Como o onboarding ajuda o setor de serviços a reduzir o turnover

A rotatividade de talentos é um desafio para a sua empresa? Então chegou a hora de entender como um bom onboarding pode ajudar o setor de serviços a reduzir o turnover!

Proporcionar uma experiência incrível aos recém-chegados ao time é uma forma de apoiar a construção de relações de trabalho mais duradouras e satisfatórias. Pensando nisso, hoje vamos explorar como o onboarding ajuda o setor de serviços a reduzir o turnover.

Se melhorar a retenção de talentos é um desafio e, ao mesmo tempo, um objetivo que a sua organização deseja alcançar, siga em frente com a leitura e entenda como um bom processo de integração pode ajudar a tornar esse sonho realidade! 😀

Entendendo o turnover e seus efeitos no setor de serviços

O turnover é a taxa que mede a rotatividade de colaboradores de uma empresa em um determinado período, considerando tanto as demissões quanto as saídas voluntárias.

Atualmente, o Brasil é o país com o maior índice de rotatividade de colaboradores do mundo. E, considerando que as empresas de serviços estão entre as que mais geram emprego por aqui, não é de se estranhar que elas também estejam entre as mais impactadas por esse problema.

No setor de serviços, por exemplo, a perda recorrente de funcionários experientes e qualificados pode:

  • Diminuir a qualidade do atendimento ao cliente;
  • Dificultar o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais sólidos, tanto entre os colaboradores e os clientes como entre os próprios membros da equipe;
  • Elevar os custos relacionados ao recrutamento, treinamento e integração dos novos funcionários;
  • Gerar sobrecarga de trabalho, já que alguns colaboradores podem ter que abraçar tarefas extras durante o processo de substituição do profissional desligado;
  •  Levar a variações significativas na forma como o serviço é prestado aos clientes, o que pode prejudicar a experiência e fidelização deles.

 

Para além desses efeitos, é importante lembrar que um turnover elevado geralmente indica problemas mais profundos, como, por exemplo:

 

 

O que é o onboarding e por que ele é importante

O onboarding é o processo de integração de um novo colaborador na empresa.

Basicamente, seu objetivo é tornar os primeiros dias do colaborador na empresa o mais construtivo e acolhedor possível, para que ele se adapte mais rapidamente ao seu novo local de trabalho.  

Em linhas gerais, um bom onboarding envolve desde a apresentação sobre os valores e cultura da empresa até o fornecimento das ferramentas e informações necessárias para que a pessoa possa atingir seu potencial máximo desde o início.

Quando esse processo é conduzido com maestria, criando um vínculo positivo entre a empresa e o colaborador, ele ajuda a:

  • Aumentar a satisfação e o engajamento dos colaboradores;
  • Construir um ambiente de trabalho mais coeso e harmonioso;
  • Fortalecer os valores, normas e a cultura da empresa;
  • Reduzir erros devido à falta de informação;
  • Acelerar a capacidade do colaborador de realizar suas tarefas com qualidade.

 

Juntos, todos esses benefícios também apontam para o aumento da retenção de profissionais, o que nos leva para o próximo tópico do post!

onboarding de funcionários

 

Como o onboarding ajuda a reduzir o turnover no setor de serviços 

Quando um colaborador recebe todo o suporte e recursos necessários desde o seu primeiro dia de trabalho, ele provavelmente sentirá aquele alívio imediato por fazer a escolha certa ao dizer sim para a proposta de emprego.

Afinal de contas, esse é um cuidado que faz com que todo profissional se sinta valorizado e acolhido. O que, por sua vez, tende a gerar um alto nível de engajamento e satisfação, tornando-o mais propenso a permanecer na empresa a longo prazo.

Vale lembrar que, durante o processo de onboarding, as funções e responsabilidades dos funcionários são claramente comunicadas, ajudando a reduzir as incertezas e diminuindo o risco de frustrações que poderiam levar a uma saída prematura.

Mas não para por aí. Essa é uma estratégia que também permite que os novatos:

  • Compreendam melhor e se integrem à cultura organizacional;
  • Estabeleçam relações interpessoais com os líderes e colegas rapidamente;
  • Se sintam menos perdidos (o que poderia causar desmotivação).

 

Ou seja: um onboarding bem-planejado e executado não apenas acolhe os novos talentos, mas também os prepara para o sucesso em seus papéis e os conecta ao propósito da organização.

Ter acesso a todas essas vantagens aumenta significativamente a probabilidade de eles optarem por continuar na empresa por bastante tempo. E é justamente por isso que essa estratégia anda de mãos dadas com a redução do turnover no setor de serviços!

Baixar 13 exemplos de dinâmicas de integração para colaboradores

 

Como automatizar o processo de onboarding

O processo de integração envolve várias etapas, que começam a ser traçadas antes mesmo de o colaborador chegar à empresa. Para te ajudar, aqui vai um resumo dos momentos que compõem um bom onboarding:

  • Envio de um e-mail de boas-vindas, com orientações sobre o primeiro dia de trabalho;
  • Organização dos espaços de trabalho físicos e digitais dos novos funcionários;
  • Recepção do colaborador e tour pelo espaço de trabalho;
  • Imersão na história e cultura da empresa;
  • Introdução aos colegas de equipe;
  • Alinhamento sobre o escopo de trabalho e expectativas;
  • Oferecimento de treinamentos personalizados;
  • Acompanhamento e feedback regular.

 

Deu pra perceber que essa é uma estratégia que demanda bastante dedicação por parte do RH e dos líderes de equipes, né? Por esse motivo, muitas empresas de serviços escolhem automatizar toda a jornada de integração.

Com o auxílio dos chamados softwares de Onboarding, as organizações do setor conseguem proporcionar mais eficiência e consistência no acolhimento de novos funcionários. Afinal, com apenas alguns cliques, essas soluções permitem a/o:

  • Criação de processos personalizados para os novos contratados, de acordo com suas necessidades técnicas e área de atuação;
  • Troca de feedbacks e conexão entre todos os colaboradores. Assim, enquanto o recém-chegado avança nas atividades, ele também cria vínculos com seus colegas de trabalho;
  • Agendamento de reuniões de alinhamento entre o novo funcionário e o seu líder direto;
  • Acompanhamento, avaliação e ajuste dos processos em tempo real.

 

Essas e outras facilidades são encontradas na Feedz, a plataforma de gestão de pessoas mais completa do Brasil. 

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