Como gerenciar funcionários com baixo desempenho no trabalho?

Saiba o que pode estar contribuindo para o baixo desempenho no trabalho e como reverter esse cenário na sua empresa.


Quando parte dos colaboradores de uma empresa apresentam baixo desempenho no trabalho, é quase certo que os resultados organizacionais também fiquem aquém do esperado.

Ainda que essa seja uma constatação óbvia, descobrir o que de fato está por trás do problema de engajamento e produtividade e conseguir revertê-lo pode ser bastante desafiador.

Mas, com algumas boas práticas de gestão, como a avaliação de desempenho, é possível encurtar esse caminho e prevenir que o rendimento dos colaboradores caia.

Conhecer as possíveis causas do baixo desempenho, bem como a melhor forma de identificá-lo precocemente, são os primeiros passos desta jornada.

Ao longo deste artigo, traremos mais detalhes sobre elas. Vem com a gente! 😀

O que é baixo desempenho no trabalho?

O desempenho no trabalho é a capacidade que um profissional tem de executar as atividades atribuídas a ele. Sendo assim:

  • Os talentos de alto desempenho são aqueles que dominam as competências técnicas e comportamentais necessárias para o desempenho da função e atendem às expectativas da empresa;
  • Enquanto os profissionais com baixo desempenho são aqueles que, por algum motivo, não estão atingindo os resultados ou metas esperados em sua função, seja em termos de qualidade, quantidade ou prazo.

 

Possíveis causas do baixo desempenho no trabalho

Um dos grandes desafios em gerenciar funcionários com baixo desempenho profissional é que esse é um problema que pode ser causado por vários fatores, tanto juntos quanto isoladamente.

Na sequência, listamos os motivos mais comuns:

 

  • Falta de conhecimento especializado ou de alguma habilidade necessária para o pleno desempenho da função;
  • Falta de clareza sobre o papel a ser exercido e as expectativas da empresa com relação a ele;
  • Cultura organizacional tóxica (o que inclui competição e ritmo de trabalho excessivos, chefes autoritários, ambiente ruim, etc.);
  • Pouca ou nenhuma oportunidade de crescimento na empresa;
  • Conflito com o líder ou gestor direto;
  • Falta de valorização/reconhecimento profissional;
  • Questões pessoais.

 

Como deu para notar, a lista é grande. E já que cada causa pede por um plano de ação diferente, é importante acompanhar o desempenho de cada colaborador bem de perto para saber quando e como agir.

 

Como identificar o baixo desempenho no trabalho de um funcionário?

Mesmo que alguns sinais de baixo desempenho sejam bem fáceis de serem percebidos, a melhor forma de identificá-lo é adotando um processo de monitoramento contínuo e sistemático.

 Veja, abaixo, alguns recursos que podem ser utilizados para isso:

 

Taxa de absenteísmo

O absenteísmo é um dos índices que o RH deve sempre acompanhar de perto. Afinal, ele ajuda o setor a entender a taxa de ausência dos colaboradores na empresa, o que inclui desde faltas até atrasos ou saídas antecipadas.

Além de impactar a produtividade do profissional em si e da equipe da qual ele faz parte, já que gera sobrecarga de trabalho aos demais, os altos índices de absentismo também podem ser um sinal claro de falta de motivação ou uma consequência de um ambiente de trabalho ruim.

 

Produção e qualidade de trabalho reduzidas

Esse talvez seja um dos jeitos mais claros de perceber o que a performance de um colaborador diminuiu: observar o ritmo e a qualidade das entregas mais recentes.

Aqui vale lembrar que há muitos fatores capazes de impactar na qualidade de um trabalho, indo desde não receber os recursos e as orientações necessárias até a falta de engajamento.

 

Avaliação de aprendizagem

Como dissemos antes, a falta de conhecimento especializado ou de alguma habilidade podem estar por trás do baixo desempenho. Portanto, ao realizar uma ação interna de treinamento, é recomendável aplicar uma avaliação de aprendizagem logo na sequência.

Isso ajudará a mapear a retenção do conhecimento adquirido, bem como os seus desdobramentos no dia a dia da empresa.

 

Avaliação de desempenho

Como o próprio nome já sugere, a avaliação de desempenho é uma ferramenta que ajuda a determinar o trabalho realizado e os resultados obtidos de seus funcionários ao longo de um período.

Ao contribuir com a coleta de informações sobre o desempenho de um profissional, incluindo os pontos fortes e fracos, ela é vista hoje como uma das principais aliadas do RH na hora de melhorar a produtividade e o engajamento dos colaboradores de forma contínua.

 

Como o RH pode ajudar a combater o baixo desempenho no trabalho

Prestar atenção nos indicadores que apresentamos acima é a melhor forma de tentar prever o que está acontecendo com os funcionários da empresa e agir antes que a situação se complique.

Mas já que prevenir é melhor que remediar, separamos algumas dicas que podem evitar o baixo desempenho no trabalho: 

 

Feedback construtivo

Ao fornecer feedback regularmente, o gestor pode dar sugestões de melhorias, reconhecer um bom trabalho e contribuir ativamente para a evolução do seu liderado.

 

One-on-one

As reuniões One-on-One, conversas individuais que são realizadas semanalmente ou quinzenalmente entre os líderes e seus liderados, também são extremamente importantes.

Afinal, elas ajudam a solucionar muitos dos problemas que podem impactar na performance de um colaborador, incluindo falta de reconhecimento e desalinhamento de informações.

 

PDI

Por meio de um plano de desenvolvimento individual (PDI) bem estruturado, é possível ajudar um funcionário a adquirir novas habilidades e aperfeiçoar aquelas que ele já possui. No fim das contas, tudo isso contribuirá para o seu desempenho no trabalho.

Com o PDI, o colaborador também entende os passos que precisa seguir para alcançar determinado objetivo dentro de uma instituição, seja promoção, mudança de área ou mesmo um objetivo pessoal. O que elimina boa parte das incertezas e da falta de perspectiva de crescimento.

 

Fazer avaliação de desempenho trimestralmente

As informações obtidas por meio da avaliação de desempenho de funcionários dão respaldo para as estratégias citadas acima. Mas, para que todas elas sejam aproveitadas ao máximo, é importante que esse se torne um processo contínuo.

Hoje, por exemplo, as avaliações anuais deram espaço para as avaliações trimestrais. Afinal, quando um profissional passa muito tempo sem ser avaliado e receber um feedback, muitas informações se perdem no meio do caminho.

 

Baixar o kit de avaliação de desempenho

 

Ferramenta para ajudar o RH automatizar a avaliação de desempenho

Gerenciar funcionários com baixo desempenho no trabalho demanda uma série de ações combinadas. E se você está se perguntando como conciliar todas elas com as demais atividades que estão sob a responsabilidade do RH, nós temos a resposta: investindo em tecnologia!

A plataforma da Feedz, por exemplo, reúne ferramentas de gestão de pessoas em um só lugar. Isso inclui desde avaliações de desempenho totalmente personalizadas até funcionalidades de PDI, One-on-One, Feedback e muito mais.

Nosso software foi construído para automatizar processos manuais que consomem tempo, energia e geram frustração. Com ele, fica mais fácil identificar quais colaboradores estão com desempenho acima ou abaixo da média e, assim, aumentar o engajamento e desempenho deles.

Agora que você já sabe disso tudo, te convidamos a conhecer mais sobre a nossa plataforma.  Solicite uma demonstração gratuita e veja, na prática, tudo o que a Feedz pode fazer pelo seu negócio! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar