4 estratégias de recrutamento para atrair candidatos talentosos

O recrutamento de novos talentos para uma empresa deve ser pensado e planejado de forma a contratar pessoas que agregam valor aos times e à empresa.
estratégias de recrutamento

O setor de Recursos Humanos possui v√°rias fun√ß√Ķes e responsabilidades, desde obriga√ß√Ķes burocr√°ticas at√© a implanta√ß√£o de estrat√©gias para o bem-estar dos funcion√°rios.

Nesse contexto, o recrutamento de novos colaboradores se destaca como uma atividade de extrema import√Ęncia, e que geralmente ocupa boa parte do tempo do time de gest√£o de pessoas.

Quando uma vaga é aberta, aparecem diversos candidatos para pleitear o cargo, mas apenas um é escolhido. A decisão é tomada com base em uma análise de vários fatores para definir o profissional ideal para aquela posição dentro da empresa.

Apesar disso, muitos departamentos de RH passam por momentos de dificuldade, e notam que os processos seletivos não estão fazendo as melhores escolhas. O que isso significa? Que está na hora de reavaliar o processo seletivo que está sendo empregado. 

 

O que são estratégias de recrutamento?

O RH é o responsável por implementar estratégias de recrutamento, que são medidas para atrair profissionais que estejam alinhados aos principais objetivos da empresa. Basicamente, esses processos buscam nos candidatos três características básicas:

  • habilidades t√©cnicas satisfat√≥rias;
  • perfil comportamental adequado;
  • fit cultural com a empresa.

Dessa forma, com as habilidades técnicas satisfatórias, é possível analisar as experiências e competências do candidato, para saber se ele será capaz de executar suas tarefas com qualidade e, sobretudo, se será um bom acréscimo para a empresa.

Já o perfil comportamental está relacionado à identificação do colaborador com os valores da empresa, uma vez que isso impactará diretamente no convívio diário e nos processos de trabalho.

Levar esses dois pontos em consideração na hora de fazer o processo seletivo irá garantir a permanência dos funcionários na empresa por um período mais longo e satisfatório para o negócio.

Além disso, aumenta o engajamento e reduz o turnover, tornando o crescimento constante e mais consistência nas equipes.

 

Estratégias de recrutamento para atrair candidatos talentosos

Separamos quatro estratégias de recrutamento eficientes que o seu setor de Recursos Humanos pode aplicar! 

 

1. Funil de contratação

A primeira coisa que o RH precisa fazer antes de começar um recrutamento, é elaborar um funil de contratação. Trata-se de montar um cronograma com todas as etapas e datas do processo seletivo, da primeira triagem ao momento da decisão final.

Al√©m disso, deve ser definido o n√ļmero de candidatos que participar√£o de cada fase, para orientar todas as escolhas realizadas ao longo do processo.

Altera√ß√Ķes podem ser feitas ao longo do processo, mas o funil funcionar√° como guia para tornar os objetivos mais claros.

O funil de contratação precisa conter:

  • triagem de curr√≠culos;
  • testes online;
  • entrevistas com o rh;
  • din√Ęmicas e testes presenciais;
  • entrevistas com a equipe;
  • entrevista final com o gestor;
  • onboarding.

O funil precisa ser montado de forma a avaliar todas as características necessárias para a posição em aberto.

Mas lembre-se que um teste e uma entrevista podem ser o suficiente para o processo dar certo, ou seja, n√£o alongue se n√£o precisar.

 

2. Plataformas de recrutamento

Praticamente todos os departamentos de Recursos Humanos hoje em dia usam plataformas online para o recrutamento. Entre as op√ß√Ķes dispon√≠veis, as mais comuns s√£o os tradicionais sites de an√ļncios de vagas.

Outra boa alternativa é o LinkedIn. No site, é possível publicar currículos, vagas, artigos e formar grupos de discussão, além de acessar ferramentas exclusivas para recrutadores.

Tamb√©m existem sites que cuidam de todas as etapas do processo seletivo, disponibilizando ferramentas para testes online e entrevistas √† dist√Ęncia.

Ainda, existem marketplaces de profissionais, nos quais as empresas buscam os currículos dos candidatos.

 

3. Bonificação por indicação de talentos

Preencher as vagas da empresa com indica√ß√Ķes dos pr√≥prios profissionais √© uma √≥tima estrat√©gia de recrutamento externo.

Os colaboradores sabem melhor do que ninguém o perfil adequado de novos talentos para enfrentar os desafios do negócio.

Mas mesmo com a indicação, faça o funil para eles serem testados em um processo seletivo. 

 

4. Banco de talentos

Organizar um banco de talentos é uma estratégia interessante a longo prazo. Todos os currículos recebidos devem ser catalogados e armazenados em um sistema, tornando mais fácil localizar os profissionais mais adequados quando aparecer uma nova vaga.

O banco de talentos tamb√©m deve reunir colaboradores internos. Dependendo da posi√ß√£o, pessoas que j√° est√£o familiarizadas com a empresa s√£o √≥timas op√ß√Ķes para assumir a fun√ß√£o desejada e entregar os melhores resultados.

 

Dicas para aplicar nas estratégias de recrutamento 

Por fim, selecionamos nove dicas essenciais para aplicar na hora de colocar em prática as estratégias de recrutamento. Confere aí! 

 

1. Capriche nos an√ļncios

Primeiramente, na hora de criar o an√ļncio da vaga, lembre-se de ser o mais transparente poss√≠vel, uma vez que os candidatos precisam entender as demandas do cargo e os benef√≠cios oferecidos.

Em resumo, é preciso destrinchar o perfil buscado para a vaga e chamar a atenção, contando um pouco sobre a cultura da empresa.

Uma boa ideia √© um v√≠deo curto ou um link para a p√°gina de carreiras da companhia. Seja sempre sucinto, e trate de organizar bem as informa√ß√Ķes e revisar o an√ļncio.¬†

Ah, e lembre-se de que, ao colocar a remunera√ß√£o j√° no an√ļncio, permite que haja uma filtragem natural dos candidatos, pois aqueles que n√£o se encaixam j√° nem v√£o se candidatar.

 

2. Primeira oportunidade

Procure abrir vagas para pessoas que estão começando na carreira, como estagiários ou recém-formados. Nesse caso, as universidades são o local de recrutamento ideal. Divulgue suas vagas por lá.

Além disso, utilize grupos da universidade, marque presença em workshops e seminários realizados no campus e anuncie oportunidades. Festivais culturais também são bons lugares para divulgação das vagas.

Ah, e não preciso nem falar que para atrair essa galera é preciso ter uma presença forte nas redes sociais e oferecer benefícios que destaquem a sua empresa da concorrência.

‚ÄĒ> Temos um artigo completinho falando sobre os Millennials

 

3. Flexibilidade

Profissionais valorizam empresas que respeitam os limites entre trabalho e vida pessoal.

Consequentemente, deixe claro que os recém-contratados não terão que lidar com muito estresse ou tente conceder benefícios que compensem a dedicação deles. Home office, ambientes leves e abertos e horário flexível são bem interessantes. 

 

4. B√īnus

Sempre ofereça benefícios, mas vá além do padrão. Por exemplo:

  • descontos em academias de gin√°stica e clubes;
  • folga no dia do anivers√°rio;
  • buf√™ de sobremesas na hora do almo√ßo ou do lanche;
  • √°reas de descompress√£o;
  • e vales-massagem

Analise os benefícios da concorrência e vá além!

 

5. Mídias sociais

As redes sociais devem ser encaradas com seriedade pelo RH, pois se trata de canais para encontrar e captar candidatos para a sua empresa. Esteja presente e divulgue sua marca nas mídias, sempre criando laços com seus seguidores.

Segundo a pesquisa Aberdeen Group, uma empresa internacional de marketing, 73% dos millennials norte-americanos buscam por trabalho nas mídias sociais.

Enfim, n√£o se esque√ßa de postar an√ļncios de vagas atraentes e reforce os pontos fortes da sua organiza√ß√£o.¬†

 

6. Recrute seus funcion√°rios

Pe√ßa aos colaboradores da sua empresa para recomendarem a companhia para amigos e parentes e, caso algum profissional indicado seja contratado, d√™ ao funcion√°rio algum mimo ou b√īnus, pode ser um dinheiro extra, ou mesmo um ingresso de cinema.

 

7. Acelere os processos

Processos seletivos não precisam ser muito longos para serem eficazes. Os candidatos podem estar participando de outros recrutamentos e abandonarem o seu ou, simplesmente, desistirem por virtude da demora. Valorize o tempo dos profissionais e de respostas rápidas. 

 

8. Ofereça salários competitivos

Pesquise a remuneração e os benefícios entre a concorrência para não perder talentos para eles.

Lembre-se que apesar dos benefícios e do bom ambiente de trabalho, um salário acima da média sempre pesa na balança e pode reter candidatos preciosos.

 

9. Reputação da empresa

Fique de olho nos comentários sobre a sua empresa que aparecem na internet, pois os candidatos também podem estar acompanhando a reputação da sua empresa em portais como o Glassdoor ou Indeed.

Caso haja opini√Ķes negativas, prepare um discurso de defesa quando for dialogar com os talentos. Al√©m disso, esteja disposto a escut√°-los e a melhorar o que for necess√°rio.

 

Por fim

Encontrar grandes talentos que ocupem as vagas dentro de uma empresa vai muito além de um simples processo de recrutamento.

Ou seja, é preciso que as estratégias sejam aperfeiçoadas e, com isso, seja possível conhecer os candidatos mais adequados para a vaga. 

Aplicando as dicas de demos aqui √© bem prov√°vel que voc√™ consiga melhores funcion√°rios e, consequentemente, melhore o ambiente de trabalho! ūü§©

simbolo_color

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

‚úĒ Todas as ferramentas de gest√£o de pessoas em um s√≥ lugar
‚úĒ O software mais indicado para empresas acima de 25 colaboradores

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

Comprometimento no trabalho
10 ideias para aumentar o comprometimento no trabalho

Incentivar o trabalho em equipe, reconhecer os esfor√ßos, apostar na cultura do feedback e investir no desenvolvimento cont√≠nuo est√£o entre as a√ß√Ķes que ajudam a solucionar a falta de comprometimento no trabalho.