Planejamento de OKR: como preparar seu melhor trimestre

três colegas de trabalho fazendo planejamento de OKR

Como era o seu desempenho escolar? Geralmente nota dez com estrelinha; ficava na média; ou começava o ano com notas vermelhas e depois recuperava o atraso? Além da nostalgia, o aproveitamento escolar pode te ajudar a entender o planejamento de OKR. 

A vida escolar √© um dos nossos primeiros contatos com objetivos e resultados. Neste per√≠odo, nosso objetivo era aprender algum conte√ļdo. Para comprovar que conseguimos, t√≠nhamos que alcan√ßar um resultado: a m√©dia escolar.

O ano escolar √© dividido em trimestres. A cada trimestre os estudantes t√™m um objetivo a alcan√ßar. O resultado-chave deve ser a m√©dia exigida pela escola, geralmente nota 7. A cada encerramento de trimestre tem uma “cerim√īnia”, que √© o momento de compartilhar o resultado com os pais.

Percebeu que tudo isso tem a ver com OKR? A diferença é que na escola não fazemos de fato um planejamento de OKR. As coisas vão acontecendo. Mas não fazemos um check-in semanal para falar sobre nossos objetivos e resultados.

Sem o acompanhamento √© muito comum perdermos o foco. Muitos estudantes s√≥ se d√£o conta de que o tempo t√° passando e nada foi feito quando o boletim escolar come√ßa a ficar ‚Äúcolorido‚ÄĚ (se √© que voc√™ me entende).

Vamos aproveitar que o segundo trimestre está só começando para fazer todos os ajustes necessários. Com um bom planejamento de OKR você conseguirá alcançar seus resultados-chave. 

Quando estivermos lá em outubro ou novembro você não terá aquela sensação de que o ano foi perdido. Além disso, se você tiver filhos em idade escolar pode até repassar a metodologia pra eles (depois conta o resultado pra gente).

 

10 benefícios de utilizar o OKR na sua empresa

 

No episódio anterior você viu… 

Este é um post direcionado para quem já sabe como funciona o OKR. Mas, se você está chegando agora e ainda não sabe do que estamos falando. Calma, vamos recapitular exclusivamente pra você. 

 

OKR é uma metodologia ágil para gerir objetivos e metas que pode ser utilizado por qualquer empresa, independente do segmento ou tamanho.

 

O termo OKR é a sigla de Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave em português. 

Embora pareça uma novidade, podemos dizer que o OKR já passou dos cinquenta anos. O framework foi utilizado na década de 70 por Andy Grove e sua equipe na Intel.

Anos depois a metodologia foi implantada em uma nova startup que surgiu no Vale do Silício. Na época, essa empresa tinha apenas 40 funcionários. Hoje são 60 mil colaboradores.

Essa organiza√ß√£o √© o Google, que com um bom planejamento de OKR alavancou seu crescimento. Seu exemplo comprova que o OKR funciona em organiza√ß√Ķes de qualquer porte.

Quando falamos de OKR o ‚ÄúObjetivo‚ÄĚ √© a inten√ß√£o. Sua empresa vai tra√ßar um planejamento de OKR para alcan√ßar qual sonho? Se fossemos usar o exemplo do ano escolar poderia ser:¬†¬†

  • Passar de ano, com louvor.¬†
  • Ser o melhor aluno na disciplina de portugu√™s.¬†
  • Ser um estudante reconhecido pelo meu bom desempenho.¬†

J√° o KR √© o resultado-chave. Basicamente, s√£o os n√ļmeros ou m√©tricas que demonstram se voc√™ est√° avan√ßando em dire√ß√£o ao objetivo e quando o alcan√ßa. Exemplo:¬†

  • Aumentar as notas de matem√°tica de 5 para 8.¬†
  • Tirar somente notas 10 na disciplina de portugu√™s.¬†
  • Ter uma m√©dia anual acima de 9.¬†

Importante: KRs devem ser quantitativos e mensuráveis. 

O planejamento de OKR deve contemplar algumas “cerim√īnias”. As principais s√£o: reuni√Ķes de in√≠cio de trimestre, reuni√Ķes de check-in e reuni√£o de fechamento de trimestre.

Essas cerim√īnias s√£o momentos espec√≠ficos para:¬†

  • defini√ß√£o e alinhamento de metas;¬†
  • apresenta√ß√£o do status de cada KR;¬†
  • elabora√ß√£o de estrat√©gias para alcan√ßar os objetivos;
  • compartilhamento de aprendizados;¬†¬†

De modo geral, as principais informa√ß√Ķes sobre como funciona a metodologia OKR s√£o essas. Mas, se voc√™ quiser relembrar algum detalhe ou aprender mais sobre esse framework tem um post bem completo aqui no blog:¬†¬†

 

OKR: tudo sobre a metodologia que vai transformar sua empresa 

 

Agora que está todo mundo na mesma página, vamos ao que de fato iremos abordar: o planejamento de OKR. 

 

Como fazer um bom planejamento de OKR?

Dizem por aí que um bom profissional é um eterno estudante. Mas, agora vamos deixar a analogia escolar um pouquinho de lado e trazer o planejamento OKR para a rotina corporativa. 

Se seu gestor disser que você precisa ter a equipe mais motivada da empresa e que o eNPS deve ser no mínimo 80. Como você se sentiria? Talvez sobrecarregado por ter que se preocupar com mais uma coisa. 

E se a conversa fosse diferente? Se a proposta fosse reunir os times para elaborar metas que tenham afinidade com os objetivos e valores da empresa? Juntos vocês poderiam definir que sua meta é ter a equipe mais motivada e um eNPS acima de 80. 

Os dois exemplos apresentam a mesma ideia. Porém, eles certamente teriam resultados bem distintos. Isso porque a maneira como foram comunicados influenciaria diretamente no empenho e dedicação dos colaboradores. 

Quando as pessoas participam de fato do planejamento de OKR, a tendência é que se sintam corresponsáveis. Diferente de quando algo lhes é imposto. Essa é uma das primeiras dicas: inclua os colaboradores na implantação e planejamento de OKR.

Tenha em mente que o sucesso dessa metodologia está diretamente ligado ao planejamento e comunicação da estratégia. Portanto, OKR não é algo apenas para gestores. 

OKR é uma espécie de acordo coletivo, em que todos os colaboradores estão comprometidos desde o início. 

Portanto, o primeiro passo para fazer um bom planejamento de OKR é incluir todos os colaboradores. Para os que ainda têm receio que isso pode não dar certo, vale lembrar que a gestão horizontal tem o poder de alavancar a performance das equipes. 

3 passos para planejar bons OKRs 

Quem est√° come√ßando a implantar o OKR costuma ter d√ļvidas se os objetivos e resultados-chave s√£o efetivamente bons. Voc√™ tamb√©m tem essa d√ļvida?¬†

Talvez a maior preocupação de todos é se a metodologia realmente vai funcionar. Você mesmo pode responder essa pergunta, basta validar se foram seguidos alguns passos: 

 

1) Diferencial

A proposta é que o OKR seja uma meta ousada. Ou seja, provavelmente vai promover alguma mudança, melhoria ou crescimento. 

Portanto, se as metas do seu time ou organização são ousadas, vocês estão no caminho certo! 

Um bom planejamento de OKR pode impulsionar sua empresa para: 

  • criar produtos ou servi√ßos diferenciados;¬†
  • assumir a lideran√ßa do seu mercado;¬†
  • inovar;¬†

 

2) Efic√°cia

Para traçar um planejamento de OKR eficaz é preciso que os objetivos sejam: 

  • significativos – O objetivo √© algo priorit√°rio? √Č algo que faz sentido para os envolvidos?¬†
  • audaciosos – √Č f√°cil alcan√ßar o resultado-chave? Precisa mudar algo para alcan√ßar o resultado proposto?
  • inspiradores – O objetivo deixa os colaboradores empolgados? Alcan√ß√°-lo √© considerado um desafio?¬†

 

3) Efetividade

Para avaliar a efetividade do seu planejamento de OKR avalie se ele tem conexão com a missão maior da organização. Se não houver essa conexão, não haverá efetividade. 

Essa análise pode ser feita a partir de três perguntas. Os resultados-chaves que você pretende alcançar são:

  • Tang√≠veis – O que se deseja alcan√ßar est√° evidente? Tem um per√≠odo para iniciar e finalizar?¬†
  • Agressivos – Voc√™ tem certeza que vai alcan√ßar os resultados-chave? A proposta √© que sejam resultados ousados, mas realistas. Se √© algo que jamais poderia ser alcan√ßado, precisa ser revisto.
  • Mensur√°veis – O resultado precisa ser medido de alguma forma. Portanto, deve haver algum crit√©rio para mensurar o desempenho obtido.¬†¬†

Se você ainda não finalizou o planejamento de OKR para este trimestre, essas dicas podem lhe ajudar a traçar objetivos eficazes.

Por outro lado, se o seu planejamento de OKR já está pronto. Que tal avaliar se está tudo adequado para realmente promover mudanças, melhorias ou crescimento.

 

30 Exemplos de OKR para inovar a gestão da sua empresa + planilha grátis 

 

Cerim√īnias de OKR: o que s√£o e qual a import√Ęncia?

Lembra que l√° no come√ßo deste artigo falamos sobre cerim√īnias? Esses momentos s√£o imprescind√≠veis para o sucesso da metodologia OKR.¬†

As cerim√īnias devem ser realizadas a cada trimestre. O ideal √© que tenha no m√≠nimo um encontro inicial para apresentar os desafios do per√≠odo e outro para encerrar o ciclo e apresentar os resultados.¬†

Essas cerim√īnias podem ser encontros bem informais. A proposta √© compartilhar o andamento do trabalho, receber feedbacks, dividir desafios e celebrar as conquistas.¬†

O ideal √© que as cerim√īnias ocorram regularmente durante todo o trimestre. Seja semanal ou quinzenalmente. Assim, todos sabem o que j√° foi feito e o que ainda resta fazer para alcan√ßar os objetivos.¬†

Um bom planejamento de OKR é como um mapa que indica um caminho para chegar ao lugar onde você e sua empresa desejam estar. 

As cerim√īnias equivalem √†s paradas que voc√™ faz no caminho para abastecer, fazer um lanche ou esticar as pernas. Esse f√īlego √© indispens√°vel para uma viagem tranquila, sem muitos contratempos.¬†¬†

Como está a viagem do OKR aí na sua empresa? Vocês estão no caminho certo? Já fizeram as primeiras paradas ou ainda estão ajustando os motores para partida?

Professor, publicitário, pós-graduado em marketing digital, CMO & Co-founder na Feedz.
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