Gestão por objetivos: o que é, benefícios e como fazer?

gest√£o por objetivos

As empresas mais inovadoras e valiosas do mundo usam metodologias baseadas em gest√£o por objetivos, como o OKR, GPD (gerenciamento pelas diretrizes) e BSC (Balanced Score Card). A gest√£o por objetivos engloba os processos de estabelecimento de metas conjuntas, que geram maior engajamento e produtividade.

De acordo com uma pesquisa da Right Management, profissionais motivados são 50% mais produtivos. Sendo assim, empresas que investem em processos que aumentem o engajamento e motivação têm um diferencial competitivo.

Absorver a gestão por objetivos é uma forma do RH se mostrar mais estratégico para o negócio. Uma vez que por meio das técnicas implantadas pela área, o time se torna mais eficiente e engajado, trazendo maior retorno para a empresa.

Entenda melhor quais as vantagens e como aplicar a gest√£o por objetivos.

 

O que é gestão por objetivos?

A gestão por objetivos prevê a delimitação de objetivos conjuntos e individuais, de forma colaborativa, para alcançar o sucesso. A prática envolve diferentes metodologias e processos nos quais gestores e colaboradores discutem e estipulam suas metas de forma conjunta. 

O propósito da prática é elevar o desempenho da empresa por meio de objetivos claros, desafiadores, alcançáveis e motivadores.

 

A base da gestão por objetivos é a colaboração. Independente da metodologia utilizada pela empresa, a prática prevê que os objetivos do negócio como um todo, das equipes e individuais sejam discutidos e estipulados em conjunto.

Claro que ela é adaptável. Para algumas empresas é imprescindível que o objetivo maior do negócio seja estipulado apenas pela diretoria ou pelo CEO, o que não tem problema nenhum.

O importante √© que as metas pr√°ticas, que guiar√£o as a√ß√Ķes dos colaboradores, sejam sempre discutidas antes de serem impostas.

Sendo assim, uma empresa de software para gestão de tarefas, por exemplo, pode ter como objetivo do negócio ser a melhor solução para micro e pequenas empresas do segmento de tecnologia.

A partir dessa informação, os times devem se reunir para entender quais indicadores e metas podem ajudar a atingir esse objetivo.

  • O time de marketing pode ter como meta participar de X eventos do segmento.
  • O de vendas em fazer X contatos por dia com empresas targets;
  • O de desenvolvimento, de mapear as dores das micro e pequenas empresas de tecnologia para desenvolver a melhor solu√ß√£o; e assim por diante.¬†

Olhando para um nível mais individual, os gestores e colaboradores precisam também estipular, em conjunto, metas particulares para atingir o objetivo do grupo.

grupo fazendo gest√£o por objetivos

Seguindo o exemplo anterior, um vendedor pode ter como meta fazer a prospecção de X empresas do grupo alvo por dia.

A gestão de objetivos, portanto, dá um norte para o trabalho e coloca todos da empresa na mesma página. Além disso, ela ajuda no engajamento dos colaboradores, ao passo que eles participam ativamente dos processos de construção das metas. 

As pessoas tendem a se motivar e envolver mais com objetivos que fazem sentido para si e que não são impostos. Dessa forma, a construção conjunta traz o sentimento de pertencimento.

 

Benefícios da gestão por objetivos

Além da motivação e engajamento, a gestão por objetivos traz benefícios como:

  • Voz e valoriza√ß√£o dos colaboradores, uma vez que eles t√™m sua opini√£o levada em considera√ß√£o na delimita√ß√£o de metas;
  • Mais clareza dos colaboradores sobre seu papel na empresa;
  • Maior motiva√ß√£o, ao passo que as tarefas e metas s√£o delegadas levando em considera√ß√£o as expertises e interesses individuais;
  • Cria√ß√£o de um ambiente colaborativos por meio dos objetivos derivativos;
  • Maior foco em resultados, uma vez que todos precisam pensar suas metas levando em considera√ß√£o os objetivos da empresa;¬†
  • Papel estrat√©gico dos gestores no aux√≠lio do cumprimento das metas;
  • Maior produtividade e, logo, maior rentabilidade.

 

Como implementar a gest√£o por objetivos?

Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios da gestão por objetivos, vamos à parte prática: como colocar tudo isso para rodar?

Parece instintivo: para fazer uma gestão por objetivos basta estipular as metas em conjunto e revê-las periodicamente. Mas existem alguns passos que devem ser seguidos e processos que facilitam a aplicação. 

O primeiro é ter foco. Todos os objetivos devem ser estipulados com o mesmo norte. O segundo é a delimitação de planos táticos e operacionais para atingir as metas.

N√£o basta somente sentar com o colaborador para entender quais objetivos este gostaria de estipular. √Č preciso que os gestores criem em conjunto um plano t√°tico de como essa meta ser√° atingida e ainda quais indicadores ser√£o usados para saber se o objetivo ser√° cumprido no fim do per√≠odo ou n√£o.¬†

Para fazer o acompanhamento disso, 1:1s e feedbacks constantes são essenciais. Dessa forma o gestor acompanha e orienta de perto o colaborador. 

Como transformar sua empresa com feedbacks

Além disso, é preciso que os gestores das diferentes áreas conversem para que todos os objetivos estejam interligados de alguma forma e que a colaboração entre times também esteja presente.

Durante o ciclo de cumprimento dos objetivos √© preciso garantir que os colaboradores ter√£o as skills necess√°rias para alcan√ß√°-los. Por isso, oferecer treinamentos, qualifica√ß√Ķes e suporte √© essencial.

Resumindo, para ter uma gestão por objetivos de sucesso é preciso:

  1. Estipular metas em conjunto;
  2. Se certificar que todos os objetivos têm o mesmo foco;
  3. Ter planos t√°ticos para o cumprimento das metas;
  4. Mensurar os resultados e fazer corre√ß√Ķes de rotas se preciso;
  5. Oferecer capacitação para que os objetivos sejam cumpridos.

 

Como estipular metas na pr√°tica

Existem muitas metodologias que integram a gest√£o por objetivos. As mais famosas s√£o, resumidamente:

 

OKR (Objectives and Key results)

A metodologia OKR √© baseada no estabelecimento de objetivos a serem cumpridos em um curto per√≠odo e resultados-chave que guiar√£o as a√ß√Ķes.

 

GPD (Gerenciamento Pelas Diretrizes)

Esse método pretende desdobrar diretrizes em objetivos alcançáveis para todos os colaboradores.

 

BSC (Balanced Score Card)

O m√©todo re√ļne indicadores de diferentes √°reas das empresas para garantir o seu sucesso em todas as frentes, n√£o somente a financeira e cont√°bil.¬†

Cada metodologia tem todo um processo e história por trás, mas hoje estamos falando do que as une: a definição de objetivos.

Para que funcionem, os métodos precisam que os gestores e colaboradores saibam estipular objetivos estratégicos.

Uma boa forma de saber se seus objetivos cumprem esse papel é pensá-los dentro da metodologia SMART.

De acordo com ela as metas precisam ser específicas (S), mensuráveis (M), atingíveis (A), relevantes (R) e temporais (T). 

Ou seja, metas como ‚Äúencantar o cliente at√© o fim do ciclo‚ÄĚ podem parecer estimulantes mas n√£o s√£o realmente estrat√©gicas.

Para atender o conceito SMART, a redação deve ser algo parecido com:

 

‚Äú80%, e n√£o menos de 60%, dos clientes devem ter NPS com m√©dia 7 at√© agosto de 2021‚ÄĚ

 

A porcentagem de clientes e a m√©dia do NPS deixam a meta espec√≠fica e mensur√°vel. Ela tem per√≠odo de tempo estabelecido e os n√ļmeros devem ter sido estipulados de acordo com dados pr√©vios para serem ating√≠veis.¬†

Dentro do conceito de gest√£o por objetivos a relev√Ęncia da meta deve ser discutida em conjunto levando em considera√ß√£o o prop√≥sito maior da empresa para o per√≠odo e a motiva√ß√£o do colaborador.¬†

Fazer objetivos SMART para todos os níveis da empresa é garantir que qualquer um possa entender a lógica do negócio. Isso facilita, inclusive, na hora de uma nova contratação, por exemplo, uma vez que o novo profissional conseguirá enxergar de forma clara o foco da empresa e como seu trabalho terá impacto nisso.

 

5 motivos para usar OKR como metodologia de gest√£o de objetivos

Gerir objetivos √© um desafio para empresas de qualquer tamanho. As diferentes √°reas t√™m metas distintas e ainda precisam lidar com quest√Ķes internas e externas √† organiza√ß√£o.

Os gestores precisam garantir que em todos os níveis os objetivos sejam cumpridos e ainda que os colaboradores não se sintam sobrecarregados.

Manter as m√©tricas de resultados positivas e os colaboradores engajados e satisfeitos pode se tornar um impasse. Alguns m√©todos de gest√£o resolvem parcialmente estas quest√Ķes e precisam ser complementados, o que gera um retrabalho.

Encontrar um modelo de gestão que seja adequado deve ser um trabalho personalizado. O mais importante é poder adequar a metodologia para a realidade do negócio.

O método OKR, Objectives and Key Results, é utilizado por empresas de diversos portes, desde empresas como o Google até pequenas startups, e utiliza a delimitação de objetivos e resultados-chave para gerir equipes e metas.

Conheça cinco benefícios desta metodologia:

 

1) Delimitar prioridades

No dia a dia, muitas atividades podem ser elencadas como prioridade. √Č dif√≠cil deixar alguma tarefa de lado para se concentrar em outra, at√© porque, ambas precisam ser entregues.

Sendo assim, √© comum encontrar colaboradores perdidos em suas prioridades tentando dar conta de muitas a√ß√Ķes ao mesmo tempo e gestores que conseguem apenas dar aten√ß√£o superficial a todos os pontos pois precisam resolver problemas de forma paralela.

Este cenário cria um ambiente propício para o desenvolvimento de doenças como ansiedade, depressão e burnout. Além disso, não ter as prioridades claras ainda impacta negativamente nos resultados da empresa.

A metodologia OKR ajuda os gestores e colaboradores a delimitarem objetivos principais. Esses, portanto, serão a linha guia do trabalho e darão um norte para a priorização de tarefas.

 

2) Mudar h√°bitos

A delimita√ß√£o de prioridades claras nada mais √© que uma mudan√ßa de h√°bito. A metodologia OKR contribui para criar processos mais √°geis e centrados em resultados e isso envolve uma gama de transforma√ß√Ķes nas empresas, principalmente de pensamento.

√Č comum enxergarmos nas organiza√ß√Ķes, por exemplo, uma press√£o velada para que n√£o exista erros nas execu√ß√Ķes dos projetos. Esse √© um mindset negativo, que gera um quadro de insatisfa√ß√£o nos funcion√°rios.

A metodologia OKR é baseada em objetivos curtos, e por isso, incentiva a experimentação e tolera o erro, desde que este seja corrigido rápido. Um erro logo corrigido pode abrir os olhos para uma nova solução mais adequada e eficaz.

Além disso, ter um software de OKR ajuda a criar processos regidos por tarefas, auxiliando na organização diária de cada colaborador.

 

 

3) Gerir rotas

Ao passo que contribui para delimitar prioridades, mudar h√°bitos e criar rotinas, a metodologia OKR funciona como uma b√ļssola. Isso porque mostra qual o objetivo a ser alcan√ßado e qual o caminho a ser seguido para chegar nele.

Centralizar as metas, tarefas e processos em um √ļnico m√©todo, e em um √ļnico software se poss√≠vel, contribu√≠ muito para a organiza√ß√£o do neg√≥cio.

Isso gera uma economia de tempo, ao passo que diminui o retrabalho, e uma otimização dos processos e objetivos que ficam mais claros para todos.

Quando o colaborador enxerga, também, o impacto de seu trabalho no objetivo maior da empresa, ele se sente mais engajado e satisfeito.

 

4) Incentivo a colaboração

Ao mesmo tempo que enxerga o valor do seu trabalho para a empresa, o colaborador consegue ver por meio dos resultados-chave elencados como a ação impacta no trabalho do outro e como juntos podem produzir mais. A questão é visual.

Se montado um fluxograma que mostra a soma das a√ß√Ķes para gerar resultados, fica f√°cil de promover a colabora√ß√£o e esp√≠rito de time na equipe.

Alguns softwares de OKR já trazem esse fluxo desenhado e ajudam as empresas a otimizarem até mesmo a metodologia.

 

5) Satisfação do colaborador

Uma empresa com a gestão bagunçada e confusa gera colaboradores desmotivados e com maior propensão a desenvolverem doenças relacionadas ao trabalho.

Ao passo que √© introduzido um m√©todo, como o OKR, que promove colabora√ß√£o, organiza√ß√£o e delimita√ß√£o de objetivos, os funcion√°rios conseguem se engajar mais com a empresa e se sentirem mais satisfeitos com suas fun√ß√Ķes.

Isso impacta positivamente nos resultados entregues e no crescimento sustentável do negócio.

 

6) Motivo extra: case de sucesso da Feedz

A Feedz sempre levou a gestão por objetivos muito a sério. A metodologia escolhida por nós foi a de OKRs, que guiaram a definição de objetivos e resultados-chave desde a fundação da empresa, em 2018. 

Com a estruturação do time em torno dos objetivos e colaboração na construção da meta de cada equipe, crescemos mais de 6.000% desde o segundo trimestre de 2019.

Para isso, a defini√ß√£o conjunta das metas e reuni√Ķes semanais de check in de OKR foram essenciais. Assim, al√©m do objetivo alinhado com a expectativa dos profissionais, tem sido poss√≠vel mensurar, semana a semana, o desenvolvimento pessoal.

O resultado disso, além do crescimento, é uma equipe engajada e que entende seu papel no desenvolvimento do negócio.

E na sua empresa, como funciona a construção de objetivos?

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