Como escolher um sistema de avaliação de desempenho?

Gestão de objetivos e metas, feedbacks contínuos e PDI estão entre as funcionalidades que devem ser levadas em consideração na hora de adquirir um bom sistema de avaliação de desempenho. Saiba mais!

 Hoje nós vamos falar sobre uma ferramenta indispensável no acompanhamento da performance dos colaboradores de uma empresa: o sistema de avaliação de desempenho.

Considerando as inúmeras atividades que estão sob a responsabilidade do RH, contar com o apoio desta tecnologia é algo capaz de trazer a agilidade que a gestão de pessoas precisa para melhorar cada vez mais os resultados de uma organização.

Isso porque, no geral, os sistemas para avaliação de desempenho ajudam a garantir que todos os funcionários de uma empresa trabalhem de forma eficaz e estejam alinhados com as estratégias do negócio.

Se você quer saber mais sobre essa importante ferramenta e como escolher a melhor opção para a sua empresa, vem com a gente!

 

O que é avaliação de desempenho?

Antes de falarmos sobre o sistema de avaliação de desempenho organizacional, não podemos deixar dúvidas sobre o que é a avaliação de desempenho, não é mesmo? Então vamos começar por aí…

Considerada uma das estratégias mais tradicionais dentro da área de gestão de pessoas, a avaliação de desempenho é uma espécie de mapeamento que as empresas fazem para determinar o trabalho realizado e os resultados obtidos pelos funcionários.

Ou seja: trata-se de uma forma de avaliar a performance dos colaboradores e, assim, identificar se eles estão abaixo ou acima do esperado pela companhia, bem como mapear pontos de atenção que devem ser trabalhados.

A partir da avaliação de desempenho, é possível ter maior discernimento na hora de traçar metas de desenvolvimento, de melhoria e até mesmo de inovação – e é por isso, basicamente, que essa ferramenta é tão importante para o RH. 

Kit Avaliação de Desempenho

 

O que é um sistema de avaliação de desempenho?

O sistema de avaliação de desempenho, por sua vez, é a ferramenta estratégica utilizada para que o acompanhamento de performance de cada colaborador seja feito de forma consistente, mensurável e muito mais dinâmica. 

No geral, os sistemas de avaliação de desempenho permitem que os gestores planejem como uma tarefa deve ser executada, observem o funcionário ao desenvolvê-la, avalie a tarefa entregue e, por fim, consiga corrigir possíveis erros por meio de feedbacks rápidos.

Desta forma, essa ferramenta tem se destacado como uma forte aliada dos profissionais de RH, ao ajudar as empresas a tornarem a avaliação de desempenho em um processo de feedback regular, frequente e justo.

 

Por que você precisa de um sistema de avaliação de desempenho?

Até aqui, você já deve ter começado a entender a importância que um sistema de avaliação de desempenho tem para a gestão de pessoas, não é mesmo? Mas, para que não restem dúvidas, vamos lhe contar todos os benefícios da adoção desse sistema.

Confira, abaixo, as principais vantagens que um bom sistema de avaliação de desempenho pode trazer para a sua empresa:

  • Clareza na definição de objetivos;
  • Fornecimento de feedbacks em tempo real;
  • Aumento do desempenho e produtividade dos colaboradores;
  • Mapeamento das necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • Corrigir tarefas ineficazes em tempo hábil, minimizando riscos para o negócio;
  • Maior alinhamento entre o desempenho individual e as metas organizacionais;
  • Aumento do engajamento do time e felicidade no trabalho.

Viu só por que os sistemas de avaliação de desempenho organizacional têm feito tanto sucesso?

 

Características que um bom sistema de avaliação de desempenho deve ter

Agora que você já está por dentro de todas as vantagens que um sistema de avaliação de desempenho pode trazer para a sua empresa, chegou o momento de saber quais características levar em consideração na hora de escolher uma ferramenta.

Para ajudá-lo nessa missão, preparamos uma lista com os principais fatores que você deve considerar:

 

1. Avaliações personalizadas

Um bom sistema deve permitir que você crie avaliações de desempenho totalmente personalizadas, de acordo com a necessidade da sua empresa. Isso inclui:

  • Avaliações 90°: trata-se de uma avaliação mais simples e direta, na qual apenas o gestor faz suas colocações sobre o liderado;
  • Avaliações 180°: é quando há uma via de mão dupla, ou seja, o gestor avalia o desempenho dos seus colaboradores e também tem a sua atuação avaliada por eles;
  • Avaliações 360°: é o tipo mais completo e o que tem ganhado cada vez mais adeptos, pois considera múltiplas visões ao medir a performance do funcionário, incluindo a de superiores, colegas de trabalho e até mesmo clientes/fornecedores.

Ah, dica bônus: ao escolher uma ferramenta, certifique-se de que ela permite o acompanhamento das avaliações em tempo real, bem como a definição de critérios, competências, pesos e pontuações. Isso fará toda a diferença para que você tenha os melhores dados em mãos.

[CTA] Avaliação de desempenho

2. Gestão de Objetivos e Metas (OKR)

Um bom sistema de avaliação de desempenho deve ajudá-lo a definir as metas e as competências certas para seus funcionários e, mais do que isso, permitir uma gestão mais ágil e transparente desses objetivos.

Ao utilizar uma ferramenta baseada na metodologia OKR, cada colaborador saberá quais são seus desafios dentro de um determinado período de tempo (normalmente trimestral), melhorando assim a comunicação interna entre líder e liderado.

Aqui, um recurso desejável é a possibilidade de visualizar o desempenho geral do time, por área e individual, de forma rápida e intuitiva.

 

3. Feedback rápido e contínuo

Permitir uma fácil comunicação entre funcionário e gestor é indispensável quando falamos sobre sistemas de avaliação de desempenho.

Por isso, certifique-se sempre de escolher uma solução que garanta a troca de feedbacks contínuos durante toda a jornada do colaborador. Assim, será mais fácil alinhar expectativas e engajar os talentos da sua empresa.

 

4. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

Mais do que pontuar as necessidades de melhoria, é fundamental estimular o desenvolvimento das habilidades necessárias para que isso aconteça.

Por isso, nada melhor do que contar com um sistema de avaliação de desempenho que permita que você crie planos de desenvolvimento individual (PDI) de forma simples e rápida.

Vale destacar que um bom PDI pode trazer benefícios como maior foco no alcance dos resultados e objetivos, entendimento de quais desafios precisarão ser superados e como fazer isso e o mapeamento do que é necessário desenvolver para atingir um objetivo.

 

5.  Pesquisa Interna

Por fim, além de auxiliar no acompanhamento da performance dos colaboradores, um bom sistema de avaliação de desempenho também deve contribuir com a resolução de problemas de forma imediata.

Para isso, algumas ferramentas contam com a funcionalidade de Pesquisa Interna, por meio da qual é possível fazer perguntas diretas aos colaboradores, estimular a interação e tornar a empresa ainda mais integrada.

 

 

O sistema de avaliação de desempenho da Feedz é a melhor solução do mercado

Todas as características apresentadas anteriormente fazem parte do sistema de avaliação de desempenho da Feedz, uma ferramenta completa para RHs e gestores que desejam construir equipes de alta performance.

Ao reduzir o tempo de criação, resposta e análise das avaliações, entre outras funções, a solução da Feedz é capaz de melhorar a eficácia das avaliações de desempenho em 64%.

Além das funcionalidades acima, nosso sistema de avaliação de desempenho conta com módulos adicionais, como Mural de Reconhecimento, Reuniões 1:1, Termômetro do Humor, People Analytics e muito mais.

Quer conferir como o software da Feedz funciona na prática? Então solicite agora mesmo uma demonstração gratuita!

Larissa Gracietti

Larissa Gracietti

Voar pelo conteúdo

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar