Feedback 360¬ļ: o que √©, como fazer e exemplos

Feedback-360-graus

Os gestores das empresas precisam saber da exist√™ncia e da import√Ęncia do feedback 360¬ļ dos colaboradores.¬†

Essa ferramenta consegue transformar o comportamento dos funcionários, as demandas de trabalho e os retornos para a empresa. 

Por isso, neste artigo, falaremos tudo sobre esse tipo de an√°lise completa, que tamb√©m pode ser chamada de Avalia√ß√£o 360¬ļ. Saiba mais!

 

O que √© feedback 360¬ļ?

O termo em ingl√™s “feedback” vem da jun√ß√£o das palavras ‚Äúfeed‚ÄĚ (alimentar) e ‚Äúback‚ÄĚ (de volta).

Esse termo feedback é usado para se referir a um retorno de informação, ou seja, os pontos positivos e negativos sobre alguém que está sendo avaliado por realizar algo em determinado período.

Por isso, o feedback é um recurso muito utilizado dentro das empresas, já que avalia mostra ao profissional o que está indo bem e o que precisa ser corrigido. 

Desse modo, o feedback 360¬ļ √© uma alternativa de avalia√ß√£o mais ampla e que oferece m√ļltiplas percep√ß√Ķes. Entenda melhor a seguir!

 

Como funciona o feedback 360¬ļ nas empresas?

A avaliação 360 graus não é realizada apenas pelo gestor responsável pelo colaborador, mas também pelos colegas de trabalho, ele próprio (autoavaliação), lideranças, subordinados, fornecedores e até mesmo por clientes internos e externos.

O principal critério de seleção desses participantes nesse tipo de avaliação é que todos tenham contato com o avaliado durante o dia a dia de trabalho.

Esse formulário precisa avaliar os comportamentos do funcionário, considerando as metas e os resultados atingidos. 

Além disso, essa avaliação precisa ser confidencial e oferecer acesso apenas ao gestor e pelo próprio avaliado.

 

Para que serve a avalia√ß√£o de 360¬ļ?

A avaliação 360 graus serve para identificar os pontos positivos do trabalhador e as competências que podem ser melhoradas.

Essa ferramenta também ajuda a desenvolver o profissional, já que os resultados mostram quais as qualidades e os possíveis defeitos que podem ser corrigidos.

O feedback tamb√©m fornece informa√ß√Ķes importantes aos gestores, que podem tomar melhores decis√Ķes para o futuro da empresa.

Com esse tipo de ferramenta, o gestor também consegue mostrar os erros que estão atrapalhando a produtividade e a entrega dos resultados das equipes.

 

Como fazer um feedback 360¬ļ?

Vamos explicar como aplicar um processo de feedback 360 graus na sua empresa. Confira abaixo:

 

1. Defina as competências 

O primeiro passo é a definição das competências que serão avaliadas, que estão relacionadas com a missão e os valores da instituição.

 

2. Escolha os avaliadores

Os avaliadores precisam ser pessoas que trabalharam diretamente com o avaliado em algum momento, seja em um projeto ou na mesma equipe. O avaliado também fará sua autoavaliação.

 

3. Converse com os funcion√°rios

Lembre-se de avisar todos os envolvidos sobre a import√Ęncia de ser justo e verdadeiro ao avaliar uns aos outros e a si mesmos.

 

4. Elabore o formulário de avaliação

O formulário da avaliação 360 graus precisa ser desenvolvido de forma concisa e imparcial.

 

5. Fa√ßa a aplica√ß√£o das avalia√ß√Ķes

Esse é o momento de aplicar o formulário de avaliação em todos os participantes. O colaborador pode destacar os seus pontos fortes e fracos das suas competências.

O gestor pode mencionar o desempenho do funcionário em cada competência. Já outros participantes também podem avaliar as competências do avaliado.

 

6. Analise os resultados

Recolha as respostas de todos os avaliadores participantes do processo para analisar os resultados.

 

7. Dê o feedback ao colaborador

Agora √© a hora de dar o feedback 360¬ļ ao funcion√°rio para mostrar quais s√£o suas melhores compet√™ncias e quais s√£o as dificuldades que podem ser superadas.

O responsável por dar esse retorno ao colaborador é o gestor do avaliado, através de uma conversa objetiva e agradável.

 

8. Ouça o profissional avaliado

D√™ espa√ßo para o trabalhador expressar suas opini√Ķes sobre os resultados, j√° que esse √© um momento de crescimento profissional.

 

Exemplos de feedback 360¬ļ

Se você está procurando modelos de avaliação 360 graus, então nós podemos mostrar alguns que podem servir como base para a sua empresa. Confira:

 

Modelo 1 de feedback 360 graus

Esse primeiro exemplo de avalia√ß√£o 360 utiliza apenas 3 alternativas para as respostas: ‚ÄúNunca‚ÄĚ, ‚Äú√Äs Vezes‚ÄĚ ou ‚ÄúSempre‚ÄĚ.¬†

Possíveis perguntas relacionadas com as competências:

  • O avaliado √© proativo no dia a dia? (Proatividade)
  • O colaborador √© dedicado e procura atingir as metas estabelecidas? (Interesse)
  • O funcion√°rio organiza suas demandas para entregar dentro do prazo? (Organiza√ß√£o)
  • O profissional √© flex√≠vel e se adapta bem √†s mudan√ßas no decorrer das atividades? (Flexibilidade)
  • O trabalhador se socializa com os colegas de trabalho? (Sociabilidade)
  • O avaliado mostra que possui capacidade para se tornar l√≠der? (Lideran√ßa)

 

Modelo 2 de avaliação 360

O exemplo 2 de feedback 360 graus utiliza 5 respostas diretas para os formul√°rios: ‚ÄúNunca‚ÄĚ, ‚ÄúPouco‚ÄĚ, ‚ÄúAlgumas Vezes‚ÄĚ, ‚ÄúMuito‚ÄĚ e ‚ÄúQuase Sempre‚ÄĚ.

Perguntas para esse modelo, segundo algumas competências:

  • O avaliado n√£o aceita com facilidade as decis√Ķes acordadas em grupo? (Trabalho em equipe)
  • Para tirar d√ļvidas, o colaborador consegue expor com clareza as suas necessidades? (Comunica√ß√£o)
  • As opini√Ķes contr√°rias do trabalhador s√£o aceitas com respeito? (Trabalho em equipe)
  • D√° o seu melhor para que os resultados da equipe sejam os melhores poss√≠veis? (Trabalho em equipe)
  • O trabalhador possui autoconfian√ßa? (Lideran√ßa)

 

Modelo 3 de feedback 360¬ļ graus

No exemplo 3, utilizamos perguntas com 3 alternativas de respostas: ‚ÄúNunca‚ÄĚ, ‚ÄúAlgumas vezes‚ÄĚ e ‚ÄúSempre‚ÄĚ.¬†

Confira algumas poss√≠veis quest√Ķes e suas respectivas compet√™ncias:

  • O avaliado cumpre os prazos estipulados por outros funcion√°rios? (Organiza√ß√£o)
  • Entrega resultados com qualidade para a empresa? (Efici√™ncia)
  • √Č capaz de se comunicar de maneira assertiva durante os conflitos no trabalho? (Comunica√ß√£o)
  • O funcion√°rio √© transparente na comunica√ß√£o e n√£o omite nenhuma informa√ß√£o? (Comunica√ß√£o)
  • O colaborador consegue ouvir opini√Ķes diferentes das suas? (Trabalho em equipe)
  • O trabalhador consegue ceder seu ponto de vista para aceitar a melhor decis√£o para a equipe? (Trabalho em equipe)

 

Quais as vantagens do feedback 360¬ļ graus?

Al√©m de oferecer informa√ß√Ķes completas sobre o funcion√°rio, o feedback 360¬ļ oferece outras vantagens, como:¬†

  • Os resultados s√£o obtidos por diferentes perspectivas.¬†
  • Reduz o impacto dos conflitos entre o profissional e seu gestor, j√° que a avalia√ß√£o possui participa√ß√£o coletiva.
  • Todas as equipes e setores podem ter suas opini√Ķes representadas na avalia√ß√£o.
  • Facilita o desenvolvimento e crescimento do colaborador.¬†
  • A empresa consegue entender todos os processos internos e buscar melhor√°-los.

 

Quais as desvantagens do feedback 360¬ļ?

Também não podemos deixar de citar algumas desvantagens desse tipo de avaliação que podem ser representadas por possíveis riscos. Veja:

  • Usar a avalia√ß√£o para prejudicar um profissional, mesmo que seja um ato anti√©tico.¬†
  • A motiva√ß√£o e autoestima do avaliado podem ser reduzidas, se ficar insatisfeito com os resultados.
  • Os processos de cria√ß√£o, aplica√ß√£o, avalia√ß√£o dos resultados e feedback ao colaborador podem ser lentos e burocr√°ticos, se a empresa n√£o possuir ferramentas tecnol√≥gicas.¬†
  • Os resultados das avalia√ß√Ķes n√£o se encaixam e n√£o chegam a nenhuma conclus√£o.

Importante lembrar que vale a pena correr esses riscos ao aplicar o feedback 360 graus, j√° que as chances dessas situa√ß√Ķes negativas acontecer s√£o m√≠nimas.

Afinal, os retornos dos resultados das avalia√ß√Ķes 360¬ļ s√£o essenciais para o desenvolvimento do colaborador, evolu√ß√£o do gestor e o crescimento da empresa.

 

Quando fazer uma avalia√ß√£o 360¬ļ?

Se interessou pela avaliação e feedback 360 graus? Então planeje a execução dessa ótima ferramenta de desempenho profissional para começar a avaliar os funcionários.

O ideal é procurar manter uma frequência periódica para deixar os colaboradores cada vez mais confortáveis na hora de avaliar e ser avaliado. 

Além disso, o gestor que aplicar esse tipo de avaliação precisa levantar erros e acertos para melhorar cada vez mais essa ferramenta na empresa. 

O ideal √© contar com ajuda da tecnologia que consegue aplicar as avalia√ß√Ķes digitalmente e emitir relat√≥rios autom√°ticos.

E a√≠, gostou de aprender tudo sobre o feedback 360¬ļ? Ent√£o leia mais dicas para os gestores de RH no nosso blog. Bora voar com a Feedz! ūüöÄūüöÄūüöÄ

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