Exemplos práticos de dinâmica sobre inclusão e diversidade

Descubra neste artigo como abordar a inclusão e a diversidade através de atividades em grupo com os seus colaboradores. Entenda os benefícios de criar um ambiente inclusivo e diverso dentro da empresa!

Ao longo dos anos, alguns temas se tornam essenciais dentro das empresas. Assim como foi abordado o tema da sustentabilidade no mundo corporativo há algum tempo, hoje em dia, alguns dos assuntos mais importantes que precisam ser abordados são a inclusão e a diversidade no ambiente de trabalho.

Pensando nisso, nós iremos explicar como uma dinâmica sobre inclusão e diversidade no trabalho pode gerar reflexão nos funcionários, além de trazer mudanças para o ambiente corporativo.

Todo profissional de RH precisa entender que é agora a hora de abordar esses temas dentro da empresa. Por isso, siga com a leitura sobre inclusão e diversidade, logo abaixo!

 

O que é inclusão?

Devemos começar do básico, explicando sobre esses conceitos tão importantes, caso você não saiba ou não lembre o significado.

No dicionário, a palavra inclusão significa o ato de incluir e acrescentar, ou seja, adicionar coisas ou pessoas em grupos e núcleos que antes não faziam parte.

Sendo assim, a inclusão social representa um ato de igualdade entre os diferentes indivíduos que habitam a sociedade.

Para isso, existem diversas ações e leis que solicitam a integração de todos os indivíduos, independente da condição física, da educação, do gênero, da orientação sexual, da etnia, entre outros aspectos sociais ou físicos.

 

O que é diversidade?

O significado de diversidade é simples e autoexplicativo: variedade, pluralidade e diferença.

Essa palavra caracteriza tudo que é diverso, ou seja, diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa, entre outras.

Socialmente, a diversidade é um termo utilizado para contextualizar a convivência de indivíduos diferentes em relação à etnia, orientação sexual, cultura, gênero, religião, entre outras características.

Porém, a sociedade criou padrões vigentes que excluem diversos grupos de indivíduos, tornando-os uma minoria em diversos lugares.

As mulheres, pessoas negras, LGBTQI+, idosos, pessoas com deficiência e pessoas trans, são alguns dos grupos que ainda são minorias em diversos lugares, principalmente nas empresas e em cargos com alta hierarquia.

Uma pesquisa realizada pela consultoria EXEC com 220 profissionais de cargos de alta liderança, revelou que 27% nem ao menos discute sobre diversidade nos conselhos de administração.

 

O que é inclusão e diversidade no mundo corporativo?

Infelizmente, o mundo corporativo ainda não é tão inclusivo e diverso como deveria ser. Porém, há ações e práticas que já estão mostrando a importância de trabalhar esses temas nas empresas, principalmente pelos profissionais de RH.

Ao levar a sério a inclusão e a diversidade no ambiente empresarial todo mundo ganha: as pessoas e as empresas.

Isso porque as equipes de colaboradores plurais com diferentes características só tendem a tornar o clima saudável, acolhedor e criativo.

Afinal, cada funcionário é único e possui um histórico cultural e pessoal só dele, capaz de colaborar para o crescimento da empresa, promover a inovação e criar uma cultura organizacional forte no mercado.

Além disso, a organização pode se tornar mais lucrativa ao apostar nesses pilares. Uma pesquisa do LinkedIn comprova isso: segundo o estudo Cenário de Vendas no Brasil 2021, 88% das empresas brasileiras preferem fazer negócios com companhias que tenham a diversidade como pilar essencial.

Confira no vídeo abaixo um passo a passo de como trabalhar a diversidade e a inclusão na sua empresa com as dicas da Head de Pessoas e Cultura da Feedz, a Camila Bonetti

 

Quais os benefícios da dinâmica para trabalhar a inclusão e diversidade nas empresas?

Podemos garantir que trabalhar a inclusão e a diversidade no mundo corporativo traz muitas vantagens para as organizações. Veja algumas delas, logo abaixo:

 

Melhorar a imagem e reputação organizacional

Ao realizar a inclusão e diversidade na empresa é possível otimizar a imagem organizacional no mercado de trabalho, já que os candidatos às vagas de trabalho poderão saber que a sua empresa se preocupa com esses pilares.

Além disso, os próprios consumidores do negócio reconhecerão o valor de incluir e diversificar o quadro de funcionários da empresa.

 

Contribuir para as mudanças estruturais da sociedade

Se a estrutura da sociedade possui padrões que excluem determinadas pessoas em certos lugares, a empresa que realiza inclusão e diversidade pode contribuir para as mudanças necessárias nos dias atuais.

Fazer esse impacto na sociedade e no mercado de trabalho é um papel importante das organizações, que deve ser iniciado pelos profissionais de RH, recrutadores, gestores da área, ao permitirem a entrada de profissionais diversos nos processos seletivos.

 

Soluções mais criativas e inovadoras na equipe

Um ambiente corporativo mais diversificado propicia o surgimento de ideias e soluções mais criativas e inovadoras, já que os indivíduos possuem perspectivas, vivências e visões diferentes umas das outras.

Sem dúvida, os processos e projetos realizados pelas equipes com colaboradores plurais agregam melhores resultados no mercado de trabalho.

 

O que é dinâmica sobre inclusão e diversidade?

As empresas podem criar um programa de diversidade e inclusão que inclua:  recrutamento e seleção para atrair esses talentos; comunicação para falar sobre os temas com os funcionários; treinamento para impulsionar a carreira dos profissionais com vivências diversas e dinâmica sobre inclusão e diversidade.

Se ainda não conhece a dinâmica sobre inclusão e diversidade, nós iremos explicar o que é como realizá-la na sua empresa.

Esse tipo de dinâmica trabalha a diversidade e a aceitação através de atividades em grupo para incentivar as relações interpessoais, a empatia, o companheirismo e outras características esperadas de uma equipe diversificada e unida.

 

Como fazer uma dinâmica sobre inclusão e diversidade?

Se você entendeu a importância desses temas dentro do mundo corporativo, então pode começar aplicando uma dinâmica sobre inclusão e diversidade com os colaboradores. 

Existe a dinâmica “Baralho da Diversidade”, um jogo que convida os funcionários a compartilharem suas histórias e vivências e, assim, refletir como as características pessoais influenciam nos caminhos pessoais e profissionais. Veja o passo a passo para fazer na prática:

  1. O líder da equipe convida todos os colaboradores para participarem da dinâmica sobre inclusão e diversidade.
  2. Aqueles funcionários que se interessarem pela dinâmica se reunirão em uma determinada sala no trabalho.
  3. Depois, o líder irá sortear um profissional para tirar uma carta do baralho da diversidade e ler em voz alta o que está escrito.
  4. Essas perguntas do baralho podem ter sido criadas pelo líder ou pelos próprios colaboradores, anteriormente.
  5. Assim, cada funcionário seleciona uma carta do baralho e lê a pergunta escrita. 
  6. Os participantes compartilham suas histórias e vivências para que todos possam refletir sobre como é possível construir um futuro melhor ao realizar a inclusão e diversidade de todas as pessoas. 

 

Algumas ideias de perguntas para essa dinâmica sobre inclusão e diversidade: 

  • Conte um episódio em que uma característica física lhe tirou uma oportunidade.
  • Quais ações você faz para reforçar a cultura de inclusão e diversidade no trabalho?
  • Sente que perdeu alguma vaga de emprego por conta de alguma característica física? 
  • Já sofreu algum preconceito em determinada situação no ambiente de trabalho?

 

Benefícios dessa dinâmica de diversidade e inclusão:

  1. Promove a reflexão sobre assuntos importantes de uma maneira espontânea e descontraída.
  2. O líder entende a realidade da empresa através das histórias e experiências compartilhadas.
  3. Os colaboradores abrem a mente sobre esses temas e passam a enxergar esses assuntos de outra forma.
  4. Algumas barreiras e oportunidades podem surgir no decorrer da dinâmica.
  5. Um plano de ação para inclusão e diversidade pode ser criado logo após a finalização da dinâmica.

Manual prático de como engajar seu time

 

Como fazer dinâmicas sobre diversidade cultural?

A diversidade cultural é uma característica muito presente no nosso país. No Brasil temos uma mistura de etnias, religiões, costumes e estruturas sociais, mas isso não quer dizer que essas diferenças convivam com harmonia em todos os espaços. 

Para estimular o respeito à pluralidade cultural aí na sua empresa, confira algumas ideias de dinâmica que separamos:

 

1. O Monstrinho

Essa dinâmica é bem simples. Basta pedir que o time desenhe um monstro (pode ser com papel ou de forma online na ferramenta Jamboard) de acordo com as suas orientações que serão:

  1. Uma cabeça redonda e grande;
  2. Corpo pequeno e coberto de pêlos;
  3. Braços compridos, mas mãos pequenas e garras afiadas;
  4. Olhos no meio da testa;
  5. Orelhas pontudas;
  6. Nariz com narinas com formatos geométricos diferentes;
  7. Boca grande e dentes diferentes;
  8. O desenho deve conter 3 cores diferentes;

 

Ao terminar o desenho, peça que cada um apresente seu monstrinho e no fim das apresentações faça a seguinte pergunta: 

  • Por que os desenhos não ficaram iguais se os direcionamentos foram os mesmos?

 

Benefícios desta dinâmica sobre diversidade cultural:

  • Promove uma reflexão que os pontos de vista de cada pessoa são moldados por suas bagagens culturais e crenças de vida;
  • Cada pessoa tem seu jeito de ver e compreender o mundo à sua volta;
  • Estímulo à criatividade;
  • Descontração para tratar de um assunto sério.

 

2. 3 minutos da minha história

Muitas vezes convivemos diariamente com os colegas de trabalho, mas não conhecemos suas raízes e histórias de vida. Essa dinâmica pode ajudar seu time a se integrar e se conhecer melhor. Inclusive, você pode fazer isso quando novos funcionários chegarem. 

É bem simples: peça que cada pessoa conte a história da sua família em 3 minutos com curiosidades que o time não saiba como:

  • Descendência dos pais e avós;
  • Origem do seu sobrenome;
  • Cidade onde nasceu;
  • Diversidade de etnia, culturas e gêneros dos parentes;
  • Países que gostaria de conhecer e o porquê. 

 

O desafio é que cada colaborador possa falar o máximo possível sobre si mesmo em apenas 3 minutos. 

No fim, peça que as pessoas comentem o que mais chamou sua atenção nas descrições que ouviram. 

 

Benefícios desta dinâmica sobre diversidade cultural:

  • Aproxima e integra o time;
  • Gera empatia e interação, pois cada colaborador passa a conhecer mais sobre a história do seu colega;
  • Nos faz refletir sobre a diversidade no ambiente de trabalho.

Agora você sabe como fazer dinâmica sobre inclusão e diversidade! Coloque em prática na sua empresa e crie um ambiente mais inclusivo e diverso.

 

[Download PDF 📥] Planner RH e DP 2024

Se você quiser baixar um calendário 2024 com todas as datas comemorativas para RH e DP, para editar ou imprimir, esse é o material certo!

Organize encargos e obrigatoriedades trabalhistas, eventos da área, dicas de leitura e muito mais. Acesse agora o nosso Planner RH e DP 2024 👇

Acessar a página para baixar o planner RH e DP 2024

Nenhum post relacionado encontrado

Veja o que estão comentando

3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rosângela Gusmão Pereira
Rosângela Gusmão Pereira
1 ano atrás

Olá, parabéns por esse trabalho e dicas maravilhoras sobre inclusão e diversidade…

Meridiane cerutti
Meridiane cerutti
2 meses atrás

Parabéns pelas dicas, muito bom aprender com vocês 👏

Renata Rigon
Renata Rigon
2 meses atrás
Resposta para  Meridiane cerutti

Oiê, Meridiane! Que bom que você gostou, obrigada pelo feedback, viu? 💛

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!