Exemplos de PDI preenchidos para colaboradores da sua equipe

Explore exemplos de PDI preenchidos, projetados para motivar os profissionais a evoluírem e aprimorarem suas habilidades no ambiente de trabalho. Baixe o PDF grátis!

Se você está procurando exemplos de PDI para o desenvolvimento profissional dos colaboradores, veio ao lugar certo!

Através dos planos de desenvolvimento individual, também chamados de PDI, o profissional é capaz de desenvolver novas habilidades e aperfeiçoar as que já possui.

Neste conteúdo, você encontrará modelos e exemplos de PDI para construir o melhor plano de desenvolvimento individual para cada membro do seu time. Garantindo que a evolução seja do time todo e equivalente, promovendo o crescimento da empresa como consequência direta. 

Existem inúmeras e diferentes estratégias possíveis para que o plano seja construído com qualidade e, de fato, relevante a todos. Aqui, apresentaremos exemplos de PDI para profissionais de oito setores diferentes da empresa. Lembre-se que eles podem (e devem!) ser adaptados à realidade da sua empresa e do seu time. Vamos lá?

exemplos de PDI para colaboradores

Modelo de PDI para colaboradores do time de Marketing

Um bom modelo de Plano de Desenvolvimento para colaboradores do time de Marketing deve, antes de mais nada, e assim como nos outros casos levar em consideração as competências e valências dos profissionais de marketing.

Por se tratar de uma área onde a criatividade e o senso crítico precisam estar sempre presentes, as metas de desenvolvimento em marketing precisam ultrapassar as barreiras das mensurações estatísticas e mirar no inovador e qualitativo. 

Um plano de desenvolvimento individual deve conter alguns fatores que são essenciais para que ele seja compressível e mantenha um processo de acompanhamento constante. O primeiro passo é definir algumas diretrizes básicas, para guiar tanto colaborador quanto gestor:

 

Diretrizes PDI profissional de marketing

  • Área de desenvolvimento
    • Profissional de marketing
  • Descrição
    • Desenvolvimento de soft skills para aprender a compreender melhor as necessidades do novo time 
  • Acompanhamento
    • O profissional deve ter uma entrega, ou parte dela, a cada 4 semanas

 

No item de “área de desenvolvimento” é importante que o profissional especifique exatamente o que ele pretende e precisa desenvolver. Por exemplo, uma pessoa que acaba de ser efetivada de estagiário para analista junior. 

O desenvolvimento dessa pessoa é no cargo de analista júnior visando crescer nessa fase, mas também pensando em qual o próximo passo. 

A “descrição” deve indicar quais as principais habilidades e metas que o colaborador quer desenvolver naquele determinado momento. Então pode variar entre soft skills, hard skills e assim por diante.  

Já o “acompanhamento” é justamente a definição do período em que a pessoa precisa se programar para apresentar sua evolução ao gestor e, no sentido contrário, que o gestor também se comprometa a acompanhar o seguimento do plano. 

O mesmo vale para todas as áreas daqui para frente, ok?! Agora vamos ao exemplo do plano efetivamente:

Ação proposta  Prazo Indicador  Recursos
Ler livro “xyz” para amadurecimento no assunto de SEO  3 semanas Apresentar resumo para o time  Valor do livro dado pela empresa 
Construir um conteúdo de valor para as redes da empresa a cada quinzena  15 dias Conteúdo performando bem nas redes  Espaço na agenda semanalmente para pesquisa e produção do conteúdo
Pedir feedbacks de todos os líderes  6 meses X feedbacks positivos a cada semestre  Espaço quinzenal para reuniões de feedback

 

 

Modelo de PDI para colaboradores do time de Vendas

No caso do time de vendas é necessário, essencialmente, visar as habilidades práticas do colaborador, que irão contribuir para seu crescimento pessoal, mas também para a meta da empresa toda. 

Para construir o PDI desse profissional é necessário compreender quais as demandas estão ligadas aos desafios e metas da organização, dos departamentos, dos gestores, das equipes e, claro, dos indivíduos.

Além de motivar os liderados, ajudará a aproximar lideranças e times. Que através de suas diferentes metas estarão trabalhando pelo mesmo objetivo

A ideia aqui, é basicamente a mesma da apresentada acima. Primeiramente definir diretrizes para, aí sim, montar o plano de metas. 

 

Diretrizes PDI profissionais de vendas 

  • Área de desenvolvimento
    • Coordenador de vendas 
  • Descrição
    • Desenvolvimento de skills de liderança para o profissional que acaba de ser efetivado ao cargo de líder direto de um time de 5 vendedores 
  • Acompanhamento
    • Entregas bimestrais que acompanhem as metas da empresa 

 

Ação proposta  Prazo Indicador  Recursos
Realizar curso “do talento à gestão”  3 meses Certificado e desempenho nas atividades do curso  Ajuda de 50% da mensalidade do curso escolhido 
Estudo de benchmarking com profissionais de outras empresas para inovação interna 6 meses Plano de Benchmarking de comparação com outras 5 empresas  Tempo quinzenal na agenda para reuniões e estudo 
Treinamento mensal com outros coordenadores internos  1 ano  Implementações de melhoria após cada mês de treinamento  Espaço nas agendas mensalmente para treinamento com coordenadores já mais experientes do time 

 

Existem outras diversas possibilidades de sugestões para que o plano de desenvolvimento de carreira do time de vendas seja eficiente e abrangente. 

Importante sempre lembrar que, para cada nível de colaborador do time, o plano deve estar pensando em torná-lo expert no cargo atual e influenciá-lo a olhar para o nível seguinte.

 

Modelo de PDI para colaboradores do time de CS

O time de CS, responsável pelo atendimento ao cliente, é um dos principais responsáveis por diferenciar a marca da empresa diante de um mercado tão competitivo. 

Uma vez que, atualmente, os clientes buscam não apenas os serviços, mas um relacionamento com a empresa e as marcas. Por isso a tamanha necessidade de esse profissional ser flexível e atento aos detalhes. 

Sendo assim, é importante que esse profissional esteja apto para essa função e tenha ideia de sua responsabilidade perante a empresa e o time. É necessário empatia no trabalho e um pensamento analítico bastante elaborados. 

Vamos aos exemplos! 

 

Diretrizes PDI profissionais de CS

  • Área de desenvolvimento
    • Analista de relacionamento  
  • Descrição
    • Garantir uma NPS de média 9 ao final do ano garantindo a qualidade do atendimento aos clientes de sua carteira 
  • Acompanhamento
    • Entregas bimestrais de acordo acompanhando as metas da empresa 

 

Ação proposta  Prazo Indicador  Recursos
Curso de inteligência emocional  3 meses  Certificado do curso  Horas semanais da jornada de trabalho para realização do curso gratuito
Reuniões avaliativas com clientes próximos  6 meses  1 avaliação positiva qualitativa por bimestre  Horas semanais para encontro de relacionamento com os clientes 
Desenvolvimento de capacidades técnicas a respeito da jornada da empresa  1 ano  Criar mini treinamentos bimestrais em conjunto com outros analistas para os estagiários do time  Apoio e revisão da gestão, materiais para treinamento da empresa e horário quinzenal na jornada para montar o treinamento 

 

Baixar o material Gestão de times: guia para criar equipes de alta performance

 

Modelo de PDI para colaboradores do time de RH

O time de Recursos Humanos é um dos mais estratégicos de toda a empresa. É a partir deles e de suas ferramentas disponíveis que a saúde emocional da organização se mantém, que os processos entre colaboradores são construídos e assim por diante.

É o RH, inclusive, que geralmente garante que os PDIs de toda a empresa estejam em dia de acordo com o prometido, juntamente com os gestores de cada time. Eles são como um time que une todos os setores à gestão e vice-versa.  

Sendo assim, essencialmente, o profissional do RH deve treinar uma visão estratégica, posicionar-se como um bom líder e ser muito empático para compreender as necessidades do time.  

Atualmente existem inúmeras plataformas de RH que permitem que todos os processos sejam realizados muito mais rapidamente e acabam por contribuir, também, para a cultura da empresa. 

O que, então, faria parte de um PDI do profissional de recursos humanos? Siga abaixo! 

👉 Como gerenciar funcionários com baixo desempenho no trabalho?

 

Diretrizes PDI profissionais de RH 

  • Área de desenvolvimento
    • Gerente de Recursos Humanos 
  • Descrição
    • Garantir a implementação e utilização de ferramentas, métodos e atividades de RH para todos os setores da empresa  
  • Acompanhamento
    • Implementações trimestrais 

 

Ação proposta  Prazo Indicador  Recursos
Implementar estrutura de feedback entre os times  3 meses  todos os times com feedbacks estruturados e em ação  R$X para contratação de plataforma focada em estruturação de feedback
Curso gestão e recursos humanos  6 meses  Certificado e notas avaliativas dos módulos do curso  Apoio financeiro e disponibilidade de horas mensais para o curso
Promover treinamento de comunicação não violenta para líderes  6 meses Avaliação das lideranças que realizaram o treinamento Parcerias com empresas especializadas

 

Diretrizes PDI profissionais de DP

  • Área de desenvolvimento
    • Especialista em Gestão de Pessoal e Compliance Trabalhista 
  • Descrição
    • Desenvolver competências avançadas em gestão de pessoal, com ênfase em conformidade legal e melhoria de processos internos.  
  • Acompanhamento
    • Mensal

 

Ação proposta  Prazo Indicador  Recursos
Participar de um curso avançado sobre legislação trabalhista e reformas recentes 15 dias Aplicação dos conhecimentos em processos de DP, reduzindo o risco de não conformidade legal Inscrição do curso especializado em legislação trabalhista, tempo alocado durante a jornada para estudos e aplicação prática. 
Implementar um novo sistema de gestão de benefícios para otimizar a eficiência e satisfação dos colaboradores 3 semanas Lançamento bem-sucedido do sistema com feedback positivo dos colaboradores e redução de tempo na administração de benefícios Software de gestão de benefícios, treinamento para o uso do sistema e colaboração com a equipe de TI
Desenvolver e liderar um programa de treinamento interno para atualizar a equipe de DP sobre melhores práticas e novas ferramentas 2 meses Realização de sessões de treinamento com alta participação e avaliações positivas dos participantes Materiais de treinamento, espaço para realização das sessões, apoio da gestão para liberação dos colaboradores para o treinamento.

 

👉 Lançamento: Curso de departamento pessoal gratuito da Feedz

ebook softskills e hardskills para gestão de pessoas

 

Modelo de PDI para colaboradores do time Administrativo

Existe uma série de características que espera-se de um bom administrador e de um time administrativo de uma empresa. São estas qualidades que diferenciam a organização dos processos de sua empresa de outros concorrentes de mercado.

Assim como nas características dos times anteriores, um profissional do time administrativo precisa saber manter uma boa comunicação entre times; saber contornar rapidamente adversidades e ter um senso de organização muito apurado. 

O bom profissional do time administrativo, portanto, é  capaz de entender e aplicar métodos de planejamento financeiro e de gestão operacional. Assim como, também estará preparado para liderar equipes e desenvolver pessoas em sinergia com o RH.

 

Diretrizes PDI profissionais do time administrativo

  • Área de desenvolvimento
    • Assistente administrativo — contratos 
  • Descrição
    • Aprender todos os processos contratuais dos clientes, inovar processos para otimização do trabalho 
  • Acompanhamento
    • Mensal 

 

Ação proposta  Prazo Indicador  Recursos
Conhecimento básico em estruturação de contratos  3 meses  Saber criar sozinho 5 diferentes tipos de contratos em parceria com jurídico Apoio técnico de time jurídico 
Otimização do fluxo contratual dos clientes com a empresa através de tarefas operacionais  6 meses  Menos horas semanais gastas com X atividade  Contratação de softwares de gestão e CRM 
Feedbacks com gestores da área   Bimestral Ao menos 3 feedbacks positivos por bimestre  Tempo na agenda para análise de resultados 

 

Diretrizes PDI profissionais do time Financeiro

  • Área de desenvolvimento
    • Coordenador Financeiro
  • Descrição
    • Aperfeiçoar habilidades em análise financeira e gestão de orçamento 
  • Acompanhamento
    • Mensal

 

Ação proposta  Prazo Indicador  Recursos
Implementar um sistema de relatórios financeiros mais eficientes 15 dias Redução no tempo da criação e análise de relatórios e aumento na precisão dos dados Software de gestão financeira, treinamento em novas ferramentas, apoio da equipe de TI
Desenvolver um novo modelo de previsão orçamentária para o próximo ano fiscal 3 semanas Aceitação do modelo pela diretoria e implementação no planejamento financeiro Acesso a dados financeiros históricos, orientação de uma consultoria da área
Realizar um curso avançado em análise financeira e orçamento corporativo 6 meses Apresentação do relatório de análise financeira aprimorado com recomendações de orçamento Inscrição no curso, tempo alocado durante a jornada de trabalho para os estudos e aplicação prática

 

Assim como nas outras áreas, no time administrativo o plano de desenvolvimento estará baseado na necessidade de responsabilidade e entregas de cada profissional. Não se espera, por exemplo, que um assistente saiba reestruturar todo um CRM da empresa. Mas ele é capaz de otimizar atividades mais operacionais.  

Ir para página para acessar o ebook Desenvolvendo Soft Skills: o guia completo para o PDI ideal

 

Modelo de PDI para colaboradores do time de Produto

Uma equipe de produto bem-sucedida exige que a empresa e seus gestores consigam ter uma visão macro do que os indivíduos juntos podem fazer, conjuntamente, que fará a diferença para a empresa. 

Nesse sentido, o plano de desenvolvimento individual é a ferramenta que permitirá que cada indivíduo desse time seja valorizado e treinado para que o objetivo geral seja atingido. Apenas assim é possível escalar como time, empresa e, claro, produto de valor entregue ao mercado.

A função de uma equipe de produtos é bastante ampla e suas responsabilidades podem incluir responsabilidades de marketing, previsão de lucros e perdas, além do desenvolvimento do produto.

Empresas muito grandes como a Google e Amazon conseguem entregar muito do que possuem graças aos times de produtos, toda a integração entre esses diferentes e setores que buscam um mesmo objetivo. 

Isso tudo, através do desenvolvimento individual de cada colaborador, guiado por seu próprio gerente ou coordenador. Tudo, dessa forma, funciona em harmonia.

👉 Como criar um PDI eficaz para profissionais da tecnologia

 

Diretrizes PDI profissionais do time de produtos 

  • Área de desenvolvimento
    • Gerente de produtos 
  • Descrição
    • Garantir o desenvolvimento de soft skills para estar atento à necessidades de outros times 
  • Acompanhamento
    • Bimestral, de acordo com calendário de metas da empresa 

 

Ação proposta  Prazo Indicador  Recursos
Criar / implementar ferramenta de otimização de fluxos internos  6 meses Ferramenta implementada e com todos os times utilizando  Consultoria com profissionais experientes na área 
Criar campanhas em parceria com time de marketing  Trimestral  2 campanhas bem sucedidas no ano  Ferramentas de marketing; Investimento em impulsionamentos de marketing digital
Estratégia de melhorias de produtos com menos vendas da empresa  1 ano Aumentar em 50% vendas e lucratividade de 3 produtos Cursos, treinamentos e tempo na agenda com time de vendas 

 

Baixar Guia Jornada de Desenvolvimento do Profissional de TI

 

[Download PDF 📥] Exemplos de PDI preenchidos para o seu time

Agora chegou a hora de colocar a mão na massa e ajudar na criação de PDIs incríveis para seus colaboradores.

Além dos exemplos que já citamos, estamos disponibilizando um template para ficar ainda mais prático a criação desses planos de desenvolvimento.

Baixe o material abaixo e tenha acesso ao template grátis! 👇

 

Potencialize o desenvolvimento dos colaboradores com o PDI da Feedz

Além dos planos de desenvolvimento, para garantir o crescimento e evolução dos trabalhadores, é importante que o RH e os gestores consigam acompanhar toda a jornada do colaborador.

Antes de partir para o PDI, por exemplo, a empresa pode realizar a avaliação de desempenho e coletar feedbacks. Assim, tanto o profissional quanto sua liderança terão dados embasados de quais habilidades podem ser potencializadas ou aprimoradas. Faz sentido, não é?

Com a plataforma da Feedz, a sua empresa constrói e mantém equipes de alta performance, enquanto cria um ambiente de trabalho mais feliz e produtivo.

Não perca mais tempo! Solicite uma demonstração gratuita da plataforma agora mesmo 👇

2 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar