Como fazer um Plano de Ação após a Avaliação de Desempenho

Conheça as 5 etapas necessárias para elaborar um plano de ação após a Avaliação de Desempenho e apoiar o desenvolvimento dos colaboradores.

Muito se fala sobre os benefícios de acompanhar a performance dos colaboradores de perto, mas o que vem depois deste processo? É para ajudar a responder essa pergunta que hoje falaremos sobre como elaborar um plano de ação após a avaliação de desempenho.

De fato, uma avaliação de desempenho bem estruturada pode desde melhorar o engajamento dos funcionários até aumentar a produtividade deles. Porém, tudo isso só será possível se o RH, os gestores e os próprios colaboradores souberem o que fazer após terem os resultados em mãos.

Se essa é uma questão que ainda não está clara para você, te convidamos a seguir com a leitura do artigo! 😀

Passo a passo para criar um PDI memorável

 

O que é um plano de ação

Um plano de ação pode ser entendido, de maneira geral, como um documento que descreve as etapas a serem percorridas por uma pessoa, equipe ou empresa para que um determinado objetivo seja alcançado. Trata-se, portanto, de uma ferramenta que ajuda a transformar insights em ações concretas.

Vale dizer que os planos de ação podem ser usados em áreas, como as de negócios, educação e saúde. Desde que haja um objetivo a ser alcançado, a elaboração do plano de ação será bem-vinda!

 

O que é um Plano de Ação após a Avaliação de Desempenho?

Um Plano de Ação após a Avaliação de Desempenho é um conjunto de objetivos, estratégias e ações desenvolvidas para abordar as áreas de melhoria identificadas durante a avaliação de desempenho de um funcionário.

Este plano visa ajudar o funcionário a melhorar seu desempenho, aumentar sua eficácia no trabalho e alcançar metas profissionais.

👉 Como criar um plano de ação para engajamento nas empresas
👉 O que é e como elaborar um plano de carreira

 

 

Por que é importante criar um Plano de Ação após a Avaliação de Desempenho?

O Plano de Ação é importante porque ajuda o funcionário a compreender as áreas que precisam ser aprimoradas e fornece um roteiro claro para o desenvolvimento profissional.

O papel do plano de ação é detalhar as ações específicas que o funcionário deve seguir para melhorar sua performance com base no feedback recebido ao final da avaliação.

Em outras palavras: é por meio dele que o colaborador conseguirá desenvolver, de forma ágil e eficaz, as habilidades e competências necessárias para o desempenho pleno de sua função.

Geralmente, esse tipo de plano de ação é conhecido no RH como o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

 

5 etapas para elaborar um plano de ação após a Avaliação de Desempenho

Como já mencionamos em muitos dos nossos conteúdos sobre avaliação de desempenho, essa é uma ferramenta composta por algumas etapas principais, como a criação e aplicação do questionário de perguntas e o momento do feedback entre líder e liderado.

O que vem após essa conversa é justamente a elaboração do plano de ação. Portanto, se você já se perguntou o que fazer depois da avaliação de desempenho, o passo a passo abaixo vai te ajudar a descobrir:

1.      Definir metas e objetivos claros

A primeira etapa para elaborar um plano de ação após a avaliação de desempenho é definir metas e objetivos claros, que atendam tanto às necessidades de desenvolvimento do colaborador quanto as da organização.  

Durante esse processo, lembre-se de que a melhor forma de estabelecer boas metas e objetivos é seguindo os cinco critérios SMART. Segundo esse método, toda meta deve ser: específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal (com um prazo definido).

👉 Metodologia OKR: desvendando o segredo por trás dessa técnica

 

2.      Estabelecer prioridades

Depois de definir as metas e objetivos, será a vez de avaliar a importância e a urgência de cada um deles, a fim de entender quais são prioritários. Afinal, quem tenta abraçar o mundo de uma vez, acaba por não aguentar o peso.

Aqui, a missão do gestor é ajudar o seu liderado a entender quais atividades devem ser realizadas primeiro, geralmente tendo como base as necessidades da empresa.

 

3.      Identificar recursos e prazos

Que as metas e objetivos devem ter um prazo definido nós já mencionamos. Porém, tão importante quanto, é garantir que o colaborador terá os recursos necessários para ser bem sucedido no plano de ação, sejam eles financeiros ou relacionados à tempo e equipamentos.

 

  4.      Designar responsabilidades

Também é fundamental definir quem será responsável por cada tarefa do plano de ação e garantir que todas as tarefas sejam distribuídas de forma equilibrada e justa.

Tenha em mente que o responsável deve ser capaz de realizar a tarefa e ter os recursos necessários para completá-la dentro do prazo estabelecido, daí a importância de ter atenção à etapa anterior.

 

5.      Monitorar e ajustar o plano conforme necessário

A única forma de saber que o plano de ação após a avaliação de desempenho está dando certo é acompanhando-o de perto.

Esse monitoramento próximo também permitirá que o plano seja ajustado conforme necessário, para que ele permaneça relevante e alinhado com as necessidades da organização e do colaborador.

Baixar o kit de avaliação de desempenho

 

Exemplo de plano de ação após avaliação de desempenho

 Se o passo a passo acima ficou um pouco vago, calma que nós vamos ajudar! Veja, abaixo, um exemplo de plano de ação nesses casos:

 

Identificação das áreas de melhoria

Uma das principais coisas a serem feitas após a avaliação de desempenho é mapear quais são as habilidades e competências que o colaborador precisa melhorar. Neste exemplo, vamos considerar que um desses pontos é a comunicação com os colegas de equipe.

 

Estabelecimento de metas e prazos

Eis algumas das metas que podem ser estabelecidas de acordo com o exemplo dado: 

  • Participar de um treinamento de comunicação interpessoal até o final do mês;
  • Preparar uma apresentação para realizar junto a equipe no dia X, tendo como objetivo trabalhar a capacidade de falar em público  

 

Implementação e acompanhamento do plano

Por fim, será a hora de implementar o plano de ação. Para isso, é importante designar as tarefas específicas para colaborador e definir os resultados esperados (KPIs), tornando possível acompanhar o progresso dele em relação às metas e prazos estabelecidos.

Um exemplo de medidor de sucesso é o nível de feedback positivo recebido pelos colegas na apresentação realizada internamente.

 

Vantagens de um plano de ação bem elaborado

 Saber o que fazer após a avaliação de desempenho é determinante para o sucesso desta estratégia. Quando isso acontece, a empresa ganha em muitas frentes, como: 

 

Viu só? Motivos é que não faltam para caprichar no desenvolvimento do PDI. Esperamos que as dicas listadas acima possam ajudar a sua empresa nessa missão!

Baixar o guia com exemplos de PDI para colaboradores

 

Perguntas Frequentes e Respostas sobre o Plano de Ação após a Avaliação de Desempenho

Como vimos até agora, o Plano de Ação após a Avaliação de Desempenho é uma ferramenta fundamental para promover o desenvolvimento profissional e a eficácia organizacional.

A seguir, vamos responder às dúvidas mais frequentes relacionadas à sua importância, estrutura, implementação e monitoramento, bem como às consequências do não cumprimento das metas estabelecidas.

 

Por que um plano de ação é importante após uma avaliação de desempenho?

É ele que ajudará os colaboradores a identificarem com mais clareza como desenvolver ou aprimorar as habilidades e competências identificadas durante a avaliação de desempenho nas organizações.

 

Quais são os elementos essenciais de um plano de ação eficaz?

Definição clara de metas e objetivos, estabelecimento de prioridades, identificação de recursos e prazos, designação de responsabilidades e monitoramento e ajuste contínuo do plano conforme necessário.

 

Como garantir que um plano de ação seja bem-sucedido?

Para o sucesso do plano de ação, é importante definir metas claras e realistas, estabelecer prazos alcançáveis e monitorar o progresso regularmente. Além disso, é importante garantir os recursos e o suporte necessários aos colaboradores.

 

O que acontece se o funcionário não cumprir as metas estabelecidas no Plano de Ação?

Se o funcionário não cumprir as metas do Plano de Ação, é importante analisar as razões e identificar os obstáculos enfrentados. O gestor e o funcionário devem discutir ajustes no plano e fornecer suporte adicional, se necessário. Em casos de desempenho consistentemente insatisfatório, ações adicionais, como treinamento adicional, realocação de responsabilidades ou, em última instância, medidas disciplinares, podem ser necessárias.

👉 Como gerenciar funcionários com baixo desempenho no trabalho?

 

Como envolver os colaboradores na elaboração e execução do plano de ação?

Uma das melhores formas de envolver os colaboradores nessa jornada de desenvolvimento é fornecendo feedback regular e reconhecendo-os pelo progresso alcançado. Também é importante incentivar a participação ativa deles desde o início, permitindo que expressem suas ideias e preocupações.

Aproveite a oportunidade para experimentar a ferramenta de avaliação de desempenho da Feedz, que pode ajudar você a acompanhar o progresso dos colaboradores, fornecer feedback valioso e impulsionar o engajamento da equipe. Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores especializados entrará em contato com você em breve! 📝👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar