""

Avaliação do período de experiência: o que é e como conduzir uma?

Conheça os benefícios que a avaliação do período de experiência traz para a empresa e para o novo colaborador.

Os primeiros meses de um colaborador na empresa são cruciais para que o RH e o líder direto consigam entender a efetividade da contratação. E para obter essa resposta, nada como realizar uma boa avaliação do período de experiência.

Como o nome sugere, o objetivo desta ferramenta é mapear se o novo funcionário atende às necessidades da empresa e do cargo para o qual foi contratado, ao mesmo tempo em que fornece insumos importantes para que o profissional seja bem sucedido na função. 

Ficou curioso(a) para saber como isso é feito? Então siga com a leitura e fique por dentro das principais informações sobre a avaliação de desempenho no período de experiência

Baixar o guia completo avaliação de desempenho

 

O que é avaliação do período de experiência?

Para que você consiga entender com clareza o que é a avaliação do período de experiência, o primeiro passo é compreender ambos os conceitos separadamente. Então vamos lá:

 

Definição de avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelas organizações de maneira contínua, a fim de acompanhar o trabalho e os resultados dos colaboradores ao longo de um período específico.

Na essência, ela permite que tanto a empresa quanto o colaborador tenham uma visão clara sobre os avanços comportamentais e técnicos da pessoa avaliada, tendo como base as últimas entregas, projetos e responsabilidades atribuídas a ela.

Posteriormente, avaliação de desempenho é utilizada na construção dos planos individuais de desenvolvimento (PDI) – um plano bem estruturado que permite ao profissional desenvolver novas habilidades e aperfeiçoar as que já possui.

 

Definição de período de experiência

O período de experiência, por sua vez, é uma modalidade de contrato de trabalho por prazo determinado, que permite que a empresa e o colaborador se relacionem em uma fase experimental e se avaliem mutuamente.

Em geral, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) prevê que as organizações podem testar as aptidões de um profissional por até 90 dias antes de efetivá-lo. 

O empregador pode optar por uma duração menor, porém, sempre atentando-se para o fato de que o contrato só pode sofrer uma única prorrogação.

 

Definiçao de avaliação do período de experiência

Agora que os conceitos de avaliação de desempenho e período de experiência estão claros, já podemos dizer:

A avaliação de experiência nada mais é do que uma ferramenta que ajuda o RH e o gestor a identificar se o colaborador em fase experimental realmente possui fit cultural com a empresa e se está apto para assumir a função de forma efetiva.

Essa avaliação é feita por meio da aplicação de um questionário ao longo do período de experiência, que pode ser de 30, 45, 60 ou 90 dias. Geralmente, ele é respondido tanto pelo líder direto quanto pelo próprio profissional.  

 

A importância da avaliação do período de experiência para a empresa e para o colaborador 

A avaliação do período de experiência é benéfica para todos os envolvidos neste processo. Na sequência, vamos explicar detalhadamente os motivos:  

 

Para a empresa

Como mencionamos antes, um dos grandes diferenciais deste tipo de avaliação de desempenho nas organizações é permitir que a empresa tenha clareza sobre o sucesso das contratações mais recentes.

No caso de contratações equivocadas, a avaliação do período de experiência ajuda a evidenciar possíveis erros nos processos de recrutamento e seleção de pessoas, contribuindo assim para a promoção de melhorias contínuas nesta frente.

Além disso, essa também é uma prática que contribui para o alinhamento de expectativas entre a empresa e o novo colaborador, redução de erros na fase de adaptação, identificação da necessidade de treinamentos específicos e aumento da retenção de bons talentos.

 

Para o colaborador

Do ponto de vista do profissional, o processo da avaliação de desempenho no período de experiência favorece que ele tenha uma experiência mais positiva desde o primeiro dia na empresa.

Receber um retorno do líder direto sobre a própria performance tende a fazer com que o colaborador se sinta mais seguro sobre o trabalho que vem realizando. Afinal, ele terá uma clareza maior sobre o que está indo bem e o que ainda precisa ser melhorado.

Por fim, um processo claro de avaliação de experiência também garante ao profissional a tranquilidade de que ele será analisado de forma justa e clara na hora de a empresa definir se seguirá ou não com a efetivação.

 

Baixar o ebook com um passo a passo para preparar as lideranças para o processo de avaliação de desempenho

 

Como fazer uma avaliação do período de experiência?

Para realizar uma boa avaliação do período de experiência, há alguns pontos que precisam ser levados em consideração, como:

 

1.      Frequência da avaliação

Embora muitas empresas realizem a avaliação somente após o término do período de experiência, o mais indicado é que essa ferramenta também seja aplicada ao longo do processo.

Se o contrato de experiência for de 90 dias, por exemplo, o ideal é que uma avaliação seja realizada com 45 dias para direcionar o colaborador sobre como ele está indo e o que pode ser melhorado.

Além disso, essa primeira avaliação também permitirá que a empresa entenda se realmente tem oferecido todos os recursos necessários para a adaptação e desempenho do novo funcionário.

Já a avaliação final, que costuma ser feita após os 90 dias, tem como objetivo bater o martelo sobre a efetivação ou não do profissional.  

 

2.      Pontos que serão avaliados

Outro fator crucial é a definição de quais aspectos, sejam eles técnicos ou comportamentais, serão avaliados em ambas as etapas.

Um bom caminho, aqui, é focar na validação das competências que foram identificadas durante o recrutamento e seleção do profissional em questão, a fim de entender se elas realmente estão contribuindo para os resultados organizacionais.

Outros pontos que também costumam ser levados em consideração na avaliação do período de experiência são: comprometimento, cumprimento das regras e horários, comportamento no ambiente de trabalho, relações interpessoais e fit cultural.

 

3.      Construção e envio do questionário de perguntas

A determinação dos pontos a serem avaliados é o que vai respaldar a construção do questionário de avaliação de desempenho. Veja 6 exemplos de perguntas que podem ajudá-lo a ter um norte:

1.      Em uma escala de 0 a 5, quanto o profissional assimilou o trabalho com facilidade e rapidez?

2.      Qual o nível de qualidade que o profissional tem apresentado na execução das atividades atribuídas a ele?

3.      Em uma escala de 0 a 5, como você avalia a adaptação do funcionário à equipe?

4.      Em uma escala de 0 a 5, como você avalia a adaptação do funcionário à cultura da empresa?

5.      O colaborador demonstra interesse pelo emprego e pela entrega de resultados?

6.      O colaborador apresenta facilidade para absorver novas informações e colocá-las em prática em suas novas atribuições?

 

4.      Feedback entre o profissional e o gestor direto

Todo processo de avaliação de desempenho culmina na conversa entre o colaborador avaliado e o seu líder direto, cujo objetivo é discutir os pontos mais relevantes que foram mapeados até ali.

Nesta etapa, o RH tem dois papéis fundamentais: o de preparar os gestores para a condução dessa conversa e o de auxiliá-los na identificação dos aspectos mais importantes a serem discutidos junto ao colaborador.

👉 50 Feedbacks prontos para avaliação de experiência

Baixar o kit de avaliação de desempenho

 

Sabia que a tecnologia pode trazer mais agilidade na avaliação do período de experiência?

Agora que você já sabe como a avaliação do período de experiência funciona, queremos deixar uma dica extra: com uma mãozinha da tecnologia certa é possível conduzir todo esse processo com mais rapidez e eficácia!

A plataforma da Feedz, por exemplo, automatiza a criação e o disparo de questionários totalmente personalizados, além de permitir a análise de resultados em tempo real, através de ferramentas de avaliação.

Além de tudo isso, contratando a ferramenta da Feedz você vai garantir benefícios como:

  • Oportunidade de corrigir problemas da recém-contratação;
  • Oferecer feedbacks para o time de R&S;
  • Fornecer insumos para o primeiro PDI do colaborador;
  • Alinhamento de expectativas entre empresa e novo colaborador;
  • Fortalecer uma cultura de acompanhamento e feedbacks;
  • Exemplos de perguntas para usar na avaliação;
  • Configuração de disparo automático da avaliação no dia e horário escolhido;
  • Tenha seus dados seguros e armazenados em nuvem e não se preocupe em recorrer a planilhas e formulários manuais. Assim, você garante mais praticidade para avaliadores e avaliados;
  • Diminuição do tempo de contratação. 

 

 

gif da plataforma Feedz mostrando a configuração da Avaliação de Experiência

Personalize sua avaliação de experiência com a Feedz

 

gif da plataforma Feedz mostrando a personalização da Avaliação de Experiência

 

Acompanhe o status da avaliação de experiência sempre que precisar.

 

print da plataforma Feedz mostrando como acompanhar o status da avaliaçãoo de experiência

Quer conhecer todos os diferenciais da nossa solução? Então solicite uma demonstração gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar