35 competências essenciais para avaliação de desempenho

As 35 competências essenciais para avaliação de desempenho são as habilidades, hábitos, conhecimentos e atitudes necessárias que todos os colaboradores podem se esforçar para adquirir

Quando desenvolvidas, as competências contribuem para o sucesso da empresa. Assim, essas 35 competências essenciais para avaliação de desempenho são categorizadas como capital humano, que é amplamente definido como o conhecimento e as habilidades que contribuem para a produtividade no local de trabalho

Nesse artigo, listamos 35 competências essenciais para avaliação de desempenho. No entanto, cada empresa tem o dever de escolher as competências que melhoram o sucesso de seus negócios de forma mais eficaz.

👉 Avaliação de Desempenho: O que é e como fazer + [Guia completo]
👉 Avaliação de desempenho por competências: O que é e como fazer?

 

35 competências essenciais para avaliação de desempenho

 

1. Responsabilidade e confiabilidade

Assume responsabilidade pessoal pela qualidade e pontualidade do trabalho e alcança resultados com pouca supervisão.

Por exemplo:

  • Chega no trabalho pontualmente e segue instruções, políticas e procedimentos.
  • Atende aos padrões de produtividade, prazos e cronogramas de trabalho.
  • Permanece focado nas tarefas, apesar das distrações e interrupções.
  • Faz o melhor uso do tempo e recursos disponíveis.
  • Equilibra a qualidade do trabalho com o cumprimento de prazos.
  • Não dá desculpas para erros ou problemas; reconhece e corrige erros.
  • Resolve problemas com pessoas de forma rápida e direta; possui senso de dono da empresa.

 

2. Adaptabilidade e Flexibilidade

Se adapta às necessidades, condições e responsabilidades do trabalho em constante mudança.

Por exemplo:

  • Responde positivamente às mudanças, adotando e usando novas práticas ou valores para cumprir metas e resolver problemas.
  • Adapta abordagem, objetivos e métodos para alcançar soluções e resultados em situações dinâmicas.
  • Lida bem e ajuda os outros a lidar com as demandas contínuas de mudança; vê e mostra aos outros os benefícios da mudança.
  • Define as prioridades ao liderar mudanças.
  • Possui segurança emocional ao lidar com mudanças.

 

3. Análise/Raciocínio

Examina dados para compreender questões, tirar conclusões e resolver problemas.

Por exemplo:

  • Identifica fatos importantes em uma série de dados. Avisa quando os dados aparecem errados ou incompletos, ou precisam de verificação. 
  • Divide informações complexas em partes. Classifica e agrupa dados. Vê padrões ou temas subjacentes em uma série de informações relacionadas.
  • Aplica camadas de regras lógicas e complexas para analisar e categorizar informações complicadas. Vê as relações entre as informações em formas variadas e de fontes variadas.

 

4. Atenção aos detalhes

Atende com diligência os detalhes e busca a qualidade na execução das tarefas.

Por exemplo:

  • Executa as tarefas com cuidado.
  • Comete poucos erros, se é que comete algum.
  • Permanece atento e cuida dos detalhes que são fáceis de ignorar.

 

Leia também: 30 perguntas para Avaliação de Desempenho por competências

 

5. Alinhamento de Negócios

Alinha o que faz com o resto da empresa.

Por exemplo:

  • Busca compreender outros departamentos, incluindo seus serviços, resultados e medidas.
  • Integra a direção executiva em todas as decisões.

 

6. Mentoria

Permite que os colegas de trabalho cresçam e tenham sucesso por meio de feedback contínuo, instrução e incentivo.

Por exemplo:

  • Vê o potencial e os pontos fortes dos outros e trabalha para aumentá-los.
  • Modela comportamentos de sucesso e auto aperfeiçoamento constante.

 

7. Pensamento Criativo e Inovador

Desenvolve novas ideias que fornecem soluções para todos os tipos de desafios no local de trabalho.

Por exemplo:

  • Contribui com ideias originais e engenhosas em sessões de brainstorming.
  • Conecta ideias, eventos e circunstâncias aparentemente não relacionados para encontrar soluções globais para problemas individuais.
  • Vê oportunidades para a solução criativa de problemas enquanto permanece dentro dos parâmetros de boas práticas. Gera soluções únicas, mas viáveis e úteis para problemas difíceis.

