Tech Recruiter: o que é, quanto ganha e como se tornar

Entenda o papel chave do Tech Recruiter em um contexto marcado pela escassez de profissionais de TI e pela alta demanda por esses talentos.

Com o avanço da transformação digital nas empresas, a demanda por profissionais de tecnologia ultrapassou a quantidade de talentos disponíveis no mercado. A estimativa é de que as empresas brasileiras de tecnologia demandem 797 mil talentos até 2025.

Com esse cenário, um novo tipo de recrutador surgiu como peça-chave para ajudar as organizações a fecharem suas vagas de TI: o Tech Recruiter.

Neste conteúdo, vamos abordar mais detalhes sobre essa profissão que ocupou o primeiro lugar no ranking “Empregos em Alta 2022” do Linkedin, bem como os principais requisitos para ingressar e se destacar na área! Confira 👇

O que é Tech Recruiter?

O Tech Recruiter é um profissional especializado em recrutar, selecionar e contratar candidatos para vagas na área de tecnologia.

Trata-se de uma profissão que tem ganhado cada vez mais relevância no mercado atual, tendo em vista que a demanda por talentos na área de TI cresceu de forma significativa nos últimos anos.

O que os Tech Recruiters fazem é atuar como um intermediário entre as empresas e os candidatos, buscando encontrar o perfil ideal para cada vaga disponível. Isso, por sua vez, geralmente engloba as seguintes responsabilidades:

  • Montar a descrição da vaga em parceria com o gestor da área de TI;
  • Divulgar as oportunidades nos canais destinados ao público-alvo e/ou buscar ativamente por esses profissionais;
  • Triar currículos e identificar quais candidatos atendam aos requisitos da vaga;
  • Conduzir entrevistas técnicas e avaliar as habilidades comportamentais dos candidatos;
  • Realizar testes e dinâmicas para avaliar as soft skills e hard skills;
  • Acompanhar o processo de recrutamento e seleção (R&S) do início ao fim, garantindo que o melhor candidato seja contratado pela empresa.

 

Como você deve ter percebido, o dia a dia do Tech Recruiter se assemelha em muitos aspectos à rotina de um recrutador tradicional. Mas, na prática, há algumas diferenças que devem ser consideradas.    

A principal diferença entre ambos os profissionais é que, além de dominar as melhores técnicas de recrutamento e seleção, o tech recruiter também precisa conhecer as particularidades do mercado de TI, já que se dedicará exclusivamente ao fechamento de vagas de tecnologia.

Vale ressaltar também que Tech Recruiter é diferente de RH Tech.

RH Tech pode ser tanto uma empresa que desenvolve soluções para RHs, quanto um departamento de Recursos Humanos que implementou o uso da tecnologia nas rotinas da área. Já Tech Recruiter, como vimos até aqui, é o profissional de especializado em recrutamento na área da tecnologia.

 

 

Habilidades essenciais para ser Tech Recruiter

Como mencionamos acima, a profissão de Tech Recruiter demanda alguns conhecimentos específicos quando comparada ao recrutador tradicional. Para ficar mais claro, listamos as habilidades mais importantes:

 

Conhecimento técnico básico

Para trabalhar como Tech Recruiter não é preciso ser um expert em TI. Porém, é fundamental conhecer os principais conceitos e tecnologias em uso na área.

Isso inclui saber quais são as linguagens de programação, responsabilidades envolvidas nos principais cargos de TI, ferramentas mais utilizadas em cada função, bem como as tendências e mudanças que estão ocorrendo no setor.

 

Habilidades de comunicação

Trabalhar com recrutamento tech é sinônimo de ter que interagir com diversas pessoas diariamente, incluindo dar feedbacks de entrevista aos candidatos, conversar com outros recrutadores e líderes de equipe. 

Por isso, é fundamental ter excelentes habilidades de comunicação escrita e verbal, bem como escuta ativa.

 

Habilidades de negociação

É importantíssimo que o Tech Recruiter seja bom na hora de negociar salários, benefícios e outros aspectos do emprego, a fim de conseguir atrair a atenção de bons talentos e vencer a concorrência. 

 

Pensamento analítico e estratégico

O Tech Recruiter também deve ser capaz de analisar dados e tendências, não apenas para identificar bons talentos, mas também para escolher as melhores estratégias de recrutamento e aprimorar seus processos de forma contínua.

 

Adaptabilidade e aprendizado contínuo

Poucos setores mudam tão rapidamente quanto o de tecnologia. Para conseguir acompanhar todas essas transformações, é essencial que o recrutador tech goste de estudar e busque aprender continuamente.

 

Quanto ganha um Tech Recruiter?

Segundo dados de abril de 2023 do Glassdoor, o salário médio nacional do Tech Recruiter é de R$ 3.500. Porém, é possível encontrar vagas que oferecem até R$ 10.000.

As ofertas podem variar bastante, de acordo com algumas questões: tamanho da empresa, tempo de experiência no cargo e até mesmo localidade da organização (companhias localizadas na capital, por exemplo, tendem a oferecer salários maiores). 

 

Como se tornar Tech Recruiter? 

Se você já é um profissional de RH e possui boa parte das habilidades que mencionamos acima, então é um forte candidato para atuar com Tech Recruiter. Porém, a melhor forma de ingressar na área é fazer um curso específico em recrutamento técnico.

É possível encontrar muitas opções nessa frente, como o curso básico da Udemy, a formação online da EBAC e a pós-graduação da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Outra dica importante é estudar os conceitos básicos da área de tecnologia. Afinal, será preciso aprender a falar a “língua” dos desenvolvedores e outros profissionais de TI para ser bem-sucedido na profissão. 

 

Desafios enfrentados pelos Tech Recruiters

Outra coisa que você precisa ter em mente antes de ingressar na profissão de Tech Recruiter é que ela possui alguns desafios únicos. Entre eles, estão: 

  • Competição por talentos: a alta demanda por profissionais qualificados em TI torna a concorrência extremamente acirrada. Isso reforça a necessidade de estar sempre procurando maneiras de se destacar para atrair candidatos talentosos;
  • Manter-se atualizado com as tendências tecnológicas: como dissemos antes, o setor de tecnologia muda muito rápido. Aqui, a busca por atualização deve ser contínua;
  • Lidar com as expectativas dos candidatos e das empresas: como intermediário entre candidatos e empresas, um dos grandes desafios do Tech Recruiter é conseguir equilibrar as expectativas mútuas e chegar a um cenário que seja vantajoso para todos os envolvidos.

 

Perguntas para entrevista técnica de profissionais de TI

 

Perguntas Frequentes e Respostas sobre Tech Recruiter

Agora que você já está por dentro das principais informações sobre essa profissão, separamos também respostas para algumas das dúvidas que costumam surgir com mais frequência sobre o assunto:

 

Qual é a diferença entre um Tech Recruiter e um Headhunter?

O Headhunter é o profissional que atua de forma ativa na prospecção de talentos, sendo especialmente indicado para o fechamento de vagas estratégicas. Já o Tech Recruiter recruta especificamente para posições de tecnologia, podendo inclusive utilizar as técnicas de hunting para isso.

 

É necessário ter formação em tecnologia para ser um Tech Recruiter?

Não. Mas é importante ter conhecimentos básicos sobre os principais conceitos e tecnologias em uso na área.

 

Como posso me especializar em recrutamento para uma área específica de tecnologia?

Atualmente, existe uma série de cursos e conteúdos online sobre as mais diversas áreas de atuação dentro de TI. Se você deseja focar no recrutamento de desenvolvedor Java, por exemplo, é importante conhecer mais sobre essa linguagem.

 

Como um Tech Recruiter pode se destacar no mercado?

Mantendo-se atualizado sobre as tendências tecnológicas, desenvolvendo habilidades comportamentais fortes, construindo uma rede de contatos confiáveis e sendo proativo na busca por talentos.

 

Quais são as principais empresas que contratam Tech Recruiters no Brasil?

As grandes empresas de tecnologia, que possuem uma alta demanda por talentos da área, são as que mais contratam Tech Recruiters. Além disso, também existem consultorias focadas exclusivamente neste tipo de serviço. 

Gostou deste artigo? Para ficar por dentro de conteúdos como esse, assine nossa newsletter 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar