

5. Você está sempre atento aos prazos e restrições de tempo de seus colegas de trabalho e não interrompe a concentração deles, a menos que seja urgente.

Feedbacks de melhoria: 

6. Você às vezes escolhe priorizar tarefas fáceis antes das urgentes.

7. Você regularmente ultrapassa os prazos acordados. Como podemos melhorar isso?

8. Seu trabalho diminuiu em qualidade. O que houve? 

9. Você não parece estar usando nossas ferramentas de agendamento para ajudá-lo a planejar suas tarefas, o que pode explicar por que algumas parecem apressadas e outras entregues antecipadamente.

10. Você parece se esforçar para delegar tarefas como parte de seus projetos, mas mesmo assim eles raramente são concluídos no prazo.

 

Exemplos de comentários de avaliação de desempenho pontualidade e proatividade

Feedbacks positivos: 

11. Você nunca se atrasa para uma reunião, o que nos ajuda todos a cumprir o cronograma. 

12. Você sempre chega ao trabalho na hora e avisa com bastante antecedência se não puder ir trabalhar. 

13. Você se certifica de cumprir sua programação o mais próximo possível, mas também está disposto a ser flexível, se necessário.

14. Você costuma chegar cedo ao trabalho para ter tempo de se preparar antes de começar a realizar suas tarefas.

15. Sempre que pode, você se mostra disponível para cobrir turnos para seus colegas de trabalho em caso de emergência.

Feedbacks de melhoria:

16. Você poderia se esforçar mais para cumprir os horários? Os atrasos têm um efeito prejudicial em nossa programação pelo resto do dia. 

17. Você geralmente chega atrasado às reuniões, isso não é bom para a equipe e demonstra falta de consideração pelos seus colegas. Podemos melhorar isso?

18. Você excede regularmente os intervalos programados e isso geralmente resulta em dificuldades para cumprir seus prazos diários. Podemos ajustar isso?

19. Você não tem informado quando não pode comparecer ao trabalho. A partir de agora, precisamos que você avise com a maior antecedência possível. Ok?

Baixar grátis: planilha com 190 exemplos de avaliação de desempenho por competências

 

Exemplos de comentários de avaliação de desempenho sobre produtividade

Feedbacks positivos:

20.  Recentemente, você se ofereceu para assumir um trabalho adicional para [cite o projeto] e isso garantiu que ele fosse um sucesso. Muito obrigada!

21. Você é extremamente detalhista e garante sem que isso afete a qualidade do seu trabalho.

22. Você está bem antenado sobre as tendências do setor e aplica consistentemente esse conhecimento para garantir que nossos projetos tenham um bom desempenho.

23. Você não tem medo de sugerir novos processos e práticas que ajudarão a equipe a ser mais produtiva

24. Seu trabalho excede consistentemente nossas expectativas com seu foco claro nas necessidades do cliente e nos objetivos da empresa.

Feedbacks de melhoria: 

25. Seu trabalho tem faltado recentemente em detalhes e não está em conformidade com os padrões da empresa.

26. Você raramente assume tarefas que são cobradas de você por seus colegas de trabalho e departamento.

27. Você não trabalha com um padrão de qualidade nas entregas, o que coloca pressão adicional em outras pessoas do time.

28. Você trabalha com pressa para concluir as tarefas antes do prazo, o que prejudica o padrão do seu trabalho. O que está acontecendo? Vamos resolver isso juntos?

29. Você tem passado muito tempo conversando com seus colegas de trabalho em vez de concluir tarefas, precisamos de equilíbrio. 

 

Exemplos de comentários de avaliação de desempenho sobre gestão emocional e trabalho em equipe

Feedbacks positivos:

30. Seus colegas de trabalho elogiam você e sua vontade de compartilhar seu conhecimento e ajudar, mesmo quando você tem prazos apertados para trabalhar.

31. Você é apreciado no escritório por iluminar o dia de todos e fazer as pessoas sorrirem. 

32. Você tem um bom desempenho sob pressão e seu comportamento calmo durante situações estressantes ajuda a todos nós a ter um desempenho melhor.

33. Quando você discorda dos outros, você o faz de maneira respeitosa e sem ofensas.

34. Você tem uma atitude positiva contagiante que ajudou vários projetos a serem bem-sucedidos, mesmo quando as circunstâncias estavam contra você.

35. Você tem demonstrado muita cooperação quando seus colegas precisam de ajuda.

Feedbacks de melhoria:

36. Sua atitude negativa em relação ao nosso projeto atual parece ter reduzido a empolgação da equipe.

37. Quando as coisas dão errado, você luta para assumir qualquer responsabilidade por suas ações e coloca a culpa nos colegas.

38. Você dificilmente leva em consideração as ideias e opiniões de outras pessoas quando está planejando projetos ou trabalhando em tarefas.

39. Você luta para falar e expressar suas opiniões quando está trabalhando em equipe.

40. Você interrompe regularmente as pessoas nas reuniões, o que está tendo um impacto negativo em seus colegas.

 

Exemplos de comentários de AD sobre comunicação e feedback

Feedbacks positivos:

41. Você sempre dá feedbacks construtivos e sabe como entregar críticas de uma maneira que não desmotiva a equipe.
42. Sua capacidade de comunicar informações complexas de maneira clara e concisa tem sido essencial para nossa equipe.
43. Você ouve atentamente e faz perguntas pertinentes, demonstrando um entendimento real das discussões em andamento.
44. Sua abordagem aberta à comunicação facilita a resolução de problemas e promove um ambiente colaborativo.
45. Você tem a habilidade de adaptar seu estilo de comunicação conforme a situação, mostrando empatia e respeito em todos os momentos.

Feedbacks de melhoria:

46. Por vezes, você fornece muita informação sem clareza, tornando difícil para os outros acompanhar o ponto principal.
47. Ao receber feedback, você costuma se colocar na defensiva em vez de refletir sobre os pontos mencionados.
48. Você poderia se esforçar para escutar mais e falar menos durante as reuniões.
49. Seria benéfico para a equipe se você pudesse ser mais direto e claro em suas comunicações.
50. Notei que, às vezes, você evita dar feedback negativo, mesmo quando necessário, o que pode impedir o crescimento profissional da pessoa envolvida.

 

Exemplos de comentários de AD sobre inovação e criatividade

Feedbacks positivos:

51. Você constantemente traz novas ideias para a mesa que desafiam e elevam o padrão do nosso trabalho.
52. Seu pensamento fora da caixa tem sido uma força motriz por trás de muitos de nossos projetos bem-sucedidos.
53. Você não tem medo de experimentar novas abordagens e isso muitas vezes resulta em soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos.
54. Admiro sua capacidade de ver oportunidades onde outros veem obstáculos.
55. A forma como você encoraja outros a pensar de maneira criativa é verdadeiramente inspiradora.

Feedbacks de melhoria:

56. Enquanto você é meticuloso e consistente, incentivo você a arriscar mais e experimentar novas abordagens em seu trabalho.
57. Em reuniões de brainstorming, você costuma se ater ao que já conhecemos. Vamos tentar sair da zona de conforto na próxima vez?
58. Notei que você às vezes hesita em apresentar ideias por medo de serem rejeitadas. Lembre-se de que todas as ideias são valiosas.
59. Você tende a seguir o mesmo padrão em muitos de seus projetos. Talvez seja hora de experimentar algo novo.
60. Encorajo você a se expor mais a novas tendências e técnicas, isso pode impulsionar sua criatividade.

 

Exemplos de comentários de AD sobre adaptação à mudança

Feedbacks positivos:
61. Você abraçou rapidamente as novas ferramentas e processos introduzidos no departamento, o que ajudou a minimizar o período de transição para toda a equipe.
62. Sua capacidade de se adaptar a novas situações e desafios é impressionante e serve de exemplo para seus colegas.
63. Você se destaca em identificar as implicações de mudanças no ambiente de trabalho e se ajusta proativamente para alinhar com os novos objetivos.
64. Agradeço a maneira como você acolheu as recentes mudanças na política da empresa, promovendo uma atitude positiva entre seus pares.
65. Sua flexibilidade em se adaptar a mudanças abruptas tem sido fundamental para manter a produtividade da equipe durante períodos incertos.

Feedbacks de melhoria:
66. Encorajamos você a abordar mudanças com uma mente mais aberta e explorar como elas podem efetivamente beneficiar seu trabalho e o da equipe.
67. Seria útil se você pudesse buscar mais informações e treinamento sobre novas práticas para se adaptar mais rapidamente às mudanças.
68. Percebemos certa hesitação da sua parte em adotar novos sistemas que estão sendo implementados; discutir suas preocupações pode ajudar a encontrar soluções juntos.
69. Sugerimos que você participe mais ativamente das sessões de formação para melhor entender e se integrar às novas diretrizes operacionais.
70. A adaptação às mudanças tem sido um desafio para você, refletido em atrasos no cumprimento das novas normas; vamos identificar estratégias para facilitar esse processo.

 

Exemplos de comentários de AD sobre diversidade e inclusão

Feedbacks positivos:
71. Você tem sido um líder exemplar na promoção de um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo, o que tem enriquecido nossa cultura organizacional.
72. Sua iniciativa de formar grupos de discussão sobre diversidade tem contribuído significativamente para o aumento da consciência e do respeito mútuo entre os colegas.
73. Agradeço sua proatividade em incorporar práticas inclusivas em nossa rotina, garantindo que todos se sintam acolhidos e valorizados.
74. Você consistentemente advoga por políticas mais inclusivas, o que demonstra seu compromisso com a igualdade e a justiça no ambiente de trabalho.
75. Seu esforço para entender e celebrar as diferenças culturais tem ajudado a criar um ambiente mais acolhedor e produtivo para todos.

Feedbacks de melhoria:
76. Encorajo você a participar mais ativamente das nossas iniciativas de diversidade e inclusão para melhor compreender as diversas perspectivas de nossos colegas.
77. Seria benéfico se você pudesse ampliar seu conhecimento sobre as diferentes culturas representadas em nossa equipe para melhorar a comunicação e a colaboração.
78. Há uma oportunidade para você liderar pelo exemplo, sendo mais inclusivo nas suas interações diárias e nas decisões de equipe.
79. Sugerimos que você se envolva mais nas atividades e treinamentos oferecidos pela empresa para fortalecer suas habilidades em criar um ambiente inclusivo.
80. Apreciamos seus esforços em diversidade, mas notamos que pode haver uma maior sensibilidade e suporte às necessidades individuais dos membros da equipe.

 

Exemplos de comentários de AD sobre desenvolvimento e aprendizagem contínua

Feedbacks positivos:
81. Você demonstrou um comprometimento excepcional com seu desenvolvimento profissional ao concluir vários cursos que enriqueceram suas habilidades e conhecimentos.
82. Sua disposição para aprender novas tecnologias e métodos tem sido um grande ativo para a equipe, mantendo-nos na vanguarda do nosso setor.
83. Agradeço sua iniciativa de compartilhar os conhecimentos adquiridos em treinamentos com o restante da equipe, facilitando o aprendizado coletivo.
84. Você tem mostrado grande proatividade em buscar oportunidades de aprendizado que correspondem às necessidades emergentes da empresa.
85. Sua habilidade para se adaptar rapidamente a novas informações e aplicá-las na prática tem melhorado significativamente a eficiência dos seus projetos.

Feedbacks de melhoria:
86. Encorajo você a explorar mais os recursos de aprendizado que a empresa oferece para aprimorar suas habilidades em áreas que identificamos como críticas para seu crescimento.
87. Embora você tenha feito progressos, ainda há oportunidades significativas para você se envolver mais com nossos programas de treinamento contínuo.
88. Sugerimos que você estabeleça metas de aprendizado mais específicas para o próximo ano, o que ajudará a direcionar seu desenvolvimento profissional de forma mais eficaz.
89. Seria benéfico se você pudesse demonstrar mais consistentemente como os conhecimentos adquiridos estão sendo aplicados em suas tarefas diárias.
90. Gostaríamos de ver um aumento no seu engajamento com as oportunidades de mentorias internas, pois isso pode acelerar seu desenvolvimento em áreas-chave.

 

Exemplos de comentários de AD sobre gestão de conflitos

Feedbacks positivos:
91. Você tem uma habilidade notável para mediar disputas no trabalho, garantindo que ambas as partes sejam ouvidas e que as soluções sejam construtivas.
92. Sua abordagem calma e objetiva para resolver conflitos tem ajudado a manter a harmonia na equipe e a promover um ambiente de trabalho mais colaborativo.
93. Valorizamos como você consegue identificar e abordar conflitos potenciais antes que eles escalonem, mantendo a eficiência e o moral da equipe.
94. Você demonstra grande competência em transformar situações de conflito em oportunidades para desenvolvimento e aprendizado mútuos.
95. Sua capacidade de manter a imparcialidade durante disputas internas é essencial para resolver os problemas de forma eficaz e justa.

Feedbacks de melhoria:
96. Seria benéfico se você desenvolvesse uma comunicação mais direta e aberta no início dos conflitos, o que pode evitar mal-entendidos e escaladas desnecessárias.
97. Encorajo você a participar de treinamentos sobre resolução de conflitos para aprimorar suas habilidades de mediação e garantir que todos os lados sejam tratados de forma justa.
98. Em algumas situações, observamos uma hesitação em intervir em conflitos, o que às vezes pode permitir que desentendimentos menores se tornem mais sérios.
99. Aumentar a frequência de feedbacks construtivos poderia ajudá-lo a gerenciar melhor as tensões na equipe antes que elas evoluam para conflitos.
100. Gostaríamos de ver um maior envolvimento da sua parte em promover uma cultura de resolução proativa de conflitos, onde todos se sintam seguros para expressar divergências.

Acessar a página para baixar os Exemplos de comentários pós-AD

 

Facilite seu processo de Avaliação de Desempenho com a Feedz

Ei, já passou a era dos formulários feitos à mão, pastas e mais pastas com planilhas e aquelas avaliações sem hora pra começar e terminar, né? 

Contratando a ferramenta da Feedz você pode escolher o melhor modelo de avaliação de desempenho para a sua empresa, a metodologia mais adequada e fazer isso em poucos cliques, tendo o suporte da nossa equipe de consultores.

As ferramentas de avaliação de desempenho da Feedz são as melhores do mercado, pois te ajudam a:

  • Definir os objetivos da empresa com clareza;
  • Marcar reuniões de devolutivas de feedback;
  • Fornecer feedback em tempo real e eficaz para cada membro da equipe; 
  • Melhorar o desempenho e a produtividade dos funcionários; 
  • Identificar as necessidades de treinamento e desenvolvimento; 
  • Oferecendo insights sobre tarefas ineficazes; 
  • Melhorar o engajamento e retenção de funcionários;  
  • Alinhar o desempenho individual com as metas organizacionais; 
  • Transformar a força de trabalho em uma vantagem estratégica.

 

Reduza a complexidade na gestão de sucessões

imagem da funcionalidade de sucessão da plataforma da Feedz

E não para por ai! Agora a solução de AD da Feedz também conta com a funcionalidade de sucessão. 🎉

Isso quer dizer que você pode identificar talentos promissores, designar sucessores para cargos críticos e avaliar sua prontidão de maneira confidencial.

Com essa nova funcionalidade da solução de AD, você poderá:

✅ Identificar potenciais talentos dentro do seu time;

✅ Apontar sucessores para cargos críticos de forma estratégica;

✅ Mensurar a prontidão dos seus talentos de maneira confidencial;

✅ Minimizar os impactos de saídas não planejadas e reduzir custos;

✅ Agilizar o preenchimento de vagas críticas e organizar processos sucessórios de forma eficiente.

 

Experimente agora mesmo esta novidade e dê um passo à frente na construção de um time cada vez mais excepcional. 

Preencha o formulário agora e solicite uma demonstração gratuita da plataforma! 👇

5 Responses

  1. Parabéns ao idealizador deste material.
    É um excelente apoio na hora de tecer comentários em uma avaliação de desempenho.

  2. Meus mais sinceros parabéns pelas dicas descritas. Boas mesmo na hora de se construir um feed back mais operacional.

    Parabéns ao idealizador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar