Como a Avaliação e a Pesquisa de Clima te farão um CEO de sucesso

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A pesquisa anual da PwC realizada com CEOs de todo o mundo mostra que entre as principais preocupa√ß√Ķes dos l√≠deres est√£o quest√Ķes econ√īmicas – nunca o crescimento do pessimismo entre os executivos quanto a economia global foi t√£o grande -,¬† quest√Ķes ligadas ao mercado – um olhar mais local e nacionalista tem se prevalecido – e quest√Ķes ligadas √† compet√™ncias – os chefes t√™m procurado se desenvolver mais e entender como os dados podem trabalhar a favor do neg√≥cio.¬† ¬†

Como podemos ver, √© comum que o CEO olhe para as quest√Ķes externas √† empresa como uma preocupa√ß√£o maior do que as quest√Ķes internas. Afinal, o cargo exige que o executivo tenha uma vis√£o de neg√≥cio alinhada com o mercado para evoluir a institui√ß√£o. Mas, muitas vezes, o segredo est√° em fazer o caminho inverso: evoluir de dentro para fora. E para isso, pesquisas como avalia√ß√£o de desempenho e de engajamento s√£o essenciais para medir a sa√ļde da empresa. ¬†

De dentro para fora

Assim como a crescente ideia de que o desenvolvimento local de uma empresa deve ser¬† prioridade antes de um olhar global, os CEOs precisam enxergar que o desenvolvimento interno de um neg√≥cio deve vir antes de uma expans√£o. Pode parecer batido, mas o principal ativo de um neg√≥cio s√£o as pessoas que o comp√Ķe, sendo assim, criar e apoiar um time engajado que tenha alta performance √© o segredo para enfrentar os desafios do mercado.¬† ¬† ¬†

Acontece que poucos CEOs realmente escutam e estudam a sa√ļde interna do neg√≥cio. Entender como est√° o clima da organiza√ß√£o e o desempenhos dos colaboradores √© tamb√©m assunto para os executivos. ¬†

Junto com a área de recursos humanos, o corpo diretor de uma empresa precisa olhar para os ativos que têm, traçar estratégias para melhorar o engajamento e desempenho, a fim de poder evoluir o negócio de acordo com as demandas de mercado.

Um exemplo pr√°tico: imagine que voc√™ vende chocolate, n√£o adianta o mercado estar crescendo, investir em tecnologias, fazer vendas internacionais se n√£o existe quem produza os doces. Mantendo as devidas propor√ß√Ķes, o exemplo nos mostra que n√£o adianta olhar para fora se quem produz o servi√ßo ou mercadoria n√£o estiver executando sua fun√ß√£o de forma plena.

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Como a performance do CEO pode impulsionar o negócio

No papel de l√≠der, o CEO deve ser como uma inspira√ß√£o para os colaboradores a fim de motiv√°-los. Mas isso s√≥ acontece se este realmente entender e estiver preocupado com a sa√ļde interna da empresa. Por isso, pesquisas de engajamento e de avalia√ß√£o de desempenho 360¬ļ s√£o essenciais para que os executivos possam, junto com um planejamento de RH estrat√©gico, olhar para como os colaboradores se sentem e est√£o evoluindo no neg√≥cio, a fim de tra√ßar planos de aumento do engajamento.

Por outro lado, ao participar de uma avalia√ß√£o de desempenho, os CEOs conseguem olhar para o que precisam desenvolver melhor em suas a√ß√Ķes e o que est√° surtindo efeito. A medida que o l√≠der entende quais as motiva√ß√Ķes e capacidades internas, ele pode ir para o mercado¬† com um olhar mais realista e seguro.¬† ¬†

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