O novo RH: como a tecnologia transforma a gestão de pessoas

Entenda como o novo RH orienta gestores na tomada de decisões estratégicas para os negócios e transforma a gestão de pessoas.

O que sabemos sobre o novo RH? O que podemos esperar do futuro da gestão de pessoas? E qual é o novo papel do RH nas organizações?

Neste artigo, veremos um pouco mais sobre o futuro das empresas e das culturas organizacionais.

 

 

O que é o novo RH?

O setor de Recursos Humanos é responsável pelo ativo mais valioso de uma organização: as pessoas! 

No entanto, com números alarmantes de burnout e processos trabalhistas, alguns podem se perguntar: será que as pessoas são valorizadas como devem? E é para responder a essa questão que uma gestão moderna de pessoas trabalha.

O termo “novo RH” diz respeito às mudanças pelas quais o setor de Recursos Humanos passaram, com a revolução digital e os novos papéis que precisaram ser assumidos.

👉 Qual a importância do setor de RH em uma empresa?
👉 Qual a diferença entre RH e departamento pessoal?

As demandas que existiam no período do fordismo são naturalmente diferentes das demandas que possuímos hoje. Por isso, é necessário entender as mudanças pelas quais o mundo passou para entender qual é o novo papel do setor.

 

 

Qual é o papel do novo RH nas organizações?

Por muito tempo, podemos dizer que o setor de RH lidava apenas com burocracias. Por mais que carregasse o “humanos” em seu nome, tratava de papéis, processos de recrutamento e números.

Com o tempo, o mercado percebeu que era necessário muito mais: era necessário desenvolver as pessoas e transformá-las em profissionais cada vez mais qualificados.

Por isso, o novo RH tem foco na felicidade e na satisfação dos colaboradores, tendo em mente os inúmeros benefícios que essa ênfase traz.

Além disso, o novo RH toma decisões com base em dados, integrando uma cultura data driven.

No entanto, algo muito importante no atual contexto do mercado de trabalho é a ética. Barry Parkin, Diretor de Sustentabilidade da Mars, diz acreditar que esse é um ponto de inflexão na indústria: “Logo as empresas serão julgadas por sua ética tanto quanto por seu crescimento e receita.”

Isso faz com que a diversidade e a inclusão sejam primordiais. De acordo com a pesquisa PwC’s Global Diversity, Equity and Inclusion, 75% dos respondentes valorizam a diversidade e a inclusão, mas apenas 4% das empresas correspondem às expectativas.

Por isso, é dever do gestor fazer com que a tecnologia trabalhe a favor das pessoas, não em detrimento delas.

 

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O que o novo profissional RH precisa compreender?

Podemos dizer que o novo profissional de RH precisa fazer duas perguntas:

 

  • Qual é o índice de satisfação dos seus colaboradores?
  • Por que as pessoas saem da sua empresa? 

 

Compreender as respostas para essas perguntas é o que guiará suas ações para o futuro. E essas questões exigem respostas apoiadas em dados, não em achismos e palpites. 

Os custos envolvidos na perda de um funcionário são bastante significativos para as organizações. Vão desde o desligamento até os processos de recrutamento e seleção, admissão, treinamentos e de integração de novos colaboradores

Com a chegada das novas gerações ao mercado e aumento da concorrência na busca por talentos, uma atuação muito mais estratégica do que operacional tem sido exigida do RH.

Para acompanhar as tendências e inovações do setor, o novo RH precisa adotar ferramentas que auxiliem na coleta e análise de dados. Dessa forma, é possível fornecer subsídios aos gestores para uma tomada de decisão mais assertiva e economizar tempo e dinheiro.  

A tecnologia tem papel fundamental para promover uma gestão de pessoas otimizada. Por isso, plataformas de gestão de desempenho e até o uso da inteligência artificial em processos de recrutamento e seleção são fortes tendências para promover o novo RH ágil. 

Assim, além de ter um funcionário satisfeito, a empresa promove um controle de custos maior. Por quê? Tais iniciativas reduzem a taxa de turnover e absenteísmo, assim como garantem uma melhora na produtividade dos colaboradores.

 

O impacto da tecnologia e dos dados na gestão de pessoas

Os desafios da área de Recursos Humanos são cada vez mais complexos devido à importância estratégica que esse setor tem nos dias atuais

Essa importância se revela na obtenção de uma equipe de alta performance, na elevação da produtividade e ainda na retenção de talentos. Por isso, pergunte-se:

 

  • Quantos bons talentos serão perdidos no próximo ano se você não der a atenção devida à tecnologia e aos dados?

 

A aplicação da análise de dados e inteligência artificial em todas as práticas de gestão de pessoas se tornou essencial para o sucesso das empresas. É esse tipo de análise que está envolvido no sucesso da Netflix, que utiliza Big Data e ferramentas analíticas avançadas.

Quando falamos do uso de tecnologia e dos dados, estamos falando da operação da folha de pagamentos, da administração de benefícios, do recrutamento e seleção e das avaliações de desempenho. Tudo deve envolver a tecnologia.

Os números servem para tomar decisões com confiança e ter uma consciência ampla e profunda do negócio. 

Com o aumento da competitividade e do choque entre as gerações, não há espaço para achismos: incentivar a análise de dados é fundamental.

Daí a importância de usar ferramentas na gestão estratégica de pessoas. Essas ferramentas servem para acompanhar humor, satisfação, desenvolvimento, integração, colaboração, objetivos, desempenho e outras questões que envolvem o capital humano da empresa. 

E é isso que veremos no último tópico: 

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Como o novo RH se manifesta na prática?

A metodologia de aliar dados ajuda a superar alguns dos principais desafios da área de recursos humanos. As ações de motivação e retenção de colaboradores requerem mais investimento de tempo do que financeiro. 

Na prática, o que deve ser feito por sua empresa para se adaptar à nova realidade? 

Feedback contínuo, comunicação interna eficiente, benefícios atrativos, salários compatíveis com o mercado, recompensas pelos bons resultados e treinamentos. Essas são algumas ações de motivação e retenção de colaboradores.

As empresas precisam oferecer feedbacks contínuos e transparentes. Isso permite que seus colaboradores melhorem rapidamente a sua performance, em vez de apenas ressaltar todos os seus erros uma vez no fim do ano, quando não há mais o que fazer.

A tecnologia pode ser bem utilizada no departamento pessoal, por exemplo, automatizando processos burocráticos. Essa economia de tempo e energia pode ser melhor utilizada em outras atividades.

A análise de dados, em tempo real, permite melhorar o desempenho operacional, alinhando as métricas de RH com os objetivos da empresa. Os módulos da ferramenta Feedz têm sido utilizados para garantir que os colaboradores tenham o melhor em tecnologia.

No fim das contas, o novo RH parte da noção de que funcionários são muito valiosos. Por isso, a Feedz está aqui para te ajudar a construir um RH moderno, orientado a dados e pessoas!

 

2 Responses

  1. Dentre os principais assuntos que veersam sobre RH, infelizmente, pouco se fala da Diversidade. Esse é um fenômeno presente nas Organizações e que tem o poder de impulsionar ou retardar o processo de desenvolvimento organizacional, dependendo do nível de preocupação que se tem sobre esse tema. A nossa sociedade também ainda não se habituou à essa realidade emergente.Desculpe, precisam tratar como seriedade esssa questão.

    1. Olá, Eurico!

      Reconhecemos a importância vital da diversidade nas organizações e concordo plenamente com a necessidade de abordá-la com seriedade. Embora o foco do texto tenha sido mais voltado para como a tecnologia transforma a gestão de pessoas no RH, a diversidade é, sem dúvida, um pilar fundamental para o desenvolvimento organizacional.

      A inclusão e a diversidade não apenas enriquecem o ambiente de trabalho, mas também impulsionam a inovação e a criatividade. Em nosso blog, temos outros artigos onde damos mais ênfase a esses temas e recomendamos a leitura:
      Diversidade e inclusão: diferenças entre elas e como aplicar na empresa
      Exemplos práticos de dinâmica sobre inclusão e diversidade

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