12 Principais Indicadores de Avaliação de Desempenho

Saiba quais são os principais indicadores de avaliação de desempenho que devem ser acompanhados de perto pelo RH da sua empresa.

Os indicadores de avaliação de desempenho nada mais são do que índices adotados pelo RH e gestores de pessoas para avaliar a performance dos colaboradores de forma justa e eficaz. Sendo assim, conhecê-los é fundamental para uma estratégia bem sucedida nesta frente.

Quando a empresa acerta na escolha dos indicadores, ela consegue identificar as reais necessidades de melhoria de cada funcionário, medir as competências de forma mais analítica e construir estratégias de desenvolvimento mais assertivas. Porém, com tantas opções disponíveis, nem sempre é fácil decidir quais utilizar.

A verdade é que não existe certo ou errado: a escolha de bons índices de avaliação de desempenho depende dos objetivos individuais de cada organização. Mas, para ajudá-los na decisão, vamos apresentar os mais utilizados a seguir!

1. Qualidade do trabalho

Um dos principais objetivos da avaliação de desempenho é justamente determinar a qualidade do trabalho realizado por cada colaborador. Logo, esse é um daqueles indicadores que não pode ficar de fora.

Para obter esse índice, é importante ter claro quais são os requisitos definidos pela empresa em termos de qualidade. Já na hora de avaliá-lo, é possível usar critérios como ausência de erros, quantidades de reclamações referentes a um serviço, entre outros.

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2. Competências técnicas

Como o próprio nome sugere, são indicadores da avaliação de desempenho que buscam acompanhar as habilidades técnicas (hard skills) e conhecimentos específicos relacionados ao trabalho realizado pelo funcionário.

Trata-se de um indicador crucial, por meio do qual é possível entender melhor qual é a necessidade de cada colaborador e, assim, traçar ações de treinamentos e até mesmo promoções melhor direcionadas.

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3. Competências comportamentais

Segue a mesma linha do índice anterior. Porém, o foco aqui é mapear as habilidades interpessoais e comportamentais do funcionário (soft skills), como comunicação, colaboração, liderança e resolução de conflitos.

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Em geral, essas competências são os valores que o colaborador e a empresa selecionaram como as habilidades ou características que é preciso ter para realizar seu trabalho. 

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4. Iniciativa

Refere-se à capacidade do funcionário de assumir responsabilidades e agir proativamente sem a necessidade de supervisão constante – uma característica altamente valiosa em contextos de rápidas mudanças, como o que as empresas vivem atualmente. 

Esse indicador pode ser acompanhado por meio de perguntas específicas durante a avaliação de desempenho, como, por exemplo: “De 0 a 10, quanto o profissional é proativo e tem iniciativa?”.

 

5. Produtividade dos Funcionários

Você sabe qual é a quantidade de trabalho que os funcionários da sua empresa são capazes de produzir dentro de um determinado período de tempo? 

Essa é uma das maneiras mais simples e diretas de acompanhar o indicador de desempenho e produtividade dos colaboradores e mapear quando é preciso melhorar os processos. Mas, lembre-se: para que a avaliação seja justa, é importante ter metas claras e previamente estabelecidas.

 

6. Adaptabilidade

A adaptabilidade nada mais é que a capacidade do profissional de se adaptar a mudanças no ambiente de trabalho, como novos processos, ferramentas ou tecnologias. Inclusive, ela é uma das soft skills mais demandadas da atualidade.

Perguntas sobre como o colaborador se adapta a novas situações e desafios ao longo do último período de avaliação e como ele lida com situações inesperadas são algumas que podem ajudar a avaliar este índice.

 

7. Cumprimento de prazos

Esse indicador de avaliação de desempenho se refere, basicamente, à capacidade do funcionário em cumprir com os prazos estabelecidos para projetos ou tarefas específicas – o que também é considerado um fator de produtividade no trabalho.

 

8. Assiduidade e pontualidade

A frequência com que o funcionário está presente no trabalho e chega no horário estabelecido é determinante para o bom desempenho dele. Por isso, esse também é um indicador a ser acompanhado de perto nas avaliações de desempenho.

Vale lembrar que esse é um índice que também pode – e deve – ser monitorado por meio de registro de frequência.

 

9. Satisfação dos clientes

O nível de satisfação dos clientes com o trabalho ou serviço fornecido por um colaborador também diz muito sobre a performance dele. Justamente por isso, existem avaliações de desempenho que reúnem diferentes opiniões sobre o profissional em questão.

A avaliação 360 graus, por exemplo, inclui desde colegas de trabalho e liderança direta a clientes e fornecedores neste processo.

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10.  Alinhamento com os valores da empresa

Refere-se ao grau em que o funcionário adota e demonstra os valores e cultura da empresa em seu trabalho e comportamento. Sendo assim, é importante que esses valores estejam claramente estabelecidos e disseminados por toda a organização, para que a avaliação seja de fato justa.

Entre as perguntas que podem ser usadas na avaliação de desempenho para mapear esse indicador, estão:

  • A pessoa demonstra fit cultural com a empresa?
  • Possui valores que são semelhantes aos da organização?
  • Seus valores são de empatia e respeito ao coletivo?

 

11.  Alcance de objetivos

Por fim, temos o alcance de objetivos, um índice que acompanha a capacidade do colaborador em alcançar os objetivos específicos definidos pela empresa.

Uma das metodologias adotadas para gerir esses objetivos e metas é o OKR – sigla para Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave, em português. 

Em geral ela ajuda a alinhar o desempenho das pessoas ao desempenho da empresa, tornando mais fácil para os colaboradores entenderem o que se espera deles e para os gestores acompanharem em que pé anda o alcance de tais objetivos. 

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12. Full-Time Equivalent (FTE)

O Full-Time Equivalent (FTE) é um indicador que compara o tempo de trabalho de um funcionário em relação a um funcionário de tempo integral.

Por exemplo, um funcionário que trabalha 20 horas por semana em uma empresa onde a semana padrão é de 40 horas é considerado 0,5 FTE – ou seja, metade de um funcionário de tempo integral.

Esse indicador é importante para avaliar a produtividade e a força de trabalho de uma empresa, permitindo equilibrar as necessidades de trabalho com as horas que cada funcionário realmente trabalha.

Isso ajuda na tomada de decisões sobre contratações, distribuição de trabalho, alocação de recursos e estratégias de negócios.

O FTE é um indicador essencial para o RH e gestores, pois pode auxiliar a identificar necessidades de reorganização de cargas de trabalho, ajuste de contratações ou modificação de horários para melhor atender às demandas do negócio.

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Por que olhar com atenção para os indicadores de avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta indispensável para medir a performance dos colaboradores e tomar decisões mais assertivas com relação à gestão de talentos. Mas, para que esse acompanhamento seja bem-sucedido, é essencial escolher os indicadores certos.

Como mostramos até aqui, há diferentes índices que podem ser utilizados no processo. Porém, os mais comuns incluem a qualidade do trabalho realizado e a produtividade do colaborador, bem como as habilidades técnicas e comportamentais que impactam no desempenho da sua função.

Todos esses critérios são importantes para o desenvolvimento do profissional, mas também para o sucesso da organização. Tanto que o objetivo das avaliações de desempenho é justamente ajudar a impulsionar o sucesso de pessoas e empresas de forma mútua.

Quando essa estratégia, como um todo, é bem conduzida, o RH e gestores de pessoas conseguem:

  • Identificar quem são os colaboradores que podem ser promovidos e recompensados por seu bom desempenho;
  • Mapear os pontos fortes e fracos de cada profissional que compõem o time, bem como as necessidades internas de melhoria;
  • Construir planos de sucessão, treinamento e desenvolvimento mais assertivos;
  • Promover o crescimento contínuo dos colaboradores, o que reflete nos índices de engajamento, produtividade e retenção de talentos;
  • Fortalecer a transparência e confiança entre os funcionários e os seus líderes diretos;
  • Melhorar os resultados organizacionais como um todo.

 

Agora que você já conhece os 11 principais indicadores de avaliação de desempenho, é fundamental contar com uma ferramenta eficiente para acompanhar e gerenciar esses dados. A Feedz é a parceira perfeita para ajudar você nessa missão!

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  • Definir metas claras e objetivas;
  • Estabelecer planos de desenvolvimento individualizados;
  • Realizar avaliações de desempenho eficazes e justas;
  • Fomentar a motivação e engajamento dos colaboradores;
  • Identificar pontos fortes e áreas de melhoria;
  • Monitorar os resultados em tempo real.

 

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