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Feedback: O que é? + [exemplos de feedback prontos]

Aqui você vai ver o que é feedback, como dar e qual a sua importância na construção de um ambiente de trabalho mais engajado e produtivo.

A prática do feedback já é algo bem conhecido dentro das empresas no mundo todo. 

Trata-se de uma importante ferramenta que permite o crescimento profissional e o desenvolvimento de culturas e organizações.

No entanto, o que podemos aprender com a cultura de feedback? Como podemos ser capazes de dar bons feedbacks e sermos bons ouvintes?

Neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa fazer para ter uma cultura incrível com o feedback.

Voe pelo conteúdo ?
O que significa feedback?
Qual a importância do feedback?
Como dar feedback?
A importância de fazer um feedback estruturado
Como montar um feedback?
3 exemplos de feedback de desenvolvimento
4 maneiras de dar feedbacks
Quais são os 10 tipos de feedback?
Outros diferentes tipos de feedback empresarial
O que é o feedback contínuo?
Como criar uma cultura de feedback
Importância do feedback durante o home office
Como uma cultura de feedback fortalece o employer branding
Como pedir um feedback?
Como montar um feedback com a plataforma da Feedz?

O que significa feedback?

O termo “feedback” é originário do inglês e significa dar um retorno sobre algo ou alguma situação.

Feedback

Aqui no Brasil, esse termo é bastante conhecido nas empresas, pois ele representa a prática de expressar uma avaliação ou um ponto de vista sobre o desempenho profissional de alguém. 

Antigamente, era comum que os feedbacks fossem dados esporadicamente, ao final de um semestre ou de um ano de trabalho.

Mas, agora não é mais assim. Afinal, o objetivo do feedback é ser uma ferramenta útil para o desenvolvimento de quem o recebe.

É por isso que hoje em dia as empresas já entenderam que o feedback deve ser contínuo. Somente dessa forma é possível usá-lo para nortear as ações dos colaboradores.

 

Como se pronuncia feedback?

A pronúncia de Feedback em português é: fi·di·bé·ki. Por isso, a pronúncia fim·de·back está errada. 

E como se escreve? Feed back ou feedback? A forma correta da escrita é feedback. 


Qual a importância do feedback?

O feedback é muito importante, pois é a melhor forma de alinhar expectativas entre líderes e liderados. 

Além disso, é uma forma de aproximar a equipe, melhorar o engajamento dentro de uma empresa, prevenir crises e diminuir taxas de turnover.

Mas, para que ele possa funcionar da forma esperada, a sinceridade deve permear toda a conversa para afastar o temido ruído na comunicação.

Outra questão que confere importância à prática do feedback é que o seu bom aproveitamento está diretamente ligado com à disposição das pessoas em ouvir. Isso é válido tanto para um analista como para o CEO.

Aliás, falando em hierarquia, essa técnica deve ser utilizada 360º. Isso significa que em um feedback 360º, ao mesmo tempo que o gestor avalia seus colaboradores, o caminho inverso também deve ser feito.

Resumindo, na prática, o feedback deve funcionar como pontes entre as pessoas e hierarquias, e não como muros dentro de uma organização.

? Veja como a Nexxera aumentou a qualidade dos feedbacks.

cta_feedback

 

Como dar feedback?

Por estar atrelado ao estigma da “avaliação” muita gente (ainda) tem medo do feedback. 

De um lado, os gestores podem ficar inseguros no momento de compartilhar um feedback mais duro. De outro, os liderados podem não querer ouvir queixas sobre o seu trabalho.

Mas, ambos os lados podem ficar tranquilos, já que o feedback deve ter, por essência, um caráter construtivo.

A saída é sempre mesclar feedbacks positivos e negativos. Afinal, nenhum colaborador vai se engajar se só receber críticas, não é mesmo?

Propor soluções construtivas quando o assunto é mais negativo ajuda a motivar a busca por desenvolvimento pessoal. Além disso, as críticas não devem gerar discórdias.

? Como dar um feedback focado no desenvolvimento? 10 exemplos

? Como dar feedback para o chefe de forma educada?

Mas, então, é fácil dar feedback? A resposta é: depende!

 

A importância de fazer um feedback estruturado

Existem dois tipos de feedback: estruturado e não estruturado. 

  • O feedback estruturado nos ajuda a crescer, tanto na vida quanto em nossas carreiras. Ele pode vir em forma de avaliações de desempenho, reuniões one on one e pesquisas de satisfação com os funcionários. 
  • O feedback não estruturado é quando a comunicação acontece entre um líder e seu liderado sem nenhum planejamento sobre o tempo ou o conteúdo. 

? Como montar um feedback estruturado incrível?

 

Como montar um feedback?

Para montar um feedback, siga os seguintes passos:

1. Seja honesto 

Se algo está ruim ou bom, diga claramente o que é. O importante é encarar cada situação com honestidade e leveza. 

 

2. Dê feedbacks contínuos 

O maior desafio aqui é tornar essa ação um hábito. Feedbacks devem ser contínuos e não guardados para serem dados somente nos momentos de fechamento de ano ou de ciclo de trabalho. 

Quanto mais feedback contínuo for dado, mais os erros poderão ser apontados logo que acontecem. Assim como os acertos poderão ser exaltados também com rapidez. 

 

3. Planeje o que vai falar

Para facilitar a construção de um feedback, escreva em um papel um roteiro que pode lhe ajudar a pensar sobre: 

  • qual o objetivo do feedback;
  • quais os argumentos que sustentam este objetivo; 
  • exemplos de ações reais para alcançá-lo. 

A ideia é sempre evitar mensagens que sejam percebidas como críticas infundadas ou elogios exagerados.

? 20 exemplos de feedback escrito para engajar os colaboradores

 

4. Ajude as pessoas a saberem o que podem melhorar

Uma crítica tende a ser bem recebida se dita baseada em argumentos e com gentileza. 

Apontar os erros, por menores que estes sejam, ajudam a construir uma trajetória profissional melhor.

 

5. Elogie comportamentos específicos 

Este aspecto parece fácil, mas ainda tem muita gente que erra na hora de dar um feedback elogioso. 

Isso porque o objetivo do elogio também é ajudar as pessoas a saberem o que fazer. Ou seja: deve ter pretensões de mover ações realmente eficazes.

A melhor forma de fazer isso é deixar claro na comunicação qual é a prática que deve ser replicada.

Por exemplo:

“João, na última atualização do software tivemos alguns erros causados por falhas no seu escopo do projeto, o que impactou negativamente alguns dos nossos clientes. 

Isso tem acontecido com certa frequência nas últimas semanas. Se fosse eu, gostaria muito de saber se estou causando algum problema no software e como posso melhorar. 

Pensei em trabalharmos juntos nas próximas semanas, o que você acha?”

 

6. O feedback deve convidar sempre a um desafio 

O feedback deve dar um desafio claro a quem o recebe. O objetivo deste desafio deve estar em auxiliar de forma eficaz, reduzindo novos erros no processo em questão.

Podemos considerar que um feedback foi feito da maneira correta quando geram um desafio positivo. Por mais que tenha sido uma conversa de cinco minutos.

 

3 exemplos de feedback de desenvolvimento

  1. Quando o funcionário não cumpriu os prazos e isso está afetando o restante da equipe e o projeto.

“Percebi que você está achando o gerenciamento do seu tempo um desafio. Posso fazer algo para ajudar?”

 

  1. As metas não foram alcançadas.

“Você não atingiu suas metas, mas sei o quanto tem trabalhado para isso. Existe algum obstáculo no trabalho que eu possa ajudar?”

 

  1. O colaborador se atrasa para todas as reuniões matinais. 

“Percebi que você não estava em nossas últimas reuniões matinais. Estou preocupado porque você pode ter perdido algumas informações importantes e que será difícil para outros membros da equipe sincronizarem com você. Eu gostaria de passar um tempo repassando o que você perdeu agora. Então, vamos elaborar um plano juntos para que isso não continue a acontecer no futuro.”

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4 maneiras de dar feedbacks

Vamos entender quais são os meios que podemos usar para realizar feedbacks e as vantagens de cada um deles:

1. Pessoalmente

  • Favorece que a mensagem seja transmitida de forma clara e concisa;
  • Permite que ambos os lados percebam a reação no mesmo momento;
  • Possibilita o esclarecimento de dúvidas na hora da conversa.

 

2. Por e-mail

  • Possibilita que a mensagem seja preparada por um tempo maior; 
  • Permite revisar o conteúdo escrito antes que a mensagem chegue até o seu interlocutor.

 

3. Em reuniões online 

Atualmente, as ferramentas de videoconferência passaram a assumir um papel importante na vida das empresas com o trabalho remoto. Nesse meio, apesar de não haver a presença física, o contato é direto. 

Por isso, assim como no feedback pessoal, é importante transmitir a mensagem de forma clara e concisa.

 

4. Através de uma plataforma específica

Outra opção disponível hoje em dia é o uso de ferramentas onlines para este fim, como a Feedz. Nossa plataforma permite que o feedback seja feito instantaneamente e de forma recorrente.

A grande vantagem é que dentro dessas plataformas todas as pessoas podem se envolver dentro de uma cultura de feedback, sem muros relacionados à hierarquia. 

Outro aspecto favorável deste método é o acesso ao histórico de feedbacks. 

Com isso, fica mais fácil para o colaborador saber que tipo de auxílio procurar para se desenvolver profissionalmente. Assim como para o gestor, que pode traçar uma estratégia evolutiva para o seu time.

feedback team work

 

Agora, com todos os meios possíveis de dar feedback abordados, vamos ver na sequência cada um dos tipos de feedback em mais detalhes: 

 

Quais são os 10 tipos de feedback?

Cada tipo de feedback possui características distintas. Agora, vamos mostrar 10 tipos de feedback:

  1. Feedback formal. O feedback formal é normalmente organizado e pode ser pré-planejado.
  2. Feedback informal. Pode acontecer a qualquer momento, entre qualquer pessoa.
  3. Feedback Peer to Peer/Ponto a Ponto. O feedback peer to peer significa que o feedback é dado por um colaborador ao outro, por meio de comentários feitos sobre o comportamento ou desempenho de cada um.
  4. Auto-feedback. É uma forma de feedback que os funcionários podem dar a si mesmos. Ou seja, os indivíduos identificam seus pontos fracos e podem buscar uma maneira de melhorar. Inclusive, podem compartilhar isso com outros na esperança de apoio.
  5. Feedback construtivo. O feedback construtivo deve se concentrar no trabalho e não na pessoa e deve ter um ponto forte que beneficia o colaborador no futuro.
  6. Feedback destrutivo. Em vez de se concentrar no trabalho, o feedback destrutivo se concentrará no indivíduo e é de natureza muito pessoal. Entre os tipos de feedback, esse daqui é o que não deve ser dado.
  7. Feedback positivo. Este é o tipo de feedback mais fácil de dar, pois exalta aspectos bons de uma determinada atitude ou resultado alcançado. 
  8. Feedback negativo. O feedback negativo pode ser usado quando há uma ação inadequada; mostrar que um trabalho não foi entregue da forma esperada; argumentar sobre as situações ocorridas para que o exemplo seja compreendido.
  9. Feedback de incentivo. Aqui existe uma ênfase maior no trabalho que está sendo feito, em vez de nas metas. O incentivo pode ser dado formal ou informalmente, como parte de uma avaliação de desempenho ou um rápido comentário sobre algum bom trabalho.
  10. Feedback de avaliação. Esse tipo de feedback é geralmente usado para atualizar um funcionário sobre seu desempenho atual.

 

Outros diferentes tipos de feedback empresarial

  • Feedforward. O propósito do feedforward é direcionar o olhar para o futuro. Por isso, o foco é no que pode ser feito para melhorar um desempenho, desenvolver novas habilidades ou alcançar os resultados esperados.

? Como usar o feedforward para o feedback perfeito

 

  • Feedback sanduíche. A estrutura do feedback sanduíche é composta por uma mensagem difícil no meio de duas mensagens positivas ou elogios. 

? Feedback sanduíche: por que não usar?

 

  • Modelo SCI. Descreva a situação específica em que algo ocorreu. Explique o comportamento dessa pessoa naquela situação. Descreva qual impacto o comportamento gerou.

 

  • Modelo Comunicação Não Violenta. Fale os fatos, sem julgar. Expresse seu sentimento de acordo com o ocorrido. Identifique sua necessidade e deixe a pessoa ciente do que você esperava naquela situação. Faça um pedido para que suas expectativas sejam atendidas.

 

  • Método de feedback Começar, Parar e Continuar. Este é o método de feedback utilizado pela Netflix. Então, aqui estão três perguntas desse método de feedback:

O que você deve parar de fazer ? O que você deve começar a fazer? O que você deve continuar a fazer?

 

O que é o feedback contínuo?

Já tratamos aqui da importância de conceder feedbacks de forma contínua. Os feedbacks constantes ajudam a todos a se manterem frequentemente alinhados e preparados para desempenharem suas funções.

Além disso, permite que boas práticas sejam comemoradas e valorizadas a todo o momento, mostrando o caminho que deve ser seguido. Tudo isso dentro de uma cadência perfeita!

O feedback constante é uma ferramenta que permite a solução rápida de diversos problemas corporativos como 

Do lado dos colaboradores:

  • desmotivação;
  • perda de propósito;

Do lado das empresas:

  • desencontro de informações;
  • alto índice de turnover.

Como benefício geral todos ganham com oportunidade de desenvolvimento da liderança e colaboradores; prevenção de crise, já que eventuais problemas podem ser identificados e tratados em estágios iniciais e clareza no propósito da organização na gestão de pessoas.

? Feedback contínuo: O que é e como fazer?

 

Como criar uma cultura de feedback

Assim como qualquer ferramenta, o feedback deve ser adotado dentro de um método estruturado de execução. Apenas assim é possível construir uma cultura de feedback dentro de uma organização.

Nesse caminho, é preciso lançar mão de boas práticas para dissolver qualquer resistência prévia que possa existir tanto por parte dos colaboradores como por parte dos gestores. Por isso, é preciso mostrar a importância de se dar feedbacks constantes.

Para que o valor dessa prática seja notado, uma alternativa é incentivar que ela faça parte da rotina de todos. O segundo passo é mostrar o que se pode tomar de ação a partir do feedback.

Com o tempo, todos estarão mais receptivos ao tema. Quando o método já estiver bem assentado, é hora de implementar nas rotinas. Isso quer dizer que se deve criar condições para que os feedbacks sejam, de fato, constantes!

Resumindo, o feedback não é uma ferramenta apenas de conversa. Ele serve para orientar as ações e mostrar como chegar ao sucesso.

Por isso, é importante que a cultura de feedback seja implementada de forma completa: da disposição de ouvir até a ação prática sobre que foi pontuado na conversa.

? 5 passos para implementar a cultura de feedback na sua empresa

 

Importância do feedback durante o home office 

Já sabemos que para funcionar bem, o feedback tem que ser contínuo. Ainda mais agora que muitas empresas estão adotando o trabalho remoto.

Não deixar o profissional no escuro é essencial em todas as situações, mas no trabalho à distância é ainda mais importante. Fazer a gestão do trabalho remoto exige, portanto, ainda mais acompanhamento.

Por não poder sentir o clima do escritório e/ou ter a percepção sobre como está a evolução das atividades, o profissional precisa saber a todo momento se está alinhado aos objetivos da empresa, com a rotina dos colegas e com as conquistas e os desafios.

Para isso, o ideal é que a cada ação os feedback sejam concedidos! Assim, o colaborador tem uma visão instantânea de como está o seu trabalho e se ele está alinhado às metas da empresa.

Do lado do gestor, é preciso mostrar quais os pontos fortes, as atividades bem desenvolvidas e como o colaborador pode melhorar. Assim, mesmo em outro ambiente, ele se sentirá engajado para alcançar os objetivos da empresa. 

Com a Feedz, por exemplo, é possível tudo isso. 

Dentro da plataforma é possível compartilhar emoções, comunicados, celebrar as pequenas vitórias, solicitar e enviar feedbacks, responder pesquisas, avaliações de desempenho, atualizar os PDIs (Plano de Desenvolvimento Pessoal) e acompanhar os OKRs (Objectives e Key Results) da organização.

? Veja dicas para engajar os colaboradores no trabalho a distância.

 

Como uma cultura de feedback fortalece o employer branding 

Já falamos aqui que a cultura do feedback é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e profissional. Isso cria engajamento e mantém todos alinhados.

Afinal, para ter colaboradores engajados, as empresas precisam garantir o envolvimento deles com a proposta de valor. Por isso, o feedback constante é importante. 

Isso também impacta diretamente no employer branding (valor da marca empregadora da empresa). E não é difícil imaginar por que isso acontece: se estamos mais satisfeitos com o nosso trabalho, queremos corresponder às expectativas do empregador.

Antigamente, o papel da área de RH nas empresas era, basicamente, cuidar da burocracia de entrada e saída de colaboradores.

money saving

Olhar para o ciclo completo de relacionamento de uma pessoa com uma empresa é um aprendizado atual e se mostra como essencial para sustentar quesitos como:

  • atração e retenção de talentos;
  • gestão da produtividade; 
  • engajamento;
  • melhora do clima organizacional. 

Além da importância na construção e na manutenção de defensores para a empresa, o employer branding também acaba tendo um impacto positivo nos níveis de produtividade da empresa e na economia de recursos. 

? Candidate experience: o que é e 6 dicas para melhorar o processo seletivo

 

Como pedir um feedback?

Tão importante quanto saber como dar bons feedback, é saber recebê-lo. 

O feedback é uma ferramenta que tem seu potencial maximizado se utilizado de forma 360º. Para ser mais proveitoso, ele deve acontecer de forma estruturada, sem causar ansiedade e medo nos colaboradores.

Aliás, esse é o caminho para construir uma cultura de feedback. Apenas ela é capaz de derrubar resistências e acabar com o nervosismo pela espera de momentos específicos e formais de feedback.

Feedbacks devem ser dados a qualquer momento, pois são uma ferramenta de aperfeiçoamento. Com conhecimento e naturalidade, aos poucos, as pessoas enxergarão o feedback como um aliado. 

E como está a construção de uma cultura de feedback aí na sua empresa? Conte para gente como tem sido essa experiência por aí!

 

Como montar um feedback com a plataforma da Feedz?

Seria negligente se não mencionássemos que também somos uma empresa de feedback.

É toda a nossa missão, na verdade. Inclusive, o nome Feedz se deriva da palavra Feedback. Para nós, o feedback é um presente!

Por isso, nós criamos um software que ajuda as equipes a se comunicarem e fornecer feedback de maneira mais eficaz.

cultura de feedback
Tenha em mãos os modelos de feedback que são usados pelas melhores startups do mundo.
Como dar um feedback
Cerca de 53% dos colaboradores reportam que ficariam mais na empresa se tivessem sido mais acompanhados por seus gestores.
Feedback
Use os feedbacks de forma contínua, não apenas após a avaliação de desempenho, mas durante toda a jornada do colaborador.

Esperamos que as informações reunidas neste artigo ajudem você e sua empresa a construírem uma cultura de feedback.

Para tornar esse processo ainda mais assertivo e otimizado, conte com a Feedz! 

Solicite uma demonstração grátis agora mesmo e conheça mais sobre a nossa plataforma para feedbacks. ?

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Bruno Soares

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  • 03/31/2022
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