Se você já ouviu falar sobre Objetivos e Resultados-Chave (OKR) e ficou em dúvida sobre como essa metodologia funciona e os reais benefícios que ela pode trazer para a sua empresa, chegou a hora de colocar todos os “pingos nos is”.
Adotada por gigantes como Google, NuBank, Amazon e Disney, essa ferramenta vem se mostrando uma grande aliada das organizações que desejam comunicar com mais clareza aonde querem chegar e o caminho que precisa ser trilhado para isso, mas sem abrir mão da flexibilidade.
A partir de agora, vamos explicar tudo o que você e a sua empresa precisam conhecer sobre o assunto.
O que são Objetivos e Resultados-Chave?
Objetivos e Resultados-Chave são uma metodologia de gestão ágil, focada na definição simples e flexível de objetivos e métricas.
Embora tenha sido criado na década de 70, o método de Objetivos e Resultados-Chave só ganhou força em 1999, quando passou a ser utilizado pela Google.
Desde então, a metodologia OKR vem sendo adotado com sucesso por empresas dos mais diversos setores e portes, incluindo as do Vale do Silício.
Como mostraremos na sequência, o que não faltam são motivos para isso. 😉
5 benefícios de utilizar os Objetivos e Resultados-Chave na gestão de metas da sua empresa
O grande trunfo da metodologia de Objetivos e Resultados Chave é permitir que as organizações consigam focar os esforços no que realmente importa, sem perder o dinamismo que o mercado atual exige.
Isso, por sua vez, traz vantagens tanto para a empresa quanto para as pessoas que fazem parte dele. Veja, abaixo, quais são as principais:
- Mais clareza e transparência na definição das metas organizacionais, bem como sobre a contribuição de cada departamento/time no alcance delas;
- Maior alinhamento entre as equipes e os objetivos da empresa;
- Aumento do foco, comprometimento e produtividade dos colaboradores;
- Incentivo à cultura do feedback, o que promove melhorias contínuas a cada novo ciclo;
- Tomada de decisões mais embasadas.
Muitas das vantagens listadas acima são reflexos dos problemas que um OKR bem estruturado ajuda a resolver, como a falta de comunicação entre os times, pouca clareza sobre os impactos que cada colaborador possui nos resultados da empresa e o estabelecimento de metas inatingíveis.
Quais são os componentes de um OKR?
Como o próprio nome sugere, os principais componentes de um OKR são justamente os Objetivos e os Resultados-Chaves (ou Key Results, em inglês.).
Ambos atuam de forma complementar: os objetivos nada mais são do que uma definição do que a empresa deseja alcançar. Em outras palavras, eles ajudam a responder a pergunta “para onde eu quero ir?”.
Já os resultados-chave trazem um direcionamento de como isso será feito – ou seja, eles ajudam a empresa a entender se está ou não chegando perto do objetivo estabelecido anteriormente.
Na hora de definir esses dois componentes, há alguns pontos que precisam ser levados em consideração:
- Os objetivos devem ser descritos de forma qualitativa e, acima de tudo, estimulante (para despertar o engajamento do time);
- Já os resultados-chave precisam ser quantitativos e mensuráveis. Em geral, são definidos de dois a cinco resultados para cada objetivo.
3 erros comuns ao criar OKRs que você deve evitar
Mais do que saber o que fazer, é importante conhecer o que NÃO fazer. Pensando nisso, preparamos uma lista com os erros que são cometidos com frequência na criação dos OKRs.
Conhecê-los é o primeiro passo para evitá-los e, assim, aproveitar ao máximo essa metodologia tão poderosa. Então dê só uma olhada:
1. Exagerar na quantidade de objetivos e resultados-chave
Se a sua empresa está começando a adotar essa ferramenta agora, o segredo é começar de forma gradativa.
Aqui, qualidade importa mais do que quantidade. Lembre-se de que o OKR não é uma lista de atividades, portanto, foque nas questões prioritárias!
2. Estabelecer metas inalcançáveis
Lembra quando dissemos que os objetivos devem ser estimulantes? Bom, isso também vale para as metas que serão estabelecidas a partir deles.
Quando uma meta parece impossível de ser alcançada, é natural que ela cause desmotivação. Para não exagerar na dose, pergunte-se sempre se as metas estabelecidas são realistas, mensuráveis e específicas!
3. Adotar ciclos longos
Ainda sobre o assunto acima, tenha em mente o seguinte: metas se tornam mais tangíveis quando são definidas para um período curto. Não por acaso, uma das características mais marcantes do método de Objetivos e Resultados-chave é a adoção de ciclos rápidos.
Uma boa abordagem é realizar ciclos trimestrais para departamentos e equipes, bem como reuniões semanais de check-in. Mas se for o seu primeiro contato com o OKR, experimente começar com ciclos de 30/45 dias.
Exemplos de bons Objetivos e Resultados-Chave
Agora que você já está por dentro das principais regras de um bom OKR, nada como ver exemplos práticos para ter mais clareza sobre o que estamos falando, não é mesmo?
Para facilitar a adoção desta metodologia na sua empresa, separamos um exemplo para quatro áreas-chaves de um negócio. Então vamos a eles!
Vendas
Objetivo: ter a melhor receita anual da história da empresa
Resultado-chave 1: Aumentar as renovações anuais de 75% para 90%.
Resultado-chave 2: Aumentar a conversão de leads em vendas de 20% para 40%.
Marketing
Objetivo: Dominar a busca orgânica
Resultado-chave 1: Melhorar a velocidade de carregamento das páginas de destino de 90 segundos para 05 segundos.
Resultado-chave 2: Classificar as 10 principais palavras-chave na pesquisa orgânica.
Resultado-chave 3: Diminuir a taxa de rejeição de 78% para 50%.
RH
Objetivo: Cuidar do bem-estar dos funcionários
Resultado-chave 1: Organizar 1 atividade de saúde mental e bem-estar por semana.
Resultado-chave 2: Realizar 3 sessões de condicionamento físico por mês (Alongamento/Ginástica/Yoga).
Resultado-chave 3: Inscrever pelo menos 80% dos colaboradores no programa de bem-estar dos funcionários.
Atendimento ao cliente
Objetivo: oferecer uma experiência personalizada para o cliente
Resultado-chave 1: Aumentar o número de ofertas personalizadas de novos produtos por trimestre de 0 para 2.
Resultado-chave 2: Enviar uma newsletter informativa personalizada por e-mail mensalmente.
Resultado-chave 3: Entregar pelo menos 1 desejo pessoal por cliente a cada trimestre.
Produto
Objetivo: Oferecer uma experiência de usuário mais intuitiva e amigável.
Resultado-chave 1: Elevar a pontuação média de satisfação com a interface (UI) 4,0 para 5,0.
Resultado-chave 2: Reduzir o tempo médio para concluir tarefas-chave no produto em 20%.
Resultado-chave 3: Implementar 3 melhorias de design com base em feedback de usuários até o final do trimestre.
Customer Success
Objetivo: melhorar a retenção de clientes.
Resultado-chave 1: Reduzir o churn em 25%.
Resultado-chave 2: Alcançar média 80 no NPS.
Resultado-chave 3: Implementar um programa de fidelização que alcance 50% da base de clientes.
Logística
Objetivo: Otimizar o tempo de entrega de pedidos.
Resultado-chave 1: Reduzir o tempo médio de entrega de 5 dias para 3 dias.
Resultado-chave 2: Aumentar a taxa de entregas dentro do prazo de 90% para 95%.
Resultado-chave 3: Concluir parcerias com duas novas transportadoras para ampliar a capacidade de distribuição em regiões estratégicas.
Área de tecnologia
Objetivo: Melhorar a cibersegurança
Resultado-chave 1: Realizar treinamentos de conscientização sobre cibersegurança com 90% dos colaboradores até o final do trimestre.
Resultado-chave 2: Aumentar a frequência de atualizações de segurança em sistemas críticos para uma vez por mês.
Resultado-chave 3: Reduzir a taxa de vulnerabilidades críticas em 15% até o final do mês.
Área financeira
Objetivo: Reduzir a inadimplência
Resultado-chave 1: Implementar um sistema automatizado de cobrança até o próximo trimestre.
Resultado-chave 2: Diminuir a taxa de inadimplência de 10% para 5% nos próximos seis meses.
Resultado-chave 3: Melhorar o tempo de recebimento médio de 45 para 30 dias.
Agora ficou mais fácil de entender, né?
Se os exemplos acima foram úteis, saiba que eles fazem parte de um conteúdo ainda mais completo: 30 Exemplos de OKR para inovar a gestão da sua empresa + planilha grátis. Aproveite para conferir!
Como monitorar e ajustar OKRs?
Saber estabelecer bons Objetivos e Resultados-chaves é apenas uma parte da jornada.
Para que essa metodologia de gestão realmente gere frutos, é igualmente importante estruturar um processo de acompanhamento contínuo.
Assim, sua empresa pode garantir que os esforços estejam focados no que realmente importa, superar os desafios que surgirem e fazer ajustes sempre que necessário.
Dito isso, aqui estão algumas dicas de como conduzir esse monitoramento:
- Determine com que frequência os OKRs serão revisados (revisões semanais, quinzenais ou mensais são as mais comuns);
- Realize reuniões individuais e de equipe para compartilhar o status dos OKRs e promover a colaboração;
- Utilize um sistema de cores para indicar o progresso das ações: verde para “alcançado”, amarelo para “parcial” e vermelho para “crítico”;
- Documento o progresso, mantendo registros atualizados para que todos possam acessar os dados mais recentes;
- Se uma prioridade estratégica mudar, ajuste os OKRs para refletir essa nova direção;
- Ao final de cada ciclo, faça uma revisão detalhada para entender o que funcionou bem e o que precisa ser melhorado.
Por fim, lembre-se de reconhecer os avanços alcançados e celebrar as conquistas para manter a equipe engajada!
Ferramenta para gestão de Objetivos e Resultados-Chave
Além das dicas mencionadas acima, o uso de softwares especializados na gestão de metas é outra prática que pode otimizar e muito o acompanhamento em tempo real dos OKRs.
Afinal, essas ferramentas permitem que as equipes monitorem o progresso de forma centralizada, visualizem o desempenho de cada objetivo e ajustem estratégias rapidamente sempre que necessário.
Com a plataforma de OKR da Feedz, por exemplo, é possível:
- Criar, acompanhar e visualizar resultados-chave enviados para aprovação por meio de dashboards intuitivos;
- Revisar os resultados-chave, aprovando ou justificando a reprovação;
- Enviar notificações para as pessoas incluídas no processo na home e por e-mail;
- Definir pesos diferentes para os resultados-chave contidos em um objetivo;
- Integrar as metas com o módulo de avaliação de desempenho;
- Ter acesso a relatórios inteligentes que oferecem uma visão clara de cada objetivo.
Não importa o modelo de gestão usado pela sua empresa, a Feedz se adapta. Para saber mais sobre a nossa ferramenta, não deixe de solicitar uma demonstração gratuita 👇