Como liderar a nova geração?

Como liderar a nova geração?

A geração Y, os chamados millennials, é formada por pessoas que nasceram entre os anos de 1980 e 2000. Estes jovens, hoje com, no máximo, 30 e poucos anos, esperam muito do lugar onde trabalham, porém, diferente das gerações anteriores, não têm o sonho de permanecerem por muitos anos na mesma empresa.

A pesquisa Millennial Survey 2018, realizada pela Delloite, entrevistou mais de 11 mil pessoas, de 36 países diferentes, que se encaixam nessa faixa etária. Fazendo um recorte para a população brasileira de millennials, 37% esperam ficar em seus empregos atuais por menos de dois anos.

De acordo com a pesquisa, o que mais motiva estas pessoas dentro de empresas é o salário (68%),  as oportunidade para aprendizado contínuo (55%), a flexibilidade (49%), o ambiente de trabalho positivo (35%), a ética empresarial (30%), a diversidade e inclusão (19%) e a oportunidade de exercer um trabalho voluntário (9%).

Para liderar uma equipe formada pela geração Y, ou que contenha pessoas deixa faixa etária, portanto, é necessário repensar a rotina dos escritórios e oferecer opções que agradem toda a força de trabalho. Para isso, uma forma cada vez mais comum é oferecer pacotes de benefícios personalizados, por exemplo, o colaborador não precisa fazer home office duas vezes por semana, mas se ele quiser, a empresa permite essa opção.

Levando em consideração as características e ambições desta geração, para liderar um time com millennials é preciso:

1- Oferecer benefícios

Se o principal fator de motivação continua sendo o salário, quer dizer que o mindset de recompensa ainda está presente. Sendo assim, para engajar e motivar o time, é preciso oferecer benefícios caso os objetivos sejam cumpridos. Uma viagem caso a meta seja batida, é um exemplo. Mas existem outros benefícios menores que aproximam a figura do gestor do colaborador, como um presente ou um feedback positivo quando este tem alguma conquista ou supera algum desafio. Nestes casos, o benefício serve, também, como forma de incentivo.

2- Incentivar a troca

A busca por aprendizado constante não quer dizer, apenas, o auxílio financeiro dado pela a empresa para o colaborador fazer cursos externos. Uma atitude que está ao alcance dos gestores e contribui para a motivação dos trabalhadores da geração Y é o incentivo à troca. Proporcionar workshops ou conversas internas entre a equipe, onde cada um passa um pouco do conhecimento que tem sobre um assunto específico para os colegas, é uma forma de valorizar o conhecimento e ainda implantar uma política de aprendizado constante na equipe.

3- Ser flexível

A geração Y não entende que a vida é resumida em trabalho, por isso, quer ter mais tempo para fazer as coisas fora do escritório. Engessar carga horária e não permitir o home office é um passo para trás para quem quer atrair e reter pessoas dessa faixa etária. O gestor precisa entender a necessidade de cada um fora do escritório e permitir que sejam feitas jornadas flexíveis e home office, quando necessário.

4- Criar um ambiente acolhedor

Por outro lado, quando estão no escritório, os millennials querem se sentir bem em um ambiente que seja alinhado com seus princípios. Por isso, criar um clima descontraído, que exija responsabilidade mas que não imponha pressão desnecessária ao colaborador, é essencial para engajar pessoas da geração Y. Além disso, criar políticas que incentivem a diversidade, que estimulem a ética e que permitam que cada um tenha a liberdade de dar feedbacks para seus gestores e colegas, ajuda a criar empatia entre o colaborador e o seu ambiente de trabalho, gerando maior motivação.

5- Ouvidos atentos

Uma última dica é se manter, como líder, sempre disposto a ouvir os colaboradores para entender quais aspectos da vida pessoal e profissional estão impactando negativamente em seu trabalho e motivação. Sabendo disso, o gestor se posiciona como um mentor, aconselhando quais as melhores atitudes a tomar em cada caso. Por outro lado, é importante manter um canal de feedback 360º, no qual o colaborador possa também avaliar o desempenho do seu gestor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.