30 Exemplos de OKR para inovar a gestão da sua empresa + planilha grátis


Muitas vezes as empresas sabem onde querem chegar, mas precisam de exemplos de OKR para ajudá-las a colocar isso de uma forma didática. 

A metodologia de gestão Objectives and Key Results, mais conhecida apenas como OKR, tem como base a delimitação de objetivos e resultados-chaves para aprimorar a gestão de uma empresa.

Assim, se você está procurando exemplos de OKR, veio ao lugar certo!

O que é OKR — Objetivos e Resultados-Chave

Definindo os Objetivos: os objetivos são definidos pelo que você deseja alcançar e abrangem toda a empresa ou, em organizações maiores, também abrangem toda a equipe. 

Antes de definir um objetivo, se pergunte:

  • O que queremos realizar e por que é importante definir isso?
  • Se outras pessoas lerem o objetivo, isso guiará seu foco e esforço (resultados principais)?

 

Definindo Resultados-Chave: os resultados-chave são o “como” que um objetivo será alcançado.

Ao definir os resultados-chave, se pergunte:

  • O que minha equipe (ou eu) devo entregar/concluir para atingir o objetivo?
  • Quais são as principais métricas que indicarão o sucesso do objetivo?


Benefícios de usar a metodologia OKR

Com base nesse método, utilizado por empresas como Google e Spotify, é possível adicionar mais agilidade, precisão e motivação em um negócio.

Isso porque os objetivos traçados têm um ciclo curto de realização, geralmente três meses; precisam ter resultados-chave mensuráveis para entender se o caminho está certo; e são inspiradores a fim de engajar os colaboradores. 

A metodologia OKR tem outros benefícios como ?

  • Transparência: todos devem ter acesso aos OKRs de todos;
  • Colaboração: ao ver como o OKR do colega impacta no seu trabalho, os profissionais tendem a colaborar mais uns com os outros;
  • Engajamento: quando entendem qual o impacto de suas conquistas para os objetivos gerais da empresa, os colaboradores se sentem parte do negócio e, assim, mais engajados.

? 10 benefícios de utilizar o OKR na sua empresa
? Qual a diferença entre OKR e KPI?

Exemplos de OKR que vão fazer sua empresa decolar 

Para escrever OKRs que realmente tragam impactos positivos para o negócio a regra é: o objetivo precisa ser claro e inspiracional e os resultados-chave mensuráveis.

Ah, e olha que bacana: nós criamos um modelo de planilha gratuito para ajudar você a criar e organizar os OKRs da sua empresa.

É só clicar no link abaixo e fazer o download do material. Temos certeza que vai te ajudar! ?

Modelo de planilha para OKRs

Agora que você já sabe o que significa OKR, confira 30 exemplos de OKRs que podem impulsionar sua empresa em um trimestre:

 

5 exemplos de OKR para marketing

Exemplos de OKRs para marketing

 

Objetivo 1 – Conquistar o maior número de assinantes da história da empresa

  1. Key-result: Implementar o call-to-action (CTA) da newsletter na principal página de destino para novos visitantes únicos não convertidos.
  2. Key-result: Aumentar o tráfego por meio de backlinks (CTA) na newsletter de 30% a 60%.
  3. Key-result: Criar 3 novos materiais ricos com foco (CTA) na newsletter.

 

Objetivo 2 – O topo é nosso

  1. Key-result: Escrever pelo menos 3 novos conteúdos por semana, otimizados para SEO.
  2. Key-result: Verificar conteúdos antigos e ver como eles podem ser otimizados.
  3. Key-result: Garantir que todas as imagens no conteúdo tenham texto alternativo e títulos.

 

Objetivo 3 – Dominar a busca orgânica

  1. Key-result: Melhorar a velocidade de carregamento das páginas de destino de 90 segundos para 05 segundos.
  2. Key-result: Classificar as 10 principais palavras-chave na pesquisa orgânica. 
  3. Key-result: Diminuir a taxa de rejeição de 78% para 50%.

 

Objetivo 4 – Ter as redes sociais mais amadas pelos nossos seguidores

  1. Key-result: Aumentar o engajamento no facebook e instagram de 15% para 30%.
  2. Key-result: Aumentar as menções positivas no Twitter de 50% para 80%.
  3. Key-result: Aumentar o número de vídeos no youtube de 1 para 4.

 

Objetivo 5 – Ser a empresa com maior autoridade de domínio do setor

  1. Key-results: Aumentar os links internos de 1 para 3 links/blog.
  2. Key-results:  Aumentar links de alta qualidade para 40.
  3. Key-results: Rejeitar links ruins em 15% ao mês.

 

10 exemplos de OKR para RH

Ebook sobre OKR

 

Objetivo 1 – Desenvolver com excelência um onboarding e integração dos funcionários

  1. Key-result: Melhorar o employee experience após a integração de 55% para 75% de satisfação.
  2. Key-result: Reduzir a taxa de turnover de novas contratações de 15% para 5%.
  3. Key-result: Aumentar a porcentagem de funcionários que alcançam pelo menos 0,7 na pontuação de produtividade, de 50% para 90%.

 

Objetivo 2 – Cuidar do bem-estar dos funcionários

  1. Key-result: Organizar 1 atividade de saúde mental e bem-estar por semana.
  2. Key-result: Realizar 3 sessões de condicionamento físico por mês (Alongamento/Ginástica/Yoga).
  3. Key-result: Inscrever pelo menos 80% dos colaboradores no programa de bem-estar dos funcionários.

 

Objetivo 3 – Melhorar o treinamento de funcionários

  1. Key-result: Atingir 100% de taxa de conclusão do curso básico para funcionários novos.
  2. Key-result: Aumentar a pontuação de satisfação do curso de 60% para 80%.

 

Objetivo 4 – Colocar a inclusão e diversidade no centro da nossa cultura

  1. Key-result: Aumentar o índice de diversidade para diretores em níveis de liderança de 2% para 15%.
  2. Key-result: Aumentar as pontuações de satisfação das funcionárias mulheres de 10% para 40%.

 

Objetivo 5 – Ter os colaboradores mais motivados e engajados

  1. Key-result: Melhorar a classificação do glassdoor.com de 3 para 4,5.
  2. Key-result: Aumentar a participação dos funcionários em happy hours de 75% para 95%.

 

Objetivo 6 – Tornar o turnover uma coisa rara 

  1. Key-result: Fazer com que 100% dos novos contratados tenham fit com a cultura da empresa.
  2. Key-result: Ao fim do onboarding o colaborador deve ter conversado com pelo menos 5 pessoas que tenham ações complementares às suas. 
  3. Key-result: Garantir que todos os colaboradores recebam ao menos três feedbacks ao mês, sendo dois de seu líder direto e um de colegas. 

 

Objetivo 7 – Tornar os colaboradores os maiores fãs da empresa

  1. Key-result: Atingir taxa de  80% de participação dos colaboradores em todos os treinamentos e ações de cultura.
  2. Key-result: Alcançar média 8 na pesquisa de clima.
  3. Key-result: Atingir média 80 no E-NPS. 

 

Objetivo 8 – Ter times de alta performance e apaixonados pela empresa 

  1. Key-result: Garantir que 100% dos colaboradores tenham PDI criado e finalizado até o final do ciclo. 
  2. Key-result: Garantir que todos os colaboradores recebam feedback trimestralmente. 
  3. Key-result: Definir e implementar um programa de desenvolvimento de liderança. 

 

Objetivo 9 – Ter pessoas apaixonadas pela empresa e uma cultura incrível 

  1. Key-result: Garantir que todo colaborador participe de 1 ação de cultura por mês. 
  2. Key-result: Aumentar o E-Nps em 30%. 
  3. Key-result: Ter uma taxa de engajamento nas pesquisas internas de 80%. 

 

Objetivo 10 – Ter o início de jornada mais apaixonante que já se viu

  1. Key-result: Atingir nota 80 no E-NPS em nosso processo seletivo.
  2. Key-result: Reduzir o lead time de fechamento das vagas de 45 para 25 dias. 
  3. Key-result: Reduzir o ciclo médio do onboarding de 40 para 20 dias sem perder a qualidade.

 

5 exemplos de OKR para Vendas

Certificação OKR
Curso gratuito de OKR!

 

Objetivo 1 – Ter os fechamentos mais completos e certeiros

  1. Key-result: Aumentar o número de usuários pagos de 400 para 750.
  2. Key-result: Aumentar a taxa de conversão de vendas de 6% para 15%.

 

Objetivo 2 – Criar novas parcerias

  1. Key-result: Estabelecer parceria com 4 novas empresas de consultoria.
  2. Key-result: Aumentar a receita de R$5.000,00 para R$15.000,00 por meio de parceiros.
  3. Key-result: Estabelecer parceria com 5 revendedores.

 

Objetivo 3 – Fortalecer o time de pré-vendas

  1. Key-result: Manter um tempo de resposta inicial de menos de 5 min para pelo menos 90% dos leads
  2. Key-result: Participar de pelo menos um webinar de vendas corporativas por mês.
  3. Key-result: Criar um playbook de pré-vendas.

 

Objetivo 4 – Criar conteúdo para ajudar o time de vendas e suporte ao cliente

  1. Key-result: Escrever 15 posts promocionais para ajudar a promover o produto.
  2. Key-result: Aumentar o número de avaliações online de 0 para 15.

 

Objetivo 5 – Ter a melhor receita anual da história da empresa

  1. Key-result: Aumentar as renovações anuais de 75% para 90%.
  2. Key-result: Aumentar a conversão de leads em vendas de 20% para 40%.

 

10 exemplos de OKR para Sucesso do Cliente

Clique e baixe gratuitamente!

Objetivo 1 – Melhorar o processo de integração dos usuários

  1. Key-result: Diminuir o tempo médio para concluir a integração. De 20 minutos para 10 minutos.
  2. Key-result: Aumentar o número de usuários que concluem a integração na primeira tentativa de 50% a 80%.
  3. Key-result: Escrever cinco blogs posts e tutoriais relacionados à integração.

 

Objetivo 2 – Melhor suporte ao cliente possível

  1. Key-result: Aumentar tickets resolvidos de 50 para 70 por dia.
  2. Key-result: Diminuir o tempo médio de espera dos clientes no chat de suporte de 3 minutos para 1 minuto.
  3. Key-result: Diminuir o tempo médio de resposta por e-mail de 4 horas para 1 hora.

 

Objetivo 3 – Oferecer experiência personalizada para o cliente

  1. Key-result: Aumentar o número de ofertas personalizadas de novos produtos por trimestre de 0 para 2.
  2. Key-result: Enviar uma newsletter informativa personalizada por e-mail mensalmente.
  3. Key-result: Entregar pelo menos 1 desejo pessoal por cliente a cada trimestre.

 

Objetivo 4 – Receber feedback positivo incrível dos clientes

  1. Key-result: Aumentar as menções positivas de clientes nas redes sociais de 28 para 50.
  2. Key-result: Aumentar o número de avaliações na plataforma online de 25 para 35.

 

Objetivo 5 – Criar uma equipe de sucesso do cliente de alto desempenho

  1. Key-result: Criar um programa de reconhecimento mensal no time de sucesso do cliente.
  2. Key-result: Aumentar os consultores de sucesso do cliente certificados em pelo menos 2 produtos de 40% para 60%.

 

Objetivo 6 – Fazer os clientes nos amarem

  1. Key-result: Alcançar uma taxa de resposta de 50% na CSAT de implantação.
  2. Key-result: Reduzir o tempo de ativação de 30 dias para 15 dias.
  3. Key-result: Alcançar um NPS acima de 70.

 

Objetivo 7 – Deixar nossos clientes encantados 

  1. Key-result: Aumentar o engajamento dos clientes de 60% para 80%.
  2. Key-result: Ter 100% dos clientes utilizando pelo menos 2 módulos chave.
  3. Key-result: Construir 4 materiais em parceria com o Marketing.

 

Objetivo 8 Encantar nossos clientes internos e externos 

  1. Key-result: Levantar e realizar 10 melhorias através de fóruns com os clientes.
  2. Key-result: Reduzir o churn para 2%. 
  3. Key-result: Reduzir o tempo de onboarding do cliente de 50  para 30 dias. 

 

Objetivo 9 – Ter clientes apaixonados 

  1. Key-result: Alcançar média 80 no NPS.
  2. Key-result: Reduzir o churn em 25%.
  3. Key-result: Subir de 65% para 100% a média de relação entre onboarding novos e finalizados.

 

Objetivo 10 – Encantar para conquistar

  1. Key-result: Atingir nota 4.5 na CSAT.
  2. Key-result: Reduzir o churn  de 7% para 1%.
  3. Key-result: Ter 90% da base com dois módulos chave ativos.

KIT OKR

 

Regras de ouro para usar o OKR

Como pode ter percebido, o ideal é que os objetivos comecem com verbos inspiracionais e os resultados-chaves com ações claras. Além disso, cada objetivo deve ter entre 2 e 5 resultados-chaves.

A gestão de OKR pode ser feita por softwares, o que facilita o acesso de todos os colaboradores aos OKRs, incentivando a transparência e o foco.

Veja como a Feedz pode impulsionar seus OKRs:
? Por que a Feedz é a melhor ferramenta para gestão de okrs?
? Gestão de OKR: Qual a melhor plataforma de OKR disponível no mercado?

Inclusive, você pode assistir nosso Webinar de OKR com 10 passos para simplificar sua Gestão de OKR.

Quais os OKRs que vão fazer sua empresa voar nesse trimestre? Conte para a gente aqui nos comentários. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Bruno Soares

Bruno Soares

Voar pelo conteúdo

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar