Como aumentar o engajamento dos funcionários nos rituais do time?

Entenda a importância que os rituais do time têm para a sua empresa e como obter sucesso ao colocá-los em prática.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir este conteúdo ?

Você já ouviu dizer que nós somos o que fazemos repetidamente? Essa máxima tem tudo a ver com o assunto que vamos abordar neste post: os rituais do time e o potencial que eles têm de fortalecer o engajamento e a cultura de uma empresa.

Incorporados a todas as instituições, os rituais de gestão de pessoas são capazes de unir e motivar as equipes, bem como dar um senso de propósito a elas. Por isso é tão importante que os colaboradores sejam incentivados a fazer parte desses momentos.

Se você já tem a ciência disso, mas ainda enfrenta desafios na hora de engajar as pessoas nesta jornada, te convidamos a ler o artigo de hoje até o final e aprender mais sobre essa ferramenta tão poderosa.

Vamos nessa?

 

O que são os rituais do time?

Um ritual pode ser entendido como um conjunto de ações ou comportamentos que tem um sentido real de propósito.

Esses rituais, por sua vez, são fortes aliados de quem deseja adquirir um novo hábito, construir relacionamentos mais frutíferos e transformar algum aspecto da vida.

É por isso, inclusive, que eles podem ser encontrados em diversas esferas da sociedade, como em igrejas, escolas e grupos esportivos.

No mundo dos negócios, especificamente, os rituais de equipe ajudam a moldar a cultura organizacional e a melhorar o comprometimento no trabalho, já que ampliam o valor percebido em cada atividade e fazem com que todos se sintam mais profundamente envolvidos.

Não por acaso, essa é uma prática que está por trás do sucesso de muitas equipes e empresas de alto desempenho!

👉 Como o profissional de RH pode transformar uma empresa?
👉 5 dicas infalíveis para engajar os gestores da sua empresa

 

10 Exemplos de rituais para equipes nas organizações

Agora que já vimos a definição, vamos ver alguns exemplos de rituais de gestão de pessoas que podem ser realizadas com esse propósito.

  1. Reuniões de Kickoff: Para começar um novo projeto ou semana de trabalho, algumas equipes realizam uma reunião de kickoff. Esta é uma oportunidade para definir metas, atribuir tarefas e fazer um brainstorming de novas ideias.
  2. Happy Hour semanal: Este ritual pode ser especialmente útil para equipes remotas, que podem se sentir desconectadas devido à falta de interação social regular. Um happy hour virtual pode proporcionar um espaço para que a equipe se conheça melhor e crie um ambiente de trabalho mais coeso.
  3. Reuniões de retrospectiva: No final de um projeto ou ciclo de trabalho, é útil ter uma reunião onde a equipe possa avaliar o que funcionou bem e o que pode ser melhorado para a próxima vez. Isso pode ajudar a equipe a aprender com suas experiências e aprimorar seus processos.
  4. Celebrações de Marcos Importantes: Inclui desde aniversários até a conquista de alguma meta ou objetivo relevante para a equipe. Algumas empresas tocam uma campainha ou buzina quando uma venda grande é concluída, entregam cartões assinados por todo time quando alguém está comemorando aniversário, ou entregam medalhas ou troféus quando alguém completa determinado tempo de casa.
  5. Rituais de Construção de Relacionamentos: Incluem ações de integração de novos colaboradores e a realização de encontros divertidos (como os happy hours).
  6. Check in de OKR: Um ritual que é uma cerimônia curta para verificar os resultados do OKR e garantir que os times atuem de fato na direção dos objetivos e resultados projetados.
  7. Rituais de Desenvolvimento: Envolve o fornecimento de feedbacks periódicos, bem como a realização de treinamentos, workshops e até mesmo dinâmicas de grupo.
  8. Reuniões One-on-One: Estas são reuniões regulares entre um gerente e um membro da equipe. Elas permitem que ambas as partes discutam o desempenho, as preocupações e as oportunidades de desenvolvimento.
  9. Sessões de Brainstorming: Estas sessões podem ser realizadas regularmente para gerar novas ideias e soluções para problemas existentes. Eles também podem ajudar a promover uma cultura de inovação e criatividade.
  10. Atividades de Team Building: Isso pode incluir atividades recreativas, jogos, eventos de caridade, ou qualquer outra coisa que a equipe possa fazer junta para construir confiança e camaradagem.

 

Como você deve ter percebido, existe uma série de rituais que podem ser criados com o objetivo de promover a mudança e o fortalecimento de times no local de trabalho – esses são apenas alguns exemplos que podem servir como um norte na sua jornada.

Lembrando que esses rituais precisam ser adaptados à realidade e ao contexto da equipe, inclusive se for uma equipe totalmente remota. Também é fundamental que sejam realizados de forma produtiva e positiva para todos os membros da equipe, sem causar estresse ou sobrecarga.

Porém, mais do que seguir fórmulas prontas, é importante lembrar que a autenticidade é um elemento indispensável quando se trata dos rituais do time: cada empresa é única e possui propósitos e valores singulares.

Não se esqueça de sempre levar isso em consideração!

Guia prático para estruturar um programa de feedback

 

6 benefícios de adotar rituais para o time

Como dissemos até aqui, os rituais de time podem transformar a cultura das organizações em diferentes aspectos.

Para ficar mais claro, listamos abaixo os benefícios diretos que eles podem proporcionar para as empresas e colaboradores.

No geral, os rituais ajudam a:

  1. Criar o sentimento de conexão, pertencimento e confiança entre os colaboradores;
  2. Aumentar a capacidade da empresa de superar os desafios e períodos de mudanças;
  3. Fortalecer o engajamento dos funcionários e o sentimento de que eles estão fazendo uma contribuição significativa para a empresa;
  4. Reforçar os comportamentos desejáveis e a prática dos valores organizacionais;
  5. Facilitar o onboarding e o treinamento de novos colaboradores;
  6. Criar hábitos fortes por parte de todos.

Em suma, os rituais do time são uma forma de apoiar as pessoas a se lembrarem do que realmente importa no dia a dia de trabalho e a priorizarem as melhores práticas.

👉 Como a Feedz ajuda a construir um time de alta performance
👉 Gestão de equipe: dicas e técnicas para liderar com sucesso

Baixar 13 exemplos de dinâmicas de integração para colaboradores

 

5 dicas para aumentar o engajamento dos colaboradores nos rituais do time

Agora que você já viu o quão importante os rituais de equipe são, chegou o momento de saber o que pode ser feito para engajar os colaboradores nesse tipo de ação.

Afinal, para que os rituais cumpram com o efeito desejado, é fundamental que eles sejam abraçados por todas as pessoas da empresa.

Antes de qualquer coisa: fique tranquilo. Você verá que não se trata de um bicho de sete cabeças. Pequenas atitudes já são capazes de proporcionar uma diferença enorme!

Quer ver? Então vamos lá!

Manual prático de como engajar seu time

1. Certifique-se de que todos conheçam os rituais do time

Como você pôde acompanhar, os rituais do time são capazes de transformar pequenos comportamentos em atos mais simbólicos. Mas, para que isso aconteça, é importante que todos os membros da equipe estejam na mesma página.

Ou seja: os rituais da sua empresa, assim como a importância deles, devem estar claros para todos os colaboradores (do mais novo ao mais antigo).

Essa é uma excelente forma de maximizar o impacto desta estratégia e garantir que ela seja introduzida em loop.

 

2. Ouça o que os colaboradores têm a dizer

As pessoas se tornam naturalmente mais engajadas em algo quando participam da sua construção. Por isso, é importante estar aberto para ouvir as sugestões do time sobre os rituais.

Se você é gestor, que tal projetar um ritual junto aos seus liderados? Só não se esqueça de que ele precisa estar alinhado aos valores e propósito da organização.

 

3. Encontre o equilíbrio

Os rituais podem (e devem) ser divertidos, mas eles também precisam ser significativos e profundos. Portanto, encontrar um equilíbrio entre esses dois pólos é fundamental.

Lembre-se: é importante que os rituais do time criem uma recompensa emocional e gerem algum tipo de sentimento, já que a melhor forma de transformar o comportamento das pessoas é tocando em suas emoções.

 

4. Garanta que haja uma frequência

A repetição é um elemento indispensável dos rituais. Afinal, quando um comportamento se repete ao longo do tempo, ele se torna parte da memória muscular da cultura.

Por esse motivo, certifique-se de que os rituais do time tenham uma frequência. Eles podem acontecer todos os dias, uma vez por semana ou até mesmo mensalmente – tudo vai depender do objetivo.

Há, ainda, rituais que podem ser feitos a partir de um gatilho específico. Como exemplo, as comemorações realizadas quando uma meta é atingida ou quando alguém está completando aniversário de casa.

Essa frequência ajudará o time a ter previsibilidade e, assim, se planejar melhor para participar dos rituais.

 

5. Busque a evolução constante 

Por último, você deve ter em mente que os rituais não precisam ser imutáveis – eles podem sim mudar, até porque é natural que as culturas organizacionais também evoluam com o tempo.

Portanto, questione-se sempre sobre os rituais existentes. Avalie quais deles ainda fazem sentido e quais devem ser aprimorados – aqui, mais uma vez, ouvir o que os colaboradores têm a dizer pode trazer insights legais!

Quer aprender mais sobre como aumentar o engajamento dos seus funcionários nos rituais da equipe?

Na Feedz, nós desenvolvemos ferramentas dedicadas à promoção do engajamento e do envolvimento da equipe, que ajudarão a transformar a dinâmica do seu time.

Não perca tempo! Preencha o formulário abaixo e conheça melhor a Feedz, sua parceira para um ambiente de trabalho mais produtivo e engajado 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar