Como criar um PDI eficaz para profissionais da tecnologia

Confira o passo a passo de como criar um PDI de sucesso, capaz de melhorar o engajamento e a retenção dos profissionais de TI da sua empresa.

Já se foi o tempo em que oferecer salários competitivos era o bastante para reter talentos de TI. Investir no desenvolvimento profissional contínuo tem se mostrado uma estratégia igualmente importante e, por isso, é fundamental que o RH saiba como criar um PDI eficaz.

Com os níveis alarmantes que a rotatividade de profissionais de TI atingiu nos últimos anos, fica claro que investir em práticas que promovam o crescimento desses talentos pode ajudar na retenção deles.

Se você quer saber como um bom PDI apoia o RH nesta missão, é só vir com a gente! 

O que é PDI?

PDI é a sigla para Plano de Desenvolvimento Individual, uma ferramenta de gestão de pessoas altamente estratégica, que tem como objetivo promover o crescimento e o desenvolvimento dos profissionais de forma personalizada.

Em outras palavras, o PDI nada mais é que um plano bem estruturado, com objetivos, metas e prazos capazes de guiar o colaborador no desenvolvimento de novas habilidades e no aperfeiçoamento das competências que ele já possui.

Esse plano é elaborado com base nas necessidades e expectativas do profissional, levando em consideração os objetivos estratégicos da empresa. Dessa forma, tanto os colaboradores quanto a organização são beneficiados por ele.

 

Por que o PDI é tão importante na área de TI? 

Ao apoiar o crescimento profissional do colaborador, capacitando-o para assumir novas responsabilidades e alcançar melhores resultados, o PDI também contribui fortemente para a retenção de talentos.

Atualmente, os profissionais de TI estão entre os que ficam por menos tempo em uma mesma empresa, com ciclos que chegam a ser até 50% mais curtos em comparação com outras áreas.

Mas, considerando que eles são uma peça-chave no processo de transformação digital, é fundamental que as organizações repensem suas estratégias e busquem novas formas de retê-los.

É justamente aí, que a importância de saber como criar um PDI entra em cena: assim como remuneração justa, benefícios competitivos, flexibilidade e bem-estar, a oportunidade de aprender novas habilidades também é um fator prioritário para esse grupo.

Afinal, estamos falando sobre uma área que está em constante evolução, com novas tecnologias e ferramentas surgindo a todo o momento.

Ao ajudar os profissionais de TI a se manterem atualizados e preparados para lidarem com tantas novidades, o PDI tende a aumentar a satisfação e o engajamento deles, tornando-os menos propensos a buscarem oportunidades em outras empresas.

Duvida? Então se liga nesse dado, que faz parte do estudo do Workplace Intelligence: 74% dos funcionários das gerações Y e Z cogitam pedir demissão devido à falta de oportunidades de desenvolvimento de habilidades.

 

 

Como criar um PDI eficaz para profissionais de tecnologia 

Agora que você já viu o poder que um bom plano de desenvolvimento individual pode ter, chegou a hora de descobrir como fazer um PDI que promova a evolução contínua dos profissionais de TI da sua empresa.

Confira, na sequência, as etapas que não podem ficar de fora:

 

Passo 1: Avalie o momento atual e futuro

Para estruturar um bom PDI é preciso, antes de tudo, entender a situação atual dos colaboradores, assim como os objetivos que ele e a empresa esperam alcançar no futuro.

Sendo assim, a primeira missão do RH é avaliar as competências, interesses e aspirações de cada membro do time, bem como ter clareza sobre os objetivos da organização em relação às habilidades tecnológicas e ao desenvolvimento da equipe.

Entre as ferramentas que podem ajudar nesta etapa, estão as avaliações de desempenho.  

 

Passo 2: Identifique as lacunas de habilidades

A partir da etapa anterior, identifique quais são as habilidades técnicas e comportamentais que os profissionais de TI da sua empresa ainda precisam desenvolver ou aprimorar.

Realizar uma avaliação de desempenho por competências pode ajudar, já que o objetivo desta ferramenta de gestão é justamente mapear as skills essenciais para que cada colaborador consiga desempenhar plenamente a sua função.

👉 Leia também: Como fazer um Plano de Ação após a Avaliação de Desempenho

 

Passo 3: Defina as metas e objetivos

Se você quer saber como montar um PDI incrível, atenção: a definição clara de metas e objetivos é uma das etapas mais importantes desta estratégia.

Uma das formas de ser bem-sucedido nessa missão é seguir o método SMART para a definição de metas, segundo o qual toda meta deve ser: específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal (com um prazo definido).

 

Passo 4: Crie o plano de ações de desenvolvimento

Agora que você tem todas as informações em mãos, é hora de começar a criar um plano de ação detalhado, que liste as atividades específicas a serem realizadas pelo colaborador ao longo desta jornada.

Uma dica valiosa é priorizar as ações de acordo com a relevância e o impacto esperado.

👉 Leia também: Exemplos de PDI para usar no seu desenvolvimento individual

 

Passo 5: Estabeleça prazos e custos 

Defina prazos realistas para a conclusão das ações de desenvolvimento. Considere também os custos envolvidos, como taxas de treinamento, despesas com certificações, recursos tecnológicos, entre outros.

Essas informações ajudarão você a planejar e gerenciar o PDI de forma mais eficiente.

 

Passo 6: Busque recursos de apoio

Identifique os recursos disponíveis para apoiar os profissionais no alcance das metas estabelecidas.

Você pode considerar tanto os recursos internos, como mentores, líderes de equipe ou colegas mais experientes, quanto os recursos externos, como cursos online, comunidades ou grupos de estudo.

 

Passo 7: Acompanhe e revise o PDI regularmente 

O desenvolvimento profissional é um processo contínuo. Sendo assim, é importante que o RH e o gestor acompanhem regularmente o progresso de cada colaborador em relação ao PDI.

Por exemplo: por meio das reuniões one on one, é possível revisar e ajustar as metas, ações e prazos conforme a necessidade, bem como fornecer orientação, suporte e feedback aos profissionais.

 

Passo 8: Colete feedbacks

Promover uma cultura de feedback é um passo fundamental para o sucesso do PDI. Mas lembre-se de que isso não significa apenas que os líderes devem conversar constantemente com os seus liderados.

Também é importante que o gestor e o RH ouçam atentamente as percepções e preocupações dos profissionais com relação ao PDI.

Essa é uma das melhores formas de identificar áreas de melhoria e promover ajustes na estratégia, a fim de maximizar os resultados. Portanto, fica a dica: mantenha-se flexível e aberto às opiniões!

👉 Leia também: O Papel do Feedback na Retenção de Talentos de TI

 

Feedz: a sua plataforma para gestão de desempenho

Criar um PDI eficaz para profissionais de tecnologia requer tempo, esforço e comprometimento tanto do colaborador quanto da empresa. Mas, como mostramos ao longo do artigo, esse é um investimento que vale a pena.

Ao apostar nesta ferramenta, as empresas aumentam as chances de promover o crescimento e a retenção de talentos altamente disputados pelo mercado, impulsionando assim o sucesso organizacional em cenário tecnológico que está em constante evolução.

Para simplificar esses processos, a plataforma da Feedz conta com recursos intuitivos e personalizáveis para facilitar o acompanhamento dos PDIs, das metas e objetivos estabelecidos, as lacunas de habilidades, e outros dados de People Analytics

Não perca mais tempo! Solicite agora mesmo uma demonstração da plataforma 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar