Como evitar esses erros no processo de recrutamento e seleção

Descrição de vaga inadequada, viés inconsciente e falta de feedback. Conheça esses e outros erros no processo de recrutamento e seleção que devem ser evitados pelas empresas.

Contratações bem sucedidas são a base para a construção de equipes vencedoras. Mas, para tornar isso realmente possível, é necessário que o RH esteja sempre atento aos possíveis erros no processo de recrutamento e seleção.

Indo desde a falta de planejamento até a negligência com relação ao Onboarding, há uma série de equívocos que podem colocar essa etapa em risco e comprometer tanto a chegada do novo colaborador quanto os resultados da organização a longo prazo.

Pensando nisso, abordaremos neste artigo os principais erros no processo de recrutamento e seleção, bem como algumas estratégias para evitá-los. Se você deseja aprimorar seus esforços nesta frente e garantir a escolha de talentos alinhados com os objetivos da sua empresa, é só vir com a gente!

Ebook sobre Como recrutar e selecionar pessoas diversas

 

1. Descrição de vaga inadequada

Uma descrição muito genérica, ou que deixe dúvidas sobre as responsabilidades e habilidades necessárias para o cargo, tem grandes chances de resultar na atração de candidatos inadequados e na escolha de um profissional que não se encaixa nas necessidades da empresa.

Para evitar qualquer equívoco nesta frente, a dica é dedicar um tempo para conversar com o gestor da área responsável pela vaga e reunir todas as informações sobre o perfil que ele busca. 

Lembre-se de perguntar sobre as competências comportamentais e técnicas necessárias, experiência profissional desejada e responsabilidades do cargo.

👉 Leia também: 

Vagas de ações afirmativas: Tipos, como fazer e qual a importância?

Técnicas de recrutamento e seleção: Guia atualizado para o RH

 

2. Viés inconsciente na seleção

Vieses inconscientes nada mais são do que suposições, crenças ou atividades que adquirimos ao longo do tempo sem estarmos totalmente conscientes sobre eles. 

O grande perigo deles é que nos levam a fazer julgamentos baseados em preconceitos ou estereótipos e, consequentemente, a tomar decisões tendenciosas.

Como você deve imaginar, os vieses inconscientes podem influenciar na seleção de candidatos e criar a desigualdade no acesso às oportunidades. 

Para evitá-los, é importante treinar os recrutadores em técnicas de seleção que minimizem o viés, como a utilização de entrevistas estruturadas, análise objetiva de currículos e seleção às cegas.

 

3. Demora no processo de seleção

Em 2021, uma pesquisa realizada pela Revelo a pedido do Estadão revelou que processos seletivos com muitas etapas são um verdadeiro entrave. Mais precisamente, o incômodo com o excesso de fases chega a afastar 1 em cada 3 candidatos com perfil adequado para as vagas.

Os números deixam claro que demorar muito tempo para realizar recrutamento e seleção pode levar a perda de candidatos qualificados e desmotivação por parte daqueles que aguardam feedback.

Para impedir este erro, é importante estabelecer um cronograma claro, garantir que os recrutadores estejam cientes dos prazos e encontrar um equilíbrio na realização de provas e testes.

Além disso, soluções tecnológicas de recrutamento e seleção também podem ajudar a encontrar o candidato certo com mais agilidade e economia de tempo. 

 

4. Falta de feedback aos candidatos

Esse é um descuido que pode levar a frustração e desmotivação por parte dos profissionais e até mesmo prejudicar a imagem da sua empresa.

Quando os candidatos se aplicam para uma vaga, eles investem tempo e energia nisso. Portanto, nada de deixá-los sem respostas! 

O ideal é que o RH defina um processo claro de comunicação com os candidatos desde o início do processo.

Isso inclui informá-los sobre o cronograma, fornecer feedback construtivo após cada etapa e informá-los sobre o resultado final, mesmo que não tenham sido selecionados. 

O ideal é que o feedback seja fornecido em tempo hábil, evitando longos períodos de espera que possam aumentar a ansiedade dos candidatos.

👉 Leia também: Dicas para tornar seu feedback de entrevista mais fácil e rápido

 

5. Ignorar o fit cultural

O fit cultural é essencial para garantir que o novo colaborador se adapte bem à cultura da empresa. E isso, por sua vez, tende a aumentar o tempo de permanência dele na organização e as chances de sucesso dessa parceria.

Sendo assim, é essencial que o RH avalie não apenas as habilidades técnicas dos candidatos ao longo do processo seletivo, mas também suas características comportamentais e valores pessoais. 

Em geral, isso pode ser feito ao longo da entrevista e também por meio de testes específicos de fit cultural e dinâmicas em grupo.

 

6. Não envolver membros da equipe na seleção

Quando sua empresa abre uma vaga, os membros da equipe na qual o colaborador em questão irá trabalhar são envolvidos no processo de escolha? Se a resposta for não, talvez seja hora de repensar essa conduta.

Os profissionais do time podem ter informações valiosas sobre as habilidades e características necessárias para o cargo. Além disso, é com eles que o novo funcionário irá interagir em boa parte do tempo.

Geralmente, é o gestor contratante que assume essa função no processo seletivo. Porém, tem se tornado cada vez mais comum envolver outros membros do time nas etapas de entrevista, a fim de ouvir o que eles têm a dizer durante a tomada de decisão.

 

7. Desconsiderar a importância do onboarding

Dados da Brandon Hall Group revelaram que um bom processo de Onboarding pode aumentar a retenção de talentos de uma organização em 82% e a produtividade em mais de 70%.

Portanto, investir em um programa de integração claro e abrangente, que permita ao novo colaborador entender a cultura da empresa, suas responsabilidades e expectativas, faz toda a diferença. 

Caso queira uma mãozinha nessa missão, acesse o nosso checklist para onboarding remoto e presencial abaixo. 

onboarding de funcionários

 

8. Desconsiderar o employer branding

Uma empresa é avaliada não apenas pela qualidade de seus produtos e serviços, mas também pela forma como trata seus funcionários e candidatos. E é justamente por isso que desconsiderar o employer branding é um baita erro.

Uma marca empregadora forte pode ajudar o seu negócio a atrair candidatos qualificados e motivados. Por outro lado, uma imagem negativa pode afastar bons talentosos e dificultar o processo de recrutamento.

Sendo assim, é importante trabalhar continuamente na construção de um employer branding forte e positivo. 

A boa notícia é que isso pode ser feito de várias formas, como oferecendo benefícios competitivos, valorizando a diversidade e a inclusão, promovendo uma cultura organizacional saudável e transparente, entre outras.

 

9. Não personalizar o processo de seleção para cada vaga

Cada vaga tem suas próprias especificidades e demandas. Logo, é importante adaptar o processo de seleção para avaliar as habilidades e competências necessárias para o cargo em questão.

Após definir os requisitos e expectativas para a vaga, será possível desenvolver um processo de seleção personalizado, que inclua entrevistas e testes adequados à avaliação das habilidades e competências necessárias.

 

10. Não utilizar a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser uma ferramenta valiosa para simplificar e otimizar a contratação de talentos em boa parte das etapas que mencionamos acima. É por isso que não utilizá-la também é um dos clássicos erros no processo de recrutamento e seleção.

Felizmente, hoje em dia existem diversas soluções tecnológicas disponíveis para facilitar a vida dos recrutadores, principalmente quando se trata de economizar tempo e recursos

A solução de recrutamento e seleção da Feedz é a escolha certa para economizar tempo, contratar o time dos sonhos e centralizar todas as atividades em um só lugar!

Quer conhecer a solução na prática? Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar