Senso de dono na empresa: o que é, benefícios e como desenvolver

Mulher apresentando projeto com senso de dono na empresa

O sonho de qualquer empresa √© ter colaboradores engajados, que ‚Äúvestem a camisa‚ÄĚ do neg√≥cio. Essas caracter√≠sticas podem ser traduzidas tamb√©m como profissionais que t√™m senso de dono na empresa.

Sabe aquela pessoa que acha um problema e não fica esperando que alguém resolva, vai lá e age? Ou que está sempre defendendo a visão da empresa para seus colegas e clientes? Ou ainda aquele profissional que está sempre dando ideias de como o negócio pode se desenvolver ?

Esses s√£o os colaboradores que impulsionam a empresa para frente ‚ÄĒ e, consequentemente, suas carreiras tamb√©m. Ter senso de dono na empresa, por√©m, n√£o √© uma caracter√≠stica nata para todos, na maioria dos casos √© preciso desenvolver essa habilidade.¬†

Os gestores e profissionais do RH dos neg√≥cios podem promover a√ß√Ķes que ajudem a aprimorar essa aptid√£o nos colaboradores. Assim, a empresa ganha em produtividade, engajamento e, claro, faturamento.

Entenda mais o que é e como desenvolver o senso de dono nas empresas:

 

O que é senso de dono na empresa?

O senso de dono √© uma atitude. √Č ter responsabilidade sobre seus atos, pr√≥-atividade e sempre colocar o interesse da empresa como foco.

Os colaboradores que têm essa aptidão ajudam a empresa e sempre estão buscando formas de encontrar a melhor saída para problemas ou impasses. 

Os profissionais com espírito de dono são aqueles que identificam o problema, planejam uma solução e a executam, sem ficar esperando a ordem de alguém para tal. 

Ou ainda s√£o aqueles que conseguem priorizar suas a√ß√Ķes de acordo com os objetivos da empresa.

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Quando trabalham com vendas, esses s√£o os profissionais que entendem do neg√≥cio e conseguem defender suas solu√ß√Ķes com paix√£o e profissionalismo.

Colaboradores com essa caracter√≠stica tendem a executar suas fun√ß√Ķes com afinco, independente da hora.

Claro que √© preciso que o RH e os gestores controlem quest√Ķes como muitas horas extras ou transfer√™ncia de responsabilidades.

Para tudo existe um equilíbrio, se o profissional se doa para a empresa, ele precisa ser recompensado da forma certa por isso, mas falaremos disso mais tarde.

 

5 características de profissionais com senso de dono na empresa

Já deu para traçar uma ideia de qual é o perfil dos colaboradores que apresentam senso de dono na empresa, não é mesmo? Mas para ficar mais claro, separamos 5 características que esses profissionais têm:

  • Pr√≥-ativos: n√£o esperam ordens para agir, prop√Ķem solu√ß√Ķes para os problemas e, quando dentro da sua al√ßada, os resolvem com prontid√£o.¬†
  • Colaborativos: est√£o sempre envolvendo outras pessoas nas solu√ß√Ķes, criando um esp√≠rito de equipe. Geralmente se destacam como bons l√≠deres de projetos e s√£o vistos assim por seus pares.¬†
  • Flex√≠veis: entendem o momento da empresa e por isso se disp√Ķe a trabalhar a mais se for preciso ou em hor√°rios diferentes.
  • Apaixonados: acreditam no prop√≥sito da empresa, sendo impulsionado pelos objetivos e estrat√©gias da institui√ß√£o.
  • Autogerenciados: t√™m uma capacidade de autogest√£o acima da m√©dia, conseguindo ajustar seus hor√°rios e tarefas de uma forma eficiente.

Um profissional com essas características é muito valioso para a empresa, uma vez que traz benefícios como:

  • Maior engajamento da equipe: uma pessoa motivada e apaixonada pelo que faz tende a engajar seus pares, fazendo-os acreditar no mesmo prop√≥sito;
  • Menos turnover: quanto maior for o engajamento dos colaboradores, menos eles procuraram oportunidades em outras empresas, diminuindo a rotatividade;
  • Melhor atendimento ao cliente: profissionais que querem ajudar o neg√≥cio a se desenvolver tendem a procurar resolver de prontid√£o os problemas dos clientes e os tratam com ainda mais cordialidade;
  • Melhor produtividade: ao passo que conseguem fazer uma autogest√£o eficiente, esses profissionais tendem a serem mais produtivos, fazendo mais coisas em menos tempo;
  • Melhor clima empresarial: profissionais engajados tendem a ser mais felizes, o que faz com que o clima na empresa seja de colabora√ß√£o e leveza, contribuindo para o bem-estar de todos.

Mas para alcançar todos esses objetivos, o RH e os gestores devem prestar atenção no ritmo de trabalho dos colaboradores que têm senso de dono na empresa. Isso porque, por conta das características que elencamos, é comum que esse profissional se sobrecarregue.

 

 

 

Outro sentimento recorrente desses profissionais é a falta de valorização. Eles se entregam tanto à empresa que, com o passar do tempo, se esse esforço não for recompensado, tendem a se sentir desmotivados e desvalorizados. 

Uma oposi√ß√£o constante que se ouve ao se falar de senso de dono √© ‚Äúvou trabalhar como dono, mas n√£o vou ganhar como um‚ÄĚ.

Por isso, antes dessas falas ganharem os corredores e desmotivarem os profissionais, é preciso agir.

Tanto o RH quanto os gestores devem conhecer o perfil de cada colaborador, entendendo quais são seus fatores de motivação. Se a bonificação é o que faz o profissional se sentir valorizado, é possível pensar em estratégias de metas e prêmios, por exemplo.

Se o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é o que motiva, é possível dar horários flexíveis ou dias de folga. 

Isso tudo  em paralelo a um plano de cargos e salários estruturado e a uma rotina de reconhecimento dos funcionários.

Sem isso os profissionais podem não enxergar perspectivas na empresa ou ainda sentirem que seu esforço não está sendo visto.

O senso de dono na empresa é uma via de mão dupla: o colaborador se entrega ao negócio e deve ser recompensado por isso. 

 

Como desenvolver o senso de dono nos colaboradores?

Muitas pessoas já têm essa característica aflorada e cabe ao RH e gestores apenas nutri-la por meio de:

  1. incentivos para que o profissional proponha solu√ß√Ķes para problemas;
  2. liberdade para que ele possa executar o trabalho dentro das diretrizes que acredita que funcionam; e
  3. apoio para se desenvolver cada vez mais e crescer dentro do negócio. 

Mesmo em quem não tem essa habilidade em destaque, é possível incentivar atitudes condizentes com o senso de dono.

√Č claro que essa √© uma caracter√≠stica muito particular do perfil profissional, mas algumas aptid√Ķes que a comp√Ķem ‚ÄĒ como pr√≥-atividade ou colabora√ß√£o ‚ÄĒ s√£o poss√≠veis de se desenvolver.

Para isso algumas t√©cnicas pode ser √ļteis, como:

 

Incentive o feedback constante

Somente com uma cultura de feedbacks constantes o líder conhecerá os desafios e objetivos do profissional, entendendo quais são os sabotadores que não permitem que o colaborador tenha uma atitude pró-ativa, por exemplo. 

√Č comum que as pessoas se sintam inseguras ao tomar uma decis√£o ou, por estarem em um time que sempre consulta o l√≠der em pequenas decis√Ķes, que se sintam acanhadas de propor algo logo de cara.¬†

Por isso, é importante ouvir as experiências do colaborador e sempre dar retornos de qual poderia ser a atitude tomada em cada situação. Assim o líder ajuda o profissional a ser mais independente e pró-ativo. 

 

Fa√ßa avalia√ß√Ķes de desempenho

Ter ferramentas que meçam o engajamento das equipes e o desenvolvimento do profissional é essencial para criar um senso de dono na empresa.

Isso porque, por meio dessas ferramentas, o RH consegue sentir qual o nível de engajamento coletivo e individual. 

Com essas informa√ß√Ķes, √© poss√≠vel criar um plano estrat√©gico para melhorar o clima da empresa, desenvolver os colaboradores nas habilidades certas e ainda incentivar um clima organizacional melhor.

 

Tenha uma comunicação efetiva

Ninguém consegue ter senso de dono se não entende quais os objetivos da empresa, suas premissas e valores. Por isso, a comunicação interna deve ser aprimorada constantemente.

Os colaboradores devem saber exatamente quais s√£o os valores da empresa e os objetivos. Somente dessa forma ele conseguir√° ter mais certeza na hora de tomar decis√Ķes e agir estrategicamente.¬†

 

Reconheça o esforço dos funcionários 

J√° falamos aqui, mas essa √© a pe√ßa-chave para criar um senso de dono nos colaboradores. As pessoas precisam sentir que suas a√ß√Ķes s√£o valorizadas e que os retornos que ganham da empresa condizem com o esfor√ßo que empregam em suas fun√ß√Ķes di√°rias.¬†

Para isso, o ideal √© ter um espa√ßo de reconhecimento das atitudes individuais, mas tamb√©m¬† bonificar o profissional da maneira correta: seja por meio de benef√≠cios, bonifica√ß√Ķes ou folgas.¬†

O senso de dono na empresa, portanto, diz respeito a uma atitude. Alguns profissionais a têm de forma natural, outros precisam de incentivos para desenvolvê-la. E na sua empresa, como é o nível de senso de dono?

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