[URGENTE] 🚨 Confirmado: Vai ter evento presencial da Feedz em São Paulo! #FeedzDay

Por que a Feedz é a melhor ferramenta para gestão de okrs?

Está procurando a melhor ferramenta para gestão de OKRs? Entenda por que a Feedz se destaca no mercado e confira o depoimento de quem já experimentou.

Utilizar a melhor ferramenta para gestão de OKRs na sua empresa pode trazer benefícios como: agilidade, otimização de processos, alinhamento de comunicação e expectativas, engajamento, produtividade e assertividade nas decisões. 

Neste artigo você vai entender o que são OKRs, quais são os seus benefícios e como aplicá-los na sua empresa. 

Além disso, nós vamos te mostrar como a ferramenta da Feedz pode te ajudar a transformar suas estratégias de negócio e transformar o seu ambiente de trabalho. 

 

O que é OKR? 

Em português a sigla OKR (objectives and key results) significa Objetivos e resultados-chave. Trata-se de uma ferramenta utilizada por empresas do Vale do Silício para criar estratégias de crescimento e aplicá-las em um período específico. 

Durante e após o tempo determinado, é feita uma análise para verificar o sucesso do cumprimento dos objetivos e se os resultados-chave se mostraram viáveis para alcançá-lo. 

Geralmente, o objetivo é qualitativo e, os resultados, quantitativos. Uma forma simples de se entender os OKRs é observando os objetivos como um “Eu vou” e os resultados-chave como “por meio de”.

Por exemplo: “Eu vou emagrecer cinco quilos nos próximos dois meses por meio da prática de atividade física 3 vezes por semana, reeducação alimentar e a ingestão de, pelo menos, 2,5 litros de água por dia. 

No caso acima, o objetivo é emagrecer cinco quilos em dois meses e os resultados-chave, as três mudanças de hábito propostas. 

Quer conhecer mais sobre a ferramenta da Feedz e saber como implementar as OKRs na sua empresa? Continue lendo este artigo. 

KIT OKR


5 passos para implementar OKRs na sua empresa

Como você já viu, a metodologia para gestão de metas de OKR é fácil, prática e direta, mas isso não quer dizer que basta pensar em objetivos e resultados-chave para criar estratégias. 

É preciso seguir um roteiro assertivo e que facilite a adoção entre os funcionários da sua empresa. Por isso, separamos alguns passos que podem te ajudar. Confira ?

 

1. Comece criando 3 objetivos que a sua empresa precisa alcançar

Não deixe as ideias na sua cabeça. Para gerar resultados, a metodologia OKR precisa ser bem planejada

Escolha objetivos ambiciosos e possíveis de se realizar em um trimestre. 

Pergunte-se: é possível colocar em prática rapidamente? Isso vai manter os colaboradores engajados? Vai trazer resultados para as equipes e os clientes? Esse objetivo está alinhado à cultura e aos valores da empresa? 

Se as respostas forem sim, pense em como cada equipe pode contribuir com essa tarefa e vamos para o próximo passo.

 

2. Para cada objetivo específico, liste até 5 resultados-chave

Agora que você já escolheu o que fazer, precisa definir como alcançar os resultados. Lembre-se de ser quantitativo, afinal de contas, você precisa saber quando vai chegar ao seu resultado esperado. 

Se você você manter os clientes satisfeitos com seu serviço, você pode:

  • Fazer reuniões trimestrais com todos os clientes e pedir feedbacks;
  • Reduzir as taxas de reclamações em 70%;
  • Diminuir o tempo de entrega do produto/serviço de 15 para 7 dias úteis. 

 

3. Defina objetivos desafiadores, mas possíveis de alcançar 

Pelos passos anteriores, deu para perceber que não é necessário criar ideias mirabolantes, certo? 

Uma boa metodologia de OKR é aquela que você consegue aplicar no seu negócio, de forma mensurável e simples. Por isso, seja ambicioso, mas lembre-se de ser realista também. 

Para saber mais sobre a metodologia de OKRs, baixe o nosso E-book gratuito

 

4. Comunique o que foi definido com a sua equipe e faça os alinhamentos necessários.

Após definir os objetivos e quais passos serão necessários para alcançá-los, comunique à equipe, veja como pode aprimorar as ideias e defina o papel de cada um no processo.

Você pode distribuir os KRs para que cada setor auxilie a chegar no objetivo final. 

Concluindo esses passos, é hora de colocar a mão na massa. E como diria Peter Drucker, considerado o pai da administração, “a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo”. 

 

5. Revise e atualize mensalmente o avanço dos OKRs

Para colher bons resultados, não basta só planejar e executar, é preciso que, no meio do caminho se avalie a eficácia do método e perceba possibilidades de melhorias. 

Ao longo do trimestre, marque reuniões com as equipes responsáveis e veja se é possível aumentar ou diminuir os KRs, traçar novas rotas ou até mesmo novos planos. 

Certificação OKR

 

5 benefícios de ter a melhor ferramenta para gestão de OKRs

Software de OKR

1. Alinhamento de metas 

Para que os objetivos sejam alcançados, é importante que haja um alinhamento entre todas as equipes. Não basta que apenas o CEO e os líderes diretamente ligados a ele estejam empenhados para fazer acontecer, todos os funcionários precisam estar engajados.

É fundamental que cada colaborador possua objetivos de desenvolvimento individual e tenha uma compreensão clara do impacto de suas ações para o sucesso da empresa.

A melhor ferramenta para gestão de OKRs é aquela que, de forma prática e acessível, alinha os objetivos de todos os setores da empresa e permite que eles colaborem entre si para alcançar o resultado esperado. 

 

2. Transparência na comunicação interna

Além de alinhar as metas das equipes, é importante que o sistema de gestão de OKR escolhido proporcione transparência.

Quando as equipes podem ver os objetivos das outras, o resultado é colaboração, comunicação fluída e troca de insights. 

Aqui na Feedz, o andamento dos objetivos das equipes pode ser exibido em tempo real. Além de mais produtivo, esse é um aspecto empático e agregador. 

Na hora de escolher o software para o seu negócio, leve isso em consideração.

3. Equipes engajadas e motivadas

A tecnologia pode ser a sua aliada no engajamento das equipes e na redução do turnover.

 O estudo “Por que as pessoas deixam seus empregos?” ,do Washington Post, mostra que um grande motivador para que as pessoas troquem de emprego é a falta de participação e poucas oportunidades desafiadoras. 

Através de um sistema de gestão de OKRs, é possível que todos os setores participem do sucesso da empresa; definindo, contribuindo e levantando pontos de melhoria. 

Tenha em mente que o engajamento é uma ponte para o comprometimento e a satisfação dos colaboradores e que isso garante sucesso da sua empresa.

4. É prático e simples de usar

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, definir metas com OKRs é uma tarefa simples e fácil de ser compreendida para todos da empresa. 

Não é necessário levar semanas para desenvolver metas; o que você precisa é dedicar seu tempo para atingi-las. 

Tudo isso pode ser feito em um dia ou em algumas horas, assim como a certificação gratuita de OKR Essencial da Feedz

 

5. Permite um acompanhamento contínuo 

Você precisa de uma ferramenta que seja completa e te ajude a não apenas criar seus objetivos e resultados-chave, mas também a acompanhá-los e revisá-los sempre que for necessário. 

Check-ins regulares são essenciais para evitar erros. 

Sempre que for avaliar o progresso do seu OKR, faça as seguintes perguntas: a empresa está no rumo certo? Quais métricas comprovam isso?

 

O que torna a Feedz a melhor ferramenta para gestão de OKRs?

A Feedz oferece a melhor ferramenta para gestão de OKRs porque:

  • possui painéis intuitivos;
  • é adaptada às necessidades individuais e coletivas;
  • é estratégica para o gestor e fácil para o colaborador;
  • possibilita acompanhamento contínuo e flexível
  • traz resultados e satisfação para quem usa a ferramenta. 

Veja um demonstrativo nas imagens abaixo:

software de OKR
Visualize o desempenho geral, por área e individual, de forma rápida e intuitiva.
software de OKR
Com a metologia OKR, cada colaborador sabe quais são seus desafios no período, melhorando a comunicação interna.
software de OKR
Tenha todos os colaboradores contribuindo para um único objetivo, evidenciando contribuição individual e das equipes para a sua empresa.

Depoimento da Foregon sobre a ferramenta de OKR da Feedz

Poderíamos finalizar este post aqui e dizer que a Feedz possui todos os benefícios citados neste artigo, mas preferimos te mostrar o depoimento de um dos nossos clientes.

Perguntamos a Janaína Peroto, Head de Talentos Humanos da Foregon, como foi a sua experiência usando a ferramenta por um ano. 

“A Foregon necessitava de uma ferramenta para gestão de OKRs, procuramos e vimos que a Feedz se apresentava como a mais intuitiva e próxima da realidade dos nossos processos internos. Não precisamos customizar nada, pois estava muito aderente ao nosso trabalho,” disse. 

A gestora explicou que “o grande valor está nos dados, pois conseguimos acompanhar o progresso em tempo real e de forma geral, assim como o status de cada área e time. Esse dashboard de gestão, para mim, agrega muito valor, pois é muito fácil de usar e intuitivo”. 

Perguntamos se a Foregon recomenda a ferramenta da Feedz e a resposta foi “nós gostamos muito da Feedz. Aqui ela vai além da área de recursos humanos, pois toda a empresa é engajada na utilização da ferramenta”, falou. 

Veja o histórico de engajamento dos funcionários da Foregon ao longo de um ano utilizando a ferramenta de OKRs da Feedz: 

engajamento_Foregon

Quer conferir mais depoimentos dos nossos clientes? Acesse nosso arquivo de cases.

Solicite uma demonstração gratuita e venha voar junto com a Feedz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Marília Cordeiro

Marília Cordeiro

Voar pelo conteúdo

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar