20 Ideias de homenagem para o Dia das Mães na empresa

Veja ideias criativas e significativas para homenagear o Dia das Mães na empresa e mensagens que o RH pode usar.

Se você está procurando maneiras de celebrar o dia das mães na empresa, saiba que está no lugar certo! 😉

Segundo o Datafolha, 7 em cada 10 mulheres no Brasil são mães e muitas delas estão no mercado de trabalho atualmente – assim como eu, que escrevo esse artigo para você. 

Mas, me conta, você costuma incluir o Dia das Mães no calendário do RH entre as datas que merecem ser celebradas? 👀

Essa é uma oportunidade única para reconhecer a importância das mamães que fazem a empresa crescer.

Ei, vamos fugir do chocolatinho com uma mensagem simples? 

Hoje eu vim trazer ideias criativas e originais para homenageá-las e você pode escolher a que melhor se encaixa na cultura e características da sua organização. 

Vem comigo! 🙂

Voe pelo conteúdo!
Acessar a página para baixar o planner RH e DP 2024
Baixe o nosso Planner com todas as datas importantes do RH e DP e não esqueça nenhum evento e datas das obrigatoriedades trabalhistas!

Importância do dia das mães e reconhecimento às mães colaboradoras

Em 2024, o Dia das Mães cairá no dia 12 de maio. E assim como acontece desde 1918, quando surgiu no Brasil, essa data tem como objetivo celebrar a figura familiar materna e reconhecer o papel fundamental que ela desempenha em nossas vidas.

Estamos falando aqui sobre um dia propício para celebrar o amor, o carinho e a dedicação que as mães têm por seus filhos e suas famílias. Mas é claro que não é só isso…

O Dia das Mães também pode – e deve – nos levar à reflexão sobre o papel que essas mulheres ocupam na sociedade e quais os percalços que elas ainda enfrentam, principalmente no ambiente corporativo, para se sentirem inseridas.

Mesmo com tantos avanços, quem é mãe ainda se depara com desafios adicionais em suas carreiras, como ter que conciliar maternidade e trabalho, lidar com o preconceito de alguns colegas, medo de perder o emprego após a licença-maternidade e muito mais.

Em um contexto onde a gravidez ainda é vista com maus olhos dentro de muitas organizações, as empresas que não compactuam com esse pensamento encontram no Dia das Mães uma oportunidade e tanto: a de reconhecer e valorizar o trabalho dessas mulheres incríveis!

👉 15 ideias para comemorar o dia dos pais na empresa em 2024!

 

Benefícios de valorizar as mães colaboradoras para a empresa

Além de ser uma atitude justíssima, a comemoração do Dia das Mães na empresa também pode trazer uma série de benefícios para o negócio.

Entre eles, destacam-se:

  • Criar um ambiente de trabalho mais inclusivo, diverso, empático e acolhedor;
  • Aumentar a satisfação no trabalho das colaboradoras que são mães e, consequentemente, a retenção delas;
  • Fortalecer a marca empregadora (empresas que valorizam as mães colaboradoras tendem a ter uma imagem mais positiva no mercado).

 

Ações prévias ao dia das mães

Agora que você já sabe a importância de celebrar essa data, deve estar se perguntando o que fazer no dia das mães na empresa, não é mesmo?

Como mostraremos abaixo, há uma infinidade de caminhos que podem ser seguidos. Mas a melhor forma de acertar na escolha é entendendo mais a fundo o que combina com as colaboradoras da sua empresa.

Isso pode ser feito, por exemplo, por meio da pesquisa de satisfação interna que mapeia as necessidades dessas profissionais. Com as respostas obtidas, o RH pode ter uma ideia mais clara de por onde seguir e iniciar o planejamento para o grande dia.

baixe o nosso guia gratuito com 150 perguntas para pesquisa de satisfação interna

 

20 Ideias de homenagem para o Dia das Mães na empresa

Há muitas maneiras criativas e significativas de homenagear as mães na empresa. Algumas ideias incluem:

 

1.  Cartões personalizados

 De início, essa ideia pode até parecer simples. Mas, quando feita de forma personalizada e trazendo a mensagem certa, ela pode se transformar em algo muito especial.

Uma maneira de fazer isso é envolvendo os próprios filhos das colaboradoras na confecção dos cartões, seja por meio de um desenho feito por eles ou até inserindo uma foto de mãe e filho junto com a mensagem.

 

2.  Sessão de fotos

Se existe um consenso na maternidade é de que o tempo passa muito rápido. Então, que tal eternizar esse laço tão especial com uma sessão de fotos das mães colaboradoras com os seus filhos?

Muitas fotógrafas, inclusive, se especializam nesse tipo de ensaio e oferecem condições especiais no Dia das Mães.

 

3.  Café da manhã especial

Outra forma de celebrar o Dia das Mães na empresa é promovendo um café da manhã para elas. Você pode desde montar kits individuais e entregar para cada colaboradora até realmente organizar um café coletivo (inclusive com a presença dos filhos).

 

4.  Almoço especial

O almoço segue a mesma linha da ideia acima. E o melhor é que ele oferece a oportunidade de aproximar as mamães da empresa, para que elas se conheçam melhor e até troquem experiências.

 

5.  Massagem relaxante

Conciliar o trabalho com a criação dos filhos exige muito. E a prova disso é que, recentemente, descobriu-se que as mulheres brasileiras dedicam 10,4 horas por semana a mais que os homens ao cuidado de pessoas.

Dito isso, não precisamos nem explicar por que proporcionar um momento de descanso e relaxamento para elas é super bem-vindo, né?

 

6.  Happy hour

Existem muitos tipos de mães. Para algumas, ter a oportunidade de jogar conversa fora com as colegas de trabalho pós-expediente, enquanto aproveita uns bons drinks e petiscos, é a comemoração ideal. 

 

7.  Presentes personalizados

É fato: quase todo mundo gosta de receber presente. Por isso, dar presentes e kits personalizados costuma ser um bom caminho para comemorar o Dia das Mães na empresa.

Lembrando que, para aumentar as chances de acertar na escolha, é importante descobrir quais os gostos pessoais delas!

 

8.  Caça ao tesouro

Se você busca por algo mais dinâmico e divertido, é possível mesclar a ideia acima com um caça ao tesouro e até mesmo incluir as crianças na brincadeira! 

 

9. Day off

Como dissemos acima, um descanso é sempre bem-vindo na vida de uma mulher que é mãe e profissional. Então pode apostar que muitas delas vão agradecer se receberam um Day Off nesse dia!

 

10.  Certificado de reconhecimento

Entregar um certificado de reconhecimento personalizado, que destaque a contribuição de cada mãe colaboradora para a organização, também é uma boa forma de valorizar essas profissionais.

Inclusive, ele pode ser entregue durante alguns dos eventos que já citamos, como o café da manhã ou almoço especial. 

 

11.  Escrita coletiva de uma mensagem

Sua empresa ainda pode convidar todos os colaboradores a participar da escrita de uma mensagem coletiva de agradecimento e reconhecimento às mamães que fazem parte do time.

 

12.  Dia de voluntariado

Outra forma muito especial de celebrar esse dia é organizando uma ação social em alguma instituição que atenda mães e seus filhos.

Entre as atividades que podem ser desenvolvidas nesta frente, estão: doação de alimentos, brinquedos, roupas, entre outros.

 

13. Roupa para mãe e filho 

Ofereça conjuntos de roupas personalizadas para mães e filhos, com opções de estampas ou mensagens especiais que celebrem o vínculo entre eles.

Depois você pode organizar um mural de fotos virtual das mães com seus filhos, nos grupos da empresa ou em aplicativos de comunicação a fim de promover momentos de conexão e engajamento. Se você usa nossa plataforma, faça isso no mural de celebrações da Feedz.

14. Concurso de talentos para mães colaboradoras

Abra o concurso para uma ampla variedade de categorias de talentos, desde música, dança e comédia até habilidades artísticas, culinárias e manuais, garantindo que todos os talentos sejam valorizados. 

Monte um painel de jurados diversificado, incluindo membros da equipe, líderes da empresa e até mesmo convidados especiais, para garantir uma avaliação imparcial e justa dos talentos apresentados.

Ofereça prêmios personalizados para os vencedores de cada categoria, como certificados de reconhecimento, vouchers de presentes ou até mesmo oportunidades de desenvolvimento profissional, como cursos ou treinamentos.

15. Clube do livro 

Crie um grupo para que as mães escolham previamente um livro para receber como um presente da empresa e depois debater juntas os aprendizados que cada uma teve. Como RH, você pode abrir as perguntas e fomentar as discussões. 

 

16. Kit de Spa

Envie kits de spa com produtos de autocuidado, como máscaras faciais, óleos essenciais, velas perfumadas e loções corporais, para que as mães possam desfrutar de um momento relaxante em casa.

 

17. Assinatura de streaming

Presenteie as mães com assinaturas de serviços de streaming de filmes, séries ou música, para que possam desfrutar de momentos de entretenimento em família. Quem não ama, né?

 

18. Vouchers de cinema 

Distribua vouchers de cinema para as mães da equipe, permitindo que elas desfrutem de uma noite especial de cinema em casa com suas famílias. Podem ser vouchers para plataformas, aluguel de filmes online ou até mesmo para serviços de entrega de alimentos, para complementar a experiência.

Você também pode criar uma lista de recomendações de filmes especiais para o Dia das Mães, abrangendo uma variedade de gêneros e temas que possam ressoar com as mães, desde dramas emocionantes até comédias leves e inspiradoras.

 

19. Descontos em cursos online 

Negocie parcerias com plataformas de educação online para oferecer descontos exclusivos em uma variedade de cursos relevantes para as mães, abrangendo áreas como desenvolvimento pessoal, habilidades profissionais, arte e cultura, entre outros.

Garanta que haja uma ampla gama de cursos disponíveis para escolha, para atender aos interesses e necessidades variadas das mães da equipe. Isso pode incluir cursos de marketing digital, culinária, idiomas, fotografia, entre outros.

Promova os descontos como uma oportunidade para as mães investirem em seu desenvolvimento profissional e pessoal, destacando os benefícios de adquirir novas habilidades e conhecimentos que podem impulsionar suas carreiras e enriquecer suas vidas.

 

20. Consultoria sobre rotina materna

Ofereça consultorias tanto em sessões individuais como em grupo, abordando temas específicos como consultoria de sono, amamentação, orientação educacional, entre outros, para atender às necessidades diversas das mães da equipe.

Contrate especialistas qualificados e experientes para conduzir as consultorias, garantindo que as mães recebam informações confiáveis e atualizadas sobre os cuidados e criação dos filhos.

Forneça recursos adicionais, como materiais de leitura, vídeos instrutivos ou links úteis, para que as mães possam continuar aprendendo e se aprimorando mesmo após as consultorias.

 

Inclusão na celebração do Dia das Mães: como tornar a data acolhedora para todos os funcionários?

É importante lembrar que nem todos os funcionários têm uma relação positiva com suas mães ou podem não ter mais suas mães vivas. Portanto, é fundamental que a celebração do Dia das Mães na empresa seja inclusiva e acolhedora para todos.

Uma maneira de colocar isso em prática é oferecer aos funcionários a opção de homenagear uma figura materna significativa em suas vidas, como uma avó, tia, irmã mais velha, madrinha ou amiga próxima.

Além disso, é importante criar um ambiente acolhedor e não julgador para que os colaboradores se sintam confortáveis em participar ou não da celebração. Portanto, certifique-se de que eles saibam que não são obrigados a participar e que podem falar com alguém da equipe de RH caso precisem de apoio emocional.

Outra coisa, a empresa pode garantir que as homenagens sejam inclusivas para todas as mães, considerando diferentes formas de maternidade, como adoção, mães solteiras, mães LGBTQIAP+, entre outras.

É importante que as homenagens sejam sensíveis e respeitosas com todas as formas de maternidade.

Também é possível incluir atividades que não sejam exclusivamente relacionadas às mães, como um dia de voluntariado em uma instituição de caridade, como sugerimos acima.

 

Mensagens que o RH pode usar para o dia das mães na empresa

  1. “Feliz Dia das Mães para todas as mães da nossa empresa! Agradecemos todo o seu esforço, dedicação e amor que vocês colocam em tudo o que fazem. Que hoje seja um dia especial e cheio de amor!”
  2. “Ser mãe é um dos trabalhos mais importantes e gratificantes do mundo. Obrigado por tudo o que vocês fazem e Feliz Dia das Mães!”
  3. Hoje é um dia para celebrar as mães da nossa empresa, que equilibram seus papéis como mães e profissionais com maestria. Obrigado por serem uma inspiração para todos nós!
  4. “A todas as mães da nossa empresa, desejamos um feliz dia, e agradecemos por nos inspirarem e nos motivarem a sermos melhores todos os dias.”
  5. “Hoje é um dia para honrar todas as mães da nossa empresa, que são líderes, mentoras e exemplos de inspiração. Agradecemos pelo seu compromisso e dedicação à nossa empresa e desejamos um Feliz Dia das Mães!”

 

Essas são apenas algumas ideias de mensagens que o RH pode usar para o Dia das Mães na empresa. É importante que as mensagens sejam autênticas, personalizadas e mostrem a gratidão e o reconhecimento pela contribuição das mães para a empresa.

 

Baixar o guia definitivo para criar um ambiente de trabalho feliz

 

Perguntas Frequentes e Respostas sobre o Dia das Mães nas Empresas 

Aqui estão algumas perguntas frequentes e respostas sobre o Dia das Mães nas empresas:

1.  Por que é importante valorizar as mães colaboradoras?

Além de desempenharem um papel fundamental em suas famílias, as mães colaboradoras também contribuem para o sucesso da empresa, trazendo diferentes perspectivas e habilidades únicas. Valorizá-las é uma forma de deixar isso claro e mantê-las motivadas.

 

 2.  Quais são as políticas de RH que a empresa pode adotar para valorizar as mães colaboradoras?

 Flexibilidade no horário de trabalho, licença maternidade estendida, creches no local de trabalho, parceria com plataformas de terapia online, entre outros.

 

3.  Como a empresa pode promover um ambiente de trabalho inclusivo para as mães colaboradoras?

Por meio de iniciativas que assegurem a equidade de oportunidades (inclusive salariais), reconhecimento do trabalho e contribuição dessas colaboradoras, além de oferecer apoio e recursos para que elas consigam conciliar as demandas do trabalho e da família.

 

4. Que dia é comemorado o Dia das Mães?

O Dia das Mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio, o que, no caso de 2024, vai cair no dia 12 de maio.

 

  • Por que o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio?

O Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio em muitos países, como uma homenagem às mães e sua dedicação à família. A data foi estabelecida em 1914 nos Estados Unidos e teve origem em uma campanha liderada por Anna Jarvis, que escolheu o segundo domingo de maio como a data ideal por ser o aniversário de sua mãe. 

A campanha de Anna Jarvis se espalhou por outros países, que adotaram a mesma data para celebrar o Dia das Mães, tornando-a uma data tradicional para homenagear as mães em todo o mundo.

 

5. Quais são as melhores práticas para a empresa reconhecer e valorizar as mães colaboradoras em outras datas comemorativas?

Todas as datas comemorativas trazem oportunidades para as empresas valorizarem as mães colaboradoras que fazem parte do time. É possível, por exemplo, ofertar benefícios extras para elas e eventos que incluam suas famílias.

Caso queira se aprofundar mais, temos um artigo sobre o Dia da Mulher no Trabalho que também pode trazer insights legais! 

 

6.  Como a empresa pode medir o impacto das ações de RH para valorizar as mães colaboradoras?

Realizando pesquisas de clima organizacional, acompanhando o desempenho e satisfação dessas colaboradoras e até mesmo analisando o impacto da ação na retenção de talentos.

Quer garantir que sua empresa esteja oferecendo um ambiente de trabalho que valoriza e reconhece a importância das mães colaboradoras? O módulo de pesquisa de satisfação interna da Feedz pode ajudar nessa missão! Preencha o formulário e agende uma demonstração com nossa equipe. 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar