10 dicas para empresas de serviços avaliarem seus funcionários

Fique por dentro das melhores dicas para empresas de serviços avaliarem seus funcionários e aumentarem o desempenho do time!

A qualidade do atendimento ao cliente é o coração do setor terciário. E como sabemos que ela depende diretamente do preparo, comprometimento e desempenho dos colaboradores, hoje vamos trazer algumas dicas para empresas de serviços avaliarem seus funcionários.

Essa prática se torna ainda mais importante quando levamos em consideração que, segundo o relatório global CX Trends 2023, 73% dos consumidores mudariam para um concorrente após várias experiências de atendimento ruins. Porém, para mais da metade dos entrevistados, uma única interação insatisfatória já seria o suficiente.

Para evitar que isso aconteça, é preciso que o setor de serviços invista na gestão interna do negócio – o que passa, necessariamente, pelo desenvolvimento contínuo da equipe. Considerando que o primeiro passo dessa jornada é realizar uma boa avaliação de desempenho, convidamos você a conhecer mais sobre o assunto!

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10 dicas para avaliar o desempenho dos colaboradores em empresas de serviços

Gerenciar o desempenho dos colaboradores é o caminho para que as empresas do setor terciário consigam mapear os pontos fortes e fracos da equipe e, assim, implementar ações de desenvolvimento capazes de elevar a qualidade do atendimento ao cliente a outro patamar.

👉 Como fazer avaliação de desempenho no período de experiência
👉 Como avaliar o desempenho de um funcionário: 3 dicas para RHs

Dito isso, vamos às dicas para empresas de serviços avaliarem seus funcionários de forma altamente eficaz:

 

Dica 1: Estabeleça critérios claros

Estabelecer critérios claros, específicos e mensuráveis sobre o que será avaliado é o ponto de partida essencial para uma boa avaliação de desempenho. 

Afinal, isso ajuda tanto os colaboradores quanto os gestores a entenderem o que é esperado em termos de qualidade, produtividade e comportamento.

Essa definição prévia também possibilita uma avaliação mais objetiva e justa, além de servir como base para o momento do feedback e planejamento das ações de desenvolvimento, sobre os quais vamos falar mais pra frente.

 

Dica 2: Priorize a comunicação aberta

A transparência ao longo de todo o processo é fundamental para o sucesso da avaliação. Por isso, nossa segunda dica é: adote uma comunicação aberta junto aos envolvidos na estratégia.

Manter canais de comunicação acessíveis, para que os colaboradores possam compartilhar suas dúvidas, preocupações e perspectivas, ajuda a criar um ambiente de confiança, onde todos se sentem à vontade para discutir o próprio desempenho de maneira franca.

 

Dica 3: Utilize feedbacks construtivos

O feedback é uma das etapas mais importantes da jornada. Mas, para que ele cumpra com o propósito de impulsionar o crescimento, os líderes devem aproveitar esse momento para oferecer orientações sobre como os funcionários podem aprimorar suas habilidades.

O segredo está no equilíbrio: o feedback de desenvolvimento deve ser sincero, mas também empático, para garantir que ele será bem recebido ao invés de causar desmotivação.

Outra dica é ser específico e basear-se em exemplos concretos, já que isso ajuda os colaboradores a entenderem exatamente quais aspectos precisam ser ajustados ou desenvolvidos.

 

Dica 4: Implemente autoavaliação

Incentivar a autoreflexão na hora de avaliar os funcionários pode trazer resultados ainda mais satisfatórios. Afinal, essa é uma prática que ajuda a promover a responsabilidade individual pelo próprio desenvolvimento. 

Uma das melhores formas de apoiar essa reflexão é realizando uma autoavaliação de desempenho, modalidade por meio da qual o próprio colaborador avalia a si mesmo, levando em consideração os critérios definidos previamente.

Comparar as autoavaliações com as avaliações dos gestores tende a gerar discussões mais produtivas e aprimorar a compreensão mútua sobre as expectativas.

 

Dica 5: Realize avaliações periódicas

Se a sua empresa deseja acompanhar o progresso da equipe e identificar tendências de desempenho ao longo do tempo, é importante deixar de lado a ideia de que as avaliações de funcionários devem ser feitas apenas uma vez por ano.

Realizar rodadas mais frequentes, como trimestrais ou semestrais, é a melhor forma de manter o acompanhamento constante, realizar ajustes mais rápidos e precisos e fornecer oportunidades contínuas de desenvolvimento para o time.

 

Dica 6: Foque no desenvolvimento profissional

Ao invés de se concentrar apenas em avaliar resultados passados, as avaliações devem ser vistas como oportunidades de crescimento contínuo. É por isso que, no momento do feedback, os líderes devem discutir como os colaboradores podem melhorar e expandir suas competências no futuro.

Boas avaliações de desempenho culminam na criação de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), com objetivos, metas e prazos claros para que o profissional consiga se aperfeiçoar dali para frente.

 

Dica 7: Use tecnologia no processo de avaliação

Como a nossa lista de dicas para empresas de serviços avaliarem seus funcionários mostrou até aqui, esse é um trabalho complexo, que envolve uma série de etapas e pontos de atenção por parte do RH.

Sendo assim, é sempre bem-vindo contar com tecnologias que simplificam e agilizam todo o processo, tornando-o mais eficiente e preciso.

As ferramentas de avaliação de desempenho são um grande exemplo nesta frente, já que elas automatizam desde a criação de formulários de perguntas até a geração de relatórios – o que facilita muito o fornecimento de feedback e a gestão de metas.

 

Dica 8: Crie um ambiente seguro para a avaliação

A avaliação de desempenho ainda costuma ser vista como um momento tenso para alguns  colaboradores. Para não deixar que o receio comprometa o potencial dessa ferramenta, é fundamental criar um ambiente seguro e acolhedor ao longo de toda a jornada.

Os funcionários devem se sentir à vontade para compartilhar suas opiniões e preocupações sem medo de represálias. O RH e os líderes, por sua vez, devem demonstrar empatia, ouvir atentamente e garantir que as avaliações sejam conduzidas de maneira justa e imparcial.

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Dica 9: Inclua os objetivos da empresa na avaliação

As avaliações de desempenho devem estar alinhadas com os objetivos gerais da empresa, tanto para que os colaboradores possam entender melhor como seu trabalho se encaixa na visão e missão da organização, quanto para criar um senso de propósito e motivação.

Além disso, esse alinhamento permite que os gestores identifiquem áreas onde os colaboradores podem fazer contribuições mais significativas e, assim, direcionem o desenvolvimento de habilidades de acordo.

 

Dica 10: Capacite os líderes para as avaliações

Como você viu até aqui, os líderes desempenham um papel importantíssimo para o sucesso da avaliação de funcionários. Sendo assim, eles devem estar muito bem preparados para conduzir todo o processo.

O ideal é que as lideranças das empresas de serviços sejam treinadas não apenas sobre as técnicas de avaliação, mas também em habilidades de comunicação e gestão humanizada

Afinal, é crucial que eles saibam conduzir conversas de maneira produtiva e empática, ouvir atentamente e oferecer orientações para o desenvolvimento contínuo dos seus liderados.

👉 Avaliação de liderança: o que é, qual a importância e como fazer?
👉 Avaliação de Performance: o que é e dicas de como aplicar na sua empresa

 

Importância de avaliar os funcionários em empresas de serviços

Agora que você já conferiu as melhores dicas para empresas de serviços avaliarem seus funcionários, chegou a hora de colocar a mão na massa e colher os frutos desta importante ferramenta de gestão de pessoas.

Recapitulando, a avaliação de desempenho possui um papel fundamental no crescimento, na eficácia operacional e no sucesso geral do setor, já que ao adotar um processo estruturado e contínuo nesta frente, as empresas ajudam os colaboradores a alcançarem suas melhores versões.

Lembre-se: uma equipe bem avaliada e desenvolvida também é uma equipe mais bem preparada para oferecer um atendimento de alta qualidade ao cliente. De quebra, essa estratégia ainda contribui para o aumento de engajamento, motivação e retenção de bons profissionais.

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