Assessment: uma ferramenta útil para avaliação de desempenho

Entenda o que é assessment, para que serve e como a metodologia pode ser aplicada na avaliação de desempenho dos colaboradores.

A aplicação da avaliação de desempenho traz diversas vantagens para as empresas. Dentre elas, podem citar: apoiar no crescimento profissional dos colaboradores e entender os pontos fortes e fracos de cada um para melhor direcionar ações de desenvolvimento.

É também a partir dela que se pode criar um plano de carreira.

Nesse sentido, existe uma metodologia conhecida como assessment que pode tornar a avaliação de desempenho ainda mais completa (e melhorar os resultados da sua empresa).

Nas próximas linhas, convidamos você a entender o que é, para que serve o assessment e como aplicá-lo. Aproveite!

 

O que é assessment?

Em uma tradução literal, assessment significa avaliação. Portanto, é um método que pode ser utilizado pelo RH para avaliar o desempenho e o perfil de seus colaboradores.

Explicando melhor, trata-se de uma ferramenta que busca entender melhor os profissionais de uma empresa. Ela consegue isso, pois tem como objetivo fazer uma análise mais aprofundada de cada funcionário.

Ao colocar a metodologia em prática, os profissionais de recursos humanos conseguem:

  • Obter uma compreensão melhor sobre o potencial dos colaboradores da empresa;
  • Identificar as habilidades de cada um e estudar como elas podem ser mais bem exploradas;
  • Apontar tendências comportamentais;
  • Desenvolver uma melhor política de plano de carreira;
  • Identificar as necessidades dos funcionários.

O assessment pode ser aplicado em diversas situações, como no processo de recrutamento e seleção e para a promoção interna dos colaboradores

Para este último caso, a metodologia é utilizada na avaliação de desempenho, conforme explicamos no próximo tópico.

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Aplicando o assessment na avaliação de desempenho

Para a avaliação de desempenho, a aplicação do assessment é útil por diversos motivos. Separamos três para você ter uma ideia melhor:

 

Identificação de competências e habilidades

Uma das vantagens do assessment é identificar competências e habilidades de cada profissional para garantir que a pessoa ocupe o cargo certo e assuma responsabilidades adequadas ao seu perfil.

Em outras palavras, com a metodologia fica mais fácil ter a certeza de que cada função está sendo exercida pelo “match” ideal.

 

Feedback e desenvolvimento profissional

Muitas vezes, um profissional exerce uma função dentro da empresa e traz bons resultados. Em outras, o funcionário é capacitado e motivado, mas não consegue atingir suas metas.

No primeiro caso, é papel do RH buscar desenvolver ainda mais esse colaborador.

Com a ferramenta de assessment é possível identificar pontos positivos e ressaltá-los, ou até mesmo buscar preencher lacunas com treinamentos e cursos específicos.

Já no segundo caso, após analisar os resultados obtidos com a ferramenta de avaliação, os profissionais de recursos humanos obtêm as informações necessárias para direcionar o colaborador a uma função que melhor corresponda às suas capacidades.

Nas duas situações, o profissional recebe um feedback sobre seu desempenho. Isso contribui para que a pessoa em questão entenda o que precisa aprimorar e possa direcionar com mais precisão sua carreira.

 

Melhoria no clima organizacional e retenção de talentos

Em primeiro lugar, uma empresa que se preocupa com seus colaboradores mostra o quanto eles são valorizados. Como consequência, o turnover é reduzido.

Em segundo lugar, quando os profissionais são incentivados a se desenvolverem e exercem uma função que está de acordo com suas competências, habilidade e seu perfil, o clima da organização como um todo melhora.

O assessment, por trazer um diagnóstico dos funcionários e munir o RH com informações preciosas, é um aliado tanto para um bom clima organizacional como também para a retenção de talentos.

👉Como medir o clima organizacional de uma empresa [Exemplos]

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Métodos e técnicas de assessment

Aplicar o assessment significa adotar métodos e técnicas como 360º Feedback e entrevistas comportamentais. Explicamos cada uma separadamente a seguir:

 

360º Feedback

Aqui estamos falando da avaliação 360 graus. O objetivo dessa técnica é dar a cada funcionário a oportunidade de receber um feedback de desempenho não apenas do seu superior.

Para entender, no 360º Feedback o retorno é dado também por colegas de trabalho,  lideranças, subordinados, fornecedores e até mesmo por clientes internos e externos e por meio da autoavaliação.

Com os resultados obtidos a partir de diferentes perspectivas, a ideia é que o colaborador possa se conhecer ainda mais e ter uma ideia mais precisa do que necessita melhorar e de seus pontos fortes.

Entenda mais detalhes sobre esse método de assessment em:

👉Feedback 360º: o que é, como fazer e exemplos

 

Entrevistas comportamentais

As entrevistas comportamentais são aplicadas para conhecer melhor o perfil dos colaboradores. Com isso, espera-se maximizar os pontos positivos de cada funcionário e trabalhar as fraquezas para, então, obter ganhos em motivação e produtividade.

Destacamos que as entrevistas ajudam também a fornecer informações sobre traços de personalidade que podem afetar a performance dos profissionais

Sobre ferramentas para avaliar o perfil comportamental, destacamos o DISC, um teste que avalia parâmetros predominantes em uma pessoa. Observe:

  • (D) Dominance – dominância;
  • (I) Influence – influência;
  • (S) Steadiness – estabilidade;
  • (C) Conscientiousness – conformidade.

 

A metodologia DISC ajuda na formação de equipes harmônicas e estruturadas. Caso o assunto interesse a você, recomendamos o artigo:

👉 Metodologia DISC: por que e como saber o perfil dos colaboradores

[CTA] Passo a passo - Como preparar as lideranças para o processo de AD

 

Implementando o assessment na sua empresa

Como ferramenta para avaliação de desempenho, o assessment pode aumentar a performance dos colaboradores e reter talentos. Mas, como implementar a metodologia na sua empresa? A resposta vem logo abaixo:

 

Passos para implementação do assessment

Não existe uma única maneira de implementar o assessment, mas estes passos podem ajudar:

  1. Entenda as metas da organização e de cada equipe;
  2. Estabeleça objetivos com a aplicação do assessment;
  3. Identifique os conjuntos de habilidades a serem avaliadas (soft skills e hard skills);
  4. Defina os métodos e técnicas de assessment que serão utilizados, bem como os dados que serão coletados;
  5. Defina os indicadores utilizados para acompanhar os resultados.

 

Importância do acompanhamento e monitoramento dos resultados

Após realizar o assessment é fundamental avaliar os resultados e definir as estratégias que serão tomadas. 

O colaborador precisará de treinamento? Será necessário colocar em prática uma estratégia de desenvolvimento profissional? Ou, quem sabe, deve-se considerar upskilling ou reskilling?

Independentemente da decisão tomada, é imprescindível estabelecer métricas para acompanhar os resultados. Dessa maneira, RH e gestores conseguem se basear em dados concretos para avaliar se as ações tomadas surtiram os efeitos desejados.

 

Estabelecimento de metas e objetivos claros

Para que uma avaliação de desempenho traga bons resultados, deve-se saber quais são os objetivos e metas a serem atingidos. Por exemplo: montar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), melhorar o clima da empresa, reduzir o turnover, entre outros. 

O mesmo vale para a implementação do assessment, isto é, o RH precisa estabelecer as metas e os objetivos que deseja atingir com a metodologia. Isso serve como ponto de partida para definir a técnica que será utilizada e os pontos a serem avaliados.

 

Como a Feedz ajuda na avaliação do colaborador? 

A melhor maneira de implementar um processo de avaliação de desempenho com praticidade e segurança de dados é por meio de um software. É aí que a Feedz pode ajudar.

A solução de gestão de desempenho da Feedz possibilita ao RH:

  • Definir metas claras;
  • Estabelecer PDIs;
  • Aplicar avaliações 90°, 180° e 360°
  • Identificar pontos fortes e áreas de melhoria;
  • Monitorar os resultados em tempo real;
  • Simplificar o processo das avaliações e de análise;
  • Fomentar a motivação e engajamento dos colaboradores;
  • Criar avaliações totalmente personalizadas;
  • Aplicar um processo de avaliação de desempenho contínua;
  • Tomar decisões baseadas em dados do People Analytics;

 

A solução é fácil de usar e adaptável às diferentes necessidades de uma organização. Para saber mais, preencha o formulário abaixo 👇

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