 

8. Foco no Cliente

Constrói e mantém a satisfação do cliente com os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Por exemplo:

  • Pode descrever os negócios e as expectativas dos clientes. Mostra interesse, antecipa e responde oportunamente às necessidades do cliente.
  • Vai além das expectativas básicas de serviço para ajudar os clientes a implementar soluções completas.
  • Oferece produtos e serviços quando o cliente precisa deles. 
  • Busca feedback do cliente e garante que as necessidades foram totalmente atendidas.
  • Busca maneiras de melhorar a prestação de serviços. 

planilha de avaliação de desempenho por competências

 

9. Tomada de decisão e julgamento

Toma decisões oportunas e informadas que levam em consideração os fatos, objetivos e riscos.

Por exemplo:

  • Reúne dados e contribuições de outras pessoas ao tomar decisões.
  • Equilibra análise, sabedoria, experiência e perspectiva ao tomar decisões.
  • Encontra soluções que são aceitáveis para diversos grupos com interesses e necessidades diferentes.
  • Pensa nos prós e contras de cada opção antes de tomar uma decisão e seguir em frente.
  • Toma as decisões necessárias mesmo quando as informações são limitadas ou pouco claras.
  • Aprende com as consequências das decisões.

 

10. Desenvolvimento e Aprendizagem Contínua

Mostra um compromisso contínuo com o aprendizado.

Por exemplo:

  • Procura maneiras melhores de realizar os aspectos rotineiros do trabalho.
  • Solicita e usa feedback para melhorar o desempenho. 
  • Busca e adquire novas competências, métodos de trabalho, ideias e informações que irão melhorar sua própria eficiência e eficácia no trabalho.

 

11. Ética e Integridade

Conquista a confiança e o respeito dos outros por meio de honestidade e profissionalismo.

Por exemplo:

  • Respeita e mantém a confidencialidade.
  • Diz a verdade e é honesto em todas as negociações.
  • Cumpre as promessas e compromissos assumidos com os outros. Faz a coisa certa, mesmo quando é difícil. Não cede à pressão para mostrar preconceito ou manipular os outros.

12. Responsabilidade Fiscal

Segue as diretrizes, regulamentos, princípios e padrões fiscais ao comprometer recursos fiscais ou processar transações financeiras.

Por exemplo:

  • Lida com o dinheiro da empresa com cuidado e atenção.
  • Protege os recursos fiscais e cumpre todos os procedimentos de controle interno projetados para prevenir e detectar o roubo ou uso indevido de fundos. 
  • Monitora o uso do orçamento e busca formas de reduzir custos.

 

13. Motiva os outros

Deixa os outros entusiasmados e comprometidos em promover os objetivos da empresa.

Por exemplo: 

  • Inspira outras pessoas a atingir metas e adotar novas posições ou opiniões.
  • Mostra uma atitude positiva sobre o trabalho a ser feito, colegas de trabalho, clientes e gerência.
  • Aborda os problemas de maneira aberta, construtiva e profissional e convence os outros a abordar os problemas da mesma maneira.
  • Mostra dedicação em completar o trabalho que deve ser feito.

 

14. Entrevistando Outros

Faz perguntas de maneiras que aumentam a clareza, a qualidade e a confiabilidade das informações.

Por exemplo:

  • Planeja o processo de entrevista com antecedência, identificando as principais informações a serem coletadas.
  • Deixa o entrevistado à vontade e garante que ele compreende o processo e sua finalidade. Desenvolve confiança para obter respostas honestas.

 

15. Liderança

Promove a missão e os objetivos da empresa

Por exemplo: 

  • Cria um ambiente de trabalho positivo, onde todos os funcionários são motivados a fazer o melhor.
  • Vincula missão, visão, valores, objetivos e estratégias ao trabalho diário.
  • Vê o potencial dos outros e aproveita as oportunidades para aplicar e desenvolver esse potencial.

 

16. Escuta

Entende e aprende com o que os outros dizem.

Por exemplo:

  • Dá ao palestrante atenção total e parece interessado na mensagem (por exemplo, mantém contato visual, acena com a cabeça).
  • Permite que outras pessoas falem sem interrompê-las desnecessariamente.
  • Faz perguntas esclarecedoras que trazem informações mais claras ou detalhadas.
  • Confirma a compreensão parafraseando ou resumindo o que outros disseram.

 

17. Gerenciando Projetos 

Estrutura e dirige o trabalho de terceiros em projetos ou programas.

Por exemplo:

  • Garante que as metas sejam claramente definidas. 
  • Desenvolve padrões de desempenho razoáveis e maneiras de avaliar a qualidade dos resultados.
  • Avalia o progresso e o sucesso em relação aos padrões de desempenho.

 

18. Raciocínio Matemático

Usa técnicas matemáticas para calcular dados ou resolver problemas práticos.

Por exemplo:

  • Executa aritmética básica (ou seja, adição, subtração, multiplicação e divisão) e usa conceitos numéricos básicos (por exemplo, números inteiros, porcentagens) para completar as tarefas do trabalho. Faz estimativas razoáveis de resultados aritméticos sem calculadora.
  • Mede distância, área, volume e peso usando ferramentas padrão e fórmulas matemáticas.

 

19. Mediando disputas

Ajuda outras pessoas a resolver desacordos e conflitos complexos ou delicados.

Por exemplo:

  • Mantém uma postura neutra e objetiva. Mostra respeito pelas necessidades e perspectivas de todas as partes na disputa.
  • Esclarece as questões, interesses e objetivos de cada parte. Ajuda as partes a ver as coisas da perspectiva de cada um.

 

20. Acordos de negociação

Consegue chegar em acordos.

Por exemplo:

  • Conquista a confiança de outras partes sendo honesto, respeitoso e sensível às suas necessidades. Sabe quando ser gentil e assertivo, e age de acordo. Evita ultimatos.
  • Questiona e rebate as propostas dos outros sem prejudicar os relacionamentos. 
  • Busca interesses comuns e soluções mutuamente aceitáveis.

 

21. Operando equipamento

Usa ferramentas, máquinas e veículos para transportar mercadorias ou pessoas, ou para criar produtos de trabalho.

Por exemplo: 

  • Aprende as funções, propósitos e limitações de novos equipamentos.
  • Configura e calibra ferramentas e máquinas com precisão.
  • Inspeciona rotineiramente o equipamento e segue o cronograma de manutenção adequado.
  • Segue os regulamentos de segurança e outros ao manusear e operar o equipamento.
  • Usa o equipamento apenas para o fim a que se destina, protegendo-o contra danos e uso indevido.

 

22. Entendimento organizacional e político

Usa o conhecimento da empresa para resolver problemas e cumprir metas.

Por exemplo:

  • Compreende como as funções, produtos e serviços de sua própria unidade de trabalho se relacionam e impactam os de outras unidades de trabalho. 
  • Capitaliza canais formais e redes informais para atingir objetivos. 
  • Forma alianças para realizar as tarefas.
  • Compreende políticas internas e externas e seus impactos na organização. 

 

23. Planejamento e Organização

Coordena ideias e recursos para atingir metas.

Por exemplo:

  • Identifica a sequência de tarefas e os recursos necessários para atingir uma meta e prioriza as principais etapas de ação.
  • Busca e usa a opinião de terceiros sobre ações críticas, cronogramas e prioridades. 
  • Monitora e avalia as tendências sociais, fiscais e políticas que afetam o plano. 

 

24. Solução de problemas

Resolve desafios difíceis ou complicados.

Por exemplo:

  • Mostra uma visão das causas básicas dos problemas. Gera uma gama de soluções e cursos de ação com benefícios, custos e riscos associados a cada um.
  • Pensa “fora da caixa” para encontrar opções. Busca o conselho de quem já resolveu problemas semelhantes.
  • Promove um ambiente de trabalho que contribui para uma empresa feliz.

 

25. Fornece Consultas

Faz parceria com clientes para identificar e resolver questões complexas ou delicadas.

Por exemplo: 

  • Identifica recursos e soluções potenciais que são práticas e eficazes. Sabe e explica onde, quando e como implementar essas opções.
  • Ajuda os clientes a navegar por questões complexas ou delicadas, mantendo os melhores interesses do cliente em mente e aconselhando sobre as melhores práticas.

 

26. Compreensão de leitura

Compreende o significado das informações escritas e as aplica a situações de trabalho.

Por exemplo:

  • Compreende instruções, regras, políticas, gráficos e/ou tabelas básicas.
  • Tira conclusões lógicas do texto.
  • Pode interpretar informações e publicações complexas, técnicas, profissionais ou jurídicas.

 

27. Construção de relacionamento

Constrói relações de trabalho construtivas caracterizadas por um alto nível de aceitação, cooperação e respeito mútuo.

Por exemplo:

  • Trata os outros com justiça e respeito. 
  • Busca e considera as ideias daqueles que relutam em expressar seus pontos de vista. 
  • Constrói harmonia ouvindo, discutindo e negociando, recompensando, encorajando e motivando outras pessoas.

 

28. Pesquisando informações

Identifica, coleta e organiza dados para análise e tomada de decisão.

Por exemplo:

  • Rastreia informações irrelevantes e vagas, mantendo os dados de alta qualidade. 
  • Documenta claramente as fontes e organiza as informações de acordo com as necessidades de pesquisa.
  • Sabe quando mais informações são necessárias e quando o suficiente foi coletado para chegar a uma conclusão.

 

29. Foco nos resultados

Concentra-se nos resultados desejados e na melhor forma de alcançá-los. 

Por exemplo:

  • Estabelece objetivos elevados e trabalha para alcançá-los. 
  • Procura oportunidades de ajudar a levar um projeto adiante
  •  Coloca voluntariamente tempo e esforço extra em situações de crise; vai além para garantir que a meta seja cumprida.

 

30. Foco na segurança

Cumpre todas as leis, regulamentos, padrões e práticas de segurança no local de trabalho.

Por exemplo:

  • Executa o trabalho de maneira segura em todos os momentos. Evita atalhos que aumentam os riscos à saúde e à segurança para si próprio ou para terceiros. 
  • Organiza o espaço de trabalho pessoal para minimizar a probabilidade de um acidente ou outra situação insegura.
  • Verifica e relata riscos potenciais ou violações dos planos de segurança no local de trabalho ou em campo.

 

31. Autogerenciamento

Gerencia o próprio tempo, prioridades e recursos para atingir as metas.

Por exemplo:

  • Prioriza tarefas por importância e prazo. 
  • Distingue o que é crucial do que é urgente. 
  • Ajusta as prioridades conforme as situações mudam.
  • Concentra tempo e esforço nas principais tarefas. 

 

32. Comunicação

Transmite ideias e fatos oralmente, usando uma linguagem que o público entenderá melhor.

Por exemplo:

  • Usa vocabulário correto. Evita gírias e linguagem ofensiva.
  • Apresenta as informações de forma clara, concisa e lógica.
  • Dá ao ouvinte tempo para processar informações e fazer perguntas.
  • Captura e prende a atenção dos outros. Usa pausas e linguagem corporal para aumentar o impacto.

 

33. Gerenciamento de equipe

Gerencia a equipe de forma a melhorar sua capacidade de ter sucesso no trabalho.

Por exemplo:

  • Alinha o trabalho certo com as pessoas certas; delega tarefas de acordo com os pontos fortes e os interesses das pessoas.
  • Garante que a equipe tenha as habilidades e recursos para fazer as coisas. 
  • Fornece feedback de desenvolvimento para a equipe sobre seu desempenho.
  • Recompensa e reconhece o trabalho árduo e os resultados.

 

34. Visão estratégica

Consegue ter uma visão do quadro geral.

Por exemplo:

  • Vê para onde as tendências atuais irão e como elas podem influenciar a empresa.
  • Forma e articula uma imagem clara do futuro pelo qual a empresa deve se empenhar. 
  • Prevê de forma confiável as necessidades futuras e elabora planos para atender a essas necessidades.

 

35. Trabalho em equipe

Promove a cooperação e o comprometimento dentro de uma equipe para atingir metas e resultados.

Por exemplo:

  • Conhece e apoia o trabalho e os resultados dos colegas de equipe. 
  • Reconhece e comemora as conquistas dos companheiros de equipe. 
  • Elogia a equipe e suas conquistas aos demais.

Por fim, esperamos que essa lista com 35 competências essenciais para avaliação de desempenho sejam úteis para você e sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar