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Home » 35 competências essenciais para avaliação de desempenho

Avaliação de Desempenho

35 competências essenciais para avaliação de desempenho

As 35 competências essenciais para avaliação de desempenho são as habilidades, hábitos, conhecimentos e atitudes necessárias que todos os colaboradores podem se esforçar para adquirir.  Quando desenvolvidas, as competências contribuem para o sucesso da empresa. Assim, essas 35 competências essenciais para avaliação de desempenho são categorizadas como capital humano, que é amplamente definido como o […]

  • Por: Larissa Gracietti
  • Em: 02/06/2021
  • Aproximadamente 14 min. de leitura

As 35 competências essenciais para avaliação de desempenho são as habilidades, hábitos, conhecimentos e atitudes necessárias que todos os colaboradores podem se esforçar para adquirir. 

Quando desenvolvidas, as competências contribuem para o sucesso da empresa. Assim, essas 35 competências essenciais para avaliação de desempenho são categorizadas como capital humano, que é amplamente definido como o conhecimento e as habilidades que contribuem para a produtividade no local de trabalho. 

Nesse artigo, listamos 35 competências essenciais para avaliação de desempenho. No entanto, cada empresa tem o dever de escolher as competências que melhoram o sucesso de seus negócios de forma mais eficaz.

Voe pelo conteúdo 🚀
35 competências essenciais para avaliação de desempenho
1. Responsabilidade e confiabilidade
2. Adaptabilidade e Flexibilidade
3. Análise/Raciocínio
4. Atenção aos detalhes
5. Alinhamento de Negócios
6. Mentoria
7. Pensamento Criativo e Inovador
8. Foco no Cliente
9. Tomada de decisão e julgamento
10. Desenvolvimento e Aprendizagem Contínua
11. Ética e Integridade
12. Responsabilidade Fiscal
13. Motiva os outros
14. Entrevistando Outros
15. Liderança
16. Escuta
17. Gerenciando Projetos
18. Raciocínio Matemático
19. Mediando disputas
20. Acordos de negociação
21. Operando equipamento
22. Entendimento organizacional e político
23. Planejamento e Organização
24. Solução de problemas
25. Fornece Consultas
26. Compreensão de leitura
27. Construção de relacionamento
28. Pesquisando informações
29. Foco nos resultados
30. Foco na segurança
31. Autogerenciamento
32. Comunicação
33. Gerenciamento de equipe
34. Visão estratégica
35. Trabalho em equipe

👉 Avaliação de Desempenho: O que é e como fazer + [Guia completo]
👉 Avaliação de desempenho por competências: O que é e como fazer?

 

35 competências essenciais para avaliação de desempenho

 

1. Responsabilidade e confiabilidade

Assume responsabilidade pessoal pela qualidade e pontualidade do trabalho e alcança resultados com pouca supervisão.

Por exemplo:

  • Chega no trabalho pontualmente e segue instruções, políticas e procedimentos.
  • Atende aos padrões de produtividade, prazos e cronogramas de trabalho.
  • Permanece focado nas tarefas, apesar das distrações e interrupções.
  • Faz o melhor uso do tempo e recursos disponíveis.
  • Equilibra a qualidade do trabalho com o cumprimento de prazos.
  • Não dá desculpas para erros ou problemas; reconhece e corrige erros.
  • Resolve problemas com pessoas de forma rápida e direta; possui senso de dono da empresa.

 

2. Adaptabilidade e Flexibilidade

Se adapta às necessidades, condições e responsabilidades do trabalho em constante mudança.

Por exemplo:

  • Responde positivamente às mudanças, adotando e usando novas práticas ou valores para cumprir metas e resolver problemas.
  • Adapta abordagem, objetivos e métodos para alcançar soluções e resultados em situações dinâmicas.
  • Lida bem e ajuda os outros a lidar com as demandas contínuas de mudança; vê e mostra aos outros os benefícios da mudança.
  • Define as prioridades ao liderar mudanças.
  • Possui segurança emocional ao lidar com mudanças.

 

3. Análise/Raciocínio

Examina dados para compreender questões, tirar conclusões e resolver problemas.

Por exemplo:

  • Identifica fatos importantes em uma série de dados. Avisa quando os dados aparecem errados ou incompletos, ou precisam de verificação. 
  • Divide informações complexas em partes. Classifica e agrupa dados. Vê padrões ou temas subjacentes em uma série de informações relacionadas.
  • Aplica camadas de regras lógicas e complexas para analisar e categorizar informações complicadas. Vê as relações entre as informações em formas variadas e de fontes variadas.

 

4. Atenção aos detalhes

Atende com diligência os detalhes e busca a qualidade na execução das tarefas.

Por exemplo:

  • Executa as tarefas com cuidado.
  • Comete poucos erros, se é que comete algum.
  • Permanece atento e cuida dos detalhes que são fáceis de ignorar.

 

Leia também: 30 perguntas para Avaliação de Desempenho por competências

 

5. Alinhamento de Negócios

Alinha o que faz com o resto da empresa.

Por exemplo:

  • Busca compreender outros departamentos, incluindo seus serviços, resultados e medidas.
  • Integra a direção executiva em todas as decisões.

 

6. Mentoria

Permite que os colegas de trabalho cresçam e tenham sucesso por meio de feedback contínuo, instrução e incentivo.

Por exemplo:

  • Vê o potencial e os pontos fortes dos outros e trabalha para aumentá-los.
  • Modela comportamentos de sucesso e auto aperfeiçoamento constante.

 

7. Pensamento Criativo e Inovador

Desenvolve novas ideias que fornecem soluções para todos os tipos de desafios no local de trabalho.

Por exemplo:

  • Contribui com ideias originais e engenhosas em sessões de brainstorming.
  • Conecta ideias, eventos e circunstâncias aparentemente não relacionados para encontrar soluções globais para problemas individuais.
  • Vê oportunidades para a solução criativa de problemas enquanto permanece dentro dos parâmetros de boas práticas. Gera soluções únicas, mas viáveis e úteis para problemas difíceis.

 

8. Foco no Cliente

Constrói e mantém a satisfação do cliente com os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Por exemplo:

  • Pode descrever os negócios e as expectativas dos clientes. Mostra interesse, antecipa e responde oportunamente às necessidades do cliente.
  • Vai além das expectativas básicas de serviço para ajudar os clientes a implementar soluções completas.
  • Oferece produtos e serviços quando o cliente precisa deles. 
  • Busca feedback do cliente e garante que as necessidades foram totalmente atendidas.
  • Busca maneiras de melhorar a prestação de serviços. 

planilha de avaliação de desempenho por competências

 

9. Tomada de decisão e julgamento

Toma decisões oportunas e informadas que levam em consideração os fatos, objetivos e riscos.

Por exemplo:

  • Reúne dados e contribuições de outras pessoas ao tomar decisões.
  • Equilibra análise, sabedoria, experiência e perspectiva ao tomar decisões.
  • Encontra soluções que são aceitáveis para diversos grupos com interesses e necessidades diferentes.
  • Pensa nos prós e contras de cada opção antes de tomar uma decisão e seguir em frente.
  • Toma as decisões necessárias mesmo quando as informações são limitadas ou pouco claras.
  • Aprende com as consequências das decisões.

 

10. Desenvolvimento e Aprendizagem Contínua

Mostra um compromisso contínuo com o aprendizado.

Por exemplo:

  • Procura maneiras melhores de realizar os aspectos rotineiros do trabalho.
  • Solicita e usa feedback para melhorar o desempenho. 
  • Busca e adquire novas competências, métodos de trabalho, ideias e informações que irão melhorar sua própria eficiência e eficácia no trabalho.

 

11. Ética e Integridade

Conquista a confiança e o respeito dos outros por meio de honestidade e profissionalismo.

Por exemplo:

  • Respeita e mantém a confidencialidade.
  • Diz a verdade e é honesto em todas as negociações.
  • Cumpre as promessas e compromissos assumidos com os outros. Faz a coisa certa, mesmo quando é difícil. Não cede à pressão para mostrar preconceito ou manipular os outros.

12. Responsabilidade Fiscal

Segue as diretrizes, regulamentos, princípios e padrões fiscais ao comprometer recursos fiscais ou processar transações financeiras.

Por exemplo:

  • Lida com o dinheiro da empresa com cuidado e atenção.
  • Protege os recursos fiscais e cumpre todos os procedimentos de controle interno projetados para prevenir e detectar o roubo ou uso indevido de fundos. 
  • Monitora o uso do orçamento e busca formas de reduzir custos.

 

13. Motiva os outros

Deixa os outros entusiasmados e comprometidos em promover os objetivos da empresa.

Por exemplo: 

  • Inspira outras pessoas a atingir metas e adotar novas posições ou opiniões.
  • Mostra uma atitude positiva sobre o trabalho a ser feito, colegas de trabalho, clientes e gerência.
  • Aborda os problemas de maneira aberta, construtiva e profissional e convence os outros a abordar os problemas da mesma maneira.
  • Mostra dedicação em completar o trabalho que deve ser feito.

 

14. Entrevistando Outros

Faz perguntas de maneiras que aumentam a clareza, a qualidade e a confiabilidade das informações.

Por exemplo:

  • Planeja o processo de entrevista com antecedência, identificando as principais informações a serem coletadas.
  • Deixa o entrevistado à vontade e garante que ele compreende o processo e sua finalidade. Desenvolve confiança para obter respostas honestas.

 

15. Liderança

Promove a missão e os objetivos da empresa

Por exemplo: 

  • Cria um ambiente de trabalho positivo, onde todos os funcionários são motivados a fazer o melhor.
  • Vincula missão, visão, valores, objetivos e estratégias ao trabalho diário.
  • Vê o potencial dos outros e aproveita as oportunidades para aplicar e desenvolver esse potencial.

 

16. Escuta

Entende e aprende com o que os outros dizem.

Por exemplo:

  • Dá ao palestrante atenção total e parece interessado na mensagem (por exemplo, mantém contato visual, acena com a cabeça).
  • Permite que outras pessoas falem sem interrompê-las desnecessariamente.
  • Faz perguntas esclarecedoras que trazem informações mais claras ou detalhadas.
  • Confirma a compreensão parafraseando ou resumindo o que outros disseram.

 

17. Gerenciando Projetos 

Estrutura e dirige o trabalho de terceiros em projetos ou programas.

Por exemplo:

  • Garante que as metas sejam claramente definidas. 
  • Desenvolve padrões de desempenho razoáveis e maneiras de avaliar a qualidade dos resultados.
  • Avalia o progresso e o sucesso em relação aos padrões de desempenho.

 

18. Raciocínio Matemático

Usa técnicas matemáticas para calcular dados ou resolver problemas práticos.

Por exemplo:

  • Executa aritmética básica (ou seja, adição, subtração, multiplicação e divisão) e usa conceitos numéricos básicos (por exemplo, números inteiros, porcentagens) para completar as tarefas do trabalho. Faz estimativas razoáveis de resultados aritméticos sem calculadora.
  • Mede distância, área, volume e peso usando ferramentas padrão e fórmulas matemáticas.

 

19. Mediando disputas

Ajuda outras pessoas a resolver desacordos e conflitos complexos ou delicados.

Por exemplo:

  • Mantém uma postura neutra e objetiva. Mostra respeito pelas necessidades e perspectivas de todas as partes na disputa.
  • Esclarece as questões, interesses e objetivos de cada parte. Ajuda as partes a ver as coisas da perspectiva de cada um.

 

20. Acordos de negociação

Consegue chegar em acordos.

Por exemplo:

  • Conquista a confiança de outras partes sendo honesto, respeitoso e sensível às suas necessidades. Sabe quando ser gentil e assertivo, e age de acordo. Evita ultimatos.
  • Questiona e rebate as propostas dos outros sem prejudicar os relacionamentos. 
  • Busca interesses comuns e soluções mutuamente aceitáveis.

 

21. Operando equipamento

Usa ferramentas, máquinas e veículos para transportar mercadorias ou pessoas, ou para criar produtos de trabalho.

Por exemplo: 

  • Aprende as funções, propósitos e limitações de novos equipamentos.
  • Configura e calibra ferramentas e máquinas com precisão.
  • Inspeciona rotineiramente o equipamento e segue o cronograma de manutenção adequado.
  • Segue os regulamentos de segurança e outros ao manusear e operar o equipamento.
  • Usa o equipamento apenas para o fim a que se destina, protegendo-o contra danos e uso indevido.

 

22. Entendimento organizacional e político

Usa o conhecimento da empresa para resolver problemas e cumprir metas.

Por exemplo:

  • Compreende como as funções, produtos e serviços de sua própria unidade de trabalho se relacionam e impactam os de outras unidades de trabalho. 
  • Capitaliza canais formais e redes informais para atingir objetivos. 
  • Forma alianças para realizar as tarefas.
  • Compreende políticas internas e externas e seus impactos na organização. 

 

23. Planejamento e Organização

Coordena ideias e recursos para atingir metas.

Por exemplo:

  • Identifica a sequência de tarefas e os recursos necessários para atingir uma meta e prioriza as principais etapas de ação.
  • Busca e usa a opinião de terceiros sobre ações críticas, cronogramas e prioridades. 
  • Monitora e avalia as tendências sociais, fiscais e políticas que afetam o plano. 

 

24. Solução de problemas

Resolve desafios difíceis ou complicados.

Por exemplo:

  • Mostra uma visão das causas básicas dos problemas. Gera uma gama de soluções e cursos de ação com benefícios, custos e riscos associados a cada um.
  • Pensa “fora da caixa” para encontrar opções. Busca o conselho de quem já resolveu problemas semelhantes.
  • Promove um ambiente de trabalho que contribui para uma empresa feliz.

 

25. Fornece Consultas

Faz parceria com clientes para identificar e resolver questões complexas ou delicadas.

Por exemplo: 

  • Identifica recursos e soluções potenciais que são práticas e eficazes. Sabe e explica onde, quando e como implementar essas opções.
  • Ajuda os clientes a navegar por questões complexas ou delicadas, mantendo os melhores interesses do cliente em mente e aconselhando sobre as melhores práticas.

 

26. Compreensão de leitura

Compreende o significado das informações escritas e as aplica a situações de trabalho.

Por exemplo:

  • Compreende instruções, regras, políticas, gráficos e/ou tabelas básicas.
  • Tira conclusões lógicas do texto.
  • Pode interpretar informações e publicações complexas, técnicas, profissionais ou jurídicas.

 

27. Construção de relacionamento

Constrói relações de trabalho construtivas caracterizadas por um alto nível de aceitação, cooperação e respeito mútuo.

Por exemplo:

  • Trata os outros com justiça e respeito. 
  • Busca e considera as ideias daqueles que relutam em expressar seus pontos de vista. 
  • Constrói harmonia ouvindo, discutindo e negociando, recompensando, encorajando e motivando outras pessoas.

 

28. Pesquisando informações

Identifica, coleta e organiza dados para análise e tomada de decisão.

Por exemplo:

  • Rastreia informações irrelevantes e vagas, mantendo os dados de alta qualidade. 
  • Documenta claramente as fontes e organiza as informações de acordo com as necessidades de pesquisa.
  • Sabe quando mais informações são necessárias e quando o suficiente foi coletado para chegar a uma conclusão.

 

29. Foco nos resultados

Concentra-se nos resultados desejados e na melhor forma de alcançá-los. 

Por exemplo:

  • Estabelece objetivos elevados e trabalha para alcançá-los. 
  • Procura oportunidades de ajudar a levar um projeto adiante
  •  Coloca voluntariamente tempo e esforço extra em situações de crise; vai além para garantir que a meta seja cumprida.

 

30. Foco na segurança

Cumpre todas as leis, regulamentos, padrões e práticas de segurança no local de trabalho.

Por exemplo:

  • Executa o trabalho de maneira segura em todos os momentos. Evita atalhos que aumentam os riscos à saúde e à segurança para si próprio ou para terceiros. 
  • Organiza o espaço de trabalho pessoal para minimizar a probabilidade de um acidente ou outra situação insegura.
  • Verifica e relata riscos potenciais ou violações dos planos de segurança no local de trabalho ou em campo.

 

31. Autogerenciamento

Gerencia o próprio tempo, prioridades e recursos para atingir as metas.

Por exemplo:

  • Prioriza tarefas por importância e prazo. 
  • Distingue o que é crucial do que é urgente. 
  • Ajusta as prioridades conforme as situações mudam.
  • Concentra tempo e esforço nas principais tarefas. 

 

32. Comunicação

Transmite ideias e fatos oralmente, usando uma linguagem que o público entenderá melhor.

Por exemplo:

  • Usa vocabulário correto. Evita gírias e linguagem ofensiva.
  • Apresenta as informações de forma clara, concisa e lógica.
  • Dá ao ouvinte tempo para processar informações e fazer perguntas.
  • Captura e prende a atenção dos outros. Usa pausas e linguagem corporal para aumentar o impacto.

 

33. Gerenciamento de equipe

Gerencia a equipe de forma a melhorar sua capacidade de ter sucesso no trabalho.

Por exemplo:

  • Alinha o trabalho certo com as pessoas certas; delega tarefas de acordo com os pontos fortes e os interesses das pessoas.
  • Garante que a equipe tenha as habilidades e recursos para fazer as coisas. 
  • Fornece feedback de desenvolvimento para a equipe sobre seu desempenho.
  • Recompensa e reconhece o trabalho árduo e os resultados.

 

34. Visão estratégica

Consegue ter uma visão do quadro geral.

Por exemplo:

  • Vê para onde as tendências atuais irão e como elas podem influenciar a empresa.
  • Forma e articula uma imagem clara do futuro pelo qual a empresa deve se empenhar. 
  • Prevê de forma confiável as necessidades futuras e elabora planos para atender a essas necessidades.

 

35. Trabalho em equipe

Promove a cooperação e o comprometimento dentro de uma equipe para atingir metas e resultados.

Por exemplo:

  • Conhece e apoia o trabalho e os resultados dos colegas de equipe. 
  • Reconhece e comemora as conquistas dos companheiros de equipe. 
  • Elogia a equipe e suas conquistas aos demais.

Por fim, esperamos que essa lista com 35 competências essenciais para avaliação de desempenho sejam úteis para você e sua empresa!

Quer ver na prática como a avaliação de desempenho pode transformar o seu time? Acesse nossa demonstração interativa gratuita e descubra como simplificar esse processo! Insira seu e-mail abaixo e tenha acesso agora.

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Respostas de 2

  1. pedro gomes disse:
    3 de maio de 2024 às 16:52

    Parabéns… muito boa sua leitura..

    Responder
  2. Veridiana dos Reis Lima disse:
    18 de abril de 2024 às 20:58

    Grata

    Responder

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