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Software de onboarding: por que usar e qual é o melhor?

O software de onboarding facilita o processo de acolhimento de novos funcionários, aumentando a felicidade do novo colaborador.
Software de onboarding

Um bom software para onboarding tem o poder de aumentar significativamente a produtividade da sua equipe e a eficiência dos negócios. Além, claro, de ter o poder de maximizar o valor dessa etapa tão importante que é o onboarding de um novo funcionário. 

Afinal, as primeiras impressões acabam contando em situações como essa! 

O onboarding é o processo que ajuda novos talentos contratados a se ajustarem aos aspectos sociais e de desempenho de seus novos empregos de maneira rápida e tranquila. 

Essa integração de novos colaboradores é uma parte essencial do ciclo do funcionário na empresa, mas alguns dados demonstram que a maioria das empresas ainda não consegue oferecer boas experiências de onboarding para os novos chegados. 

Dados apresentados pela Gallup – empresa de pesquisa de opinião norte-americana – descobriu que apenas 12% dos funcionários acham que sua empresa fez um bom trabalho de integração. 

A cultura de onboarding precisa, portanto, fazer parte do processo de amadurecimento de toda empresa. Possibilitando que os novos funcionários sejam orientados e integrados da forma mais eficiente possível. 

Nesse contexto, um bom software de onboarding pode não apenas facilitar o processo para quem passa por ele, mas para quem organiza, monta e acompanha internamente os novatos. Mantendo o onboarding um momento leve para quem o apresenta e o realiza. 

 

O que é um software de onboarding?

Um software de onboarding nada mais é que uma plataforma que facilita o processo de onboarding de uma empresa. Fazendo com que esse momento seja integrado e organizado entre todo o time.

Em tempos de trabalho remoto, uma plataforma que ordena o procedimento é ainda mais importante! Afinal, ela permite acompanhar o andamento do novato, organizar demandas, dar e receber feedbacks e todos os outros passos que um onboarding exige. 

Uma tecnologia de solução de integração de funcionários serve, essencialmente, para agilizar todo o processo, mas lembre-se que: não substitui um profissional de RH. Até porque, alguém precisa garantir que o software utilizado faça sentido e tenha os processos imprescindíveis para todas as tarefas de um onboarding.  

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Por que usar um software de onboarding?

Ao compreender o quanto o momento do onboarding é essencial para a empresa e funcionário, é importante pensar  em como otimizar as tarefas para que o RH seja um diferencial positivo da empresa como um todo.  

Um processo de integração de funcionários pode influenciar, por exemplo, a marca do empregador com base em como você a realiza. Os novos contratados, se tiverem uma experiência ruim, vão repassar isso para outras pessoas, além de aumentar o risco de turnover

Sendo assim, todo cuidado e organização são necessários. Ao adotar um software de integração, ele  passa a ser o recurso central para as informações que seus novos iniciantes necessitam. 

Além de aumentar a produtividade do momento, um software de integração de funcionários libera um tempo valioso para que as equipes se concentrem em outras atividades, enquanto o onboarding acontece com tranquilidade e efetividade.

 

Como escolher o melhor software de onboarding?

Pois bem, antes de iniciar um investimento num software de onboarding é necessário compreender qual a melhor opção para a sua empresa e a realidade do dia a dia de seu departamento de RH e funcionários. 

Evidentemente, as prioridades e metas de cada empresa são diferentes, e as práticas e processos envolvidos na integração serão exclusivos para cada organização. É essencial, então, que antes de selecionar a plataforma a empresa compreenda suas reais necessidades, fraquezas, possíveis lacunas e etc. 

Uma solução como essa deve poder responder às principais premissas de uma integração tradicional de novos funcionários, mas com um adicional de serem facilmente flexíveis de acordo com necessidades individuais dos colaboradores e departamentos.

Portanto, você pode fazer as seguintes perguntas antes de contratar a solução:

A plataforma é fácil de usar? 

Ao contratar uma nova ferramenta para ser usada por todas as pessoas da empresa, é importante pensar na facilidade da implementação da plataforma e treinamento dos funcionários que irão utilizá-la. 

Dessa forma, uma solução que seja intuitiva e apresente uma boa experiência ao usuário pode tornar o processo mais rápido e simples para todos. Isso, sem considerar o quanto uma plataforma simples é imprescindível para a familiarização de um novo colaborador.

 

O software de integração facilita a chegada de colaboradores remotos?

Conforme citamos nesse texto, o trabalho remoto é cada vez mais comum nos tempos em que vivemos. Considerando a realidade, a plataforma escolhida facilita o processo de integração para funcionários que estão no modelo remoto? 

Adaptar-se é importante para que o funcionamento da ferramenta seja efetiva e faça de fato a diferença no dia a dia e otimização de determinados processos. 

 

Como é o acesso ao suporte ao cliente?

Mesmo com uma ferramenta fácil e intuitiva, sempre surge a necessidade de alterações, melhorias e até dúvidas. Para que esses pontos não se tornem uma grande dor de cabeça para funcionário e empresa, o suporte ao cliente do software contrato precisa ser ativo e eficiente. 

Portanto, é importante observar quais serviços de suporte o fornecedor oferece para compreender se atende às expectativas da sua empresa. 

Por exemplo, a ferramenta contratada fornece suporte gratuito? Ele funciona 24h? Existe uma comunidade de usuários on-line ativa onde você acessa uma base de conhecimento maior sobre o uso da plataforma? 

Além de outras questões como: a empresa libera conteúdos de dicas, utilização e temáticas relacionadas ao que a ferramenta entrega? Ao contratar a plataforma, o fornecedor faz treinamentos com as pessoas responsáveis pela gestão do software na empresa?

 

Como funciona a visibilidade para RHs e gestores?

Outro ponto para se ter bastante atenção é a respeito da visibilidade que a ferramenta permite aos gestores acompanharem a evolução do funcionário no onboarding. 

Para que o fluxo de trabalho seja de fato otimizado e não se torne um problema, é essencial que a plataforma tenha recursos de acompanhamento de atividades.   

Vale considerar se a visibilidade é possível em tempo real, como os gestores e RH podem avaliar cada atividade realizada ou etapa do processo cumprido. Vale pensar no que já é padronizado na empresa e se questionar: o que eu preciso que seja da mesma forma e o que eu posso melhorar no meu processo já existente? 

Compreendendo a questão, será fácil entender também quais as funcionalidades de acompanhamento e visibilidade que o software de onboarding contratado precisa entregar. 

 

O software de onboarding da Feedz é a melhor solução do mercado

A Feedz possui uma solução completa para o RH, gestor, equipe e novos talentos. Permitindo que os processos relacionados a recursos humanos obtenham maior performance e retenham cada vez mais talentos. 

O software de onboarding da Feedz é fácil de usar, tem todas essas funcionalidades citadas e o  suporte é rápido. 

Caso você queira conhecer o software de onboarding da Feedz, você pode solicitar uma demonstração gratuita e ver como a ferramenta irá otimizar o dia a dia de sua empresa.

Larissa Gracietti

Larissa Gracietti

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