RH digital: o que é e como implementar na sua empresa

Conheça sobre o RH Digital, sua importância nas empresas modernas e os primeiros passos que você pode tomar para transformar a área de RH.

Como todas as áreas de uma empresa, a de recursos humanos também foi impactada pela tecnologia. Em poucas palavras, as soluções tecnológicas têm ajudado o setor a reduzir a quantidade de trabalho manual e burocrático e, de quebra, ganhar mais agilidade.

É essa a premissa do RH digital, que tem possibilitado uma verdadeira inovação em gestão de pessoas. Você sabe como implementá-lo na sua empresa? Para encontrar a resposta e saber mais sobre o tema, aproveite este artigo.

O que é RH digital?

O RH digital é um conceito que leva os avanços tecnológicos ao departamento de recursos humanos com o objetivo de automatizar os processos e, consequentemente, aprimorá-los

Ao levar a transformação digital para o RH, as empresas atendem a duas principais necessidades do setor, que são a de reduzir o excesso de tarefas repetitivas e de acabar com os gargalos de produtividade

Em suma, o RH digital busca otimizar ações mecânicas que tomam tempo e podem facilmente ser feitas por meio de um software de recursos humanos.

👉 Como escolher o melhor software de departamento pessoal
👉 Por que a Feedz é o melhor software de RH? [20 motivos]

 

Importância do RH digital nas empresas modernas

Pense na rotina de um RH. Desde a elaboração de anúncios de vagas de emprego, passando pela triagem de currículos, a contratação, o onboarding e indo até o desligamento do funcionário, tudo o que diz respeito à gestão de pessoas é de responsabilidade da área.

Aqui, vamos ser sinceros: “tudo” é muita coisa. E realmente é!

Essa é a razão que explica o fato de que o RH digital tem uma grande importância nas empresas modernas, pois ele parte da ideia de que as atividades podem ser simplificadas.

Para você ter uma noção, são vários os processos/atividades que são beneficiados com um RH que entra para a era digital, como por exemplo:

 

Sendo assim, a transformação digital no RH nada mais faz do que tornar os processos de rotina menos engessados e mais ágeis.

👉 RH do futuro: faça o teste e descubra se está preparado!
👉 O novo RH: como a tecnologia transforma a gestão de pessoas

Baixar o ebook sobre como mostrar para o seu chefe que o RH é foda

 

Benefícios e impactos na gestão de pessoas

Ainda falando sobre a importância da digitalização do RH, podemos citar como benefício a economia de recursos. Isso porque uma gestão de pessoas digital não precisa gastar com tinta e papel para a impressão de documentos.

Com as informações armazenadas digitalmente, o acesso a elas é também facilitado, contribuindo para que o compartilhamento de dados seja muito mais rápido (e economizando o tempo dos funcionários).

Falando em funcionários, os profissionais da área passam a desempenhar um papel mais estratégico, uma vez que não precisam conduzir tarefas operacionais simples. 

Assim, podem dedicar-se a atividades que beneficiem os colaboradores da empresa e tornem o ambiente de trabalho melhor

Não podemos deixar de mencionar que as tarefas executadas por humanos são suscetíveis a erros. O problema é que muitos erros podem custar tempo com o retrabalho (e dependendo do caso até mesmo dinheiro).

Por automatizar processos, o RH digital reduz significativamente as chances desses erros ocorrerem. Com tudo isso, a produtividade da área aumenta e os profissionais de recursos humanos entregam melhores resultados.

Dessa maneira, quem ganha são os colaboradores, que se sentem mais satisfeitos e, por isso, vestem a camisa da empresa.

 

Primeiros passos para implementar o RH digital

Já que com o RH digital temos uma inovação em gestão de pessoas, o ideal é começar o quanto antes a implementá-lo. Para isso, dê uma olhada nos primeiros passos que você pode seguir:

 

Avaliação de necessidades e objetivos

Conforme comentado, são muitas as atividades e os processos conduzidos pelo setor. Isso pode fazer com que os gestores se vejam um pouco perdidos sobre como começar a entrar no universo do RH digital.

Para que isso não aconteça com você, foque primeiro em entender quais são os objetivos com a digitalização do RH. Eles podem ser desde reduzir os erros em algum processo até o de aumentar a produtividade dos colaboradores. 

Em seguida, mapeie os processos da área que se referem a esses objetivos. O foco é entender como eles são executados, quais são suas etapas, quem são os responsáveis e quanto tempo levam.

Feito isso, analise aqueles com maior gargalo, que possuem mais desperdícios de recursos e de tempo e que podem ser melhorados. Você pode começar a implantar o RH digital nesses processos.

 

Escolha de ferramentas e plataformas

Uma vez que os objetivos foram definidos e os processos analisados, é hora de escolher a tecnologia que apoiará a mudança. 

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado e que atendem a necessidades específicas. O ideal é pensar em um cenário mais global, isto é, investir em uma plataforma que dê conta das necessidades atuais e futuras.

Por exemplo, se o objetivo for o de melhorar a produtividade dos colaboradores, o ideal é contar com uma ferramenta de avaliação de desempenho. 

Se considerarmos que a produtividade tem a ver também com um bom ambiente de trabalho, pensar em atrair talentos com fit cultural é também importante. Então, por que não contar com uma plataforma que faça os dois?

Portanto, quando for bater o martelo na tecnologia que irá utilizar, tenha uma visão mais ampla de como alcançar os objetivos que deseja (e que foram definidos no primeiro passo). 


 

Estratégias para uma transição suave para o RH digital

Para que os esforços rendam frutos, a transição para o RH digital deve ser suave. Do contrário, pode haver muita resistência e a equipe pode até dificultar a mudança.

Por esse motivo, foque em duas ações principais:

 

Treinamento e aceitação da equipe

Em toda a empresa, a transformação digital inicia com uma mudança de cultura. Isso vale para o RH, cujos colaboradores precisam estar envolvidos na transição. 

Mas antes que ela aconteça efetivamente, esclareça toda a equipe sobre a mudança e foque no que os profissionais ganharão com ela

Quando for implementar o RH digital, lembre-se de fornecer treinamentos para que os envolvidos saibam como utilizar a ferramenta escolhida. 

É importante solicitar feedback de cada etapa para que os colaboradores possam compartilhar suas dificuldades e desafios, e também para garantir que os processos estejam bem redondos

 

Integração com sistemas existentes

Um RH digital requer que os sistemas se comuniquem entre si para que possa haver uma maior agilidade. Tendo isso em mente, para uma transição suave considere avaliar quais soluções sua área de recursos humanos possui e que são possíveis de integrarem-se.

Também não esqueça de, ao investir em uma plataforma, verificar se a mesma pode ser integrada com outros sistemas já sendo utilizados. Isso ajuda a reduzir a resistência que alguns colaboradores podem vir a ter.

 

Prepare sua empresa para o futuro do RH

Você ainda duvida que o futuro do RH seja digital? Acreditamos que não e se esse for mesmo o caso, está na hora de você começar a transformação. Para isso, o investimento em tecnologia é mais do que necessário. 

A plataforma de gestão de pessoas da Feedz pode ajudar o seu RH em processos como:

 

Para conseguir entender na prática o que estamos falando, preencha agora mesmo o formulário abaixo e solicite uma demonstração gratuita da solução para gestão de pessoas que vai colocar o seu RH na era digital! 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar