Planejamento Estratégico: aprenda como fazer o da sua empresa para 2024

Entenda o que é um planejamento estratégico, a importância, o papel das lideranças e aprenda o passo a passo para construir o da sua empresa.

O planejamento estratégico é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios, já que esclarece a direção a ser seguida, e proporciona uma base sólida para a empresa construir seu futuro. 

Seja você um CEO, um gestor de RH ou uma liderança de equipe, entender e aplicar os princípios do planejamento estratégico é um passo em direção ao sucesso sustentável. 

Por isso, neste conteúdo vamos compartilhar os passos para criar um planejamento estratégico, o papel das lideranças neste processo e como evitar erros comuns. Continue a leitura e aproveite! 

O que é planejamento estratégico? 

O planejamento estratégico é um processo contínuo que orienta as empresas sobre como alcançar suas metas e objetivos de longo prazo. 

Originalmente, esse conceito se tornou popular nas décadas de 1950 e 1960, mas até hoje continua relevante nos negócios modernos.

Isso porque é uma prática que permite a organização antecipar o futuro, definir prioridades, concentrar energia e recursos, fortalecer operações e garantir que os colaboradores estão trabalhando em conjunto e em direção às metas. 

Sendo assim, podemos dizer então que o planejamento estratégico é como um mapa ou uma bússola para os CEOs, gestores e profissionais de RH no mundo corporativo.

 

Diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional 

O planejamento estratégico, tático e operacional são três níveis de planejamento que ajudam a organização a alinhar suas metas e ações de maneira estruturada. De maneira breve, podemos dizer que as diferenças entre eles são: 

  • Estratégico: envolve a tomada de decisões de alto nível, é a longo prazo e orientado para os objetivos globais da empresa. 
  • Tático: foca no médio prazo, traduzindo a visão estratégica em planos mais detalhados, focado em áreas e departamentos específicos. 
  • Operacional: concentra-se no curto prazo, lidando com a execução diária dos planos táticos, voltado para as tarefas cotidianas. 

Quadro comparativo com as diferenças entre planejamento estratégico, tático e operacional

 

Qual a importância do planejamento estratégico para a sua empresa? 

Ao estabelecer uma visão clara, definir metas e objetivos alcançáveis e desenvolver estratégias robustas, a empresa cria um roteiro para o sucesso, tornando o alinhamento do time mais coeso e a comunicação mais eficaz. 

Entretanto, na prática, ainda existem muitas empresas que desconhecem os benefícios do planejamento estratégico. 

Uma pesquisa realizada revelou que apenas 10% das empresas têm uma estratégia bem definida para os próximos três a cinco anos. 

Esses dados ressaltam uma falta de maturidade na gestão das empresas e a necessidade de mais organizações abraçarem o planejamento estratégico como uma prioridade. 

A falta de um planejamento estratégico sólido pode deixar as empresas à deriva em um mar de incertezas, como o que aconteceu durante a pandemia de Covid-19, por exemplo. 

Com um planejamento em mãos, a empresa não só melhora a eficiência operacional e a satisfação dos colaboradores, mas também garante uma base sólida para a sustentabilidade e o crescimento contínuo. 

Ir para a página para baixar o Kit Gestão

 

O papel das lideranças durante o planejamento 

Os gestores são responsáveis por moldar a visão, estabelecer objetivos claros e garantir que a estratégia elaborada seja comunicada e compreendida em todos os níveis da empresa. 

Entretanto, os resultados da mesma pesquisa citada anteriormente revelou uma lacuna significativa, em que 47,6% das lideranças entrevistadas indicaram que não possuem ações. Isso pode refletir uma falta de engajamento ativo ou entendimento claro do planejamento estratégico. 

O compromisso das lideranças em guiar e apoiar suas equipes durante o processo de planejamento e execução não apenas acelera a realização dos objetivos, mas também constrói uma cultura organizacional resiliente, fundamental para o sucesso sustentável no longo prazo. 

 

8 Benefícios do planejamento estratégico

Ao alinhar as estratégias da empresa com as operações diárias, o planejamento estratégico cria um ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso, o que, por sua vez, reflete em melhores resultados para a empresa e um maior engajamento dos colaboradores. 

A seguir, listamos alguns benefícios do planejamento estratégico, tanto para a empresa quanto para as pessoas que fazem parte dela: 

  • Alinhamento organizacional: garante que todos estejam alinhados com a visão e os objetivos globais da empresa, promovendo uma melhor cooperação entre os diferentes departamentos. 
  • Tomada de decisão aprimorada: as lideranças podem tomar decisões mais informadas, o que favorece o crescimento sustentável da empresa. 
  • Antecipação de desafios e oportunidades: permite que a empresa antecipe os desafios e se prepare para aproveitar as oportunidades emergentes. 
  • Eficiência operacional: o planejamento estratégico também contribui para uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis ao otimizar os processos e operações.
  • Engajamento dos colaboradores: os colaboradores que compreendem a visão e os objetivos da empresa tendem a estar mais engajados e satisfeitos com o trabalho. 
  • Inovação e competitividade: fortalece a cultura da inovação, o que ajuda a empresa a se manter competitiva no mercado. 
  • Sustentabilidade financeira: a análise e o planejamento financeiro estratégico são essenciais para a sustentabilidade financeira a longo prazo. 
  • Melhoria contínua: promove uma cultura de avaliação e melhoria contínua, contribuindo para a excelência operacional e a satisfação do cliente. 

 

Como fazer um planejamento estratégico para empresas [7 passos práticos]

Uma ótima maneira de criar algo estruturado, desafiador e possível de se alcançar é através de uma metodologia de gestão de metas e objetivos, como a OKR, baseada na criação de objetivos e resultados-chave.

O OKR é uma ferramenta útil para o planejamento estratégico amplo. Em português, a sigla significa Objetivos e Resultados-chave e definem um ponto ou uma posição no futuro que você deseja que sua organização chegue.

O processo de pensamento OKR foi popularizado pelo Google e se tornou um dos métodos mais amados para o planejamento ágil. Ele ajuda as organizações a definir metas e gerenciar rigorosamente os resultados desde o topo da organização até o nível individual.

 

Confira agora o nosso passo a passo para implementar seu planejamento estratégico:

 

1.  Crie objetivos claros e bem definidos 

Os objetivos são áreas qualitativas para melhoria e como tal eles devem levar em consideração que várias equipes contribuirão para eles simultaneamente. 

Eles devem ser instigantes para todos na empresa enquanto trabalham para escolher seus próprios KRs de equipe mais importantes e vinculados ao objetivo geral. 

Aqui estão 2 bons objetivos de exemplo: 

  • Analisar, pesquisar e entender o valor dos concorrentes  
  • Melhorar as taxas de retenção de clientes como forma de aumentar a receita.

 

🪙 Dica de ouro: Invista em uma ferramenta de gestão de objetivos e metas 

A plataforma da Feedz permite que você configure rapidamente os seus OKRs e os deixe visíveis para toda a empresa. Assim, todos podem acompanhar o progresso e evolução dos objetivos e metas

Tela de demonstração mostrando a ferramenta de OKR na Feedz e dando a opção de solicitar uma demonstração gratuita

 

2. Peça para que cada equipe crie seus OKRs

Depois que a diretoria decide os objetivos da empresa e disponibilizam para que todos possam ver, é a hora das equipes desenvolverem e definirem seus próprios OKRs. 

Lembre-se: ao planejar os objetivos e metas de cada equipe, os líderes devem pensar novamente em metas aspiracionais e quantitativas que se vinculam ao objetivo maior da empresa. 

Confira algumas perguntas que podem ajudar a definir os objetivos das equipes: 

  • Qual é o nosso papel no avanço desse objetivo específico da empresa? 
  • O que podemos criar (em 3 meses) para ter sucesso em nossos esforços? 
  • O que podemos consertar (em 3 meses) para ter sucesso em nossos esforços?
  • Existe algo para melhorar/mudar (em 3 meses) para ter sucesso em nossos esforços? 
  • Quais são os desafios que nos impedem?

 

3. Desenvolva um Plano de Ação para os OKRs das Equipes

O processo OKR deve incluir as ações necessárias para se alcançar o objetivo proposto. 

Sendo assim, seu plano de ação deve conter: iniciativas com prazos e check-ins semanais. Sem eles, os OKRs que você definiu podem parecer inatingíveis ou deixar os funcionários estagnados em relação a uma meta grande demais para ser alcançada. 

Entenda melhor o que são cada uma delas:

  • Iniciativas: são projetos, atividades ou ideias planejadas por uma equipe para avançar nos OKRs trimestrais. 
  • Check-ins semanais: normalmente, são reuniões de revisão semanal das equipes com foco em discutir sobre o progresso dos objetivos e metas ou até mesmo o planejamento estratégico do OKR.

 

4. Configure um sistema para rastrear o andamento dos OKRs

Implementar OKRs em toda a empresa é uma tarefa, mas rastreá-los ao longo do tempo é outra que exige tanta atenção quanto. 

Recomendamos fortemente o uso de uma ferramenta OKR com recursos intuitivos que fornecerão todos os benefícios mencionados acima.

Mensurar a porcentagem do progresso em direção às metas não precisa ser outra tarefa gerencial a ser adicionada à sua carga de trabalho. Você pode contar com a tecnologia para isso. 

Com a ferramenta da Feedz, por exemplo, à medida que as ações são concluídas, o progresso de cada KR é atualizado e fica visível a todos. 

Certifique-se também de que a ferramenta de gestão de objetivos e metas ajude a simplificar o processo de geração de relatórios, assim fica mais fácil analisar tudo no fim de cada trimestre. 

 

5. Compartilhe os planos e atualize regularmente o progresso

Após implementar seu sistema de rastreamento OKR, você deve compartilhar seus planos semanais e iniciativas trimestrais com sua equipe e empresa – afinal, uma boa plataforma OKR promove transparência. 

Na Feedz, você pode vincular planos, ações e resultados semanais diretamente aos seus OKRs para que outras pessoas possam ver como suas estratégias estão impactando diretamente o progresso das metas da equipe.

 

6. Trabalhe com trocas de feedback

Durante o check-in é um ótimo momento para facilitar o feedback sobre o que aconteceu durante a semana e como você está progredindo nos OKRs.

Os membros da equipe devem compartilhar seus comentários abertamente uns com os outros em suas reuniões internas, desde as dificuldades enfrentadas ou até mesmo como estão se sentindo sobre o plano OKR atual. 

Os líderes de equipe também devem se lembrar de agendar 1:1s para feedback em um nível mais pessoal.

Fazendo essa análise e troca de feedbacks regularmente, é possível mudar a rota ou ajustar o plano de ação para que os objetivos sejam alcançados. 

 

7. Organize Revisões Mensais de OKR

Como parte de seu planejamento de OKR, agende um horário fixo para que você e sua equipe realizem revisões mensais.

Recomendamos que você invista em 3 revisões de OKR por trimestre – de preferência perto do final do mês, para que você possa analisar e discutir as próximas iniciativas, ideias para melhorias nos OKRs se todos estão no caminho certo ou em risco para concluir seus OKRs. 

Essas revisões são cruciais para manter todos na mesma página e confirmar que os planos estão indo na direção certa. 

Baixar o ebook Os segredos para dominar OKRs na prática

 

Erros comuns para evitar no planejamento estratégico

A eficiência do planejamento estratégico pode ser comprometida se certos erros não forem evitados. Reconhecer e compreender esses erros podem ajudar a evitar armadilhas. 

Abaixo, listamos alguns erros típicos das organizações na hora de criar o planejamento estratégico:

  • Falta de comunicação: todos os membros da empresa devem entender a visão, os objetivos e como suas atividades diárias contribuem para o objetivo maior. 
  • Falta de flexibilidade: um plano estratégico deve ser suficientemente flexível para se adaptar às mudanças nas condições de mercado ou internas da organização. 
  • Estabelecimento de metas irrealistas: os objetivos e as metas devem ser desafiadores, mas, ainda assim, alcançáveis. Metas irrealistas podem levar a frustração e desmotivação. 
  • Falta de envolvimento da equipe: não envolver as partes interessadas no processo de planejamento pode resultar em uma certa resistência à implementação das estratégias.
  • Falta de monitoramento e avaliação: sem monitoramento regular e avaliação do progresso, é difícil saber se a estratégia está no caminho certo ou se ajustes são necessários. 

 

Identificar e corrigir esses erros comuns pode não apenas evitar contratempos, mas também pode fortalecer o processo de planejamento estratégico. 

Como citamos ao longo do conteúdo, uma plataforma tecnológica pode ajudar a otimizar o tempo e manter toda a empresa alinhada. 

Para conhecer a ferramenta de OKR da Feedz e obter benefícios como praticidade, agilidade e otimização na criação e acompanhamento dos seus OKRs, solicite uma demonstração gratuita preenchendo o formulário abaixo. Vem voar com a gente!

2 Responses

  1. Olá, me tira uma dúvida por favor.
    Fui contratada em 05/01/2024, data da assinatura da carteira, porém a empresa disse que não era para iniciar ainda, que era para aguardar eles solicitarem, como se eu tivesse sob aviso. No entanto, descobri que na vdd a empresa fez a contratação apenas para ter meu registro em sistema do DETRAN e poder ter permissão para receber mais alunos na auto escola, por ter mais instrutores cadastrados no sistema. O contrato de 45 dias está quase finalizando, hoje já é dia 24/01/2024, e ainda não recebi retorno de quando devo iniciar porque a empresa não me dá retorno para que o período de 45 dias se cumpram e assim não teriam que me pagar a multa de 50% do que teria que me pagar até o contrato finalizar se eu estivesse trabalhando, nesse caso, o que devo fazer, e o que tenho direito de receber da empresa nessa situação?

    1. Olá, Nayara!

      É fundamental obter orientação legal especializada. Um advogado poderá analisar os detalhes do seu contrato e aconselhar sobre os melhores passos a seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar